domingo, 14 de maio de 2017

ASSISTA A CANONIZAÇÃO DE FRANCISCO E JACINTA (VÍDEO)- FÁTIMA - 13/05/2017







Os dois pastorinhos foram beatificados pelo então papa João Paulo II, em 13 de maio de 2000, e a canonização precisava ainda da comprovação de um milagre, fato que ocorreu em 23 de março deste ano.



A missa da Canonização teve a participação do menino brasileiro Lucas Baptista, de 9 anos, que sofreu uma grave lesão cerebral ao cair por uma janela, em março de 2013, quando tinha 5 anos, e que foi curado "milagrosamente" graças à intercessão dos pastorinhos, Jacinta e Francisco.




Esta foi a cura "milagrosa" escolhida para poder santificar os pastorinhos, enquanto que o processo de beatificação da irmã Lúcia, que morreu em 2005, continua. Eles se converteram nos primeiros meninos santos por terem feito um milagre e não por serem considerados mártires.




Francisco e Jacinta morreram, respectivamente, em 1919, aos 10 anos, e em 1920, aos nove. Já Lucia se tornou freira e viveu até 2005, aos 97 anos, mas seu processo de beatificação ainda está na fase diocesana.









 A canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, a que o Papa Francisco presidiu no dia 13 de maio de 2017, só foi possível graças a uma “revolução” na prática habitual da Igreja, explica o cardeal português D. José Saraiva Martins.

As duas crianças, as mais novas dos videntes de Fátima, vão tornar-se a 13 de maio os mais jovens santos não-mártires na história da Igreja Católica, 17 anos após a sua beatificação, também na Cova da Iria,

O antigo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, que acompanhou este processo, recorda que antes da beatificação dos pastorinhos de Fátima, em 2000, a Igreja acreditava que as crianças, devido à sua idade, “ainda não tinham a capacidade de praticar em grau heroico as virtudes cristãs”.

“Eu aqui fiz uma revolução, porque estava convencido de que o Francisco e a Jacinta praticaram as virtudes cristãs que talvez não tenham os adultos”, refere D. José Saraiva Martins à Agência ECCLESIA.

O cardeal dá como exemplo a atitude dos pastorinhos durante os interrogatórios de agosto de 1917, nos quais se mostraram prontos a morrer, recusando mentir.

“Preferir morrer a dizer uma mentira: gostaria de saber quantos adultos teriam esta heroicidade”, realça.

A causa de canonização dos pastorinhos contou, ao longo dos anos, com o apoio de fiéis e responsáveis da Igreja em todo o mundo, que escreveram ao Vaticano para solicitar que o mesmo avançasse.

Foi no pontificado de João Paulo II que se decidiu analisar, com a ajuda de peritos – teólogos, psicólogos, pedagogos – a possibilidade de beatificar crianças que morreram aos 10 e 9 anos, superando a oposição existente.

O processo começou há mais de meio século, já após a trasladação dos restos mortais de Francisco e Jacinta Marto para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A 30 de abril de 1952, D. José Alves Correia da Silva, bispo de Leiria, procedeu à abertura dos dois processos diocesanos sobre a vida, virtudes e fama de santidade de Francisco e de Jacinta, que contou com 140 sessões e 52 testemunhos.





Esta fase diocesana só seria encerrada em 1979, seguindo então para o Vaticano, onde em 1989 o Papa João Paulo II assinou o decreto de heroicidade das virtudes do Francisco e da Jacinta.

“Os decretos das virtudes dos irmãos Marto, e a consequente concessão do título de veneráveis, representam um momento verdadeiramente significativo para a História da Igreja, na medida em que, pela primeira vez, e depois de um longo período de reflexão teológica iniciada precisamente em resposta à Causa dos dois pastorinhos de Fátima, é reconhecida a heroicidade das virtudes e a maturidade de fé de crianças não-mártires, abrindo assim o precedente para que a santidade das crianças seja reconhecida”, refere uma nota do Santuário de Fátima.


Após esta decisão, seguiu-se o necessário reconhecimento de milagres atribuídos à intercessão dos pastorinhos, que levaram à sua beatificação e, agora, canonização, alargando o seu culto para o âmbito universal, na Igreja Católica.


O Papa abraça o menino curado milagrosamente pela intercessão dos pastorinhos

LEIA MAIS SOBRE O MILAGRE EM:
https://padrepauloricardo.org/blog/conheca-o-milagre-da-canonizacao-dos-pastorinhos-de-fatima










LEIA MAIS :

APARIÇÕES:
http://rezairezairezai.blogspot.com.br/2010/05/aparicoes-de-nossa-senhora-em-fatima.html


ORAÇÕES ENSINADAS PELO ANJO:
http://rezairezairezai.blogspot.com.br/2010/06/oracoes-ensinadas-por-um-anjo-aos-tres.html


MILAGRES:
http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/MILAGRES%20DE%20F%C3%81TIMA%20E%20PASTORINHOS

http://rezairezairezai.blogspot.com.br/2017/04/milagre-para-canonizacao-de-jacinta-e.html

http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/MILAGRE%20DE%20NOSSA%20SENHORA%20DE%20F%C3%81TIMA

http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/MILAGRE%20DE%20JACINTA%20VIDENTE





Nenhum comentário:

Postar um comentário