segunda-feira, 1 de agosto de 2016

ORIGEM HISTÓRICA DO SÁBADO - DIA DE NOSSA SENHORA - DEVOÇÕES



Sobre a devoção do sábado como dia dedicado a Nossa Senhora, achei um artigo sobre seus antecedentes históricos do site da Universidade de Dayton, que é uma leitura interessante sobre este assunto:


+++ Antecedentes históricos do SÁBADOS em honra de Maria COMEÇA AQUI +++

 "Um dos costumes mais antigos traçados para honrar Maria no sábado, na Igreja de Roma teve lugar no sábado antes" do Domingo de Pentecostes. Os membros recém-batizados da Igreja foram levados do batistério de São João de Latrão ao grande santuário de Maria, a Basílica de Santa Maria Maior [construída pelo Papa Libério 352-66]. 

São João Damasceno "(† 754) em seus escritos testemunha a celebração do sábado dedicado a Maria na Igreja do Oriente. Os livros litúrgicos dos séculos IX e X contêm missas em honra de Maria no sábado.

O Dicionário de Maria afirma:

Por isso, o sábado adquiriu seu grande Tom Mariano e o e rapidamente naquele dia tornou-se associado com Maria. Hoje, o traço mais forte da relação de Maria com o sábado ocorre na Liturgia. O sábado é dedicado a Maria por uma Missa ou o Ofício da Bem-Aventurada Virgem Maria. Através destes atos litúrgicos, os cristãos exaltam a pessoa de Maria na ação que renova o sacrifício de Cristo e na ação que prolonga a sua oração.






Esta atribuição litúrgica do sábado a Maria foi em grande parte o trabalho de Alcuin (735-804), o monge beneditino que foi "Ministro da Educação" na corte de Carlos Magno e que contribuiu de forma decisiva para a reforma litúrgica carolíngia.

 Alcuin compôs seis formulários para Missa votiva (ou seja, devocionais) - uma para cada dia da semana. E ele designou dois formulários para o sábado, em honra de Nossa Senhora. A prática foi rapidamente e alegremente abraçada por ambos os clérigos e leigos. ...


O Cardeal  São Pedro Damião († 1072) promoveu a celebração mariana no sábado também.


O costume foi especialmente favorecido durante o tempo das cruzadas.

Pedro de Amiens pregou a primeira cruzada e começou com uma vanguarda para Constantinopla em um sábado, 8 de março de 1096. O Papa Urbano II admoestou os fiéis a rezar as horas da liturgia em honra da Santíssima Virgem para os cruzados.
 No Sínodo de Clermont no ano anterior, ele havia prescrito aos sacerdotes para fazê-lo.

O costume de dedicar Missas no Sábado a Maria foi fomentado especialmente nas igrejas do claustro das várias ordens, e rapidamente se espalhou por toda a Igreja.

Além das celebrações litúrgicas, aos sábados, manteve outros costumes de devoção- especialmente obras de amor ao próximo. Por exemplo, o Rei São Luís da França († na última cruzada) alimentava mais de uma centena dos pobres em seu palácio. Ele comia com eles e os despedia ricamente carregados de presentes.

Os grandes teólogos dos séculos XII e XIII, São Bernardo, São Tomás, e São Bonaventura explicavam a dedicação dos sábados a Maria, apontando para o tempo do descanso de Cristo no túmulo. Todos os outros tinham abandonado Cristo; só Maria continuou a acreditar. Este foi o seu dia!



Um missal dominicano do século XV listava razões adicionais em um hino: Sábado é o dia em que a criação foi concluída. Por isso, também é comemorado como o dia do cumprimento do plano de salvação, que encontrou sua realização através de Maria. Domingo é o dia do Senhor, por isso pareceu apropriado para nomear o dia que precede como o dia de Maria.



Nos séculos seguintes,os sábados dedicados a Maria foram expressas em várias devoções. Este foi o dia selecionado pelos fiéis para ir em peregrinação. Confrarias realizavam suas reuniões aos sábados e as chamavam Fraternidade dos sábados ou Confraria dos sábados. As sete dores de Maria foram comemorados em sete sábados consecutivos. Os quinze sábados antes da liturgia em honra de Maria como Rainha do Rosário [07 de outubro] recordavam as quinze dezenas do rosário. Em algumas áreas, este foi o dia em que as culturas e colheitas foram abençoadas e celebradaa.

Um manuscrito alemão de 1673 diz:

"O povo de Hamingen tem desde os tempos antigos prometido realizar uma procissão para a igreja todos os sábados a partir da festa de São Gregório para a festa de São Tiago para  proteção para os frutos do campo e contra as tempestades e granizo . Seus descendentes não conseguiram fazê-lo para a sua grande desgraça porque o granizo fez um grande estrago. Depois que renovaram a prática, ninguém viu ainda grande dano."

A devoção crescente em honra da Imaculada Conceição estimulada pelos Franciscanos contribuiu para promover os Sábados em honra da Virgem Maria. Em 1633, um Capítulo da Ordem determinou que a Santa Missa em honra deste mistério era para ser comemorada aos sábados.

Os franciscanos estimularam também a recitção do Ofício da Imaculada Conceição, escrito pelo Frei Bernardino de Bustis, no século XV, e ainda hoje recitado aos sábados por muitos católicos.

Com o tempo, tornou-se habitual para os católicos em todos os lugares  considerar o sábado dia de Maria, assim como o domingo é o dia do Senhor. Muitos fiéis comemoravam o dia assistindo à Missa, recebendo a Eucaristia, e rezando o terço em família ou assistindo a uma noite de devoção na Igreja, bem como realizando obras de caridade ao próximo de muitas formas.


O Vaticano II, com as suas reformas litúrgicas não aboliu a prática de missas em honra de Nossa Senhora. Adições foram feitas para expandir o número de liturgias. "



AS DEVOÇÕES A NOSSA SENHORA NO SÁBADO:


OFÍCIO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA OU COMUM DE NOSSA SENHORA:


É a Liturgia opcional de devoção a Maria rezada pelos padres, monges e freiras. Recitam-se Salmos,  leituras, hinos e orações para honrar Maria Mãe de Jesus.


OS QUINZE SABADOS:

Os quinze sábados em honra de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário. “Durante muito tempo, os membros das várias Confrarias do Rosário tiveram o costume de dedicar quinze sábados seguidos à Rainha do Santíssimo Rosário, antes da Sua festa ou em alguma outra época do ano. Em cada um destes sábados, todos recebiam os sacramentos e realizavam exercícios piedosos em honra dos quinze mistérios do Rosário”. Em 1889, o Papa Leão XIII concedeu a todos os fiéis uma indulgência plenária num destes quinze sábados. Em 1892, “concedeu também, àqueles que estavam legitimamente impedidos ao sábado, a possibilidade de realizar este exercício piedoso no Domingo, sem perder as indulgências”.


OS PRIMEIROS SÁBADOS DO MÊS:

Os doze Primeiros Sábados do mês. Com o Papa São Pio X, a devoção dos primeiros sábados do mês foi aprovada oficialmente: “Todos os fiéis que, no primeiro sábado ou no primeiro domingo de doze meses seguidos, dedicarem algum tempo à oração vocal ou mental em honra da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem ganham, em cada um desses dias, uma indulgência plenária. As condições são: confissão, comunhão e oração pelas intenções do Soberano Pontífice”.


DEVOÇÃO REPARADORA DOS PRIMEIROS SÁBADOS:

Por fim, a 13 de Junho de 1912, São Pio X concedeu novas indulgências a práticas que parece anteciparem exatamente os pedidos de Pontevedra: “Para promover a devoção dos fiéis para com a Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus, e para fazer reparação pelos ultrajes dos homens ímpios ao Seu Santíssimo Nome e aos Seus privilégios, São Pio X concedeu ao primeiro sábado de cada mês uma indulgência plenária, aplicável às almas do purgatório.

As condições são: confissão, comunhão, oração pelas intenções do Soberano Pontífice e exercícios piedosos com o espírito de reparação, em honra da Virgem Imaculada”.

Exatamente cinco anos depois deste dia 13 de Junho de 1912, aconteceu em Fátima a grande manifestação do Imaculado Coração de Maria, “cercado de espinhos que O pareciam cravar”. A Irmã Lúcia disse depois: “Nós compreendemos que era o Imaculado Coração de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que exigia reparação”.

A 13 de Novembro de 1920, o Papa Bento XV concedeu novas indulgências a esta mesma prática, quando realizada no primeiro sábado de oito meses seguidos.




 Nossa Senhora, em sua aparição em Fátima, havia pedido para a Irmã Lúcia a devoção reparadora dos cinco sábados ( assistir Missa, comungar e rezar o terço em reparação dos pecados cometidos contra seu Imaculado Coração - as blasfêmias e agressões dos homens ingratos e ateus).






PRIVILÉGIO SABATINO: 


Uma das promessas de Nossa Senhora do Carmo a São Simão Stock se refere ao "privilégio sabatino", consiste que aquele que morrer usando o escapulário, sairá do Purgatório no primeiro sábado após sua morte. Este privilégio foi confirmada pela Bula "Sacratissimo uti culmine" do Papa João XXII, que tem também o relato de uma visão sua sobre este privilégio. Porém, esta bula, analisada pela moderna crítica histórica, foi considerada como não-autêntica e infundada pela Igreja e pelos historiadores.
 Porém, a Igreja permitiu aos carmelitas pregarem que "o povo cristão pode acreditar piamente na ajuda que as almas dos seus irmãos e membros, que partiram desta vida na caridade, que usaram o escapulário durante a sua vida, que já observaram a castidade, que recitaram o Pequeno Ofício de Nossa Senhora, ou, se não conseguirem ler, observaram os dias de jejum da Igreja e abstiveram-se de carne às quartas e sábados (exceto quando o Natal for em tais dias), serão socorridos após a morte - especialmente aos sábados, o dia consagrado pela Igreja à Santíssima Virgem - através da intercessão incessante de Maria, das suas piedosas petições, dos seus méritos e da sua proteção especial" (citação retirada da Súmula de indulgências e privilégios concedidos à Confraria do Escapulário do Carmo, aprovada no dia 4 de julho de 1908 pela Congregação das Indulgências).
Se uma pessoa pecar contra a castidade ou deixar um dia de fazer a obra prescrita, poderá recuperar o privilégio ao confessar-se e cumprir a penitência.
O privilégio sabatino, no seu sentido mais alargado dado pela Santa Sé, é válido e foi confirmado por vários Papas, tais como Alexandre V (1409), Clemente VII (1530), Paulo III (1534), Pio IV (1561), São Pio V (1566), Gregório XIII (1577), Paulo V (1613), Urbano VIII (1628), Clemente X (1673), Inocêncio XI (1678), São Pio X (1906), Pio XI (1922) e Pio XII (1950).





 Em 1950, o Papa Pio XII afirmou que, "certamente, a piedosa Mãe não deixará de fazer que os filhos expiem no Purgatório suas culpas, alcancem o antes possível a pátria celestial por sua intercessão, segundo o chamado privilégio sabatino, que a tradição nos transmitiu".
Apesar de toda esta confirmação, os católicos não são obrigados de acreditar no privilégio sabatino, porque ele pertence às revelações privadas, que não fazem parte da Revelação divina.


PRÁTICAS DEVOCIONAIS REALIZADAS NOS SÁBADOS EM HONRA DE NOSSA SENHORA:

OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO:
O Ofício é uma oração composta para ser cantada ou recitada (de uma só vez ou seguindo a Liturgia das Horas), a fim de proclamar os louvores da Mãe de Deus e defender a fé da Igreja na Imaculada Conceição da Virgem Maria.
Na reforma do Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI modificou a doutrina acerca das indulgências e concedeu indulgência parcial a aqueles que rezarem com fé o Ofício da Imaculada Conceição.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA
A palavra ladainha vem do grego e significa súplica. Mas desde o início da Igreja ela foi utilizada para indicar não quaisquer súplicas, mas as que eram rezadas em conjunto pelos fiéis que iam em procissão às diversas igrejas. Há, naturalmente, numerosas ladainhas, dependendo do que é pedido nas diversas procissões. Há mais usada é a chamada Lauretana.
Algumas invocações têm sido acrescentadas pelos Papas ao longo dos tempos, outras são agregadas para honrar a proteção de Nossa Senhora a alguma Ordem religiosa, como fazem os carmelitas, os quais rezam a ladainha lauretana carmelitana, com quatro invocações a mais. Mas o corpo central das ladainhas permanece o mesmo.

ROSÁRIO OU TERÇO:
O Santo Rosário é uma prática religiosa de devoção mariana muito difundida entre os católicos romanos, que o rezam tanto pública quanto individualmente. Consiste na recitação seriada de orações com o auxílio de uma corrente com contas ou nós, que recebe o mesmo nome. O rosário também compreende a contemplação de determinadas passagens da vida de Jesus e de sua mãe Maria que, segundo a doutrina da Igreja Católica, são de especial relevância para a história da salvação e que recebem o nome de "mistérios". Terço é uma pequena parte (5 mistérios) do rosário.




Fontes do artigo:
http://campus.udayton.edu/mary/resources/firstsaturday.html#item6
https://catholicsstrivingforholiness.com/2016/02/17/saturday-day-in-honor-of-the-blessed-virgin-mary/



2 comentários:

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    1. A Virgem Maria não é deusa. Ela é a Mãe de Nosso Senhor e Deus, Jesus Cristo e ,por isso, merece toda nossa admiração e honra e louvor, como manda a Bíblia:

      "a mulher inteligente é a que se deve louvar." Provérbios 31:30

      "Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,"
      Lucas 1:48

      "Donde me vem esta honra de vir a mim A MÃE DE MEU SENHOR?"
      Lucas 1:43



      E sobre o dia de Sábado, São Paulo foi muito católico quando escreveu em Colossenses 2 que o Sábado era APENAS SOMBRA DO QUE DEVIA VIR (CRISTO - RESSUSCITADO - E NUM DOMINGO):

      "Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados.
      Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é Cristo."
      Colossenses 2:16,17

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