quarta-feira, 3 de outubro de 2018

POLÍTICA , FÉ E ALIENAÇÃO

Trecho do texto de Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales:

"Muitos candidatos vendem uma imagem que não corresponde à sua identidade real, à função que postulam e ao tipo de gestão que a nação necessita. Para muitos deles, o processo eleitoral se reduz ao marketing. O debate com a participação direta dos eleitores é raro. Até mesmo grande parte de comunidades cristãs se omite dessa responsabilidade.

São escandalosas as posturas alienadas de muitos cristãos e as adesões a um candidato à presidência que dissemina violência, ódio, racismo, homofobia e preconceito contra mulheres e pobres. Ele utiliza falsamente as temáticas do aborto, gênero, família e ética; faz apologia à tortura, à pena de morte e ao armamentismo; e é réu por injúria e incitação ao crime de estupro.

Ele e outros candidatos usam o “nome de Deus em vão”, o que é censurado na Sagrada Escritura, conforme o Livro do Êxodo 20,7. Manipulam a religião. Não amam a justiça. O livro da Sabedoria os adverte: “Haverá investigação sobre os projetos do injusto, o rumor das palavras dele chegará até o Senhor e seus crimes ficarão comprovados” (Sb 1,9).

Frente a esse contexto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou uma cartilha sobre as eleições, na qual manifesta preocupação com as polarizações que culminam em ódio. Por meio dessa cartilha, a CNBB chama a atenção para a importância da convivência democrática, do respeito ao próximo, do pluralismo sadio e do debate político sereno."


“Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com toda piedade e honestidade”
 (I Tm 2,1-2).


Rezemos pelo futuro do nosso país para que se acabem as guerras políticas que tanto prejudicaram e paralisaram nosso país e que o presidente eleito consiga trazer paz e equilíbrio.

ORAÇÃO:

Ó Deus, dai ao nosso país prosperidade e paz, afastai o fanatismo e a guerra política, e iluminai a todos para que lutem contra o egoísmo e a ganância e busquem construir um país justo, solidário, fraterno, que tenha qualidade de vida para todas as pessoas e respeito a todas as diferenças;
Que o teu reino de paz, justiça, fraternidade e amor possa ser construído nesta Terra de Santa Cruz com educação e saúde efetiva para todos;
Que as famílias sejam unidas e saibam educar e proteger suas crianças e os jovens valorizem o casamento e o namoro responsável;
Que tenhamos uma mídia mais responsável e democrática e que o lucro e o dinheiro não seja a única razão das pessoas, mas que o ser humano possa ser valorizado pelo que ele é, tenha salário digno e direitos respeitados. 

Livrai-nos da divisão, do ódio, da guerra, do fanatismo religioso e político e dai-nos dias de paz e prosperidade. Protegei nossos bens naturais, nossa cultura, nossa fé, e fazei que saibamos valorizar nossas riquezas e usá-las com sabedoria em benefício de todos.

Fazei, Senhor, que o povo escolha seus representantes políticos com sabedoria, sem se deixar levar pela corrupção da venda ou troca de seu voto.

Fazei, Senhor, que nosso povo escolha o melhor candidato a presidente e livrai-nos das fake news, boatos e interferência da mídia no discernimento da população.

Concedei-nos ver o Brasil crescer novamente e se tornar uma grande potência neste mundo, sem precisar de armas e guerra como alguns países, que cresceram às custas da opressão de muitos povos;

Que sejamos de fato cristãos, ficando juntos, tendo tudo em comum  e repartindo os bens com os mais necesssitados. (Atos 2:44,45)

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário