domingo, 24 de setembro de 2017

O SIGNIFICADO DOS ANIMAIS NO CRISTIANISMO


A POMBA

A pomba representa o Espírito Santo, que é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Simboliza paz, pureza, simplicidade, harmonia, esperança e felicidade reencontrada. É frequentemente representada carregando um ramo de oliveira.

Image result for DOVE AND SAINTS



A origem do uso cristão da imagem da pomba branca como símbolo da paz e esperança, provém da passagem bíblica do Antigo Testamento em que uma pomba branca foi solta por Noé após o dilúvio, encarregando-a de encontrar terra firme. A pomba branca, após a sua viagem, retorna trazendo um ramo de oliveira, como uma mensagem a Noé avisando-lhe de que o dilúvio havia baixado e que havia terra e esperança para o homem. A pomba é também uma mensageira de boas notícias.

A pomba branca é também comumente para representar a alma de um Santo numa iconografia. Na iconografia cristã, a pomba é representada saindo do corpo de São Policarpo depois de sua morte, simbolizando a sublimação da vida, da existência corpórea à existência espiritual. Muitos testemunhos afirmam que quando Santa Joana Darc  morreu na fogueira um soldado avistou sua alma subindo para o céu  em forma de pomba.


O LEÃO


Image result for ST MARK AND LION


Com alguma frequência os cristãos mencionam a figura “Leão de Judá”, que é a representação do próprio Jesus. “E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.” (Apocalipse 5-5 ).
No cristianismo, o leão simbolizava o evangelista São Marcos e o padre São Jerônimo, que na iconografia cristã aparece ao lado de um leão.
A relação amistosa entre São Jerônimo e o leão demostra, sobretudo, a força da fé cristã e teria origem a partir do fato de o padre ter removido um espinho da pata do felino fazendo com que o animal se tornasse seu companheiro de vida ao renunciar sua natureza feroz.

O PELICANO

Representa a Eucaristia.
Pelicano eucarístico é um símbolo católico que apresenta relação direta com a refeição por excelência, a Eucaristia, uma vez que Cristo deu seu próprio sangue para alimentar o povo. Assim, o pelicano, ave grande que vive em regiões aquáticas, apresenta relações diretas com o sacrifício de Jesus afinal, segundo a Lenda do Pelicano Eucarístico, na falta de peixes para alimentar seus filhotes, o pelicano bica o próprio peito oferecendo sua carne e sangue para os filhos.



Image result for pelican catholic symbol







Do mesmo modo que o pelicano, Cristo se sacrificou, dando-nos alimento através do Seu amor auto sacrificial. São Tomás de Aquino (1225-1274) faz referência ao símbolo do pelicano em seu hino "Adoro te devote", além de também citar o animal em outros textos: “O pelicano bom a nos inundar com vosso sangue, sangue no qual uma só gota pode salvar o mundo inteiro”.


O PAVÃO



Image result for pavo real CHRISTIANS RESURRECTION
Os primeiros critãos adotaram o pavão como símbolo da ressurreição e representaram-no diversas vezes bebendo do cálice eucarístico.Uma curiosidade, é que todo ano, durante o Inverno, as penas do pavão caem para que nasçam outras novas, recuperando seu esplendor durante a primavera. Por este motivo, a ave se tornou símbolo de renovação e mudanças favoráveis, bem como da imortalidade e do renascimento. 



A FÊNIX

Image result for FENIX CHRIST RESURRECTION

Na arte cristã, a fênix renascida tornou-se um símbolo popular da ressurreição de Cristo.
A fênix, fênice ou fénix  (em grego clássico: ϕοῖνιξ) é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. São Clemente relatou esta história no primeiro século em sua primeira carta aos Coríntios. O fênix foi usado para simbolizar primeiro a ressurreição de um modo em geral, e depois gradualmente veio a significar a Ressurreição de Cristo. Outra característica da fênix é sua força que a faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.
Dizia-se que as cinzas da Fênxi tinham o poder de ressuscitar um morto



O CORDEIRO - AGNUS DEI (CORDEIRO DE DEUS)


Agnus Dei: É uma expressão latina que significa “Cordeiro de Deus”, cujo desenho aparece em diversas formas. Quando aparece de pé firmando uma bandeira, representa o Cristo ressuscitado que triunfou sobre a morte. 

Agnus Dei


Parado de pé com uma cruz e sangrando de um corte de um lado, representa o sofrimento e a morte de nosso Senhor. Sentado sobre um livro com sete selos, representa o julgamento final, quando Cristo retornará em glória. Este é um símbolo rico em significados. João Batista proclamou a Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). No Apocalipse, Jesus é mencionado como Cordeiro (Ap. 5:11). Quando Abraão, por ordem de Deus, foi sacrificar seu filho Isaque, Deus providenciou um carneiro como substituto de Isaque. Este carneiro serviu como um tipo de Cristo (Gen. 22.1-19).





A ÁGUIA

Águia: A águia tem um rico e histórico símbolo. Fala-se que, periodicamente a águia renova suas plumagens e sua beleza, voando em direção ao sol e depois mergulhando num lago ou numa fonte de água. Com base nisso, a águia tornou-se um símbolo da ressurreição. O fato dela voar para o alto, também tronou-se um símbolo da ascensão de Cristo. As águias também representam os cristãos que foram batizados, morreram e ressuscitaram em Cristo. 



Related image


Ela é também um símbolo do evangelista São João pois ele deu testemunho de ter subido em vida ao céu e ter visto a natureza divina de Jesus. (Os símbolos para os quatro evangelistas são derivados da visão de Ezequiel dos quatro seres viventes: rostos de águia, de Leão, de homem e de boi.) Ez. 1.10; Is. 40:31




O BOI OU TOURO

 O boi é um símbolo de força, serviço e paciência. Na arte renascentista ele foi usado para representar a nação de Israel. O boi alado é um símbolo de São Lucas pelo fato de Lucas relatar em detalhes a morte sacrificial de Cristo. Visto que o boi era um animal usado para o sacrifício, o sacrifício de Cristo está relacionado ao do boi. Mt. 11.28-30

Related image


O DRAGÃO
 O dragão na concepção bíblica e cristã simboliza o Mal, o Paganismo, o Demônio, a Serpente enganadora ou um Monstro do mar chamado de Leviã ( Isaías 14,29;Ezequiel 29,2-3;).
O Leviatã, a serpente/crocodilo cuspidora de fumaça do livro de Jó, também é considerado um dragão bíblico, embora não seja apresentado como um ser maligno e sim como uma criação de Deus (Jó 41,10-21; Isaías 27,1).
No Novo Testamento, o dragão é mencionado no Apocalipse de São João e utilizado como símbolo de satanás (Apocalipse 12,7-17; 13,14; 16,13;). Na hagiografia e iconografia, alguns Santos venceram dragões como São Jorge, Santa Marta e Santa Margarida. Em todas essas histórias ou eles são monstros reais que ameaçavam cidades ou representam o demônio ou o mal do paganismo.

SANCTORUM: SANTA MARGARIDA - PROTETORA DAS MULHERES GRÁVIDAS E ...








3 comentários:

  1. Lindissimo !*!*!* e mto proprio para esse momento ...que estamos vivenciândo em nosso planeta....DEUS PAI...DAI NOS FORÇA...P QUE CRESÇAMOS EM TUA LUZ !!!!!*****.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Atualizei a postagem acrescentando informações sobre o dragão a partir de nossa cultura bíblica, cristã católica.

      Excluir