terça-feira, 4 de abril de 2017

GUARDAR OS RAMOS ABENÇOADOS NA SEMANA SANTA


Image result for guardar os ramos do domingo de ramos



Os ramos abençoados no Domingo de Ramos são sagrados, pois são um sacramental, nos lembram nosso Sacramento do Batismo.
Um sacramental é um sinal de fé instituído pela Igreja, que recebeu autoridade do Senhor para tal ministério (Mt 16,18-19; 18,17-18).



Related image


Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.


Image result for ramos nas maos


PARA PROTEÇÃO:

Um antigo costume da devoção popular é guardar os ramos abençoados no Domingo da Paixão durante todo o ano em casa; alguns conservam o costume de dependurar os ramos à cabeceira da cama para proteger dos males. 

É também costume em alguns lugares colocá-los na sala, junto de uma imagem religiosa ou crucifixo, na entrada da casa ou atrás da porta para trazer proteção.


Image result for cruzes de ramos bentos



CONTRA TEMPESTADES:

Em dia de temporal muito forte, alguns devotos queimam os ramos secos que guardam com muito zelo e enquanto se queima reza-se pedindo proteção para si mesmo, sua família e para aqueles que estavam fora da segurança de um lar e sofrem  com a tempestade. 

Para auxílio contra vendavais ou tempestades violentas, alguns deixam  a simples presença do ramo bento escondido atrás da porta da frente da casa;ou  costuma-se deixar apenas os trançados em forma de cruzes ou estrelas. 



Áurea explica que os ramos podem ser queimados para acalmar a tempestade (Fotos: Marcos Ermínio)



Outras vezes, acompanha o ramo uma oração invocando a intercessão de santa Bárbara ou então ele é queimado, e suas cinzas jogadas ao vento para abrandar os temporais.



PARA A SAÚDE:

Diante de uma grande necessidade eles são empregados para a feitura de chás.

Outro uso do ramo, na devoção popular, é deixá-lo imerso num copo d’água por alguns minutos e fazer com muita fé uma oração dirigida a santa Apolônia e tomar para a cura de problemas como dores de dente. 

Para curar dores de cabeça, alguns umedecem a região afetada com essa água e rapidamente se restabelece o bem estar. Pegar um ramo bento e fazer com ele o sinal da cruz sobre uma região dolorida do corpo também é solução empregada para amenizar a dor. 





Image result for PALM SUNDAY

Seja como for, a Igreja deixa livre ao fiel expressar sua fé e devoção através de sua prática pessoal de oração, mas deve-se evitar e combater qualquer fanatismo que possa prejudicar a saúde, os chás devem ser feitos com ervas próprias para tal.

Sempre guardo os ramos da Missa em casa e uso-os em algum artesanato para proteção ou ornamentando vasos ou os queimo quando faço algum ritual de oração usando o fogo, símbolo da Luz de Cristo.


Image result for santa clara domingo de ramo
Image result for PALM SUNDAY



FONTES:

http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/article/viewFile/10264/8049
http://www.catequesenanet.com.br/2012/04/queimar-os-ramos-bentos-da-protecao.html
https://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/crencas-que-duram-geracoes-e-o-verdadeiro-significado-dos-ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário