Páginas

sábado, 25 de abril de 2015

O DRAGÃO DE SÃO JORGE E A BÍBLIA


A cultura cristã foi quem mais influenciou a nossa visão contemporânea dos dragões.  O dragão na concepção bíblica e cristã simboliza o mal, o demônio, a serpente enganadora.










Muito da visão dos cristãos a respeito de dragões é herdado das culturas do médio oriente e do ocidente antigo, como uma relação bastante forte entre os conceitos de dragão e serpente (muitos dragões da cultura cristã são vistos como simples serpentes aladas, às vezes também com patas), e a associação dos mesmos com o mal e o caos:



"Não te alegres, tu, toda a Filístia, por estar quebrada a vara que te feria; porque da raiz da cobra sairá um basilisco, e o seu fruto será uma serpente ardente, voadora."
 Isaías 14,29


Os dragões tipificam os inimigos do povo de Deus, como em Ezequiel 29,3:

"Fala, e dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis-me contra ti, ó Faraó, rei do Egito, grande dragão, que pousas no meio dos teus rios, e que dizes: O meu rio é meu, e eu o fiz para mim."
Ezequiel 29,2-3


 Ao fazer isso, associa-se a ideia das mitologias de povos próximos, para dar maior entendimento aos israelitas. 

É por isso que a Septuaginta, na sua narrativa da história de Moisés, traduz "serpente" por "dragão". (Êxodo 7,9-12).





DRAGÃO NO ANTIGO TESTAMENTO - A SERPENTE, O LEVIATÃ

Há ainda, no antigo testamento, no Livro de Jó 41,10-21, a seguinte descrição do Leviatã:

18 Os seus espirros fazem resplandecer a luz, e os seus olhos são como as pestanas da alva.
19 Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela.
20 Dos seus narizes procede fumaça, como de uma panela que ferve, e de juncos que ardem.
21 O seu hálito faz incender os carvões, e da sua boca sai uma chama.



Isaías também fala sobre o leviatã:

"Naquele dia o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar."
 Isaías 27,1



O Leviatã, a serpente/crocodilo cuspidora de fumaça do livro de Jó, também é considerado um dragão bíblico, embora não seja apresentado como um ser maligno e sim como uma criação de YHWH (Jeová, nome de Deus). 












Em Isaías 30,6, há citado um "áspide ardente voador" (versão ARC), junto com outros animais, para ilustrar a terra para onde os israelitas serão levados, pois o contexto do capítulo é sobre a repreensão deles. 




O DRAGÃO NO NOVO TESTAMENTO - PERSONIFICAÇÃO DO MAL , SATANÁS

No Novo Testamento, acha-se apenas no Apocalipse de São João, utilizado como símbolo de satanás.

Os dragões nas histórias da cristandade acabaram por adotar esta imagem de maldade e crueldade, sendo como representações do mal e da destruição, como lemos no Apocalipse:








E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Apocalipse 12,7

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. 
Apocalipse 12,9

E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. 
Apocalipse 12,13

E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. 
Apocalipse 12,16

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. 
Apocalipse 12,17

E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. Apocalipse 12,4

E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. 
Apocalipse 16,13












O DRAGÃO NA IMAGEM DE SÃO JORGE -  O PAGANISMO, INIMIGO DA IGREJA.

O caso do mais célebre dragão cristão é aquele que foi morto por São Jorge, que se banqueteava com jovens virgens até ser derrotado pelo cavaleiro. 

Esse dragão, na verdade, simboliza o mal, o paganismo, o Imperador e a Roma pagã enfrentados pelo cristão Jorge.

São Jorge mata o dragão vence o mal, a tentação de negar o Cordeiro e adorar a Besta do paganismo:


E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? 
Apocalipse 13,4

São Jorge preferiu a morte a ter de negar Cristo, derrotou seus próprios medos e a morte, pois encontrou a vida em Cristo.



O dragão está ali na imagem de São Jorge para nos lembrar que a luta não acabou, nós que peregrinamos nesta terra temos de lutar contra a Besta e o Dragão do capitalismo e do neoliberalismo, do egoísmo, da intolerância, do ateísmo, e de todos os males de nossa contemporaneidade.










A jovem defendida por São Jorge e ameaçada pelo Dragão nada mais é que a Igreja, a Mulher perseguida pelo Dragão no Apocalipse.  Em nome da fé da Igreja, São Jorge aceita a morte e vence o dragão do paganismo.







COMO UM SANTO OU NOSSA SENHORA PODE OUVIR MILHARES DE ORAÇÕES AO MESMO TEMPO?



Os protestantes adoram fazer essa pergunta como se demonstrasse um nível de inteligência mais elevado por isso. Eles pensam conforme a lógica humana e esquecem que a realidade divina na qual os Santos estão mergulhados  ( Lucas 23,42-43; II Coríntios 5,7; Filipenses 1,23; Apocalipse 7,15;14,4)  é impossível sequer de imaginarmos.

Os Santos não conhecem a morte, mas a Vida em Jesus Cristo (Lucas 23,42-43; Filipenses 1,23; I Tessalonicenses 5,9)

A Bíblia diz que aquilo que os olhos nunca viram nem os ouvidos ouviram é o que Deus reservou aos seus Santos, logo, a realidade deles supera nossa realidade temporal e carna:


"Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. "
1 Coríntios 2,9


Mesmo na terra, Deus mostra que para ele nada é impossível quando revela as necessidades de alguém ou de um povo a um Santo seu amigo (Atos dos Apóstolos 9,9-18) pois " agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." 1 João 3,1-2.  

A morte é para nós nosso encontro com Deus, nosso juízo individual (Hebreus 9,27), e se somos encontrados puros entramos no céu e ficamos diante do trono de Deus, o servindo de dia e de noite no seu templo (Apocalipse 7,15) aguardando a ressurreição final, mas intercedendo e louvando diante do Senhor (Apocalipse 6,9-11) e por estarem diante de Deus, podem ouvir nossas preces, pois são semelhantes a ele,  o veem face a face (1 João 3,1-2; Apocalipse 7,15).






A alma de São Francisco subindo para o céu no dia de sua morte


Eles já não estão presos a um corpo mortal, mas foram revestidos de imortalidade (II Coríntios 5,1-2. 6-8) e participaram da primeira ressurreição, o Batismo (Colossenses 2,12).

Imagine no céu... Deus pode revelar aos Santos tudo o que ele quer e a prova é que no Apocalipse, São João vê as almas Santas dos Anciãos apresentando a Deus taças cheias das orações dos fiéis da terra (os santos da terra)(Apocalipse 5,8). Ora o Apóstolo vê os Santos Anciãos, no céu, apresentando a Deus as necessidades, os pedidos dos fiéis da terra. Isso mostra que eles têm conhecimento dessas necessidades:


 "Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos (os cristaos da terra)."
(Apocalipse 5,8)


O próprio Jesus em diversas passagens mostra que os Santos Patriarcas e Profetas, mesmo depois da morte, continuavam a participar e assistir a vida do próprio Cristo e da história do povo na terra ( Lucas 9,28-31; João 8,56-58; João 5,45). 

Os Santos intercedem sem cessar para que o número dos escolhidos se complete e todos sejam salvos (Apocalipse 6,9-11) e pelo fato de formarmos um só corpo, se um é glorificado todos também colhem os frutos dessa glorificação (1Cor 12,26-27).









E São Paulo também afirma que as testemunhas que nos precederam, as almas dos Santos, nos cercam como uma nuvem (Hebreus 12,1), ou seja, estão sempre ao nosso lado, unidos pelo amor de Cristo, pois todos os batizados formam um só Corpo, que é a Igreja. Esse Corpo místico de Cristo que somos todos nós não morre. 

Nossa alma em Cristo continua viva, louvando, intercedendo, consciente, ajudando os outros pelo poder da oração, da intercessão (Gênesis 4,10;  Jeremias 15,1; Baruc 3,4;  Hebreus 11, 4; Apocalipse 5,8;  6,9-10; II Macabeus 15,12-16; Lucas 9,30-31; Lucas 16,22- 31; João 5,45; II Pedro 1, 14-15).

E a Bíblia nos diz que devemos pedir a intercessão dos Santos (Gênesis 20,7; Jó 42,8; Êxodo 17,10-13; 2 Coríntios 1,8-11; Efésios 6,17-20; Filipenses 1,15-19;Colossenses 4,1-4;  2 Tessalonicenses 3,1-2; Hebreus 13,17-18), pois a medição deles é preciosa aos olhos de Deus (Tiago 5,15-18; 1 João 5,15-16; Provérbios 15,8. 29):


"Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;"
Romanos 12,12-13

A intercessão dos Santos nos dá salvação e proteção - Filipenses 1,15-19; 2 Tessalonicenses 1,11; 1 João 5,15-16; Colossenses 4,1-4;  2 Tessalonicenses 3,1-2; Hebreus 13,17-182; Coríntios 1,8-11; Efésios 6,17-20.

Orar invocando os nomes dos Santos e seus méritos para alcançar misericórdia diante de Deus é totalmente bíblico ( Êxodo 32,13; Deuteronômio 9,27; Salmos 105,42; 131,10; 2 Reis 2,14, 13,23; Mateus 27, 46-49; Lucas 16, 24).
Devemos e podemos recordar os Santos e mencioná-los em oração - I Tessalonicenses 1,2-3

Os santos também intercedem por nós como sacerdotes e mediadores secundários, que todos somos :  Apocalipse 1,5-61;  Pedro 2,8-9; 1 Pedro 2,4-5; 1 Timóteo 2,1-6


Não confunda invocação dos Santos com Evocação dos mortos. Nossa fé católica nos ensina que posso pedir oração a um irmão santo, pois todos vivem para Deus (Lucas 20,38), e participamos do mesmo corpo de Cristo, que está vivo, logo todos estamos vivos nele, e o que a Bíblia proíbe é pedir que os espíritos se manifestem (evocação), incorporações e práticas de necromancia (Deuteronômio 18,10-13).





















quarta-feira, 22 de abril de 2015

APARIÇÃO DE SÃO JORGE NO MONTE DAS OLIVEIRAS NAS CRUZADAS



The apparition of St. George on the Mount of Olives





A devoção a São Jorge como o patrono da Cavalaria, durante a Idade Média, foi propagada pelos cruzados, por ter São Jorge aparecido inúmeras vezes ao lado dos soldados da Cruz, durante as batalhas.


Estando os cruzados a caminho de Jerusalém, e passando por Lydda (antiga Dióspolis -onde o Santo foi sepultado), durante a primeira cruzada empreendida em 1096, lá deixaram um Bispo e padres para rezarem, no altar do Santo mártir, segundo a intenção de que eles conquistassem a Cidade Santa.



 E, por ocasião do cerco desta, estando a batalha praticamente perdida para os cristãos, São Jorge apareceu a cavalo no Monte das Oliveiras. 

A visão celeste agitava um escudo e fazia um sinal, incitando os cristãos a entrarem na cidade, o que os levou à vitória.










ORAÇÕES PARA AFASTAR MAUS ESPÍRITOS, DE LIBERTAÇÃO, DE EXORCISMO


ÍNDICE

1- PEQUENO EXORCISMO - ORAÇÃO DE SÃO MIGUEL
2- ORAÇÃO PARA VENCER O MALIGNO
3 - ORAÇÃO PARA LIBERTAR-SE DE MALDIÇÃO
4 - ORAÇÃO DE LIBERTÇÃO
5 - ORAÇÃO PARA DESFAZER MALES E AFASTAR MAUS ESPÍRITOS
Oração a Nossa Senhora libertadora dos flagelos
6 - ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO SOBRE OUTRA PESSOA QUE SE SENTE SOBRE A INFLUÊNCIA DO MALIGNO.
7 - ORAÇÃO À AUGUSTA RAINHA DOS CÉUS
8- ORAÇÃO DA CRUZ DE SÃO BENTO
9 - NOVENA PARA LIVRAR-SE DO MAL
10- EXORCISMO DO RITUAL ROMANO (FEITO PELO SACERDOTE)
- EM LATIM
- EM PORTUGUÊS



Image result for LATIN EXORCISM MEDIEVAL PAGE



1 - PEQUENO EXORCISMO - ORAÇÃO DE SÃO MIGUEL

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Ámen.






2- ORAÇÃO PARA VENCER O MALIGNO

Onipotente Verbo de Deus Pai, Cristo Jesus, Senhor de toda a criação, a ti que deste o poder aos apóstolos para caminharem sobre serpentes e escorpiões, e a ordem admirável para expulsar os demônios; a ti que precipitaste a Satanás do céu como um relâmpago, com a força de teu braço, te dirijo humildemente a minha prece:

Dai-me, servo indigno teu, o perdão dos pecados, urna fé robusta e o poder para enfrentar, em Teu nome e poder, todas as investidas do diabo e seus anjos maus.

Peco-te por ti mesmo, Senhor Jesus Cristo, que virás Para julgar Os vivos e os mortos e este século pelo fogo. Amém.






3 - ORAÇÃO PARA LIBERTAR-SE DE MALDIÇÃO
 
Senhor Jesus Cristo, creio que Tu és o Filho de Deus e o único caminho para Deus, que morreste na cruz por meus pecados e por mim foste ressuscitado dos mortos. 

Com fundamento no que fizeste por mim, eu creio que as reivindicações de satanás contra mim estão canceladas em Tua cruz.

E assim, Senhor Jesus, eu me submeto a Ti e me comprometo a servir-Te e a obedecer-Te e, nesta base, eu tomo posição contra qualquer força maligna das trevas que, de alguma forma, tenha vindo à minha vida - quer por meus próprios atos, quer por atos da minha família ou de meus antepassados ou de alguma coisa mais de que eu não esteia a par. 

Onde quer que haja sombra na minha vida, quaisquer forças malignas, eu renuncio a elas agora, Senhor. Recuso-me a submeter-me a elas por mais tempo, e, no nome poderoso de Jesus, o Filho de Deus, tomo autoridade sobre todas as forças do mal que me atormentam, desligo-me delas e liberto-me totalmente do seu poder. 

Eu invoco o Espírito Santo de Deus a invadir o meu ser e a fazer minha libertação e desligamento do mal, inteira e realmente, como somente o Espírito de Deus pode fazer. Em nome de Jesus Cristo. Amém.










4 - ORAÇÃO DE LIBERTÇÃO

Ó Pai Celeste, te amo, te louvo e te adoro. Agradeço-te por ter-me enviado o teu Filho Jesus que venceu o pecado e a morte para a minha salvação. Agradeço-te por ter-me dado o Espírito Santo, que me dá força, que me guia e me conduz à plenitude da vida. Agradeço-te por Maria, minha Mãe Celeste, que intercede com os Anjos e os Santos por mim.

Ó Senhor Jesus Cristo, eu me prostro aos pés da tua cruz e peço-te de cobrir-me com teu preciosíssimo sangue que jorrou do teu Sacratíssimo Coração e das tuas santíssimas chagas. Lava-me, ó meu Jesus, na água viva que brota do teu Coração. Senhor Jesus, peço-te de circundar-me com a tua santa luz.

Pai Celeste, faz com que a água santa do meu batismo, reflua atrás no tempo, através das gerações maternas e paternas, afim de que toda a minha família seja purificada e libertada de satanás e do pecado. Prostrado diante de ti, ó Pai, peço-te perdão para mim mesmo, para os meus parentes, para os meus antepassados, por causa de cada invocação de poder que os colocaram contra ti ou que não tenha dado uma verdadeira honra ao nome santo de Jesus Cristo.

No santo nome de Jesus, eu reclamo agora, qualquer que seja a minha propriedade física ou espiritual que foi colocada sobre a jurisdição de satanás, para colocá-la de volta sob o Senhorio de Jesus Cristo.Pelo poder do teu Espírito Santo, revela-me ó Pai, cada pessoa que eu tenho necessidade de perdoar e cada área de pecado não confessado. Revela-me, ó Pai, aquelas partes da minha vida que deram a satanás a possibilidade de introduzir-se na minha vida.

Ó Pai, eu te dou toda falta de perdão. Eu te entrego todos os meus pecados. Entrego-te todos aqueles caminhos do qual satanás se apossou na minha vida. Obrigado pelo teu perdão e pelo teu amor. Senhor Jesus, no teu santo Nome, eu aprisiono todos os espíritos do ar, da água, da terra, os que estão debaixo da terra e os do mundo infernal.

Aprisiono também, no nome de Jesus Cristo, todos os emissários do comando geral satânico e clamo o preciosíssimo sangue de Jesus sobre o ar, sobre a atmosfera, sobre a água, sobre aterra e sobre os seus frutos. Ordeno de andarem diretamente até Jesus, sem nenhum tipo de manifestação e sem causar danos nem a mim e nem nenhuma outra pessoa de modo que Jesus possa dispor de mim segundo a sua santa vontade.

No nome santo de Jesus, eu rompo e desfaço toda maldição, mau-olhado, feitiçarias, encantamentos, armadilhas, mentiras, obstáculos, traições, desvios, influências espirituais, presságios e desejos diabólicos, segredos hereditários conhecidos e desconhecidos e qualquer que seja a disfunção e doença derivadas de qualquer origem, inclusive as minhas culpas e os meus pecados.

No nome de Jesus, eu esmago as transmissões de todo voto satânico, vínculo, ligação espiritual e trabalho infernal. No nome de Jesus, eu esmago e desfaço todas as ligações e os seus efeitos com astrólogos, adivinhos, clarividentes, médiuns, curandeiros que operam com bola de cristal, leitura das mãos, pranoterapeutas, movimento da Nova Era, práticas de reiki e Sei Cho, operadores do oculto e de folhas de chá, cartas e tarôs, operadores psíquicos, cultos satânicos e espíritos guias, magos, bruxas e operadores vodus.

No nome de Jesus, eu desfaço todos os efeitos de participação em encontros mediúnicos e espíritas, horóscopos , escritura automática, preparações ocultas de qualquer espécie e de qualquer forma de veneração que não oferece uma verdadeira honra e adoração a Jesus Cristo. “Eis o Deus que me salva, tenho confiança e nada temo, porque minha força e meu canto é o Senhor, e ele foi o meu salvador.” (Is 12,2). Amém, aleluia, amém!  









5 - ORAÇÃO PARA DESFAZER MALES E AFASTAR MAUS ESPÍRITOS

Ó Pai Celeste, te amo, te louvo e te adoro. Agradeço-te por ter-me enviado o teu Filho Jesus que venceu o pecado e a morte para a minha salvação. Agradeço-te por ter-me dado o Espírito Santo, que me dá força, que me guia e me conduz à plenitude da vida. Agradeço-te por Maria, minha Mãe Celeste, que intercede com os Anjos e os Santos por mim.

Ó Senhor Jesus Cristo, eu me prostro aos pés da tua cruz e peço-te de cobrir-me com teu preciosíssimo sangue que jorrou do teu Sacratíssimo Coração e das tuas santíssimas chagas. Lava-me, ó meu Jesus, na água viva que brota do teu Coração. Senhor Jesus, peço-te de circundar-me com a tua santa luz.

Pai Celeste, faz com que a água santa do meu batismo, reflua atrás no tempo, através das gerações maternas e paternas, afim de que toda a minha família seja purificada e libertada de satanás e do pecado. Prostrado diante de ti, ó Pai, peço-te perdão para mim mesmo, para os meus parentes, para os meus antepassados, por causa de cada invocação de poder que os colocaram contra ti ou que não tenha dado uma verdadeira honra ao nome santo de Jesus Cristo.

No santo nome de Jesus, eu reclamo agora, qualquer que seja a minha propriedade física ou espiritual que foi colocada sobre a jurisdição de satanás, para colocá-la de volta sob o Senhorio de Jesus Cristo. Pelo poder do teu Espírito Santo, revela-me ó Pai, cada pessoa que eu tenho necessidade de perdoar e cada área de pecado não confessado. Revela-me, ó Pai, aquelas partes da minha vida que deram a satanás a possibilidade de introduzir-se na minha vida.

Ó Pai, eu te dou toda falta de perdão. Eu te entrego todos os meus pecados. Entrego-te todos aqueles caminhos do qual satanás se apossou na minha vida. Obrigado pelo teu perdão e pelo teu amor. Senhor Jesus, no teu santo Nome, eu aprisiono todos os espíritos do ar, da água, da terra, os que estão debaixo da terra e os do mundo infernal.

Aprisiono também, no nome de Jesus Cristo, todos os emissários do comando geral satânico e clamo o preciosíssimo sangue de Jesus sobre o ar, sobre a atmosfera, sobre a água, sobre aterra e sobre os seus frutos. Ordeno de andarem diretamente até Jesus, sem nenhum tipo de manifestação e sem causar danos nem a mim e nem nenhuma outra pessoa de modo que Jesus possa dispor de mim segundo a sua santa vontade.

No nome santo de Jesus, eu rompo e desfaço toda maldição, mau-olhado, feitiçarias, encantamentos, armadilhas, mentiras, obstáculos, traições, desvios, influências espirituais, presságios e desejos diabólicos, segredos hereditários conhecidos e desconhecidos e qualquer que seja a disfunção e doença derivadas de qualquer origem, inclusive as minhas culpas e os meus pecados.

No nome de Jesus, eu esmago as transmissões de todo voto satânico, vínculo, ligação espiritual e trabalho infernal. No nome de Jesus, eu esmago e desfaço todas as ligações e os seus efeitos com astrólogos, adivinhos, clarividentes, médiuns, curandeiros que operam com bola de cristal, leitura das mãos, pranoterapeutas, movimento da Nova Era, práticas de reiki e Sei Cho, operadores do oculto e de folhas de chá, cartas e tarôs, operadores psíquicos, cultos satânicos e espíritos guias, magos, bruxas e operadores vodus.

No nome de Jesus, eu desfaço todos os efeitos de participação em encontros mediúnicos e espíritas, horóscopos , escritura automática, preparações ocultas de qualquer espécie e de qualquer forma de veneração que não oferece uma verdadeira honra e adoração a Jesus Cristo. “Eis o Deus que me salva, tenho confiança e nada temo, porque minha força e meu canto é o Senhor, e ele foi o meu salvador.” (Is 12,2). Amém, aleluia, amém!

(Padre Robert De Grandis)









Oração a Nossa Senhora libertadora dos flagelos

Ó Nossa Senhora libertadora dos flagelos, nós nos lançamos aos vossos pés com o coração cheio de amargura e de confiança no vosso auxílio. Somos pecadores sim, mas filhos vossos. Após termos deixado a casa do Pai, fomos conduzidos pela soberba ilusão de construir um mundo feliz sem Deus e contra Deus. O maligno inspirou ao homem este ímpio propósito e o homem o levou adiante com blasfêmias constante. Mas agora, este mundo, distante de Deus e cheio pecados cai sobre nós e nos esmaga.

Não temos a coragem de nos apresentarmos diante de Deus, que com nossas ingratidões o abandonamos e o seu amor desprezamos, rejeitando assim a sua misericórdia. Por isso, recorremos a vós, nossa Mãe terníssima, Advogada nossa, com a consciência de termos pecado contra o céu e contra a terra, e com firme propósito de nos afastarmos do mal, para encontrarmos na oração e na penitência o caminho da conversão que conduz a Deus.

Liberta-nos, por isso, ó segura esperança dos Cristãos, liberta-nos de todo flagelo, afasta a cólera divina das nossas casas, da nossa Pátria, do mundo inteiro.Nós por todas as nossas necessidades nos entregamos ao vosso Coração Imaculado, no qual procuramos refúgio nas duras horas de expiação, força nas horas de tremenda purificação, certeza no triunfo do vosso Filho Divino, que na cruz temos a arma da nossa luta e da nossa vitória e a coroa da nossa felicidade. Amém!













Ao Senhor Jesus

Ó Jesus Salvador, meu Senhor e meu Deus, meu Deus e meu tudo, que com o sacrifício da cruz nos redimistes e destruístes o poder de satanás, eu vos peço de libertar-me de toda presença maléfica e de toda influência maligna. Eu vos peço no vosso nome, peço-vos pelas vossas santas chagas, peço-vos pela vossa santa cruz, peço-vos pela intercessão de Maria, a Imaculada Conceição e Virgem Dolorosa. O sangue e a água que jorraram do vosso lado, desçam sobre mim para purificar-me, libertar-me e curar-me. Amém!








6 - ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO SOBRE OUTRA PESSOA QUE SE SENTE SOBRE A INFLUÊNCIA DO MALIGNO:



Leitura do santo Evangelho segundo são Marcos (Mc 16,15-20):

Naquele tempo, depois de ressuscitar, disse Jesus aos Onze: «Ide por todo o mundo e anunciai a boa nova a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo, mas quem não acreditar será condenado. E estes serão os sinais que acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão demónios, falarão novas línguas, tomarão na mão serpentes e, se beberem qualquer veneno, não lhes fará mal, imporão as mãos aos doentes e estes ficarão curados». O Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, subiu ao céu e sentou-se à direita de Deus. Então eles partiram e pregaram por toda a parte, enquanto o Senhor operava juntamente com eles e confirmava a sua palavra com os prodígios que a acompanhavam.

Palavra da salvação.
R. Glória a Vós Senhor.

N. : Renuncias a satanás e a todos os seus anjos?
R. Sim, renuncio.

Renuncias a todas as suas incitações ao pecado e à rebelião contra Deus?
R. Sim, renuncio.

Renuncias a todas as suas seduções: à magia, à feitiçaria, à bruxaria, à astrologia, à adivinhação, à invocação dos mortos, ao espiritismo, à idolatria, aos cultos satânicos, à música satânica, à superstição e a todas as formas de ocultismo?
R. Sim, renuncio.

Crês em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?
R. Sim, creio.

Crês em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos, está sentado à direita do Pai e virá de novo para julgar os vivos e o mortos?
R. Sim, creio.

Crês no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna?
R. Sim, creio.

Esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja, que nos gloriamos de professar, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.
R. Ámen.

Fiéis aos ensinamentos do Salvador ousamos dizer:

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa Vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Livrai-nos de todo mal e de toda a perturbação diabólica, Vós que pela morte e ressurreição de Jesus Cristo, vosso amado Filho, nos libertastes do poder das trevas e da morte e nos transferiste para o vosso Reino de luz e santidade, libertai agora este nosso irmão N. de todo o domínio e ligação com satanás e os seus anjos. Libertai-o de todas as forças do mal, esmagai-as, destrui-as, para que o N. possa ficar bom e viver segundo a vossa santíssima Vontade. Libertai-o de todos os malefícios, das bruxarias, da magia negra, das missas negras, dos feitiços, das maldições, do mau-olhado, dos ritos satânicos, dos cultos satânicos, das consagrações a satanás. Destrui qualquer ligação com satanás e com todas as pessoas ligadas a satanás, vivas ou defuntas. Libertai-o de toda a infestação diabólica, de toda a possessão diabólica, de toda a obsessão diabólica, e de tudo aquilo que é pecado ou consequência do pecado. Destrui todos estes males no inferno para que nunca mais atormentem o N. nem nenhuma outra criatura no mundo. Deus Pai todo-poderoso, peço-Vos, em nome de Jesus Cristo Salvador e pela intercessão da Virgem Imaculada que ordeneis a todos os espíritos imundos, a todas as presenças que atormentam o N., a deixá-lo imediatamente, a deixá-lo definitivamente e a ir para o inferno eterno, encadeados por São Miguel Arcanjo, por São Gabriel, por São Rafael, pelos nossos Anjos da Guarda, esmagados debaixo do calcanhar da Santíssima Virgem Maria nossa Mãe Imaculada. Vós que criastes o homem à vossa imagem e semelhança na santidade e na justiça, e depois do pecado não o abandonastes, antes com sábia providência cuidastes da sua salvação pelo mistério da incarnação, paixão, morte e ressurreição do vosso muito amado Filho, salvai este vosso servo e libertai-o do mal e da escravidão do inimigo; afastai dele o espírito de mentira, soberba, luxúria, avareza, ira, inveja, gula, preguiça e de toda a espécie de maldade. Recebei-o no vosso Reino, abri o seu coração para entender o vosso Evangelho, para que viva sempre como filho da luz, dê testemunho da verdade e pratique obras de caridade segundo os vossos mandamentos. Com o sopro da Vossa boca expulsai, Senhor, os espíritos malignos: ordenai que se retirem porque chegou o vosso Reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
R. Ámen.

O Senhor te livre de todo o mal, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
R. Ámen.

Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.











7 - ORAÇÃO À AUGUSTA RAINHA DOS CÉUS

Augusta Rainha dos céus e Senhora dos Anjos, vós que desde o princípio, recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de satanás, humildemente vos rogamos que envieis as legiões celestes, para que, às vossas ordens, persigam os infernais espíritos, combatendo-os por toda a parte, confundam a sua audácia e os precipitem no abismo.

Ó Excelsa Mãe de Deus, enviai também São Miguel arcanjo, o invencível chefe dos exércitos do Senhor, na luta contra os emissários do inferno entre os homens. Destruindo os planos dos ímpios e humilhando todos aqueles que querem o mal. Obtenha para eles a graça do arrependimento e da conversão, afim de que dêem honra ao Deus vivo, Uno e Trino e a vós.

Ó nossa Poderosa protetora, por meio dos resplandecentes espíritos celestes, protegei por toda a terra as Igrejas, os lugares sagrados, e especialmente, o Santíssimo Sacramento do Altar. Impedi toda profanação e toda destruição. Os anjos estão a cada instante na espera de vossas ordens e ardem de um desejo em escutá-las.

Ó Mãe Celeste, protegei enfim também as nossas casas e os nossos lares das insidias do inimigo infernal. Fazei que os santos anjos habitem sempre nelas e nos tragam as bênçãos do Altíssimo. Quem como Deus? Quem como vós, ó Maria? Vós sois a Rainha dos Anjos e a vencedora de satanás. Ó boa e terna Mãe, vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança!Ó Mãe de Deus, enviai os santos Anjos, para nos defender e repelir para longe de nós o cruel inimigo. Santos Anjos e Arcanjos defendei-nos e protegei-nos. Amém!












Image result for SAINT BENEDICT MEDAL INLUMINUE


8- ORAÇÃO DA CRUZ DE SÃO BENTO

C.S.P.B.: Crux Sancti Patris Benedicti
Cruz do Santo Patriarca Bento

C.S.S.M.L.: Cruz Sancta Sit Mihi Lux
a Cruz Santa seja a minha Luz

N.D.S.M.D.: Non Draco Sit Mihi Dux.
que o Dragão não seja meu Senhor.

V.R.S.: Vade Retro Satana!
Retira-te, Satanás!

N.S.M.V.: Numquam Suades Mihi Vana!
Não me aconselhes loucuras!

S.M.Q.L.: Sunt Mala Quæ Libas
São maldades o que me apresentas

I.V.B.: Ipse Venena Bibas.
tu mesmo bebe esses venenos.







9 - NOVENA PARA LIVRAR-SE DO MAL (rezar durante nove dias)

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos.

Senhor Nosso Deus Soberano, Todo-Poderoso, a quem tudo pertence,
Vós que tudo fizestes e que tudo podeis transformar segundo a Vossa vontade,
Senhor Nosso Deus, livrai-nos do mal!
Vós que Sois o médico e o remédio das nossas almas, livrai-nos do mal!
Vós que Sois a salvação daqueles que a Vós recorrem, livrai-nos do mal!

Nós Vos pedimos e suplicamos que afasteis toda influência maligna,
Senhor fortalecei-nos e enchei-nos de Vosso Santo Espírito, livrando-nos do mal!
Afastai as forças do mal para que possamos nos dedicar à prática do bem.
Afastai de nossos lares e nossa vida todos os males.
Livrai-nos Senhor da bruxaria, magia, superstição, feitiços e maldições.
Afastai-nos Senhor de todo mal como a ganância, o egoísmo, e inveja, o ódio, a calúnia, a falência, a mentira e a traição.
Afastai a doença física, psíquica, moral e espiritual.
Senhor livrai-nos de todos os males!
Deus Todo-Poderoso, como Jesus nos ensinou, nós pedimos...

(Fazer seu pedido)

Pai-nosso, que estais no céu, 
santificado seja o Vosso nome. 
Venha a nós o Vosso reino, 
seja feita a Vossa vontade 
assim na Terra como no Céu. 

O pão nosso de cada dia nos dai hoje. 
Perdoai-nos as nossas ofensas 
assim como nós perdoamos 
a quem nos tem ofendido; 
e não nos deixeis cair em tentação, 
mas livrai-nos do mal. Amém.

Arcanjos de Deus livrai-nos do mal!
Arcanjos do Senhor venham em nosso auxílio!
Ó Deus, de modo especial, livrai-nos deste mal que tanto nos aflige. Amém.










10 - EXORCISMO DO RITUAL ROMANO (DEVE SER FEITO PELO SACERDOTE)




Exorcistas raramente ou nunca trabalham sozinhos. Normalmente são auxiliadas por, no mínimo, três outras pessoas.

Uma delas é geralmente um padre mais jovem e menos experiente que está ou esteve sob treinamento para realização de exorcismos.

Seu papel central é continuar o exorcismo e assumir o ritual, caso o exorcista fique muito fraco para continuar ou se ele morrer.




A segunda pessoa que serve de assistente para o exorcista é, na maioria dos casos, um médico cuja responsabilidade é administrar qualquer medicação ou tratamento que a vítima da possessão precise, pois sob nenhuma circunstância o exorcista pode fazer isso.

 A terceira pessoa é tradicionalmente um homem parente da pessoa possuída – normalmente o pai, irmão ou marido. Em alguns casos pode ser um amigo de confiança da família. Mas, em qualquer caso, é imperativo que esteja em boas condições de saúde e seja forte – tanto física como mentalmente. Se a pessoa possuída é uma mulher, muitos exorcistas providenciam que outra mulher esteja presente durante o ritual para evitar escândalos.

Antes de realizar o ritual do exorcismo, é costumeiro que o padre faça uma boa confissão e seja absolvido de todos os seus pecados para o caso de o espírito ou demônio que ele enfrentará tente usá-los contra ele durante o ritual.

Ele então veste os trajes necessários para os padres exorcistas (um sobrepeliz e um sudário púrpura) e inicia o ritual.

Durante o exorcismo, certas orações prescritas, tais como o Pater Noster (o Pai-Nosso), as Litanias dos Santos e o Salmo 53, são recitadas sobre o individuo possuído, freqüentemente em latim, uma vez que se acredita que as orações são mais eficientes quando recitadas nessa antiga língua.

 Ao longo dessas recitações, o exorcista tradicionalmente faz o sinal-da-cruz, lê as escrituras e, às vezes, coloca suas mãos sobre a vítima.

Ele também exige que o espírito maligno ou demônio que possuiu a pessoa revele seu nome e natureza, sucumba ao Filho de Deus e deixe sua vítima humana em paz.

Quando o espírito maligno ou demônio finalmente parte, o exorcista reza a Jesus Cristo e pede que ele conceda sua divina ajuda e proteção à pessoa, que normalmente não retém memórias claras de sua possessão demoníaca ou do exorcismo.

Se, todavia, o ritual de exorcismo não é bem-sucedido em expulsar o espírito maligno ou demônio de sua vítima, ele é então realizado repetidamente até que a entidade deixe o local. Isso pode levar horas, dias ou até mais tempo.









O exorcismo (latim)
EXORCISMUS

Regna terrae, cantate deo, psállite dómino, tribuite virtutem deo Exorcizamus te, omnis immundus spiritus, omnis satanica potestas, omnis incursio infernalis adversarii, omnis legio, omnis congregatio et secta diabolica, in nomine et virtute Domini Nostri Jesu + Christi, eradicare et effugare a Dei Ecclesia, ab animabus ad imaginem Dei conditis ac pretioso divini Agni sanguine redemptis + . Non ultra audeas, serpens callidissime, decipere humanum genus,+ Dei Ecclesiam persequi, ac Dei electos excutere et cribrare sicut triticum + .

Imperat tibi Deus altissimus + , cui in magna tua superbia te similem haberi adhuc præsumis; qui omnes homines vult salvos fieri et ad agnitionem veritaris venire.

 Imperat tibi Deus Pater + ; imperat tibi Deus Filius + ; imperat tibi Deus Spiritus Sanctus + .

Imperat tibi majestas Christi, æternum Dei Verbum, caro factum + , qui pro salute generis nostri tua invidia perditi, humiliavit semetipsum facfus hobediens usque ad mortem; qui Ecclesiam suam ædificavit supra firmam petram, et portas inferi adversus eam nunquam esse prævalituras edixit, cum ea ipse permansurus omnibus die° bus usque ad consummationem sæculi.

 Imperat tibi sacramentum Crucis + , omniumque christianæ fidei Mysteriorum virtus +.

 Imperat tibi excelsa Dei Genitrix Virgo Maria + , quæ superbissimum caput tuum a primo instanti immaculatæ suæ conceptionis in sua humilitate contrivit.

Imperat tibi fides sanctorum Apostolorum Petri et Pauli, et ceterorum Apostolorum + .

Imperat tibi Martyrum sanguis, ac pia Sanctorum et Sanctarum omnium intercessio +.


Ergo, draco maledicte et omnis legio diabolica, adjuramus te per Deum + vivum, per Deum + verum, per Deum + sanctum, per Deum qui sic dilexit mundum, ut Filium suum unigenitum daret, ut omnes qui credit in eum non pereat, sed habeat vitam æternam: cessa decipere humanas creaturas, eisque æternæ perditionìs venenum propinare: desine Ecclesiæ nocere, et ejus libertati laqueos injicere. Vade, satana, inventor et magister omnis fallaciæ, hostis humanæ salutis.

Da locum Christo, in quo nihil invenisti de operibus tuis; da locum Ecclesiæ uni, sanctæ, catholicæ, et apostolicæ, quam Christus ipse acquisivit sanguine suo.

Humiliare sub potenti manu Dei; contremisce et effuge, invocato a nobis sancto et terribili nomine Jesu, quem inferi tremunt, cui Virtutes cælorum et Potestates et Dominationes subjectæ sunt; quem Cherubim et Seraphim indefessis vocibus laudant, dicentes: Sanctus, Sanctus, Sanctus Dominus Deus Sabaoth.


V. Domine, exaudi orationem meam.

R. Et clamor meus ad te veniat.

[si fuerit saltem diaconus subjungat V. Dominus vobiscum.

R. Et cum spiritu tuo.


Oremus.


Deus caeli, Deus terræ, Deus Angelorum, Deus Archangelorum, Deus Patriarcharum, Deus Prophetarum, Deus Apostolorum, Deus Martyrum, Deus Confessorum, Deus Virginum, Deus qui potestatem habes donare vitam post mortem, requiem post laborem; quia non est Deus præter te, nec esse potest nisi tu creator omnium visibilium et invisibilium, cujus regni non erit finis: humiIiter majestati gloriæ tuæ supplicamus, ut ab omni infernalium spirituum potestate, laqueo, deceptione et nequitia nos potenter liberare, et incolumes custodire digneris. Per Christum Dominum nostrum. Amen.


Ab insidiis diaboli, libera nos, Domine.

Ut Ecclesiam tuam secura tibi facias libertate servire, te rogamus, audi nos.

Ut inimicos sanctæ Ecclesiæ humiliare digneris, te rogamus audi nos.


Et aspergatur locus aqua benedicta.







O Exorcismo (português)

À presença do Senhor, Nós dirigimos.

Reinos da terra, Cante a Deus, cantar-vos ao Senhor, atribuam a virtude de Deus, Esconjuro-vos, todo o espírito impuro, todo poder satânico, cada incursão do adversário infernal, cada legião, toda congregação e seita diabólica, em nome e pelo poder de Nosso Senhor Jesus Cristo, para erradicar e extinguir da Igreja de Deus, a imagem de Deus e redimido pelo precioso das almas redimidas pelo sangue do Cordeiro de Deus +.

 Já não se atreva, astúcia da serpente, a enganar o gênero humano, perseguir a Igreja , atormentar aos eleitos por Deus e peneirá -los como trigo + .

O Altíssimo Deus ordena que você, Aquele a quem, na tua grande insolência, ainda afirmam ser, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade .

Deus, o Pai ordena que você, +, + Deus Filho ordena que você; + Deus o Espírito Santo te ordena. Os comandos, a majestade do Cristo, o Verbo eterno de Deus, se fez carne + Ele, para nos salvar, superando a maldade que entrou no mundo através de sua inveja, humilhou-se obediente até a morte, que construiu a Sua Igreja sobre a rocha firme, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela - afirmou ele - todos os dias até a consumação do mundo.

Sacramento da Cruz comanda você, +, + poder dos mistérios da fé cristã. Os altos de Virgem Maria, Mãe de Deus ordena que você, +, sua cabeça orgulhosa em sua humildade esmagou desde o primeiro instante da sua Imaculada Conceição.

A fé dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, e do resto dos Apóstolos +. Te Ordena o sangue dos Mártires e a intercessão piedosa de todos os Santos e o Espírito Santo +.

Portanto, dragão amaldiçoado e toda legião diabólica, nós te conjuramos pelo + Deus vivo, pelo verdadeiro + Deus, pelo Deus santo, pelo Deus que amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a a vida eterna: Cessa de enganar as criaturas humanas, e de dar-lhes o veneno da condenação eterna: deixai de prejudicar a Igreja, dificultando sua liberdade para se salvar.

Vá embora, Satanás, inventor e mestre de todas as mentiras, inimigo da salvação do homem.

Dê lugar a Cristo, em quem ele não encontrou nada das obras de seu próprio lugar, em seguida, dar lugar à Una, Santa, Católica e Apostólica, que o próprio Cristo adquiriu com seu próprio sangue.

Humilha-te sob a poderosa mão de Deus, treme e foge quando invocarmos o Santo e terrível Nome de Jesus, o que faz tremer o inferno, para o qual as Virtudes, Poderes e Dominações do Céu estão humildemente submetidos, este Nome que os Querubins e Serafins, louvamos incessantemente repetindo: Santo, Santo, Santo é o Senhor, Deus do Universo.

V. Senhor, escutai a nossa prece.

R. E chegue até vós o nosso clamor.

[Se houver um Diácono, este deve dar a benção.

R. E com o seu espírito.]

Oremos.

Ó Deus do céu, ó Deus de terra, Deus dos Anjos, Deus dos Arcanjos, Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos, Deus dos Mártires, Deus dos confessores, Deus das Virgens, Deus que tem poder para conceder a vida após a morte e descanso depois do trabalho, porque não há outro Deus além de Ti, e nenhum outro pode ser o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, de cujo reinado não terá fim: humildemente na presença da majestade de tua glória, nós oramos, a fim de que vos digneis libertar-nos dos espíritos malignos, das suas ciladas, sua decepção e libertar-nos com o teu poder de sua maldade e de sua fúria. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Das ciladas do demônio, livrai-nos, Senhor.

Que a Tua Igreja possa servir -Te em paz e liberdade, nós te pedimos, ouvi-nos.

 Humildemente vos pedimos, livrai-nos dos inimigos da Santa Igreja , nós Vos suplicamos,ouvi-nos Senhor.

Asperge-se



terça-feira, 21 de abril de 2015

A FAMÍLIA DE JESUS - AVÓS, PRIMOS, TIOS, PARENTES SANTOS VENERADOS PELA IGREJA


Entre os parentes de Jesus que se desacaram na História Cristã e na piedade popular temos:


  • 1 - (a bisavó de Jesus), Santa Emereciana, mãe de Santa Ana, a mãe da Virgem Santíssima;
  • 2- Santa Esméria (tia avó de Jesus)
  •  3- (os avós de Jesus), Santa Ana  e São Joaquim; 
  • 4- a prima da Virgem Maria, Santa Isabel
  • 5-  o primo segundo  de Jesus , São João Batista ;
  • 6-seus tios, São Cléofas e Santa Maria de Cléofas, pais dos primos de Jesus
  • 7- os primos ( irmãos do Senhor), São Tiago o Menor, São Simão e São Judas Tadeu;
  • 8- Santa Maria Salomé, irmã da Virgem Maria, tia de Jesus, mãe dos filhos de zebedeu, 
  • 9- os primos de Jesus, São Tiago, o Maior, e São João Evangelista.
  • 10- São Servácio, primo de São João Batista, parente distante de Jesus.


Não encontrei nenhum registro de devoção ou história a respeito do outro irmão do Senhor José. Ele não é mencionado como Apóstolo ou discípulo de Jesus.




  • 1- SANTA EMERENCIA ou EMERENCIANA - AVÓ DE MARIA E BISAVÓ DE JESUS







Santa Emerenciana no alto, Nossa Senhora com o Menino Jesus ao lado de Santa Ana, sua Mãe.


Santa Emerenciana é mãe de Santa Ana ( a Mãe da Virgem Maria e avó de Jesus) e de  Santa Esméria (mãe de Santa Isabel e avó de São João Batista). Por isso Maria e Isabel eram primas (Lc 1,36). 

 Algumas tradições afirmam que os nomes dos pais de Santa Ana eram Estolano e Emerenciana, outros afirmam que era Akar e Maria.





No lado esquerdo, São Joaquim, Santa Ana, a Virgem e o Menino.
No lado direito, Santa Emerenciana ou Emerencia e seu marido Estolano, pais de Santa Ana e bisavós de Jesus.







  • 2- SANTA ESMERIA - IRMÃ DA AVÓ (TIA AVÓ) DE JESUS - TIA DE NOSSA SENHORA -  MÃE DE SANTA ISABEL E AVÓ DE SÃO JOÃO BATISTA


Esmeria, também conhecida como Sovin ou Sobe , era a mãe de Santa Isabel e uma irmã de Santa Ana, a mãe de Maria, mãe de Jesus , de acordo com fontes medievais bizantinas.


Havia três irmãs de Belém , filhas de Matã ou Fanuel, o sacerdote, e Maria ou Emerencia, sua esposa, sob o reinado de Cleópatra e Sosipatrus, antes do reinado de Herodes , o filho de Antípatro : a mais velha era Maria, a segunda foi Sobe (ou Esméria), o nome da mais nova era  Ana. A irmã mais velha casou-se em Belém, teve por filha Salomé, a parteira; Sobe se casou em Belém, e foi a mãe de Santa Isabel, que foi mãe de São João Batista ; Por fim, a terceira casou na Galiléia , e trouxe à luz Maria, mãe de Cristo.






Acima, no lado esquerdo, temos Santa maria Salomé com seus dois filhos, em pé Zebedeu, seu marido, e ao lado dele, Santa Esméria com Eliud, seu filho, irmão de Santa Isabel, e bisavô de Saõa Servácio. Santa Esméria era irmã de Santa Ana, avó de São João Batista e Tia Avó de Jesus.

De acordo com outra tradição, Santa Ana teria ficado viúva e se casado três vezes. A primeira, com Joaquim de quem teve Maria, a Mãe de Jesus. Depois com Cléofas de quem teve Maria de Cléofas e por último com Salomé de quem nasceu Maria Salomé. Por isso, em muitas imagens os três maridos são retratados acima dela.
Ao lado direito, temos Maria de Cléofas, esposa de Alfeu, com os irmaõs do Senhor, João, Tiago, Judas e José, e em pé Santa Isabel com São João Batista menino e Zacarias ao lado.




  • 3- Santa Ana e São Joaquim - AVÓS MATERNOS DE JESUS

Os dados biográficos que sabemos sobre os pais de Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago.

Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha, Maria, que foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.





  • 4- Santa Isabel - FILHA DE SANTA ESMÉRIA - PRIMA DE MARIA, NOSSA SENHORA

Viveu no primeiro século e foi Mãe de São João Batista, santo que antecedeu Jesus e o batizou. Jesus e João, por consequência, eram primos. Tudo que sabemos dela e de seu esposo, São Zacarias, é encontrado no primeiro capítulo do Evangelho de São Lucas.





Isabel recebeu a visita de Maria, mãe de Jesus, e  na época Maria cantou um hino de homenagem a Isabel, hoje conhecido como o "Magnificat".






  • 5- São João Batista - FILHO DE SANTA ISABEL -  PRIMO SEGUNDO DE JESUS

São João Batista, filho de Zacarias e Isabel, primo de Jesus. 

Ele  é o precursor do Messias .

Na liturgia da Igreja Católica sua festa e celebrada desde os primeiros anos da igreja católica no dia 24 de junho, e sua carreira como profeta é descrita nos evangelhos.










  • 6- São Cléofas ou Alfeu e Santa Maria de Cléofas - TIOS DE JESUS





Ela era irmã de Nossa Senhora, casada com Cleófas (ou Alfeu) e, portanto tia de Jesus Cristo.

 É também considerada a “Mãe dos irmãos de Jesus” (Mc 6,3; Mt 13,55)a mulher de Cléofas descrita em Jo 19,25,  uma expressão semítica que significa “primos”.

         Historiadores escrevem que Cleófas era irmão de São José e pai de São Judas Tadeu, São Tiago Menor e de São Simão.


Alfeu e Cléofas seriam transcrição e pronúncia do mesmo nome hebraico Halphai ou dois nomes trazidos pela mesma pessoa. Alfeu Cléofas, presumivelmente, porque ele é o pai de Tiago, o Menor, e de José, primos de Jesus. No Evangelho de João, Maria, mãe de Tiago e José, é chamada “a mulher de Cléofas” e irmã, em maior ou menor precisão, de Maria, a Mãe de Jesus.






Santa Maria de Cléofas com seus filhos: Tiago, o Menor, José,  Simão e  Judas Tadeu, que são primos do Senhor.



7 - OS PRIMOS DE JESUS (IRMÃOS EM LINGUAGEM BÍBLICA)




 Os irmãos de Jesus descritos no Evangelho (Mc 6,3; Mt 13,55) eram filhos de outra Maria.

Tiago e José, descritos como irmãos do Senhor, eram filhos de outra Maria (Mateus 27,56; Marcos 16,1) (talvez a mulher de Cléofas descrita em Jo 19,25). Tiago e Judas  são descritos como filhos de Alfeu (Mateus 10,3; Atos 1,13).

Judas é descrito como sendo irmão de Tiago (Lucas 6,16; Atos 1,13; Judas 1,1). Logo, eram todos irmãos, filhos de outra Maria e de Alfeu.

Simão é o único que não é descrito como tendo um pai ou mãe, mas podemos concluir que também era primo de Jesus, assim como os demais.


A expressão "Irmãos de Jesus" na verdade quer dizer PRIMOS DE JESUS. Não havia a palavra primo em aramaico na época de Jesus. O irmão significava não só o filho do mesmo pai e da mesma mãe, como também primos.
Há várias passagens bíblicas que mostram o termo irmão no sentido de parente ou primo (Gn 13,8; Gn 31,22-23; Ex 2,11; Jz 9, 1-3; I Cr 15,1-5; I Cr 23,21-22; II Cr 36,10).
Quando o Evangelho foi escrito em grego, os evangElistas continuaram usando o termo irmão no sentido aramaico.
São Paulo usa o mesmo termo em grego "αδέλφοι " (I Cor 15,6) para falar de irmãos na fé.






  • São Simão o apóstolo - IRMÃO DO SENHOR, PRIMO DE JESUS

Simão era filho de Cleophas e Maria. Cleophas era irmão de São José e ela irma de da Virgem Maria, assim Simão era primo irmão de Jesus.

Também chamado de Canaanite (Mt10:4;Mc3:18) ele era um dos apóstolos e foi mencionado varias vezes no Novo Testamento. Conhecido como o Zeloso (Luc 6:15 e Atos1:13) por sua dura obediência lei dos judeus, Simão foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Foi bispo em Jerusalém.



  • São Judas Thadeu - IRMÃO DO SENHOR, PRIMO DE JESUS

São Judas, filho de Cleophas ou Alfeu que morreu martirizado, ( Cleophas era irmão de São José) e de Maria Cleophas,( irmã de Nossa Senhora)  assim era primo irmão de Jesus e diziam que se parecia muito com Ele.


Era irmão de São Tiago, o menor e de São Simão, o apóstolo .
 Lucas também chama Judas o "Zealote"(o fanático) (Luc 6:15). 

Ele é o autor do menor dos livros do Novo Testamento :
"A carta de Judas"; embora no versículo 17 desta carta, deixa uma dúvida de que talvez os apóstolos de Jesus já haviam morrido.




  • São Tiago, o menor - IRMÃO DO SENHOR, PRIMO DE JESUS

Tiago, de acordo com Marcos (15:40) ele estava com as mulheres Maria (chamada de mãe de Tiago por Marcos, 16:1)e Maria Madalena na crucificação de Jesus. Ele é também chamado ( Mt 27:56) primo em primeiro grau de Jesus.

Este Tiago seria o mesmo "Tiago da Epistola de Tiago" que começa chamando a si próprio de "servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo" o que pode indicar que isso era um título oficial da Igreja da época. Tiago usa o tom de autoridade de quem era bem conhecido na Igreja e acostumado a usar de sua autoridade.







Santa Ana com São João Batista diante do Menino Jesus com Santa Maria e  São José.





Santa Isabel com São João Batista, São José, Nossa Senhora, o Menino Jesus, São Joaquim e Santa Ana.





  • 8- Santa Maria Salomé - IRMÃ DE MARIA, MÃE DE JESUS (segundo algumas tradições)












Maria Salomé era casada com Zebedeu (Mateus 20, 20-23;Lc 5, 10), mãe de São João, o evangelista e de São Tiago, o maior ( conhecido nos países de língua inglesa como Saint James, the Greater) e seria prima ou irmã da Virgem Maria. Era uma das três Marias que ajudaram Jesus durante o inicio de seu ministério e o acompanharam nas suas viagens e testemunharam a sua crucificação, a retirada do corpo, e a sua ressurreição. O evangelista São Marcos menciona Salomé como uma das mulheres que vieram com Madalena untar com óleos (costume da época) o corpo de Jesus na manhã da ressurreição.

Diz os Evangelhos que Jesus e Salomé em uma conversa, ela pede a Jesus para coloca-la e seus filhos com Ele em Seu Reino no céu. É que Tiago e João o seguiriam seu exemplo de humildade e sacrifícios para ganhar e merecer seus lugares lá. 



  •  9 - PRIMOS DE JESUS, filhos de Santa Maria Salomé, Mulher de Zebedeu : São Tiago, o maior e Sã João, o Evangelista


  • São Tiago, maior - PRIMO DE JESUS

 Filho de Zebedeu e Salomé ele pescava para viver com o seu irmão João (o evangelista) na Galiléia. Cristo deu a Tiago e a João o apelido "Filhos do Trovão" para expressar a sua natureza apaixonada.  Ler: (Luc 9,54-56; Mar10,35-41; Mc5, 37).  Tiago, o maior, é considerado o protomártir dos apóstolos, morto pelo Rei Herodes Agrippa em Jerusalém (Acts 12,2). Ele foi decapitado e seu martírio é o único relatado pelos apóstolos no Novo Testamento. 


  • São João, o evangelista - PRIMO DE JESUS

São João, o evangelista, era filho de Zebedeu e Salomé e era o irmão mais novo de Tiago, o Maior. 
João seria o discípulo mais amado do Senhor e é dito que teria escrito o Livro das Revelações (o Apocalipse), o último livro da Bíblia.Ler: (Luc 9, 54-56; Mar 10 ,35-41; Mc 5, 37; Gal 2, 9;  Jo 20, 3-8; Jo 18,15-16; Jo 21,7; Jo21:20-23; Atos 3:1-11; Atos 4:1-21)  



A família de Santa Ana por Marten De Vos










  • 10 - São Servácio

Nascido na Armênia, morreu em Maastricht , tradicionalmente em 384, foi bispo de Tongeren -Latin: Atuatuca Tungrorum , a capital do Tungri -. Servatius ou Servácio é santo padroeiro da cidade de Maastricht e as cidades de Schijndel e Grimbergen . Ele é um dos santos de gelo . Sua festa é 13 de Maio.
 Duas vitae ( biografias ) afirmam que seu lugar de nascimento foi a Armenia e fazem dele um primo de São João Batista , e, assim, um parente distante de Jesus.






Mais um quadro retratando Santa Ana, a matriarca, com Nossa Senhora e o Menino Jesus ao centro, Santa Maria de Cléofas com seus filhos, os irmãos do Senhor, do lado esquerdo. Santa Maria Salomé, esposa de Zebedeu, com seu  filhos, os filhos do trovão, como Jesus dizia, São Tiago o Maior, e São João, o Evangelista.










Quadro: A família de Santa Ana. Retratando as três filhas de Santa Ana, de acordo com a tradição.
No lado direito, Santa Maria Salomé e seu esposo Zebedeu com São João e São Tiago, o Maior.
No lado esquerdo, Santa Maria de Cléfas e São Cléofas, com São Tiago, o Menor, São Judas Tadeu e São Simão, o Zelote e José, primos de Jesus.
Ao centro, Santa Ana sentada, e Nossa Senhora como o Menino e São José ao lado.


Na extrema esquerda, Emyu está conversando com Cleophas, como indicado por seus gestos de mão. Sentado abaixo dele é sua esposa Memelia, wearning um turbante exótico e segurando um livro aberto. Ao lado dela, vestido com uma túnica vermelha, é o seu filho Servatius (d 384.), O ex-bispo e santo padroeiro de Maastricht: seu nome é dado no pergaminho que ele está segurando. Segundo a tradição medieval, Emyu era filho de Eliud e neto de Esmeria, a irmã de St Anne: seu filho Servatius foi, assim, acredita-se estar relacionado com Cristo. Esta suposta genealogia de St Servatius pode ser encontrada na arte medieval, logo no século XII. Ele também foi corroborado pelo autor medieval Jacobus de Voragine, autor da  Legenda Aurea . A inclusão de St Servatius e seus pais aqui é particularmente apropriado para uma pintura destinado para a catedral de que Servatius era o santo padroeiro.
Abaixo de Cléofas temos Alfeu com Santa Maria de Cléofas e seus quatro filhos, Tiago, João, Judas Tadeu e Simão.
No lado direito, temos Santa Isabel com São João Batista menino de vermelho e Zacarias conversando com Salomé, outro esposo de Santa Ana. Abaixo de Salomé, temos Zebedeu e Santa Maria Salomé com Tiago o maior e João Evangelista, seus filhos.
Ao centro, Santa Ana conversa com São Joaquim, pai de Nossa Senhora, sentada abaixo com o Menino e São José.



FONTES:

http://imaginemdei.blogspot.com.br/2011/07/glorious-st-anne-iconography-of-st-anne_24.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salom%C3%A9_(irm%C3%A3_de_Maria)
http://www.cademeusanto.com.br/santa_salome.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Three_Marys
http://ocarmelo.blogspot.com.br/2012/07/santa-ana-26-de-julho.html
http://www.jangadabrasil.com.br/julho35/fe35070b.htm
http://www.filhosdapaixao.org.br/escritos/esclarecimento/004_irmaos_de_jesus.htm
http://www.cademeusanto.com.br/sao_tiago.htm
http://www.geni.com/people/Sobe-or-Esmeria/6000000003820929230
http://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Servatius
http://fraternidadesaogilberto.blogspot.com.br/2012/05/sao-servacio-bispo.html
https://www.catharijneconvent.nl/adlib/41723/?q=middelrijns+altaar
http://en.wikipedia.org/wiki/Sobe_(sister_of_Saint_Anne)
https://journeyingtothegoddess.wordpress.com/tag/saint-anna/