quinta-feira, 16 de novembro de 2017

UM PRESÉPIO DE NATAL ATRAI A FORÇA DOS ANJOS DE DEUS



Montar um presépio em casa não é apenas uma decoração, é um ato de amor, de oração, de devoção a Jesus. Um Natal sem presépio é um Natal sem Deus. Ter em casa uma árvore de Natal, Papai Noel, guirlandas, presentes, não significa festejar o Natal. O Natal é recordar o Nascimento de Jesus. 

Claro que para isso não precisamos de decoração, pois o verdadeiro Natal deve acontecer em nosso íntimo, na nossa mente, no coração e na mudança de atitudes.  No entanto, a decoração nos ajuda a direcionar a mente para essa época festiva do ano. E se as pessoas fazem questão de ter uma árvore de Natal e um Papai Noel, mas esquecem de simbolizar o aniversariante, então temos um problema. Será mais um Natal no qual o Senhor não encontrará um lugar para nascer ( São Lucas 2,7)


Related image




Ter um Presépio em casa é ter a presença constante dos Anjos. Sempre monto um presépio em casa. Depois colocarei aqui algumas fotos, e sempre sinto a eterna sensação de paz, silêncio de Deus... Durante o dia, sempre paro e mudo alguma ovelha de lugar ou um rei mago ou coloco mais folhas secas, pedras, etc. 

O Presépio sempre está ali, convidando para uma dinâmica de oração. Sempre que altero algo, lembro alguma passagem  do Evangelho, algum detalhe que faça a representação do cenário de Belém parecer mais verídica ou mágica. E, na maioria das vezes, depois que ligo o pisca pisca fico parado, olhando, apenas olhando... respirando, sem palavras, como se nada pensasse, e só existisse aquela cena mágica de anjos, estrela, Reis Magos... a Noite Mágica do Natal... 

Contemplar o Presépio atrai paz, tranquilidade, nos coloca mais próximos de Deus em oração, nos coloca em sintonia com os Anjos. Os Anjos que cantaram o "Glória a Deus nas alturas" e disseram aos Pastores para irem ver o Savador (São Lucas 2, 8-16). São eles que estão também ao nosso redor quando contemplamos o Menino Jesus. Não há mal que dure, não há forças espirituais malignas que fiquem no mesmo ambiente que um Presépio.

Um Presépio em casa é um  jeito concreto de dizer "Jesus te amo". Há muitas maneiras de dizer concretamente isso, e é claro  que o Senhor quer que digamos isso através de boas obras de misericórdia, perdoando e amando o próximo, mas montar um Presépio também é uma forma de dizer isso e de nos ajudar a manter a mente alerta num reforço de praticar a caridade.

Um Presépio nos dá a melhor lição do Cristianismo: Deus nasceu pobre para nos salvar! Pobreza não é motivo de vergonha! Deus quer que nos amemos e olhemos de modo especial pelos pobres. Deus quer que sejamos humildes, simples, sem essa "onda" de ostentação ou Teologia da Prosperidade. Jesus quer uma Igreja simples! Ele nasceu nu e morreu nu numa cruz!

Image result for presepio vaticano

"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês."
Filipenses 4,8-9




Nenhum comentário:

Postar um comentário