quarta-feira, 11 de novembro de 2015

PURGATÓRIO NÃO É SEGUNDA CHANCE APÓS A MORTE, É A CERTEZA DO CÉU


Um erro muito comum dos protestantes é dizerem que o Purgatório é uma segunda chance, ou que oramos para salvar as almas do Purgatório... são ignorantes da doutrina católica.

O Purgatório é a certeza da salvação, as almas que estão no Purgatório já estão salvas, apenas esperam entrar diretamente no céu, purificando-se,  passando pelo fogo (I Cor 3,15):

A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia (dia do juízo) a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
1 Coríntios 3,13-15







 O Purgatório é como a ante sala do céu, elas estão quase lá, no céu, só aguardam um pouco mais se purificarem, pois por conta da consequência seus pecados já perdoados, não podem entrar. 

Todo pecado mesmo perdoado tem consequências, castigos, exige reparação (Num 20,12; 1 Sam 3, 14.17-18; 2Sam 12, 13-14; Jon 1,12 ; At 5, 3-5.9-10; Jó 2, 8 ).

Todos devemos receber na outra vida a paga do bem ou do mal que fizemos enquanto estávamos no corpo (2 Coríntios 5,10) . Logo, deve haver uma punição para os pecados leves ( Lucas 12, 45-48) , os que não são para a morte eterna (I João 5,16).

E Jesus nos diz isso ao falar que há pecados que podem ser perdoados no outro mundo (Mat 12,32).

As almas do Purgatório são como Moisés, que por ter pecado (mesmo depois de perdoado) não pode entrar na terra prometida, e apenas a vê de longe:

" E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado."

Números 20,12

"Depois disse o Senhor a Moisés: Sobe a este monte de Abarim, e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel.
E, tendo-a visto, então serás recolhido ao teu povo, assim como foi recolhido teu irmão Arão;
Porquanto, no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes ao meu mandado de me santificar nas águas diante dos seus olhos (estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim)."
Números 27,12-14

"E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: À tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás.

Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor."
Deuteronômio 34,4,5


E as nossas orações são consolo para nós e para elas e podem de fato apressar a entrada delas no céu, pois São João diz que nossas orações podem alcançar o perdão para nossos irmãos e as almas que estão no Purgatório se purificam de pecados que não são para a morte ( pecados mortais):


"Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore."

I João 5,16

Nossas orações podem alcançar o perdão dos pecados que não são para a morte ( os pecados veniais).

Os primeiros cristãos já oravam pelos mortos como nos diz São Paulo:


Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?

1 Coríntios 15,29



O PURGATÓRIO É BÍBLICO:
A purificação é necessária para adentrar ao céu: Hb 12,14; Ap 21,27.
Agonia temporária: 1Cor 3,15; Mt 5,25-26.
Cristo pregou para seres espirituais: 1Pd 3,19.
É um estado intermediário de purificação: Mt 5,26; Lc 12,58-59.
É uma realidade entre o céu e a terra: Mt 18,23-25; Lc 23,42; 2Cor 5,10; Fl 2,10; Ap 5,2-3.23.
Graus de expiação dos pecados: Lc 12,47-48.
Alguns pecados são perdoados e outros não serão perdoados nem aqui nem no mundo vindouro: Mt 12,32.
Nada de impuro pode entrar no céu: Ap 21,27.
Salvação, mas como pelo fogo: 1Cor 3,15.
Sofrimento extra: 2Sm 12,14; Cl 1,24.







A SALVAÇÃO DE JESUS NOS LIVRA DO INFERNO, MAS NÃO DOS CASTIGOS TEMPORAIS.

 Jesus nos salva do inferno, o castigo eterno do pecado.  O Batismo nos lava de todo pecado, mas após o batismo todos pecam e todo pecado produz uma mancha que torna o homem impuro.

 E todo pecado traz uma consequência, uma pena ou castigo que deve ser expiada em vida (Num 20,12; 1 Sam 3, 14.17-18; 2Sam 12, 13-14; Jon 1,12 ; At 5, 3-5.9-10; Jó 2, 8 )..

E se morremos sem expiar todas as consequências de nossos pecados, se forem pecados que não são para a morte eterna no inferno (I Joao 5,15) eles poderão ser perdoados, expiados, no outro mundo (Mat 12,32), ou seja, a purificação continua mesmo após à morte caso sejamos julgados salvos (I Cor 3,15).

 Todo pecado produz uma mancha, torna impuro o homem e se ele morre em pecado que não é para a morte eterna (pecados leves ou veniais), mesmo assim ele está impuro, pois não se arrependeu e fez penitência antes de morrer.

 Por isso devemos ter sempre sem mancha nossa consciência diante de Deus e dos homens (Atos 24,16), pois não sabemos nem o dia, nem a hora da nossa morte  e o senhor virá num dia em que não se espera e numa hora que não se sabe( Mateus 24,50; Lucas 12,46)

Devemos vigiar e orar pois entraremos direto no céu "contanto que sejamos achados vestidos e nao despidos" II Cor 5,3; Heb 5,9, já que sem a santidade ninguem verá o Senhor Heb 12,14.

Toda alma que tem pecados leves está impura até pagar por esses pecados, mas se morrer sem pagar por seus pecados, não poderá entrar no céu. 

Sendo uma alma boa e santa não irá para o inferno, mas por naõ ter se purificado de seus pecados leves também não poderá entrar diretamente no céu, pois nada de impuro entra no céu (Apocalipse 21,27).

Essa alma está salva, mas deve passar pelo fogo da purificação (I Cor 3,15), o Purgatório, para poder adentrar no céu e ver a Deus face a face.

Nossas orações podem libertá-las dos laços e consequências e pecado, por isso oramos para que elas sejam libertas da prisão do Purgatório, descrita por Jesus e os Apóstolos ( Mat 5,22.25-26; I Ped 3,18-19), e possam estar diante do trono de Deus.









Nenhum comentário:

Postar um comentário