segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A LENDA DE SÃO WOLFGANG E O DIABO


Michael Pacher


São Wolfgang de Regensburg (c 934 -. 31 de outubro de 994) foi bispo de Regensburg em Baviera de Natal 972 até sua morte. 

Ele é considerado um dos três grandes  Santos alemães do século X, sendo os outros dois: São Ulrich e São Conrado de Constance .


Segundo a lenda, São Wolfgang queria construir uma Igreja. Depois de ter seleccionado um local solitário no deserto, ele orou e, em seguida,  jogou o machado no bosque; o local em que o machado caiu ele considerou como o lugar onde Deus destinava que ele deveria construir sua igreja.

Sentindo dificuldades em erguer uma Igreja, pediu a ajuda de um Lobo. O Lobo disse que não podia, pois estava fugindo de um caçador. Quando chegou o caçador, São Wolfgang pediu sua ajuda, mas ele disse que não podia parar, pois há tempo tentava pegar esse lobo.

Pouco tempo depois, apareceu o diabo Urian, perseguidor de São Wolfgang. A quem São Wolfagang pediu sua ajuda, dizendo não temê-lo. O diabo riu e disse que só construiria a igreja se fizessem um contrato: a primeira alma que cruzasse as portas da igreja, depois de pronta, seria do diabo. Assim, fizeram o contrato.


Image result for sankt Wolfgang von Regensburg


Quando acabaram a construção,  São Wolfgang tentou convecer o diabo de que uma alma imortal dos filhos de Adão era muito por esse trabalho, ao que o diabo Urian riu e zombou do santo, chamando-o de hipócrita. Então, o Santo Bispo bateu com o báculo no chão e disse "Chega! O contrato está de pé. Sei que o Bem triunfará no final . A primeira alma que passar por essas portas é sua!"

Quando terminaram de conversar, o lobo fugindo do caçador atravessou as portas da igreja, ao que o Bispo disse: Está aí! Este terror dos rebanhos, quer queiras quer não, é teu, mas não tocarás nenhuma das almas dos filhos de Adão, pois assim foi prometido que a primeira alma que passasse seria tua." O caçador chateado afirmou: "Durante anos, caço esse lobo e agora outro levará o prêmio?!"

São Wolfagang respondeu: "a cada um vai o que é devido."

 "Tu, Urian, ainda não conseguiste aprender? Tu não tentarás o Senhor teu Deus. 

E tu, Lobo, teus atos no sangue estão encharcados; mas quando nos conhecemos, tu não tivestes o pensamento de fazer as pazes. A tua cauda Deus te jogou e, portanto, a tua alma é maldita. 

E tu, homem-caçador, deves dar, não tomar; 
mas quando te chamei, escolhstes não dar glória a Deus.
 E para castigo do teu orgulho, o teu troféu foi negado. "

O diabo Urian invadiu a nave da igreja, agarrou sua presa e desapareceu.


resultado imagem para Regensburg heilige Wolfgang



ORAÇÃO

Senhor,
 luz dos fiéis e pastor das almas, 
que destes à vossa Igreja (o bispo) São Wolfgang 
 para apascentar o vosso povo com a sua doutrina e o iluminar com o exemplo da própria vida, 
fazei que,
por sua intercessão, 
perseveremos na fé que ele ensinou com a sua palavra
 e sigamos o caminho que ele mostrou pelo seu exemplo. 
Por Nosso Senhor.
AMÉM!


FONTES:




Nenhum comentário:

Postar um comentário