quinta-feira, 23 de julho de 2015

MILAGRES DE SANTA MARIA MADALENA EM VIDA


Maria Madalena e o milagre do ovo de Páscoa




Na Igreja Católica Ortodoxa, Maria Madalena não foi percebida como uma prostituta. Ela é um dos santos mais reverenciado por seu papel no Novo Testamento. Há uma história que a mostra como a anunciadora da fé cristã, não no sul da França, mas em Roma.

Após a morte e ressurreição de Jesus Cristo, Maria Madalena visitou a corte do imperador romano Tibério Júlio César Augusto. Carregava na mão um ovo branco e quando ela estava diante do imperador, exclamou: "Cristo ressuscitou!" 

César riu dela e disse que isso era tão impossível quanto o ovo branco que ela estava carregando na mão se tornar vermelho .

Antes do final da palavra, o ovo ficou vermelho. Este milagre converteu muitos ao Cristianismo na época.

Hoje, os cristãos ortodoxos celebram Páscoa presenteando ovos vermelhos, que representam uma nova vida e a Ressurreição de Jesus Cristo.



Resultado de imagem para saint mary magdalene and the egg easter




O texto abaixo é retirado da Vida de Santa Maria Madalena - Texto Anônimo do século XIV e é a transcrição do manuscrito h-I-13 da Biblioteca do Escorial (Espanha) elaborada por Thomas D. Spaccarelli, sob a direção de John O´Neill, e editada por The  Hispanic Seminary of Medieval Studies de Nova York.


Depois que nosso senhor Jesus Cristo, que foi mediador entre Deus e os homens por sua paixão e por sua ressurreição, venceu a morte, foi glorificado e subiu aos céus, a bendita Santa Maria Madalena - encomendada a São Maximiniano por São Pedro -  juntamente com sua irmã Santa Marta, com seu irmão São Lázaro e aquele cego, que nosso senhor Jesus Cristo protegeu por sua misericórdia - com aquela palavra que disse sobre Jesus Cristo na pregação, Beatus uenter qui te portauit & ubera quae
ssusiste, que quer dizer “bendito foi o ventre que te carregou e astetas em que mamaste”, muitos outros discípulos vieram com ela até o mar e entraram em um navio.







Houve bom vento. Aportando em Marselha, desceram do navio e entraram na cidade. Não encontrando quem os hospedasse, voltaram à praia e tiveram que deitar nas pedras. Ali alegraram-se4
toda a noite, com pregações e orações. Pela manhã, a má gente da cidade chegou para fazer sacrifícios aos ídolos. Quando eles se aproximaram, Madalena já havia se levantado. 

Ela era muito formosa, gentil, muito prudente, de muito boa palavra e muito corajosa. Começou a pregar as palavras da Vida e da Salvação, de tal forma que todos se maravilharam com sua beleza e com suas sábias palavras e de como as explanava prudentemente.






MILAGRE QUE FEZ SANTA MARIA MADALENA

Depois, em outro dia, veio àquele lugar um homem de grande condição com sua mulher para sacrificar aos ídolos. Ele era senhor de toda aquela província e tinha uma dor muito grande porque
não podia ter filho nem filha, o que desejava muito.

A bendita Madalena pregava ali sobre Jesus Cristo, como nascera da Virgem, como os judeus o sacrificaram, como fora morto e sepultado, e como ressuscitara ao terceiro dia. Por isto, ela os exortava que não fizessem sacrifício aos ídolos, que cressem e adorassem aquele que fizera e formara todo o mundo. Todos aqueles que ouviam a sua palavra seguiam-na de bom grado, e de bom coração a escutavam, tanto por sua beleza quanto pelo sabor de ouvir sua palavra. E não deveis maravilhar-vos que a boca de Madalena bem e prudentemente falasse, pois ela havia beijado os pés de Jesus Cristo.

Então a mulher daquele homem rico mandou alguns de seus servidores, aqueles que lhe eram leais, dar comida àqueles homens, pois temia muito a crueldade de seu marido e a deslealdade dos que viviam com ele. 

Certa noite, quando a mulher dormia com seu marido, Santa Madalena lhe apareceu em sonhos e perguntou-lhe que já que ela era tão rica, porque deixava morrer de fome e sede os santos homens. Ameaçou-a, caso não contasse isso logo a seu marido, de fazer-lhes algo. A mulher acordou mas não ousou contar a seu marido sua visão. Na noite seguinte, Madalena veio a ela como antes, mas a mulher não ousou contar o ocorrido.




Do mesmo modo, na terceira noite, a bendita Madalena apareceu muito furiosa e muito temível a ambos. Seu rosto assemelhava-se ao fogo, e era como se a casa ardesse. Ela lhes disse: “Homem de grande crueldade! Tu e tua mulher, com quem estive tanto, mas que não te contou o que eu mandei. 

Tu te gabas que és inimigo da cruz de Jesus Cristo. Tu cuidas de teu corpo com muitos tipos de comidas e bebidas diversas e deixas morrer, de fome, sede e de outras coisas, os servos de Deus. Tu deitas em teu palácio, envolto em tecidos de seda, enquanto eles jazem na pobreza e na miséria. Tu vês que eles não têm conforto, e tu não os conforta. Tu vês que eles não têm abrigo e tu não lhos dá. Tu passas por eles e tu não os vê. Ai, desleal, tu não escaparás assim! Antes cumprirás o que tanto
tardaste em fazer, fazer-lhes o bem.” 

Depois que a bendita Madalenadisse isso, ela se foi. 

A boa mulher despertou e começou logo a suspirar. Seu marido lhe perguntou porque ela suspirava e ela respondeu: “Senhor, viste o que eu vi?”; “Sim, disse ele, vi e me maravilhei, muito mais que ?????”  E ela disse: “Eu queria, e acharia melhor fazer o que a bendita Madalena nos exorta e diz para não atrairmos a ira de Deus, porque, sem razão, ela não nos diria aquilo.

Façamo-lhes o bem e digamos a Madalena que rogue ao seu deus para que eu possa conceber.” O senhor acatou o conselho de sua mulher e mandou que dessem pousada e o que fosse necessário à santa comitiva. E assim foi feito. E pouco depois disso, tendo o senhor dormido  com sua mulher, ela concebeu. E muitos tiveram nisso grande prazer.



COMO A MULHER DO CAVALEIRO SE FOI COM ELE

Logo que isto se deu, o senhor foi saber se era verdade aquilo que Madalena pregava sobre Jesus Cristo. Quando sua mulher soube, disse-lhe: “Senhor, que é isto de cuidar-vos de ir sem mim, se a Deus isto não agrada? Se vós fordes, irei eu. Se vós virdes, virei eu. Se vos alegrardes, alegrar-me-ei.”  “Não será assim”, disse o senhor, “mas vós ficareis em casa e governareis vossas coisas, porque se eu for elas não poderão ficar mal dirigidas. Além disso, os caminhos são longos e difíceis de andar, o mar é de grande perigo, vós sois fraca e estais grávida e podereis, muito facilmente,  cair em grande perigo.”

A senhora não disse nada contra aquilo, mas não mudou o que levava no coração. Antes deixou-se cair aos pés de seu marido, e chorou tanto até que seu senhor autorizou a sua ida. 

Assim, foram até Madalena e colocaram sob sua guarda suas terras e propriedades. Ela lhes colocou o sinal da cruz nas costas para que o diabo não os desviasse do seu propósito, instruindo-lhes que por São Pedro, príncipe dos apóstolos, poderiam saber sobre Jesus Cristo o que ela antes lhes dissera.







COMO A SENHORA DEU À LUZ

Depois que eles tomaram a cruz e entenderam que de São Pedro poderiam saber aquilo que desejavam, pegaram muito ouro, muita prata, ricas roupas de variados tipos e entraram em um navio. Viajaram um dia e uma noite pelo mar em boas condições até que o vento começou a soprar mais forte e o mar a se agitar. Em pouco tempo formou-se uma grande tempestade e todos aqueles que estavam no navio tiveram grande pavor ao ver quebrar as ondas, ficando muito aflitos.

A senhora, que estava grávida e muito cansada, entrou em trabalho de parto em meio a muitas dores. O parto foi tão difícil que, por fim, ela morreu. A criança recém-nascida procurava o seio. Gritando e chorando em grande dor, foi a criança nascida e a mãe morta. A criança deveria ter morrido, pois não havia quem a criasse. Ai, Deus! Que fará nosso romeiro, agora que sua mulher está morta e a criança chora pelo seio? A tempestade era tão grande que os marinheiros davam vozes para dizer: “Jogai fora
do navio esse corpo, pois desta forma não cessará a tempestade.
Sabei que isto é verdade e coisa bem provada: que o mar não quer em si coisa morta”. Quando os tripulantes quiseram tomar o corpo para jogá-lo ao mar, o romeiro lhes disse: “Amigos, por Deus, esperai um pouco. E se vós não tendes compaixão por mim nem pela senhora que ainda está quente, sofrei pela criança que busca o seio. Isto não é outra coisa senão crueldade, lançar ao mar um corpo meio morto. Nunca houve homem que quisesse matar corpo tão pequeno. Esperai um pouco e veremos se a senhora acordará do trabalho que teve no parto.”

COMO MAMAVA A CRIANÇA ESTANDO SUA MÃE MORTA

Depois que ele disse isso, olhou e viu o navio se aproximar de uma montanha e pensou em deixar ali a mãe e a criança antes que os peixes os comessem. Disse aos marinheiros: “Tomai de
minhas posses quanto vós quiserdes. Colocai a senhora e a criança naquela montanha para que eu os possa enterrar.” Quando os marinheiros ouviram a promessa dos bens que desejavam tanto como o peixe deseja a isca, concordaram com ele e fizeram sua vontade.

Ele quis enterrar a senhora, mas achou o solo tão duro e tão pedregoso que não pôde enterrá-la. Colocou-a num lugar afastado da serra e pôs a criança entre seus seios. “Ai, Santa Maria Madalena,
porque vieste tu ao porto de Marselha! Para a minha destruição, meu desterro e meu destino vieste tu. E eu, cativo porque te cri, dei início a isso. Por isto rogaste tu a teu deus? Que minha mulher
concebesse, para se perder o que carregava? Agora estão ambos perdidos: o concebido e a que concebeu, porque a mãe morreu em aflição e com as dores que sofreu e a criança nasceu para morrer, porque não há quem a cuide. E é isso o que eu ganhei por teu rogo? A quem encomendei todas as minhas coisas? Eu te peço e rogo que clames a teu deus, se ele é tão poderoso como tu pregas, que tenha piedade da alma desta senhora. E que por teu rogo tenha piedade daquela criança para que não se perca.”
Depois que disse isso, cobriu a senhora e a criança com seu manto e voltou ao navio em um barco. Depois que entrou no navio voltaram a navegar.


Ai, que misericórdia de Jesus Cristo! Ai, que merecimento de Madalena! Ai, que bendita parteira ela escolheu, que foi pregar na terra. Ela deu conforto e ajuda ao romeiro, que por causa de seu consolo não se desesperou. Ela o confortou para que não falecesse de tanto chorar. Ela esteve no parto da mãe, ela fez o ofício de mestre.

Ela confortou a senhora em suas dores. Ela confortou a criança que chorava. Ela desempenhou o papel de ama. Ela lhe deu o leite. Quem já ouviu falar dessas coisas? Ela ensinava, pregava e aconselhava no mar. Ela era mestre. Ela era ama. Ela confortava o romeiro para que não deixasse o que começara. Ela cuidava da criança que chorava, para a confortar e cessar seu choro. 

O corpo da mãe jaz sem a alma e dá leite à criança. E outra coisa que é maravilhosa: a alma da senhora foi em romaria para cumprir o que o corpo havia começado. Ninguém a via, mas ela via a todos. O corpo dela jazia como um recipiente vazio. E daquele recipiente vazio a criança tomava o leite. O recipiente era marcado com o sinal da santa cruz e jazia tão seguro que nem vento, nem geada, nem inverno, nem calor o atingia. Nem fome, nem sede sentia. Não apodreceu nem se perdeu. Sabei que assim são guardadas as coisas que são encomendadas a Maria Madalena.

COMO O ROMEIRO ACHOU A CRIANÇA TRABALHANDO NA BEIRA DO MAR

Voltemos ao nosso romeiro. Não se negue a ouvir sobre o conforto que ela lhe deu em seu desconforto, o que fez por seu rogo e como a sua tristeza foi transformada em alegria. O navio
encontrou bom vento e logo chegou ao ponto que desejava. E desembarcaram. Pouco tempo depois, o romeiro se deparou com São Pedro. Quando o bendito apóstolo viu o romeiro com a cruz, perguntou-lhe a mando de quem a tomara e porque viera ali. São Pedro entendeu muito bem que de onde ele viera, ali havia sido anunciada a palavra de Jesus Cristo. O romeiro lhe contou todas as coisas
que ocorreram em terra e no mar, a mando de quem tomara a cruz e a razão porque viera até ali. Quando São Pedro isto ??? 

(O resto do texto não encontrei por ser a tradução de um manuscrito antigo. Espero encontrá-lo na íntegra ainda)








FONTE:

Vida de Santa Maria Madalena - Texto  Anônimo  do Século XIV - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - PROGRAMA DE ESTUDOS MEDIEVAIS - RIO DE JANEIRO, AGOSTO - 2002








Santas Marias Jacobinas e Salomé no barco à derviva e Santa Sara ajoelhada.
















OS MILAGRES DA MÃO INCORRUPTA DE SANTA MARIA MADALENA

Os milagres da mão incorrupta de Maria Madalena



Relicário com a mão esquerda de Santa Maria Madalena


No mosteiro Simonopetra no Monte Athos se encontra a mão esquerda de Santa Maria Madalena. Diz-se que a mão está incorrupta, se mantém quente e que dela se exala um belo perfume.


Mosteiro de Simonopetra no Monte Athos


Muitos milagres são atribuídos a esta relíquia, entre eles:


- A mãe esquerda de Maria Madalena, milagrosamente, conserva sempre uma temperatura de 37ºC. No dia de sua morte, 22 de julho, os peregrinos que se aproximam para beijar a urna com sua relíquia sentem os o calor em seus lábios", destacou Silúan Muci , Arcebispo da Igreja Ortodoxa, durante uma entrevista a LA GACETA.


-Em 1945 houve um grande incêndio na floresta próxima ao Mosteiro de Iviron. Os Monges de Simonopetra levaram a relíquia de Santa Maria Madalena até ao lugar do fogo. Os dois monges que a levavam nas mãos se aproximaram do fogo, e quanto mais eles se aproximavam, mais o fogo diminuia. Os monges fizeram uma cerimônia de água benta e uma súplica, e, quando terminaram, o fogo tinha ido embora.

- Em 1947, um milagre semelhante ocorreu na floresta de Simonopetra graças à relíquia.

- Em 1911, em Galatista de Salónica, uma praga de vermes estava destruindo as plantas. O povo do local pediu que os monges trouxessem a relíquia de Santa Maria Madalena e fizeram uma santa cerimônia com água benta. Os vermes começaram a desaparecer imediatamente.

- Em 1912 veio uma praga de gafanhotos na região de Epanomis em Thessaloniki. Os moradores pediram que os monges trouxessem a relíquia, e depois de uma cerimônia de água benta e súplicas a Deus pela intercessão de Maria Madalena, a praga cessou.




Mosteiro de Simonopetra no Monte Athos



FONTES:




quarta-feira, 22 de julho de 2015

OFÍCIO EM LOUVOR DE SANTA ANA E SÃO JOAQUIM (cantado com a melodia do ofício da Imaculada)



Ofício escrito por Evandro Ferreira da Silva, 
autor deste blog com base em orações devocionais, textos da Liturgia das Horas e versículos bíblicos.  

Agora lábios meus
Dizei e anunciai
os grandes elogios
de São Joaquim e Sant´Ana

De Deus sois amada
De todos alegria
Intercedei por nós
Santa Mãe de Maria

e São Joaquim
venerável pai
Avós do Senhor
Sempre nos guiai.






Glória seja ao Pai
ao Filho o amor também
que são um só Deus
em pessoas três
agora e sempre
e sem fim. Amém


1 º HINO:

Salve ó Santa Ana
E o santo esposo
Joaquim de Deus
Servo caridoso

Que ajudava aos pobres
Com sua fortuna
Do templo celeste
                   Hoje é uma Coluna (Apocalipse 3:12)

Seu nome bendito
é na glória exaltado
Pois repartia os bens
                             Com os necessitados  (Salmos 112:9; 2 Coríntios 9:9) 

Das nações a bênção 
Sobre ele repousou
E a Aliança
Nele confirmou

Sua descendência
Será poderosa 
E sua linhagem 
Será gloriosa

De Davi e Abraão
descendes,sois filho.
Mas é por vossa filha
que tens o maior brilho.
                       
Deus os coroou 
De honra e glória
E os constituiu
               Sobre sua obra (Salmos 8:5-6)

Mãe da Mãe de Cristo
Joaquim Santo Pai
Pela Virgem Santa
sempre nos escutai


Oremos:
Senhor Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant`Ana a graça de darem a vida à Mãe de vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém




De Deus sois amada
De todos alegria
Intercedei por nós
Santa Mãe de Maria
e São Joaquim
venerável pai
Avós do Senhor
Sempre nos guiai



2 º HINO:
Salve Santa Ana
                     De Jessé raiz  (Isaías 11:1; Romanos 15:12)
que gerou Maria
que o mundo bendiz

De São Joaquim
 esposa  fiel
Recordar seu nome
                            Traz bênçãos do céu   (Provérbios 10:7)

Mulher de paciência
e muita oração
Deus ouviu a prece
em vossa aflição

Um anjo anuncia
a São Joaquim
Ana conceberá
a tristeza terá fim


Canta ó estéril
                    que não tivestes filho (Isaías 54:1; Gálatas 4:27)
pois tereis um neto
               que será Deus Bendito (Romanos 9,4-5)

Assim Ana concebe
a Virgem Imaculada
Estrela que anuncia
Do sol a Chegada

Ó Mulher temente
                  vós sereis louvada  (Provérbios 31:30)
Já diz a Escritura
a Bíblia Sagrada.


Mãe da Mãe de Cristo
Joaquim Santo Pai
Pela Virgem Santa
sempre nos escutai

Oremos:
Senhor Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant`Ana a graça de darem a vida à Mãe de vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém




De Deus sois amada
De todos alegria
Intercedei por nós
Santa Mãe de Maria
e São Joaquim
venerável pai
Avós do Senhor
Sempre nos guiai





3º HINO:

Salve ó Santa Ana
Da real estirpe
vosso santo nome
                todo mal dissipe (Provérbios 10,7)

O Senhor quem faz
              a estéril Mãe alegre (Salmos 113:9)
E vos deu uma menina
a quem os anjos servem

Maria é o nome
que Santa Ana deu
Àquela que é Mãe
do Filho de Deus

Todas as mulheres
Louvam de Ana a filha
Bem-aventurada
               e sempre bendita  (Cânticos 6, 9)

Antigas profecias
vistes se cumprir
Sois dos patriarcas
a filha feliz

Vistes o que muitos
                     desejaram ver (Mateus 13, 16-17)
a Virgem anunciada
Vós vistes nascer

De vossa primogênita
Um Menino virá
o primeiro e o único
que nos salvará


Mãe da Mãe de Cristo
Joaquim Santo Pai
Pela Virgem Santa
sempre nos escutai


Oremos:
Senhor Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant`Ana a graça de darem a vida à Mãe de vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém




De Deus sois amada
De todos alegria
Intercedei por nós
Santa Mãe de Maria
e São Joaquim
venerável pai
Avós do Senhor
Sempre nos guiai





4º HINO:


Salve Ó Santa Ana
                     Árvore da vida  (Provérbios 11:30)
Que produz bom fruto
                      Maria Santíssima   (Mateus 12:33)

Por fruto tão belo
                     Se conhece a árvore  (Mateus 12:33)
A Verdade e a Vida
De Maria nasce

Se no Monte Horeb
                             A lei nos foi dada             (Malaquias 4:4)
Na carne de vossa carne
                       Se encarna a Palavra        (João 1:14)

Palmeiras florescentes
                      Joaquim e Ana      (Salmos 92:12)
                       Dão fruto na velhice   (Salmos 92:14)
que pecado não mancha

Quem dirá a notícia
A todo Israel
Ana amamenta
A Rainha do céu

Santa Ana se alegra
E a Deus glorifica
E nada impuro 
mancha sua filha

Ana sois estrela
A aurora é Maria
O Sol é o Cristo
Salvação e Vida

Mãe da Mãe de Cristo
Joaquim Santo Pai
Pela Virgem Santa
sempre nos escutai



Oremos:
Senhor Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant`Ana a graça de darem a vida à Mãe de vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém








De Deus sois amada
De todos alegria
Intercedei por nós
Santa Mãe de Maria
e São Joaquim
venerável pai
Avós do Senhor
Sempre nos guiai


5º HINO

Salve Ó grande Mestra
Da Virgem Maria
Que seguiu a lei
De sabedoria

 Fonte de vida
                                    Era vossa doutrina    (Provérbios 10:11;Provérbios 13:14)
E a filha escutava
                    E o mundo esquecia     (Salmos 45:10)

A língua de Ana
                    Era fina prata     (Provérbios 10:20)
Que nutria a Filha
Com a Santa Palavra

A graça em vossas lábios
foi derramada
Por Deus para sempre
                        sois abençoada  (Salmos 45:2)

Aos que peregrinam
Neste mundo dai
Socorros de graças
Que o mal desfaz

A perseverança
 na religião
Do Espírito Santo
pedi consolação

Entre as mulheres
fortes na graça
a senhora Sant`Ana
                         a todas ultrapassa.    (Provérbios 31,29)

Mãe da Mãe de Cristo
Joaquim Santo Pai
Pela Virgem Santa
sempre nos escutai

Oremos:
Senhor Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant`Ana a graça de darem a vida à Mãe de vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém


De Deus sois amada
De todos alegria
Intercedei por nós
Santa Mãe de Maria
e São Joaquim
venerável pai
Avós do Senhor
Sempre nos guiai


6º HINO

Salve ó Santa Ana
De São José sois sogra
O Filho de vossa Filha
é nossa Vitória

A coroa dos velhos
                             são os filhos dos filhos     (Provérbios 17:6)
Assim  vossa Glória
junto de Jesus Cristo

A Virgem Maria
ao Templo levastes
E as escrituras
Vós as ensinastes

Proclamam os povos
vossa sabedoria
Cantam vossos louvores
                          a Igreja reunida.      (Eclesiástico 44,15)

Uma mulher forte
quem a encontrará?
Vale mais que jóias
                         sua obra a louvará     (Provérbios 31,10.31)

O vosso nome santo
será sempre lembrado
e o de Joaquim
                             Por séculos louvado  (Eclesiástico 44,13-14)

Bendito o Senhor 
que deu um Salvador
da casa de Davi
                   o seu santo servidor    (Lucas 1,68-69)

Mãe da Mãe de Cristo
Joaquim Santo Pai
Pela Virgem Santa
sempre nos escutai





Oremos:
Senhor Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant`Ana a graça de darem a vida à Mãe de vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém




De Deus sois amada
De todos alegria
Intercedei por nós
Santa Mãe de Maria
e São Joaquim
venerável pai
Avós do Senhor
Sempre nos guiai

7º HINO
Salve Ó Santa Ana
Guarda vigilante
e São Joaquim
                       Clamando incessante  (Isaías 62:6)

De noite e de dia
Sem nenhum descanso 
Lembrando a Cristo
                     Todo nosso pranto  (Isaías 62:6)

Só o Cristo pode
Prodígios fazer
Mas vossas orações
Podem nos valer

Ó família santa
seja-nos exemplo
vossa intercessão
luz e recomeço

Que marido e mulher
se amem e respeitem
se reconciliem 
                       e nunca se deixem  (1 Coríntios 7,3.11)

E os filhos aos pais
na fé obedeçam
 os pais  não os irritem
                                para que não os percam  (Colossenses 3, 20-21)

Brilhando no céu 
Joaquim e Ana
Vossas orações
Graça nos alcança

Mãe da Mãe de Cristo
Joaquim Santo Pai
Pela Virgem Santa
sempre nos escutai


OFERECIMENTO

Em honra dos Santos

Pais de Maria
Avós de vosso Filho
Aceitai Senhor

O nosso louvor

Nossa oração
De tantos pecados
Dai-nos remissão

Para que no céu 

Com eles possamos
Louvar-vos Trindade
Pela eternidade

A glória dos filhos
                    é seus pais honrar   (Provérbios 17:6)
o Neto Jesus Cristo
vos escutará

Rogai a Deus por nós
Joaquim e Ana 
Pois vossa memória
                bênçãos nos alcança. (Provérbios 10:7)

Glória honra e paz
               a quem pratica o bem  (Romanos 2:10)
siga-nos suas bênçãos
Aleluia.  Amém.








Ofício escrito pelo autor do Blog Breviário
Escrevi para honrar Santa Ana de quem acabei me tornando devoto. Depois de procurar orações e ladainhas, resolvi escrever este ofício baseado em trechos da escritura sagrada, do Proto-Evangelho de Tiago e daquilo que a Tradição nos conta sobre Santa Ana ter ensinado a Virgem Maria a ser uma serva fiel a Deus. Espero que sirva para louvor da Santíssima Trindade e bem da Igreja a quem ofereço minhas orações.



segunda-feira, 20 de julho de 2015

A BÍBLIA DIZ QUE OS MORTOS PODEM OUVIR NOSSAS ORAÇÕES SIM



A Bíblia diz que os mortos podem ouvir nossas orações sim.

São João Evangelista, na Bíblia, deixa claro que os mortos escutam as orações da terra, quando diz no (Apocalipse 5:8):

E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
Apocalipse 5:8


Os Homens mortos, os Santos Anciãos que  estão diante de Deus, apresentavam as orações dos "santos" (os cristãos que ainda estavam na terra), pois todos somos santos pelo batismo. 

Se em vida os Santos recebem revelações de Deus  (Atos 16:9-10; Atos 9:9-18),   após a morte eles também podem conhecer nossas necessidades, como disse Jesus na parábola sobre Lázaro:

E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
Lucas 16:23
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Lucas 16:27,28


Os mortos Santos já não estão presos a um corpo mortal, mas foram revestidos de imortalidade (II Coríntios 5:1-2, 6-8):

Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;
2 Coríntios 5:1,2
Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor
(Porque andamos por fé, e não por vista).
Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
2 Coríntios 5:6-8

Os Santos participaram da primeira ressurreição, o Batismo (Colossenses 2:12).  

O Espírito Santo lhes pode revelar nossas necessidades (Atos dos Apóstolos 9:9-18; 16: 9-10), por isso São Paulo diz que Abel, mesmo depois de morto ainda fala, intercede, clama por justiça (Hebreus 11:4).

E se os Santos vão julgar o mundo (1 Coríntios 6:2; Lucas 11,30-32; 22,28-30), é necessário que eles tenham o conhecimento do que acontece nele, por isso "estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, " (Hebreus 12:1).

  Assim como os Santos Abraão (João 8:56) , Moisés e Elias (Lucas 9:30,31) que tinham conhecimento do que acontecia com Jesus acompanhando sua vida:

Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.
João 8:56
( Obs.: Abraão já havia morrido)


E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,
Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
Lucas 9:30,31

(Obs.: Moisés já havia morrido e Elias já não estavam neste mundo)

 Jesus deixa claro que os mortos Santos acompanham a vida dos homens ao dizer:

 "Há um que vos acusa, Moisés (que já tinha morrido), em quem vós esperais. " (João 5:45).

Resultado de imagem para pessoas rezando aos santos



As almas do Purgatório ( 1 Coríntios 3:15 ; I Pedro 3: 18-19, 4:6 ; Mateus 5: 22, 25-26; Lucas 12; 45-48),  também são almas salvas, parte do Corpo de Cristo( 1 Coríntios 3,15) por isso também podem ouvir nossas orações.
Devemos ajudá-las rezando para que sejam livres de seus pecados (1 João 5,16-17 ), pois há pecados que são perdoados após a morte (Mateus 12:32), quando o pecado não é mortal (1 João 5:16-17 ).


A morte não nos separa de Cristo (Romanos 8, 38-39) do qual todos os batizados fazem parte (1 Coríntios 12:27) e é um encontro com Cristo ( 2 Coríntios 5,1. 6-8; Lucas 23,43; Filipenses 1,23; ). 

Cristo vive para interceder (Hebreus 7:25), Ele é a Cabeça e nós, o Corpo (Efésios 5:23). 


Quando a Cabeça intercede, todo o Corpo intercede, pois a Cabeça que é Cristo não intercede sozinha, todo o corpo, vivos ou mortos ( Romanos 14:8; 2 Coríntios 5:9; (Lucas 20:38) intercede junto ( Apo 5,8; 6,9-11; 7,15; 14,4; Hebreus 11,4;).

"Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor" (Romanos 14:8),  e  "quer estejamos no corpo, quer o deixemos, temos o propósito de agradar ao Senhor" (2 Coríntios 5:9), pois "Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos" (Lucas 20:38). 

E agrada ao Senhor a intercessão de seus Santos.

A Bíblia permite a Invocação dos mortos, invocar seus nomes para pedir intercessão (Êxodo 32,13; Mateus 22,32; Deuteronômio 9,27; Salmos 105,42; 132,1; 131 (132),10;  2 Reis 2,14, 13,23;  Mateus 27, 46-49;  Lucas 16, 24; I Tessalonicenses 1,2-3)

A Bíblia proíbe a Evocação dos mortos, evocá-los para que se incorporem, possuam um corpo, atuem de alguma forma no mundo material em incorporações ou práticas mágicas(Deuteronômio 18,10-12; Levítico 19,26; Êxodo 22,18; Levítico 20,27; Atos 16, 16-23; Atos  19,18-20; Gálatas 5, 19-21).

Jesus e os Apóstolos não perdiam tempo conversando ou doutrinando espíritos malignos, como faz o espiritismo, ele os expulsava e mandou expulsar (Marcos 1,34; Marcos 3,11-15;Lucas 11,14; Mateus 17,18; Mateus 8,28-32; Marcos 16,17; Atos 16, 16-23).


domingo, 19 de julho de 2015

DE SANTA ANA DESCENDE CRISTO (Romanos 9,4-5)


De Santa Ana e São Joaquim  "descende Cristo, segundo a carne, o qual é, sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre. Amém." "Eles são os israelitas; a eles foram dadas a adoção, a glória, as alianças, a lei, o culto, as promessas e os patriarcas;"(Romanos 9,4-5).





 Bem-aventurados os olhos de Santa Ana e São Joaquim e  ditosos os seus  ouvidos, porque ouviram!
 Porque muitos profetas e justos desejaram ver o que eles viram e ouvir o que ouviram  (Mateus 13, 16-17) .

Foram eles a raiz de Jessé proclamada por Isaías de onde saiu Maria a qual nos deu  Jesus, o descendente de Davi, que reinará sobre os povos".(Isaías 11,1 ; Romanos 15,12).
A memória desses justos alcança bênçãos (Provérbios 10,7) , por isso seus nomes vivem de século em século e os povos proclamam a sabedoria deles,e a Igreja canta seus louvores (Eclesiástico 44,14-15), pois foram os pais da Virgem Maria e a educaram, preparando-a como digna morada para o Senhor.













A Virgem Maria ouvia "a instrução de seu pai e não desprezava o ensino de sua mãe" (Provérbios 1,8; 6,20), guardando no coração "o ensino dos sábios, fonte de vida, que afasta o homem das armadilhas da morte" ( Provérbios 13,14).  









Santa Ana nos lembra a história de outra Ana, a mãe do Profeta Samuel, que também era estéril, mas após orar e confiar em Deus recebe a graça de conceber um filho (I Samuel 1,1-28). 

Santa Ana concebeu uma filha, a filha de Sião, que foi feita habitação de Deus (Zacarias 2,10) a Virgem prometida que deu à luz ( Isaías 7,14; Miquéias 5,3) ao Emanuel, o Deus Conosco.

Santa Ana concebeu aquela que está coroada de doze estrelas, vestida de sol e com a lua debaixo de seus pés,a Mãe do rei que regerá o mundo com cetro de ferro (Apocalipse 12)

Santa Ana deve ter orado como a Mãe do Profeta Samuel:
"Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida"
1 Samuel 1,11

Diferente da outra Ana, nossa Santa teve uma menina, que também foi apresentada e dediacada ao Templo, mas que depois se tornou ela mesma o Templo e a Habitação de Deus (Lucas 1,35; Zacarias 2:10).

 Se o Senhor Deus concedeu o pedido de Santa Ana, num momento de grande angústia e tristeza, também pode conceder os pedidos do nosso coração. 

Se as orações dessa serva foi aceita uma vez e, hoje, ela é avó de Jesus, imagine quantas graças ela não nos pode alcançar por sua intercessão, pois mesmo depois de morta ela ainda fala (Hebreus 11,4), pois foi uma Mulher de fé, que temeu o Senhor, por isso é digna de ser louvada  (Provérbios 31,30).



















A fé na intercessão de Santa Ana e São Joaquim ficou gravada no coração do Cristianismo (2 Coríntios 3,2)
 na Tradição católica que nos foi ensinada  "quer de viva voz, quer por carta" (II Tessalonicenses 2,15) pelos Apóstolos e primeiros cristãos.

 A vida desses Servos de Deus está no Proto-Evangelho de Tiago, um evangelho apócrifo, não inspirado, mas considerado confiável pelos primeiros cristãos.


Santa Ana e São Joaquim, 
confio a vocês a conversão de meus familiares.
 Assim como pela oração vocês conseguiram de Deus um filha, e fostes abençoados com a graça de ter o Salvador do mundo como neto, alcançem para cada um deles as graças necessárias para enxergarem a verdadeira fé e caminho; a coragem para abandonarem todas suas concepções e se refazerem; a proteção de terem ao lado anjos e amigos que os estimule a trilhar os passos em direção a Cristo e a aceitação para tomarem a Cruz do Senhor.



Santa Ana e São Joaquim, 
alcançem de Deus a graça do fervor,
 da piedade e devoção para a comunidade onde moro. 
Que a festa de vocês seja um momento de conversão e de crescimento espiritual para todos. 
Que aumente a união, a qualidade e o número de fiéis e que nossa fé católica e apostólica possa contagiar a todos. 
Livrai-nos da desunião, das intrigas, 
da maledicência e de todos os males que possam atrapalhar a conversão e a salvação das almas.
Alcançem de Deus milagres, graças e bênçãos
 para todos que forem para a Igreja 
e que a procissão como toda a festa 
seja bem organizada e participativa.
Tudo para honra e glória 
da Santíssima Trindade de um só Deus.
Mãe de Deus, orai por nós!
Santa Ana, orai por nós!
São Joaquim, orai por nós!
Amém.   




"Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, 

e os pais são o orgulho dos seus filhos."





sábado, 18 de julho de 2015

DAR VIVAS AOS SANTOS NA BÍBLIA. VIVA !!! HONRÁ-LOS, RESPEITÁ-LOS.


Viva é  uma exclamação de aplauso ou felicitação. Exprime aplauso, alegria, felicitação.
Na Bíblia, o povo dava viva ao seus reis, os ungidos, assim como damos aos Santos,  ungidos pelo batismo:

Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o Senhor escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei! 1 Samuel 10:24

E sucedeu que, chegando Husai, o arquita, amigo de Davi, a Absalão, disse Husai a Absalão: Viva o rei, viva o rei! 2 Samuel 16:16

Então Bate-Seba se inclinou com o rosto em terra e se prostrou diante do rei, e disse: Viva o rei Davi meu senhor para sempre. 1 Reis 1:31

E Zadoque, o sacerdote, com Natã, o profeta, ali o ungirão rei sobre Israel; então tocareis a trombeta, e direis: Viva o rei Salomão! 1 Reis 1:34

E Zadoque, o sacerdote, tomou o chifre de azeite do tabernáculo, e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão! 1 Reis 1:39



Então Joiada fez sair o filho do rei, e lhe pôs a coroa, e lhe deu o testemunho; e o fizeram rei, e o ungiram, e bateram as palmas, e disseram: Viva o rei! 2 Reis 11:12



Então tiraram para fora ao filho do rei, e lhe puseram a coroa; deram-lhe o testemunho, e o fizeram rei; e Joiada e seus filhos o ungiram, e disseram: Viva o rei! 2 Crônicas 23:11




Alguns que se dizem cristãos acham que os Santos não merecem nosso respeito, afirmando que louvar os Santos é esquecer Jesus. Ignoram que a Bíblia diz que devemos respeitar os servos do Senhor e que todo louvor dado a um Santo se dirige a Deus que o fez, pois tudo o que o Santo é ou fez, é ou fez por Jesus e para a glória de Jesus.






As imagens são representações dos Santos permitidas pela Bíblia (Êxodo 25:18; Êxodo 37:7;  2 Crônicas 3:10; Ezequiel 41:18-19)
Ao olhar as imagens direcionamos a mente a Deus por meio dos Santos e Anjos. (Números 21:9)
Deus proibiu ídolos (imagens de deuses) e mandou fazer imagens de Anjos e da Serpente para ajudar o povo a orar.



A Bíblia diz que devemos respeitar, temer e honrar os Santos:


Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal.
1 Crônicas 16:22


Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.
Salmos 105:15

E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.
 1 Samuel 24:6


 E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do Senhor, e ficou inocente?
I Samuel 26,9

E Davi lhe disse: Como não temeste tu estender a mão para matares ao ungido do Senhor? 
2 Samuel 1:14

Então respondeu Abisai, filho de Zeruia, e disse: Não morreria, pois, Simei por isto, havendo amaldiçoado ao ungido do Senhor?
 2 Samuel 19:21


E Zadoque, o sacerdote, tomou o chifre de azeite do tabernáculo, e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão! 1 Reis 1:39


Então tiraram para fora ao filho do rei, e lhe puseram a coroa; deram-lhe o testemunho, e o fizeram rei; e Joiada e seus filhos o ungiram, e disseram: Viva o rei! 2 Crônicas 23:11


Devemos honrar os Santos:

De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. 
2 Timóteo 2,21

Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha. Provérbios 3:35

Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mateus 15:4


Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Marcos 10:19

Também farás túnicas aos filhos de Arão, e far-lhes-ás cintos; também lhes farás tiaras, para glória e ornamento. Êxodo 28:40

Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; 1 Timóteo 5:17

E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. Mateus 13:57


Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
 1 Timóteo 6:1

Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus. Deuteronômio 5:16


Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. Levítico 19:32







Devemos honrar os Santos porque tudo fizeram por Jesus:

Recebei-o, pois, no Senhor com todo o gozo, e tende-o em honra;
Porque pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso serviço.
Filipenses 2:29,30


São Paulo diz que Jesus é digno de maior glória que Moisés, ou seja, Moisés é digno de louvor, mas é lovado como Santo e Jesus é louvado como Deus Salvador:

Porque ele (Jesus) é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.
Hebreus 3:3

E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;
Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
Hebreus 3:5,6


Devem ser louvados (elogiados) pelo exemplo de vida, pois o louvor dado a eles se direciona a Deus e só a Deus se direciona todo louvor, mesmo o dado aos Santos:

Por isso eu louvei os que já morreram, mais do que os que vivem ainda. Eclesiastes 4:2

Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. Provérbios 31:30

Cada qual será louvado segundo o seu entendimento, mas o perverso de coração estará em desprezo. Provérbios 12:8

Que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios. Provérbios 27:2


Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Provérbios 31:28

Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. 1 Pedro 2:14


Porém uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; viram-na as filhas e chamaram-na bem-aventurada, as rainhas e as concubinas louvaram-na. Cânticos 6:9

Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime. Isaías 52:13

Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te afligem, e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados. Sofonias 3:19

Naquele tempo vos farei voltar, naquele tempo vos recolherei; certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando fizer voltar os vossos cativos diante dos vossos olhos, diz o Senhor. Sofonias 3:20

Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder. Gênesis 49:3


E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23:12

Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 14:11


Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Romanos 13:3

Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. 1 Coríntios 11:22

Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. 1 Coríntios 11:17


E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei. 1 Coríntios 11:2



E com ele enviamos aquele irmão cujo louvor no evangelho está espalhado em todas as igrejas. 2 Coríntios 8:18


Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou. 2 Coríntios 12:11



Mas enviei estes irmãos, para que a nossa glória, acerca de vós, não seja vã nesta parte; para que (como já disse) possais estar prontos, 2 Coríntios 9:3


Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós? 2 Coríntios 3:1


Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações. 2 Coríntios 7:4


Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8






É Deus quem faz os Santos e todo louvor dado a eles se direciona a Deus:

Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar. João 13:32

E o Senhor disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo. Josué 3:7

Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Efésios 1:12

Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Filipenses 1:11



Os Santos não precisam de nosso louvor, somos nós que precisamos ver seus exemplos. Os Santos esperam o louvor de Deus:

Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor. 1 Coríntios 4:5

Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor. 1 Coríntios 1:31

Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva. 2 Coríntios 10:18


Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento. 2 Coríntios 10:12

Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. 2 Coríntios 10:17

E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 2 Coríntios 12:7