Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2019

ORAÇÕES E BÊNÇÃO PARA PROTEGER A CASA


Índice:
1- Proteção do lar e família São Miguel Arcanjo
2- ORAÇÃO DO ANJO DA GUARDA PARA PROTEGER O LAR:
3- ORAÇÃO PARA BÊNÇÃOS DE TODOS OS CÔMODOS
4- ORAÇÃO DE BENÇÃO PARA AFASTAR MALES
5- Oração-de-libertação-de-nossa-casa
6- Salmo 58 : Para se proteger de ladrões, assassinos, bandidos e todo tipo de opressão
7 - ORAÇÃO PARA PROTEGER A SUA CASA
8 – De um sacerdote contra todo mal

9 – Da Liturgia das Horas (para afastar todo mal e as ciladas do inimigo)

(Obs: para todas as orações o fiel pode usar algum sacramental para ungir ou abençoar a casa: água benta,sal bento, vela, incenso, óleo bento.  O incenso simboliza nossa oração subindo aos céus e tem o poder de afastar o mal por isso. A vela é símbolo da luz do Senhor, do próprio Senhor em nosso meio. O sal, óleo e a água benta lembram  nosso batismo. Devemos ser sal para dar sabor ao mundo. Somos ungidos reis e sacerdotes no Batismo com óleo, símbolo do Espírito Santo. A água simboliza a própria água saída do lado Senhor na Cruz e nos lava de todo mal.






1- Proteção do lar e família São Miguel Arcanjo
Este lar é protegido e guardado por anjos guardiões sob a orientação de São Miguel Arcanjo. Suas espadas estão colocadas sobre as portas de entrada, para que nenhuma presença negativa e nenhum mal possa aqui entrar, suas asas estão abertas em volta desta casa amparando-nos e protegendo-nos, seus mantos estão estendidos sobre cada um dos membros desta família para que possamos participar de todas as nossas atividades diárias em completa segurança e profundo bem-estar, sobre esta casa, está a grande luz protetora de São Miguel Arcanjo, seus anjos estão colocados nos quatro cantos desta casa protegendo-a em cima e embaixo, à direita e à esquerda, na frente e atrás. Sob as bênçãos de São Miguel Arcanjo cada pessoa que aqui entrar sentir-se-á envolvido pelo amor, saúde, prosperidade.

2- ORAÇÃO DO ANJO DA GUARDA PARA PROTEGER O LAR
“Senhor Deus, Todo-Poderoso, Criador do Céu, da Terra e de todas as coisas. Vós que governais com justiça e misericórdia, aceitai a prece que humildemente faço, do fundo do meu coração. Pela ardorosa fé do vosso amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, abençoai minha família. Vossa presença no seio dela será reconhecida por todos os nossos familiares. Vossa presença no seio dela será reconhecida por todos aqueles que penetrarem em nosso lar. Manifesta-se, Senhor, em proveito e benefício de todos os que habitam minha casa e todos os meus familiares, presentes ou ausentes, estando ou não dividindo o mesmo teto, estando perto ou longe. Anjos da guarda seja o vosso amor a substância que nossos entes queridos, que lutam pelo alimento de cada dia. No seio de vosso amor infinito, também infinitas glórias vos pedimos. Louvar-vos-emos eternamente. Amém.”

3- ORAÇÃO PARA BÊNÇÃOS DE TODOS OS CÔMODOS
“Senhor, quero consagrar-te esta casa e peço que os teus santos anjos venham habitá-la. Esta casa não é minha, ela te pertence, Senhor, porque tudo que possuo consagro a ti. E te convido: vem reinar, Senhor! Reina Senhor, com o teu poder; reina Senhor, com a tua bondade; reina Senhor, com a tua infinita misericórdia. Abençoa, Senhor, os quatro cantos desta casa e afasta dela todo mal, toda cilada do inimigo. Coloca os teus anjos, Senhor, na entrada desta casa, abençoando a todos que aqui chegam. Abençoa, Senhor, cada espaço desta casa, quartos, sala, cozinha, banheiro. Peço-te, ainda, Senhor, que os teus santos anjos permaneçam sempre aqui, guardando e protegendo a todos que aqui habitam. Obrigado, Senhor.”

4- ORAÇÃO DE BENÇÃO PARA AFASTAR MALES
“Deus Pai, Todo-Poderoso, entrai neste lar e abençoai a todos os que nele moram. Afastai desta casa o espírito do mal e enviai os vossos santos anjos da guarda para guardá-la e defendê-la. Reprimi, Senhor, as forças maléficas, venham elas das intempéries, dos homens ou do espírito maligno. Seja esta casa preservada de roubos e assaltos e defendida contra incêndios e tempestades e que as forças do mal não perturbem o sossego da noite. Que a vossa mão protetora paire dia e noite sobre esta casa e que a vossa infinita bondade penetre nos corações de todos os que nela moram. Que neste lar reinem a paz duradoura, a tranquilidade benfazeja e a caridade que une os corações. Que a saúde, a compreensão e a alegria sejam permanentes. Senhor, que nunca falte o pão em nossa mesa, o alimento que dá energia ao nosso corpo e fortalece o nosso ânimo e assim nos tornemos capazes de resolver todos os problemas, superar todas as dificuldades e cumprir as tarefas que as nossas obrigações diárias nos impõem. Que esta casa seja abençoada por Jesus, Maria e José, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”

Esta oração de libertação pode ser feita em casa com a família reunida
Após fazê-la, reze um Pai-Nosso e jogue água abençoada em todos os cômodos.



Resultado de imagem para saint angels protecting house loreto


5- Oração-de-libertação-de-nossa-casa
Início da Oração
Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Amém!

Pai de infinita bondade, estou consagrando ao Senhor minha casa, este lugar em que moro com meus familiares.

Muitas casas se tornam lugar de brigas, de disputas por heranças, de dívidas financeiras, choros e sofrimentos. Algumas são cenário de adultério, outras se transformam em lugar de ódio, vingança, prostituição, pornografia, devassidão, roubos, tráfico de drogas, falta de respeito, doenças graves, doenças psicológicas, agressividade, mortes e abortos.

Às vezes, enquanto a casa é construída, alguém, pelos mais variados motivos, amaldiçoa os donos ou os materiais de construção usados. Isso não é bom para o lugar em que vivemos. Por isso eu Te peço, Senhor, retira tudo isso do nosso lar.

Se o terreno, no qual está a casa, foi motivo de disputas judiciais e heranças mal resolvidas, o que pode ter gerado mortes, acidentes, violência e agressividade, peço, Senhor, que nos abençoes e afaste de nós todo esse mal!

Eu sei que o inimigo se aproveita dessas situações para instalar seu quartel geral, mas também sei que Tu tens o poder de expulsar daqui todo mal. Por isso, peço que o demônio vá direto aos Teus pés e nunca mais volte para esta casa.

Hoje, tomei a decisão de consagrar esta casa a Ti. Peço que, assim como foste na casa dos noivos de Caná da Galileia e ali fizeste o Teu primeiro milagre, venha hoje à minha casa e expulse todo o mal que possa estar nela enraizado e as possíveis maldições nela impregnadas.

Por favor, Cristo Senhor, expulsa agora, com o Teu poder, todo mal, toda falsa enfermidade, o espírito de separação, o adultério, os problemas financeiros, os espíritos malignos de agressividade, de desobediência, de bloqueios afetivos e familiares, toda e qualquer consagração, feitiço, benzimentos ou evocação dos mortos, simpatias ou uso de cristais, energização, todo tipo de vulto e barulho (cite outros incômodos que não estão aqui listados e que o (a) perturbam).

Que esses males sejam expulsos, agora, deste lugar, em nome de Jesus, e nunca mais voltem, pois esta casa agora pertence a Deus e a Ele é consagrada!

Senhor, eu Te peço, expulsa daqui toda a agressividade entre irmãos, toda briga, a falta de respeito e violência entre pais e filhos, entre o casal que aqui habita, entre os moradores desta casa e os vizinhos.

Que os anjos de Deus venham morar conosco. Que cada quarto, sala, banheiro, cozinha, corredor e área externa sejam agora habitados por eles. Que nossa casa seja uma fortaleza habitada e protegida pelos anjos do Senhor, para que toda a nossa família permaneça em oração, na fidelidade do amor a Deus, e que nela habitem a paz e a plena concórdia.

Muito obrigado, Senhor, por atender as minhas preces! Que cada dia possamos Te servir e que sejamos sempre agraciados com a Tua bênção. Saiba, Senhor, que esta casa Te pertence. Fica conosco, Senhor! Amém!

Autor: Padre Vagner Baia



6- Salmo 58 : Para se proteger de ladrões, assassinos, bandidos e todo tipo de opressão

Salmo 58
1.Para o mestre de canto. Não destruas. Cântico de Davi, quando Saul mandou cercar-lhe a casa para o matar.

2.Livrai-me, ó meu Deus, dos meus inimigos, defendei-me dos meus adversários.

3.Livrai-me dos que praticam o mal, salvai-me dos homens sanguinários.

4.Vede: armam ciladas para me tirar a vida, homens poderosos conspiram contra mim.

5.Senhor, não há em mim crime nem pecado. Sem que eu tenha culpa, eles acorrem e atacam. Despertai-vos, vinde para mim e vede,

6.porque vós, Senhor dos exércitos, sois o Deus de Israel. Erguei-vos para castigar esses pagãos, não tenhais misericórdia desses pérfidos.

7.Eles voltam todas as noites, latindo como cães, e percorrem a cidade toda.

8.Eis que se jactam à boca cheia, tendo nos lábios só injúrias, e dizem: Pois quem é que nos ouve?

9.Mas vós, Senhor, vos rides deles, zombais de todos os pagãos.

10.Ó vós que sois a minha força, é para vós que eu me volto. Porque vós, ó Deus, sois a minha defesa.

11.Ó meu Deus, vós sois todo bondade para mim. Venha Deus em meu auxílio, faça-me deleitar pela perda de meus inimigos.

12.Destruí-os, ó meu Deus, para que não percam o meu povo; conturbai-os, abatei-os com vosso poder, ó Deus, nosso escudo.

13.Cada palavra de seus lábios é um pecado. Que eles, surpreendidos em sua arrogância, sejam as vítimas de suas próprias calúnias e maldições.

14.Destruí-os em vossa cólera, destruí-os para que não subsistam, para que se saiba que Deus reina em Jacó e até os confins da terra.

15.Todas as noites eles voltam, latindo como cães, rondando pela cidade toda.

16.Vagueiam em busca de alimento; não se fartando, eles se põem a uivar.

17.Eu, porém, cantarei vosso poder, e desde o amanhecer celebrarei vossa bondade. Porque vós sois o meu amparo, um refúgio no dia da tribulação.

18.Ó vós, que sois a minha força, a vós, meu Deus, cantarei salmos porque sois minha defesa. Ó meu Deus, vós sois todo bondade para mim.

(Bíblia Ave Maria)


7 - ORAÇÃO PARA PROTEGER A SUA CASA


A Oração para proteger a sua casa é para você ler em voz alta todos os dias.

Ao finalizar a leitura da oração para proteger a sua casa recomendo a leitura do salmo 91 na entrada da sua casa.

Experimente fazer isso com fé. Experimente entregar-se ao poder das palavras.

Deixa a paz entrar. Deixa a fé morar. Deixa o amor de Deus reinar em cada coração.

ORAÇÃO PARA PROTEGER A SUA CASA
Eu tenho a chave da minha casa. Eu destranco a porta.

E com determinação e confiança em Deus eu determino com a unção do Espírito Santo que o mal, seja ele qual for, está sendo retirado em nome de Jesus Cristo.

A mão poderosa de Deus toca cada parede, porta e janela e bloqueia toda ira, todo ego, toda ansiedade, todo medo e todo desânimo em nome de Jesus.

A unção de milagres percorre cada cômodo e a paz se instala por toda parte.

Já não existe murmuração e nem reclamação.

Já não se escuta o choro e nem o pranto.

Já não se alimenta medo e nem tristeza.

Só existe o som da calmaria, da harmonia e da fé.

SÓ EXISTE O SOM DOS PÉS DE JESUS ENTRANDO, PURIFICANDO, RESTAURANDO E ILUMINANDO CADA MORADOR DA MINHA CASA.
Todo àquele que entra por essa porta recebe paciência, equilíbrio e amor de Deus.

Todo àquele que entra por essa porta recebe cura emocional, libertação espiritual e sente-se completamente renovado.

A minha casa é a casa de Deus. A minha casa é morada celestial do Senhor.

Entre em paz, faça o bem, receba o amor.

Eu recebo a proteção da minha casa em nome de Jesus Cristo.

Para sempre. Amém.


Imagem relacionada




8 – De um sacerdote contra todo mal

Esta oração foi composta pelo pe. Edward Looney, um sacerdote norte-americano que, ao viajar, sempre leva consigo uma garrafinha de água benta para aspergir nas casas e quartos de hotel onde se hospeda, pedindo a Deus que dissipe dali todo resquício de mal. Enquanto asperge a água benta pelo recinto, ele faz esta oração:

Deus Todo-Poderoso, eu Vos peço:
enviai os Vossos anjos para estarem comigo neste local
e protegei-me de todo assalto do maligno.
Perdoai todo mal que tenha sido cometido neste quarto
e concedei a graça da conversão àqueles que Vos ofenderam.

Dissipai os poderes das trevas que possam estar neste quarto
e protegei-me nesta noite,
bem como a todos os que vierem a dormir neste local
de hoje em diante.

Jesus, eu confio em Vós!


9 – Da Liturgia das Horas (para afastar todo mal e as ciladas do inimigo)

Esta simples, bela e poderosa oração faz parte das Completas, ou seja, das Orações da Noite na Liturgia das Horas ( oração dos padres, freiras, monges) para ser rezada nos Domingos e em festas ou solenidades religiosas, mas o fiel pode rezar sempre que sentir necessidade em qualquer horário e dia.


Visitai, Senhor, esta casa, e afastai as ciladas do inimigo;
nela habitem vossos santos anjos para nos guardar na paz,
e a vossa bênção fique sempre conosco.

Por Cristo, nosso Senhor.

O Senhor Todo-Poderoso nos conceda uma noite tranquila
e, no fim da vida, uma morte santa.

Amém.



Resultado de imagem para santa efigenia



Santa Efigênia é a padroeira da casa própria e protegeu seu lar apagando um incêndio com o poder da oração e do Sinal da Cruz 



domingo, 28 de abril de 2019

SANTA GIANNA BERETTA MOLLA ( JOANA BERETTA MOLLA) - MÉDICA PEDIATRA E MÃE DE FAMÍLIA CONTRA O ABORTO - 28 DE ABRIL


Resultado de imagem para SAINT Gianna Beretta Molla


Gianna Beretta Molla (Magenta, 4 de outubro de 1922 — Milão, 28 de abril de 1962) foi uma médica italiana casada e mãe de família com quatro filhos, proclamada santa pela Igreja Católica.

Foi membro atuante da Ação Católica desde a adolescência. Formou-se com louvor em Medicina e especializou-se em Pediatria por seu grande amor às crianças e às mães, pois pretendia unir-se ao seu irmão, Padre Alberto, médico e missionário, que havia fundado um hospital na cidade de Grajaú, no estado do Maranhão (Brasil), mas foi desaconselhada por seu bispo.




Logo depois, em 1954, conheceu o engenheiro Pietro Molla, com quem se casou. Noivaram em 11 de abril de 1955 e casaram-se no dia 24 de setembro do mesmo ano, tendo a cerimônia sido presidida por seu outro irmão, Padre Giuseppe.



Resultado de imagem para Gianna Beretta Molla




 Durante o noivado escreveu ao seu noivo: "Quero formar uma família verdadeiramente cristã; um pequeno cenáculo onde o Senhor reine nos nossos corações, ilumine as nossas decisões, guie os nossos programas".





O casal teve quatro filhos: Pierluigi, Maria Zita, Laura e Gianna Emanuela. 




Porém, na última gestação, quando Gianna já tinha 39 anos, descobriu-se que ela tinha um fibroma no útero e ela tinha três opções: retirar o útero doente (o que ocasionaria a morte da criança), abortar o feto ou, a mais arriscada, submeter-se a uma cirurgia arriscada para preservar a gravidez. Gianna não hesitou e disse: "Salvem a criança, pois tem o direito de viver e ser feliz!". A cirurgia ocorreu no dia 6 de setembro de 1961.

Ela deu entrada para o parto no hospital de Monza na Sexta-Feira Santa de 1962. No dia seguinte, 21 de abril, nasceu Gianna Emanuela. Sempre fiel, afirmava: "Entre a minha vida e a do meu filho, salvem a criança!". Gianna faleceu no dia 28 de abril de 1962 em casa.

O milagre da beatificação aconteceu no Brasil, em 1977, na cidade de Grajaú, no Maranhão, no mesmo hospital onde ela queria ser missionária e ela foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 24 de abril de 1994.

O milagre da canonização foi experimentado por Elisabete Arcolino Comparini, casada com Carlos César, ambos da Diocese de Franca, quando, no início do ano 2000, o quarto bebê que haviam concebido começou a passar por sérios problemas, tendo, no terceiro mês, a jovem mãe perdido totalmente o líquido amniótico. A intercessão da então beata Gianna foi pedida, ainda no hospital, na presença do bispo de Franca, Dom Diógenes Matthes. Como a Elisabete se recusava a realizar um aborto e devido à intercessão da Santa Gianna Beretta Molla, depois de uma gravidez sem a presença de líquido amniótico - um fato sem explicação científica - no dia 30 de maio de 2000 nasceu Gianna Maria, nome dado em homenagem à beata. Nas palavras de Dom Serafino Spreafico, bispo emérito de Grajaú, "Santa Gianna formou-se como missionária e como tal viveu, ligada ao Brasil por vocação específica… Ela agradeceu ao Brasil por tal vocação obtendo de Deus os dois milagres oficiais para a Igreja."

Gianna foi canonizada no dia 16 de maio de 2004 e recebeu do papa João Paulo II o título de "Mãe de Família". 




Resultado de imagem para SAINT Gianna Beretta Molla


Resultado de imagem para SAINT Gianna Beretta Molla


Na cerimônia estavam presentes o seu marido, Pietro Molla, suas filhas Gianna Emanuela e Laura, e o filho Pierluigi. 

Atualmente há vários grupos pró-vida que homenageiam a médica canonizada, inclusive no Brasil, entre os quais o movimento pró vida - GBM, capitaneado pelo líder católico de Rancho Queimado (SC), Sabino Werlich.



Resultado de imagem para SAINT Gianna Beretta Molla STATUE



ORAÇÕES



Oração de Santa Gianna a Jesus
Esta oração foi composta por Santa Gianna e retirada dos escritos de seus cadernos.

Ó Jesus,

Te prometo submeter-me

A tudo aquilo que permita que me aconteça,

Faz-me somente conhecer a Tua Vontade.

Meu dulcíssimo Jesus,

Deus infinitamente misericordioso,

Pai terníssimo das almas

E de maneira especial

Das mais fracas,

Das mais miseráveis,

Das mais enfermas,

Que carrega de modo especial entre os teus braços divinos,

Venho te pedir por amor

E pelos méritos do teu Sagrado coração

A graça de compreender

E de fazer sempre a Tua santa vontade,

A graça de confiar em Ti,

A graça de repousar segura pelo tempo

E pela eternidade no teu amoroso braço divino.

Amém!

Resultado de imagem para SAINT Gianna Beretta Molla



Oração de Santa Gianna protetora das gestantes.... 

"Ó Deus, amante da vida, que doaste à SANTA GIANNA responder com plena generosidade à vocação cristã de esposa e de mãe, concede também a nós, por intercessão dela, a graça (...faça o pedido...) e também seguir fielmente os teus desígnios, a fim de que resplandeça sempre nas nossas famílias a graça que consagra o amor eterno e a vida humana. 

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que é Deus, e vive e reina contigo na unidade do espírito Santo. 
Amém". 

(Rezar: 3 Pai-Nossos, 3 Ave-Marias e 
3 Glórias ao Pai



Resultado de imagem para SAINT Gianna Beretta Molla


Oração de Santa Gianna à Nossa Senhora

Ó Maria, em tuas mãos maternas me coloco

E me me abandono inteiramente,

Certa que receberei o que te peço.

 Em ti confio porque és a minha doce mãe,

Em ti confio porque és a mãe de Jesus, em ti confio.

Nesta certeza repouso,

Certa de que sou ouvida em tudo,

Com esta confiança no coração te saúdo

“Mater mea, fiducia mea” (mãe minha, confiança minha),

Me consagro inteiramente a ti, te peço,

Recorda-te que sou coisa e posse tua,

Olha-me e defende-me, ó doce Maria,

E a cada instante da minha vida, apresenta-me a teu Filho, Jesus.

Amém!




Imagem relacionada


ORAÇÃO A SANTA GIANNA

          Deus, que és nosso Pai, nós te louvamos e te bendizemos porque em Santa Gianna Beretta Molla nos doaste e nos fizeste conhecer uma mulher testemunha do Evangelho como jovem, esposa, mãe e médica.
          Agradecemos-te porque através do dom da vida nos ensinas a acolher e honrar cada criatura humana.
          Tu, Senhor Jesus, foste para ela o ponto de referência privilegiado: soube reconhecer-te na beleza da natureza; enquanto se interrogava sobre sua escolha de vida. Buscava a ti e a maneira de melhor servir-te; através do amor conjugal fez-se sinal do teu amor pela igreja e pela humanidade. Como Tu, bom samaritano, parou ao lado de cada pessoa doente, pequena e frágil. Sob o teu exemplo e por amor, doou a si mesma. Gerando nova vida.
          Espírito Santo de toda a perfeição, doa, também a nós, sabedoria, inteligência e coragem para que a exemplo de Santa Gianna e pela sua intercessão, na vida pessoal, familiar e profissional saibamos colocar-nos a serviço de cada homem e mulher e assim crescer no amor e na santidade.
Amém.



domingo, 21 de abril de 2019

COELHO DA PÁSCOA - SÍMBOLO DA VITÓRIA DA IGREJA SOBRE O PAGANISMO



Resultado de imagem para easter rabbit bunny church


Como sempre, nessa época, vejo alguns textos dizendo que Páscoa, Natal, Carnaval, etc., são festas pagãs e não cristãs. Sempre os que odeiam a Igreja fazem de tudo para inverter a realidade ou viajar na maionese. 

A Igreja, sempre esperta, para converter os pagãos ao Cristianismo  buscou conhecer a cultura de um povo e utilizar os elementos dela para sua pregação.

 Isso não foi diferente com a conversão dos povos pagãos de origem inglesa, que cultuavam a deusa da fertilidade “Eastre” — ou “Eostre”, nome que deu origem à palavra Easter, que em inglês é a Páscoa. 
Diferente do português, que temos apenas uma palavra para descrever a Páscoa. Em inglês Easter se refere à Pascoa dos cristãos e Passover se refere à dos judeus.

Imagem relacionada
São Francisco e os Coelhos



A lebre era o animal símbolo da deusa Eastre e quando os pagãos se converteram ao Cristianismo esse símbolo da fertilidade ( de lebre passou a Coelho) passou a representar a Igreja, que é fértil sempre gerando novos filhos de Deus pelo Batismo.


Resultado de imagem para saint francis preaching rabbit



Ou seja, a Páscoa dos cristãos não é festa pagã. O Coelho, na leitura cristã, não é símbolo de deusa, mas da Igreja.

 Os ovos coloridos vieram de uma tradição dos cristãos do oriente. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida.  Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.



Resultado de imagem para mother church madonna rabbit



A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.
A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

 O Coelho ou ovos não substituem Cristo. Eles foram estratégias usadas pela Igreja em determinadas épocas para suplantar o culto pagão e fazer a mensagem cristã prosperar, o que deu certo. 
Logo, o Coelho da Páscoa não simboliza paganismo, mas a vitória de uma Igreja fértil e poderosa que conseguiu converter pagãos, suplantar o culto dos deuses e fazer triunfar a mensagem da Ressurreição do Senhor.



Curiosidade sobre o coelho entre os Santos:

Resultado de imagem para saint melangell

Santa Melangell (em latim : Monacella ) era uma virgem galesa e é celebrada em 27 de maio de 590. Ela é a padroeira dos coelhos e lebres.

Um dia, o príncipe local estava caçando com seus cães que perseguiam uma lebre, a lebre encontrou Melangell no campo e se escondeu sob seu vestido, os cães pararam e não atacaram a lebre e sua protetora. 




Imagem relacionada





Em Grécio deram a São Francisco um filhote de lebre, vivo e são.
Ele o soltou para ir onde quisesse mas, quando o santo o chamou,
correu e saltou para o seu colo. O santo o acolheu com bondade e o admoestou docemente para não se deixar mais prender. Deu-lhe a bênção e mandou que voltasse para o mato.

 Coisa semelhante aconteceu com um coelho, que é um animal bem pouco doméstico, quando o santo morava numa ilha do lago de Perusa. 


ALGUMAS FONTES:
http://www.documentacatholicaomnia.eu/03d/sine-data,_AA_VV,_Fontes_Biograficas_Franciscanas,_PT.pdf
https://www.facebook.com/AdoteUmOrelhudo/posts/hoje-%C3%A9-o-dia-de-santa-melangell-protetora-dos-coelhos-e-lebresque-todos-os-orelh/2005819422763157/




domingo, 14 de abril de 2019

O MILAGRE DE SÃO SPYRIDION NO DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos, a grande festa do Cristianismo, em Kerkyra, na Grécia, é comemorado juntamente com a comemoração do milagre de São Spyridon, em que o Santo salvou os moradores da ilha de uma epidemia mortal da peste em 1630.


Segundo fontes históricas, a doença irrompeu em Kerkyra em outubro de 1629.

 Transferiu-se de um navio que chegou em Kerkyra da Itália.







A doença afetou a Itália e todas as ilhas jônicas. No Natal de 1629, quatro casos foram identificados em Kerkyra e, com o passar do tempo, proliferaram.

Apesar das medidas rigorosas tomadas pelas autoridades de saúde, o mal não diminuiu. As pessoas procuraram  pedir a intercessão de São Spiridon, sua maior e última esperança.
De fato, como está escrito, o Santo não ficou indiferente às súplicas e orações do povo.

Pouco antes dos dias de Páscoa, muitos dos doentes o viram em seus sonhos, abençoando-os e dando-lhes saúde.

Além disso, os vigias noturnos da Velha Fortaleza viram uma luz sobrenatural pairando sobre a igreja do Santo.











Lentamente, lentamente, dia após dia, a incidência diminuiu até cessarem no Domingo de Ramos em 1630.

O povo de Kerkyra atribuiu sua salvação a um milagre de São Spiridon e eles estabeleceram a partir daquela época que no Domingo de Ramos uma procissão aconteceria com sua relíquia sagrada do Santo.




São Spyridion é comemorado quatro vezes por ano em Kerkyra em comemoração aos milagres locais.

1. No Domingo de Ramos em comemoração da salvação da ilha da cólera de 1630.

2. No Sábado Santo, quando ocorre uma procissão em comemoração da salvação da ilha da praga de 1550.

3. No primeiro domingo de novembro em comemoração da salvação da ilha da cólera mortal de 1673.

4. No dia 11 de agosto, em comemoração à ilha sendo resgatada do cerco dos turcos em 1716.



São Spyridion converteu um filósofo pagão ao cristianismo usando um fragmento de cerâmica para ilustrar como uma única entidade  poderia ser composta de três entidades únicas (fogo, água e argila); uma metáfora para a doutrina cristã da Trindade .

Assim que Spiridon terminou de falar, o fragmento explodiu milagrosamente, a água pingou no chão, e apenas pó permaneceu em sua mão (outros relatos deste evento dizem que era um tijolo que ele segurava na mão).

Fontes:
https://agiospyridon.com/saint-spyridon/miracles/
https://www.johnsanidopoulos.com/2016/04/palm-sunday-and-miracle-of-saint.html
https://agiospyridon.com/saint-spyridon/
https://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Spyridon






sexta-feira, 12 de abril de 2019

SANTOS MAGOS, SANTOS ACUSADOS DE BRUXARIA

Imagem relacionada


OS SANTOS REIS MAGOS
Melchior(também chamado Melquior ou Belchior), Baltasar e Gaspar, não seriam reis nem necessariamente três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. 
Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo.
Pouco sabemos sobre eles, no entanto, parece que vieram da Pérsia, pois se vestiam como persas. Quando os persas invadiram Belém, não destruíram a basílica da natividade porque na sua fachada encontraram a figura dos reis Magos trajando roupas persas.






Imagem relacionada


 BEATA COLOMBA
Colomba era de fato muito especial, pois além da alta capacidade contemplativa, contava com dons extraordinários como o da profecia, do conselho, da cura, e sabia perceber, como ninguém, os sentimentos da alma humana.
Sua santidade fez com que ela fosse perseguida por Lucrezia Borgia por anos; Em um ponto Borgia teve um decreto emitido acusando Columba de praticar  magia.



Resultado de imagem para saint patrick tree miracle


SÃO PATRÍCIO
São Patrício foi o responsável pela conversão dos pagãos da Irlanda e operou muitos milagres. Muitos o acusaram de utilizar magia, pois em sua estratégia para converter os pagãos ele usou os símbolos de sua cultura para levá-los a aceitar o evangelho. Diferentemente de outras estratégias para erradicação do paganismo na Europa, Patrício procurou utilizar as crenças que já existiam para estabelecer relações com o cristianismo. Foi dessa forma que, segundo se conta, ele teria utilizado um trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo. Da mesma forma, adotou a fogueira, tão comum nas cerimônias pagãs, para celebrar a Páscoa. A cruz celta, que possui representações desde 5000 a.C. e remete ao sol, elemento da natureza de indiscutível importância para o povo pagão, também foi absorvida pela doutrina cristã, durante os longos anos de ensinamento do bispo irlandês.





Resultado de imagem para saint teresa of avila ecstasy
SANTA TERESA DE ÁVILA
Santa Teresa sofreu muito com a Inquisição e acusações de influência demoníaca . Ela era famosa por ter tido uma experiência de quase morte, ressuscitado, êxtases, visões, revelações espirituais e  levitação. Seus escritos eram  investigados pelo Tribunal da Inquisição e precisavam de autorização constante para serem publicados. Sofreu quando seu Livro da Vida foi censurado pela Inquisição, mas morreu feliz dizendo ser Filha da Igreja.



Imagem relacionada

SANTA JOANA D´ARC
Morreu queimada como bruxa e por vestir roupas masculinas, mas foi vítima de um falso julgamento arquitetado pelo rei da Inglaterra e o Bispo Cauchon.  A Mística e jovem guerreira tinha visões com São Miguel Arcanjo e ouvia as vozes das Santa Margarida, Santa Catarina que a instruía em sua missão de coroar o delfim e salvar a França. Morreu gritando o nome de Jesus com os olhos fixos num crucifixo, que ao seu pedido foi trazido por um padre.




Resultado de imagem para saint cyprian and saint justin

SÃO CIPRIANO
São Cipriano era um bruxo que se converteu ao Cristianismo após perceber que seus feitiços não tinham poder contra o Sinal da Cruz feito por Santa Justina. Os dois morreram mártires, foram açoitados por serem cristãos e jogados num caldeirão com óleo fervente, mas saíram sem nenhum ferimento. O feiticeiro Athanasio teria tentado realizar o mesmo feito milagroso utilizando sua magia,  invocando os deuses pagãos, mas não conseguiu semelhante resultado e teve sua carne corroída. Assim, São Cipriano e Santa Justina  foram decapitados por ordem do Imperador romano.



Resultado de imagem para saint dunstan and satan

SÃO DUNSTAN
 Dunstan estudou com os monges irlandeses que na época ocupavam as ruínas da Abadia de Glastonbury. Nesta época, foi acometido de uma grave enfermidade que quase o matou e que, segundo os relatos, só foi curada por uma aparente intervenção milagrosa. . Com o consentimento de seus pais, foi tonsurado, recebeu as ordens menores e serviu na antiga igreja de Santa Maria. Dunstan foi depois nomeado para a corte do rei Etelstano e logo tornou-se um favorito do rei e era invejado por outros membros da corte. 
Um complô foi armado para fazê-lo cair em desgraça e Dunstan foi acusado de se envolver com bruxaria e magia negra. O rei ordenou que ele deixasse a corte  e passou a trabalhar com seu tio, Alfege, o Calvo (Ælfheah ou Alphege), bispo de Winchester.
Foi ordenado em 943 na presença de Alfege e voltou a viver como eremita em Glastonbury. Foi nesta época, de acordo com uma lenda do final do século XI, que o diabo teria tentado Dunstan que o teria segurado pelo rosto com uma pinça de ferreiro.


Imagem relacionada




Conta-se que quando trabalhava como ferreiro, São Dunstan recebeu a visita de um homem que lhe pediu que colocasse ferraduras em seus próprios pés, supostamente cascos fendidos. Dunstan teria reconhecido rapidamente seu freguês como o diabo e explicou-lhe que, para executar o serviço, teria que algemá-lo à parede. O ferreiro fez com que o serviço fosse tão demorado e doloroso (tornando-se uma tortura enorme) que o diabo pediu clemência para parar com isso. Dunstan só o soltou depois que ele jurou nunca mais entrar em uma casa que apresentasse uma ferradura acima da porta.



Resultado de imagem para saint dunstan and satan

PARA AMOR E PROTEÇÃO CONTRA DOENÇAS E DEMÔNIOS - USE O DETENTE!





Resultado de imagem para SAGRADO CORAÇÃO DETENTE






Gosto muito de decorar minha casa com símbolos católicos de proteção. Um símbolo que sempre me chamou a atenção na decoração de casas latinas são os chamados Sagrados Corações Mexicanos, ou Detentes, também conhecidos como: Escudo do Sagrado Coração de Jesus, Bentinho, Salvaguarda, ou Escapulário do Sagrado Coração.
 O detente é um emblema com a imagem do Sagrado Coração e a divisa: 
         Detém-te! O Coração de Jesus está comigo. Venha a nós o Vosso Reino!


Da expressão Detém-te, ou seja, afaste-se!, vem o nome Detente.

Santa Margarida Maria Alacoque — como testemunha sua carta, escrita no dia 2 de março de 1686, dirigida à sua Superiora, Madre Saumaise — transcreve um desejo que lhe fora revelado por Nosso Senhor:

“Ele deseja que a Senhora mande fazer uns escudos com a imagem de seu Sagrado Coração, a fim de que todos aqueles que queiram oferecer-Lhe uma homenagem, os coloquem em suas casas; e uns menores, para as pessoas levarem consigo”.

Nascia, assim, o costume de portar esses pequenos Escudos.




Resultado de imagem para SAGRADO CORAÇÃO DETENTE DECOR



Essa santa devota do Detente portava-o sempre consigo e convidava suas noviças a fazerem o mesmo. Ela confeccionou muitas dessas imagens e dizia que seu uso era muito agradável ao Sagrado Coração.


Imagem relacionada




A autorização para tal prática, no início, foi concedida somente aos conventos da Visitação. Depois, foi mais difundida pela Venerável Ana Magdalena Rémuzat (1696-1730).

A essa religiosa, também da mesma Ordem da Visitação, falecida em alto conceito de santidade, Nosso Senhor fez saber antecipadamente o dano que causaria uma grave epidemia na cidade francesa de Marselha, em 1720, bem como o maravilhoso auxílio que os marselheses receberiam com a devoção a seu Sagrado Coração.

A referida visitandina fez, com a ajuda de suas irmãs de hábito, milhares desses Escudos do Sagrado Coração e os repartiu por toda a cidade onde grassava a peste. A história registra que, pouco depois, a epidemia cessou como por milagre. Não contagiou muitos daqueles que portavam o Escudo, e as pessoas contagiadas tiveram um extraordinário auxílio com essa devoção.

Em outras localidades ocorreram fatos análogos. A partir de então, o costume se estendeu por outras cidades e países.



Resultado de imagem para SAGRADO CORAZON MEXICANO


No México é comum vermos em igrejas esses corações na forma de milagritos, ex-votos, formas de agradecer a Deus por uma graça alcançada. Mas também são usados como forma de proteção.

Além de proteger trazem ao ambiente um ar de singela pureza, amor, beleza, espiritualidade. ]

Podem também favorecer o amor entre as pessoas da casa, pois não há nada que represente melhor o amor que um lindo coração, e os Corações de Jesus e Maria são os melhores representantes do verdadeiro Amor.

Eles afastam as forças do Demônio, as doenças e reforçam o amor nas famílias. Uma Bela decoração e arma de proteção para qualquer ambiente cristão e espiritual. 



Imagem relacionada
Resultado de imagem para SAGRADO CORAZON MEXICANO



Imagem relacionada



Imagem relacionada

Imagem relacionada




Resultado de imagem para SAGRADO CORAZON MEXICANO


Resultado de imagem para SAGRADO CORAZON MEXICANO DECOR HOME ALTAR


Imagem relacionada


Resultado de imagem para SAGRADO CORAÇÃO DETENTE DECOR


FONTES:

https://designinnova.blogspot.com/2016/04/sagrados-coracoes-mexicanos.html
http://www.derradeirasgracas.com/2.%20segunda%20p%C3%A1gina/As%20Devo%C3%A7%C3%B5es/1.%20DEVO%C3%87%C3%95ES%20A%20JESUS%20CRISTO/Ao%20Sagrado%20Cora%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jesus/Detente%20do%20sagrado%20Cora%C3%A7%C3%A3o.htm
https://www.ellivingdefrida.com/blogs/news/milagros-mexicanos
https://www.zancada.com/2017/03/24/los-milagritos-mexicanos/
https://www.minube.com.br/fotos/sitio-preferido/3591720


segunda-feira, 8 de abril de 2019

SANTA ENGRÁCIA DE SARAGOÇA, VIRGEM E MÁRTIR - 16 DE ABRIL





Resultado de imagem para santa engracia zaragoza




Santa Engrácia (em castelhano: Santa Engracia) (Bracara Augusta, ca. 285 - César Augusta, ca. 303 ou 305) é venerada como virgem mártir e como santa na Igreja Católica e na Igreja Ortodoxa. Segundo a tradição, foi martirizada com mais dezoito companheiros seus no ano de 303. 
Partilha o nome próprio, o trágico destino e provavelmente a mesma cidade natal com Engrácia de Braga, personalidade que viveu séculos mais tarde.




Resultado de imagem para santa engracia martirio


No final do século III, o número de cristãos havia aumentado no Império Romano, graças à menor pressão das leis do tempo do Imperador Galiano. Encontravam-se cristãos um pouco por todo o lado: no campo (mas mais nas cidades), nos fóruns, entre os escravos, no exército e também entre mercadores. A fé em Cristo também se havia espalhado devido a um certo desencantamento e aborrecimento do culto aos deuses pagãos, aos testemunhos que deram os mártires, à transmissão oral e aos bons exemplos praticados pelos devotos cristãos.

O atual imperador, Diocleciano, havia conseguido a unidade territorial, política e administrativa, querendo também alargar estas conquistas à religião. Para isso, seria necessário acabar com a fé em Cristo que naturalmente se encontrava em oposição à religião oficial do Império, o Politeísmo Romano. Para tal, outorga quatro éditos e nomeia cuidadosamente os governadores que crê serem capazes de os fazer cumprir.

Engrácia era uma jovem de Bracara Augusta (atual Braga) prometida em casamento a um nobre da região de Rossilhão, na província da Gália Narbonense, sul da atual França. Para escoltá-la na viagem fora o seu tio Lupércio (por vezes identificado com Lupércio, o bispo da antiga Diocese de Eauze), dezoito cavaleiros e uma empregada, de nome Júlia. 



Resultado de imagem para santa engracia


Ao chegar à cidade de César Augusta (atual Saragoça) e ao inteirar-se das atrocidades que o presidente (governador), Públio Daciano, estava a cometer junto dos cristãos (por decreto do Imperador), apresenta-se espontânea e diretamente diante de si para o confrontar com as crueldades, injustiças e a insensatez com que tratava os seus irmãos de religião. 
Termina martirizada com a oferta da sua própria vida e a dos seus companheiros, assim que se percebe que era também cristã.

 Em resumo, a pormenorizada e pura descrição do tormento da jovem conta que primeiro foi açoitada, depois atada a um cavalo e arrastada, o seu corpo é rasgado com ganchos e os seus peitos cortados. 







'A Flagelação de Santa Engrácia', por Bartolomé Bermejo, 1474-1478




Depois foram colocados pregos no seu corpo


Resultado de imagem para la santa engracia zaragoza



Para que sofresse ainda mais, abandonaram-na quase morta submetida a um indescritível sofrimento por todas as suas feridas.

Ela foi colocada em uma cruz e com uma lâmina e unhas de ferro arrancaram seu fígado; um de seus seios foi amputado e, finalmente, ela foi morta com um prego na testa.





Os dezoito acompanhantes foram degolados nos arrabaldes da cidade.


Resultado de imagem para santa engracia martirio
Martírio de Santa Engrácia, retábulo de Eusebio Arnau.


Inumeráveis Mártires de Saragoça
Além de serem incluídos Engrácia, Lupércio e Júlia, são igualmente conhecidos por Inumeráveis Mártires de Saragoça os seguintes nomes: Optato, Caio, Crescente, Sucesso, Marcial, Urbano, Quintiliano, Públio, Frontónio, Félix, Ceciliano, Evódio, Primitivo, Apodémio e mais quatro homens de nome Saturnino. Com o nome destes últimos, há uma outra tradição, com fontes que referiam que os seus nomes eram Cassiano, Jenaro, Matutino e Fausto.

O poeta Prudêncio, natural daquela cidade, escreveu vários poemas em honra destes mártires (Peristephanon), com a lista dos seus nomes e a descrição das terríveis torturas a que Engrácia foi sujeita. Prudêncio convidou a população a vergar-se diante dos seus túmulos sagrados e Engrácia foi, certamente, a mais venerada do grupo. O seu culto foi disseminado por toda a Península Ibérica e além Pirinéus.





Resultado de imagem para Santa Engrácia padroeira

A Igreja reconsagrou-a no decorrer do II Concílio de Saragoça, em 592, decreto celebrado a 3 de novembro, data esta que por vezes é usada como alternativa para assinalar a sua santidade no calendário litúrgico dos santos. No entanto, a sua celebração oficial e tradicional ocorre no dia 16 de abril em ambas as Igrejas Cristãs que a veneram. 

A Igreja Basílica de Santa Engrácia, em Saragoça, foi construída no lugar onde é dito que Engrácia e os seus companheiros foram martirizados. Foi destruída durante a Guerra Peninsular, tendo restado apenas a cripta e a porta. É reconstruída mais tarde, nos finais do século XIX e inícios do XX e serve atualmente como igreja paroquial.



Imagem relacionada



Em Portugal, foi mandado erguer pela Infanta D. Maria, a Igreja de Santa Engrácia em Lisboa, no ano de 1568. Em 1682 é iniciada a sua reconstrução devido a ter ficado severamente danificada por um temporal. Este monumento possui atualmente título de Panteão Nacional.



Busto-Relicário de prata e pedraria de Santa Engrácia, mandado executar pela Infanta D. Maria, fundadora da freguesia, por disposição testamentária de 1576.


santa engracia


Ant. Segue já o Cordeiro, crucificado por nosso amor, a virgem fiel que se entregou ao Senhor como vítima pura e hóstia imaculada (T. P. Aleluia).

ORAÇÃO
Deus de infinita santidade, que prometestes habitar nos corações puros, ouvi as súplicas dos vossos fiéis, por intercessão da virgem Santa Engrácia de Saragoça, e ajudai-nos com a vossa graça viver de tal modo que mereçamos ser vossa morada. Por Nosso Senhor.
Amém

Imagem relacionada


Ant. Celebramos numa só vítima a glória da virgindade e o triunfo da fé: permaneceu virgem e alcançou a palma do martírio (T. P. Aleluia).

Leitura breve (Ap 19, 6.7):
O Senhor, nosso Deus omnipotente, tomou posse do seu reino. Alegremo-nos e exultemos, e dêmos-Lhe glória, porque chegaram as núpcias do Cordeiro, e a sua esposa está preparada.



ORAÇÃO
Ouvi, Senhor, as súplicas dos vossos fiéis que devotamente celebram as virtudes da virgem Santa Engrácia de Saragoça e concedei-lhes a graça de crescerem sempre no vosso amor e nele perseverarem até à morte. Por Nosso Senhor.
Amém.


Fontes:

https://identidadaragonesa.wordpress.com/2017/10/24/las-santas-masas-o-los-innumerables-martires-de-zaragoza/
https://www.iglesia.info/noticias/2018/04/16/007331/santa-engracia-de-zaragoza-santo-del-dia-16-de-abril/
https://historiaragon.com/2016/04/16/santa-engracia-patrona-olvidada-y-la-virgen-del-pilar/

http://santaengracia-cds.blogspot.com/2005/10/santa-engrcia-histria-da-santa-mrtir.html