quarta-feira, 18 de maio de 2016

NOSSAS SENHORAS NEGRAS - MÃE DE DEUS E DOS NEGROS


Há muitas imagens negras de Nossa Senhora. A cor se deve  ao tipo de material de que eram feitas essas imagens (madeira) ou à fumaça das velas que com o tempo as escureciam, ou no caso de Aparecida, alguns também mencionam a lama do rio como fator para escurecê-la.  

De qualquer maneira, são imagens que representam metaforicamente que a Virgem Maria é a Mãe de todos os negros também, que ela, por ser Mãe de Deus, e o próprio Deus não faz distinção de pessoas.
Todos somos iguais.

As imagens são usadas para nos lembrar do sagrado, não são adoradas. Só Deus é adorado. Seus Santos são amados, venerados, honrados como servos e exemplos.

A Bíblia nos mostra que os judeus também usaram imagens por ordem de Deus e que ficavam curados ao olhar para a imagem de uma Serpente em sianl de fé a Deus:


"quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. "

Números 21,9



Geralmente essas imagens estão associadas a lendas que lhes atribuem origem mais antiga, e tanto representam a Senhora em pé como sentada num trono ou num banco, acompanhada pelo Menino Jesus. A sua popularidade prende-se à reputação de possuírem o poder de realizar milagres, e o seu culto tornou-as, tradicionalmente, em destino de peregrinação.

Embora espalhadas por todo o mundo, a maioria dessas imagens encontram-se na Europa, onde existem cerca de 400 conservadas em igrejas e em museus. Na sua maioria remontam à Idade Média, esculpidas ou pintadas em madeira, e de pequenas dimensões.










NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA


Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil. Venerada na Igreja Católica. Um título mariano negro, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo,capaz de abrigar até 45.000 fiéis.


Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica.

O povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente, em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço. Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações.Esta foi a primeira intercessão atribuída à Virgem.



"Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; 
e será que viverá todo o que, 
tendo sido picado, olhar para ela. "

Números 21,8





NOSSA SENHORA MONT SERRAT

Nossa Senhora de Monserrate ou Virgem Negra de Montserrat (em catalão, Mare de Déu de Montserrat, que significa "Mãe de Deus do Monte Serreado") é uma imagem de Maria, a mãe de Jesus Cristo, localizada no Mosteiro de Santa Maria de Montserrat, no município de Monistrol de Montserrat, na província de Barcelona, na Catalunha, na Espanha. É conhecida popularmente como La Moreneta ("A Morena").

Segundo a lenda, a imagem teria sido construída por São Lucas e levada ao seu atual local, o Montserrat, na Catalunha, por São Pedro no ano 50. No século VIII, durante a invasão muçulmana da Península Ibérica, teria sido escondida por devotos numa caverna. A imagem teria sido reencontrada somente no ano 880, por um grupo de crianças. Um bispo teria, então, tentado levá-la para a cidade de Manresa, mas a imagem teria se tornado pesadíssima, impedindo seu translado. O bispo teria interpretado o fato como um milagre e como um sinal de que a imagem deveria permanecer no local. Teria, então, sido construído o Mosteiro de Santa Maria de Montserrat no local, para abrigar a imagem.



E nelas, isto é, nas portas do templo, 
foram feitos querubins e palmeiras, ...
Ezequiel 41,25






NOSSA SENHORA DE  CZESTOCHOWA (OU DO MONTE CLARO - no Brasil)

Nossa Senhora de Częstochowa (em polaco: Matki Boskiej Częstochowskiej) (o ícone é uma variante do tipo hodigítria - hodegetria) é um título católico de Maria, consagrada como a padroeira da Polônia. Também conhecida no Brasil como Nossa Senhora do Monte Claro, sendo padroeira da cidade Dom Feliciano, no interior do Rio Grande do Sul. Nesta cidade, o dia 20 de agosto é um feriado municipal em sua homenagem e também padroeira da cidade de Virmond, no Paraná.

Sua representação é sempre feita em cores escuras, de onde recebe o nome de "Madona Negra" (como ocorre com Nossa Senhora Aparecida).

A Senhora Negra foi pintada por São Lucas, o Evangelista ; e foi ao pintar o quadro, que Maria disse a ele sobre a vida de Jesus , que mais tarde foi incorporada ao seu evangelho.A próxima vez que ouvimos falar sobre a pintura foi em 326 D.C quando Santa Helena em Jerusalém deu um quadro ao seu filho Constantine que tinha construído um santuário em Constantinopla. Durante uma batalha , a pintura foi colocada nas paredes da cidade e os inimigos fugiram. Nossa Senhora salvou a cidade da destruição . A pintura foi conservada por outras pessoas até 1382 quando invasores tártaros atacaram a fortaleza do Príncipe


"Farás também dois querubins de ouro; 
de ouro batido os farás... "
Êxodo 25,18




NOSSA SENHORA DO BOM PARTO - VIRGEM NEGRA DE PARIS


Os títulos de Nossa Senhora, "do Bom Parto" e do "Bom Sucesso" nasceram aos pés da imagem da Virgem Negra de Paris, venerada na antiga igreja Saint-Etienne-des-Grès, capital francesa. Invocar a proteção da Mãe durante a gestação e parto é o que toda família cristã sempre fez ao longo dos séculos.  
Nos registros das primeiras igrejas cristãs, encontramos muitas indicações sobre estátuas e pinturas da Virgem Maria com a pele morena. Na Antiguidade, a cor preta em símbolos religiosos, era sinal de fertilidade. Um sinal que a primitiva arte cristã manteve, para invocar a fertilidade física e espiritual de Maria, Mãe de Deus e nossa. 
A imagem de Maria da igreja de Paris foi esculpida em pedra negra e data do século XI. Considerada milagrosa, é diante dela que acorrem constantes peregrinações de devotos. Nossa Senhora do Bom Parto é especialmente invocada nas ocasiões de tragédias pessoais e públicas. 






E as lavrou de querubins e de palmas, e de flores abertas, e as revestiu de ouro acomodado ao lavor. 

1 Reis 6,35




Foto (Foto: Arquivo)


NOSSA SENHORA DE OROPA


A estátua chegou à Itália no século IV pelas mãos de Santo Eusébio que a encontrou na Palestina.

Esculpida em madeira de pinus cembra (uma espécie de pinheiro europeu), com sorriso delicado e austero, a Virgem de Oropa foi coroada pelos antigos reis de Savoia, em 1620. “Um das curiosidades sobre a estátua é que ela não tinha o rosto escuro. Supõe-se que tenha sido pintada ou adquirido a cor preta devido a fumaça da velas acesas ao seu redor”, conta a responsável pela comunicação do Santuário de Oropa, Linda Angeli.
Nos meses de julho, uma procissão parte da região do Vale de Aosta, na fronteira com a França, com centenas de peregrinos que caminham por 12 horas pelas montanhas chegam à Oropa para homenagear a "Madonna Nera". Promessas e agradecimentos são comuns não só entre os italianos mas também entre franceses, alemães e até brasileiros que nos últimos tempos passam pelo loca




Assim era também de dez côvados o outro querubim; 
ambos os querubins eram de uma mesma medida 
e de um mesmo talhe. 
1 Reis 6,25





 NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA DE DIJON

Com seu corpo mais humano que os das imagens comuns e sua face comprida, inteligente, quase parece uma mulher moderna. No entanto, é bem antiga!

Ela veio para a catedral gótica de Dijon no sec. XIII, onde recebeu o nome de  Nossa Senhora da Esperança quando, ao enfrentar um leão no circo, um francês prisioneiro dos turcos evocou seu nome e conseguiu matar a fera. 

O nome foi confirmado no sec XVI depois de um cerco da cidade pelos suiços, reconfirmado novamente quando Dijon foi preservada da epidemia de cólera, e de novo em 1944 quando os nazistas abandonaram a cidade sem causar maiores danos.

Ela tinha um menino Jesus no colo, que desapareceu quando a Igreja foi invadida pelos revolucionarios franceses em 1794. Parece que seu rosto era originalmente branco, mas no sec. XVI foi pintado de preto.


É uma poderosa imagem: repare que tem seios pesados e barriga, uma Mãe mesmo, uma Virgem forte. 

É invocada quando há epidemias ou secas; pela libertação de prisioneiros, pela Paz.


E foi feito com querubins e palmeiras,
 de maneira que cada palmeira estava entre querubim e querubim, e cada querubim tinha dois rostos,
 Ezequiel 41,18



CONTINUAREI EM OUTRA POSTAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário