quarta-feira, 2 de setembro de 2015

OFÍCIO DE NOSSA SENHORA DAS DORES








Agora lábios meus
proclamem e anunciem
os grandes louvores
da Virgem, Mãe das Dores


Sede em meu favor
Virgem Dolorosa
o mal não triunfe
    sobre os filhos teus 
(Lamentações 1,16)

Glória seja ao Pai
ao Filho e ao Amor também
que são um só Deus
em pessoas três
Agora e sempre e sem fim.
 Amém

EVANGELHO DE SÃO LUCAS ( 2, 33-35):
Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe:
Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições,E uma espada transpassará a tua alma.

1º HINO
Deus te salve, Virgem,
Senhora das Dores
Rainha de clemência
a ti meus clamores

Mãe admirada
 das grandes maravilhas
que  o Santo Profeta
 de Jesus dizia

o teu filho amado,
 a Luz das nações
será um sinal
de contradições

e a tua alma
será transpassada
Eis a profecia
          por uma espada (Lc 2,32-35)

Ó Grande martírio
           Guardar no coração (Lc 2,51)
as tristes palavras
dessa predição.

                   Esmagada n´alma (Lamentações 1,15)
Filha de Sião
sem nenhum alento
ou consolação

Vinde sustentai-me
com flores e frutos
pois eu desfaleço 
                de  amor profundo (Cânticos 2,5)


Ouvi Mãe das Dores
a minha oração
toque em vosso peito
os clamores meus.

ORAÇÃO:

Santa Maria, Mãe de Deus, Senhora das Dores, rogai por nós ao Rei entregue à morte, vosso suave Filho para que por sua terna clemência e pela força de sua Santíssima Ressurreição se digne perdoar todos os nossos pecados.

(Reza-se 1 Ave Maria)









Sede em meu favor
Virgem Dolorosa
o mal não triunfe
sobre os filhos teus

Glória seja ao Pai
ao Filho e ao Amor também
que são um só Deus
em pessoas três
Agora e sempre e sem fim.
 Amém


DO EVANGELHO DE SÃO MATEUS ( 2,13-15):

Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse:
 Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito, fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar.



2º HINO
Deus te salve, Arca
do Celeste Templo,
que sobes do deserto
                 com mirra, ouro e incenso  (Cânticos 3,6)

na Vígilia escura
és Mãe apressada
A quem comparar-te
                    Virgem Desterrada   (Lamentações 2,13)

Foste para o Egito
fugindo de Herodes
Levando teu Filho
salvando -o da morte

Levantando à noite
o coração derramas
ante o Senhor
              pela vida clamas (Lamentações 2,19)

De Belém o luto
está pelo caminho
ouvem-se os gritos
                 choros e gemidos (Mateus 2,16-18)

                    Raquel lacrimosa  (Jeremias 31,15)
Virgem da amargura
Implora por teus filhos
               caídos na rua (Lamentações 2,19)

Tens rosto vermelho
de tanto chorar
e nas sobrancelhas
                 o pranto tem lugar   (Jó 16,16)

Ouvi Mãe das Dores
a minha oração
toquem em vosso peito
os clamores meus.


ORAÇÃO:

Santa Maria, Mãe de Deus, Senhora das Dores, rogai por nós ao Rei entregue à morte, vosso suave Filho para que por sua terna clemência e pela força de sua Santíssima Ressurreição se digne perdoar todos os nossos pecados.
(Reza-se 1 Ave Maria)





Sede em meu favor
Virgem Dolorosa
o mal não triunfe
sobre os filhos teus

Glória seja ao Pai
ao Filho e ao Amor também
que são um só Deus
em pessoas três
Agora e sempre e sem fim.
 Amém


DO EVANGELHO DE SÃO LUCAS ( 2, 48)
 Quando eles o viram, ficaram admirados.
E sua mãe disse-lhe:
Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.


3º HINO
Deus te salve,  Cidade,
Grande entre as nações
Virgem  desolada
                 cheia de aflições (Lamentações 1,1)

buscando quem  amas
não o encontraste
E desesperada
                     a  Jerusalém  voltastes (Cânticos 3,2)

 rodeia apressada
               por todas as ruas (Cânticos 3,2)
Enferma de amor
três dias procuras

Aonde foi teu amado,
Formosa entre as mulheres?
Para que o busquemos
                  entre lírios celestes (Cânticos 6,1-2)

entre os doutores
 no templo o encontras
filho o que fizeste
tua perca nos assombra

Porque me buscáveis
disse o Menino,
se devo cuidar das
coisas de meu Pai

Deus feito homem
te foi submisso
E no coração guardaste
                 tudo isso (Lucas 2, 43-51)

Ouvi Mãe das Dores
a minha oração
toque em vosso peito
os clamores meus.



ORAÇÃO:

Santa Maria, Mãe de Deus, Senhora das Dores, rogai por nós ao Rei entregue à morte, vosso suave Filho para que por sua terna clemência e pela força de sua Santíssima Ressurreição se digne perdoar todos os nossos pecados.
(Reza-se 1 Ave Maria)






Sede em meu favor
Virgem Dolorosa
o mal não triunfe
sobre os filhos teus

Glória seja ao Pai
ao Filho e ao Amor também
que são um só Deus
em pessoas três
Agora e sempre e sem fim.
 Amém



DO EVANGELHO DE SÃO LUCAS ( 23, 27-28)
Seguia-o uma grande multidão de povo e de mulheres, que batiam no peito e o lamentavam.
Voltando-se para elas, Jesus disse: Filhas de Jerusalém, não choreis sobre mim, mas chorai sobre vós mesmas e sobre vossos filhos.


4º HINO
Deus te Salve, Virgem,
Senhora do Calvário
Seguindo a multidão
buscando o Filho Amado

Aquele a quem  amo
                 Dizei guardas se vistes? (Cânticos 3,3)
Em lágrimas se fundem
os meus olhos tristes

Vos conjuro, filhas
 de Jerusalém
não choreis por mim,
                   mas por vossos filhos (Lucas 23,28)

O Senhor dos Passos
assim respondia
Sem consolo a Virgem
na amargura vivia

Como uma viúva
Rainha entre as províncias
De mãos estendidas
                      Sem quem a console (Lamentações 1,1.17)

Quem é esta que sobe
                  no amado encostada?( Cânticos 8,5)
Ao Monte Calvário
pelo amor é levada

Escarros e torturas
golpes, bofetadas
ao ver ferido o Filho
és também chagada


Ouvi Mãe das Dores
a minha oração
toque em vosso peito
os clamores meus.



ORAÇÃO:

Santa Maria, Mãe de Deus, Senhora das Dores, rogai por nós ao Rei entregue à morte, vosso suave Filho para que por sua terna clemência e pela força de sua Santíssima Ressurreição se digne perdoar todos os nossos pecados.
(Reza-se 1 Ave Maria)






Sede em meu favor
Virgem Dolorosa
o mal não triunfe
sobre os filhos teus

Glória seja ao Pai
ao Filho e ao Amor também
que são um só Deus
em pessoas três
Agora e sempre e sem fim.
 Amém




 DO EVANGELHO DE SÃO JOÃO (19, 25):
Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.


5º HINO
Deus  salve, Mulher,
na cruz revelada
és a nova Eva
Rainha coroada

Junto a Jesus
na cruz tu estavas
De pé como Muralha
                        em torrente de lágrimas (Lamentações 2,18)

A Profecia antiga
em ti se cumpriu
a dor como espada
a tua alma feriu

Lágrimas e choro
consomem a tua alma
o sol  a natureza
em trevas desmaia

Mulher eis o teu Filho
disse o crucificado
Eis aí tua Mãe
Meu discípulo amado

Dessa hora em diante
tornou-te Mãe da Igreja
Mulher revestida
de lua, sol e estrelas

Olhai se existe dor
igual a dor que eu sinto
Vós que caminhais
                      Vede como me aflijo  (Lamentações 1,12)


Ouvi Mãe das Dores
a minha oração
toque em vosso peito
os clamores meus.



ORAÇÃO:

Santa Maria, Mãe de Deus, Senhora das Dores, rogai por nós ao Rei entregue à morte, vosso suave Filho para que por sua terna clemência e pela força de sua Santíssima Ressurreição se digne perdoar todos os nossos pecados.
(Reza-se 1 Ave Maria)





Sede em meu favor
Virgem Dolorosa
o mal não triunfe 
sobre os  filhos teus

Glória seja ao Pai
ao Filho e ao Amor também
que são um só Deus
em pessoas três
Agora e sempre e sem fim.
 Amém


 DO EVANGELHO DE SÃO JOÃO ( 19, 38):
 Depois disso, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, mas ocultamente, por medo dos judeus, rogou a Pilatos a autorização para tirar o corpo de Jesus. Pilatos permitiu. Foi, pois, e tirou o corpo de Jesus.

6º HINO

                    Deus te salve, Sunamita, (1Reis 1,1-4)
assistindo aos pés da cruz
Eras a Dor Viva
morrendo com Jesus

Morres em tua alma
Vendo o Filho morto
Como um oceano
                     Grande é teu desgosto  (Lamentações 2,13)

Vendo um dos soldados
transpassar-lhe o lado
sentes em teu peito
o coração chagado

Põe-me como um selo
 no coração me cole
O amor de Jesus
                 é mais forte que a morte (Cânticos 8,6)

Descendo-o da cruz
envolto em teus braços
Virgem da Piedade
                          agarraste-o e não o largaste  (Cânticos 3,4)

Como foi coberta
de nuvens escuras
a Filha de Sião
                é só amargura (Lamentações 2,1)

Coroa do martírio
recebeste em vida
morrendo não morreis
Mãe Compadecida


Ouvi Mãe das Dores
a minha oração
toquem em vosso peito
os clamores meus.



ORAÇÃO:

Santa Maria, Mãe de Deus, Senhora das Dores, rogai por nós ao Rei entregue à morte, vosso suave Filho para que por sua terna clemência e pela força de sua Santíssima Ressurreição se digne perdoar todos os nossos pecados.
(Reza-se 1 Ave Maria)




Sede em meu favor
Virgem Dolorosa
o mal não triunfe
sobre os filhos teus

Glória seja ao Pai
ao Filho e ao Amor também
que são um só Deus
em pessoas três
Agora e sempre e sem fim.
 Amém



DO EVANGELHO DE  SÃO LUCAS ( 23, 55):
As mulheres, que tinham vindo com Jesus da Galiléia, acompanharam José. Elas viram o túmulo e o modo como o corpo de Jesus ali fora depositado.


7º HINO
Deus te salve, Mãe,
Virgem da Soledade
  Mãe do Puro Amor
 Mãe da esperança

Levaram teu Filho
para o sepulcro
Cidade abandonada
                     vestida de luto (Lamentações 1,1)

Vos conjuro, filhas
de Jerusalém
que antes que o queira
               não o desperteis (Cânticos 8,4)

Num jardim fechado
foi o amado posto
num canteiro de aromas
   o Deus Homem morto 
(Cânticos 6,2; João 19, 41-42)

Chora noite adentro
com a face inundada
Uma vigília eterna
                     sem trégua ou parada   (Lamentações 2,18)

Na fresta da porta
Jesus pôs a mão
E estremeceu
            o meu coração (Cânticos 5,4)

Onde está, ó morte,
a tua vitória?
                Eis que ele já vem (Cânticos 2,8)
Vivo em sua glória.


Ouvi Mãe das Dores
a minha oração
toquem em vosso peito
os clamores meus.



ORAÇÃO:

Santa Maria, Mãe de Deus, Senhora das Dores, rogai por nós ao Rei entregue à morte, vosso suave Filho para que por sua terna clemência e pela força de sua Santíssima Ressurreição se digne perdoar todos os nossos pecados.
(Reza-se 1 Ave Maria)







OFERECIMENTO

Recebei Senhora
estas orações
Ouvi os pedidos
de nossos corações

Em toda tristeza
que te imitemos
e junto a Jesus
erguidos fiquemos

Para na alegria
eterna cantar
A cruz de cada dia
dai-nos suportar

O amor de Jesus
ninguém pode apagar
e dentro de mim
sempre ficará

Agora e sempre e sem fim.
 Amém
Agora e sempre e sem fim.
 Amém


Escrito pelo autor deste blog




Ofício escrito por Evandro Ferreira da Silva, 
autor deste blog Breviário,
 com base em orações devocionais, textos da Liturgia das Horas e versículos bíblicos. 


































16 comentários:

  1. Olá, meu irmão! Aonde conseguiu esse Ofício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi pra rezá-lo, pois gosto de meditar as dores de Maria no Tempo da Paixão.

      Excluir
    2. É um antigo hino à Nossa Senhora honrando as suas 7 dores

      Excluir
  2. Parabéns,meu irmão,por compor Ofício tão bonito!

    ResponderExcluir
  3. Como consigo o ritmo pra cantar na minha paróquia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o mesmo ritmo do ofício da imaculada Conceição. Tem vários ritmos o ofício da imaculada dependendo da região do nosso país.

      Excluir
    2. Excelente este Blog! Sugiro aos Nobres Amigos, que postem as orações em PDF.

      Excluir
  4. Fico muito grata a vc pelo Ofício de Nossa Senhora das Dores

    ResponderExcluir
  5. BELISSIMO BELISSIMO, PARABENW PRA VOCE....DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  6. EU TENHO RESANDO AS SETE DORES MAS CANTADO NAO TINHA VISTO AINDA....PARABENS MEU IRMAO.

    ResponderExcluir
  7. Lindíssimo rezo quase todos os dias.

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo estou vendo pela primeira vez gostei bastante, eu reso diariamente oficio de nosssa senhora imaculada Conceição bom se tivesse em PDF.obrigado irmão Deus te abençoe. feliz Páscoa

    ResponderExcluir