sexta-feira, 10 de julho de 2015

ONDE FALA SOBRE NOSSA SENHORA DO CARMO NA BÍBLIA? - PADROEIRA DA CHUVA



" A mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada." Provérbios 31,30, por isso Maria, Mãe de Jesus, é louvada com diversos títulos pela Igreja para cumprir a profecia:"Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada " (Lucas 1,48). 

Toda vez que encontramos alguma referência a Maria na Bíblia, aí está uma passagem que fala de Nossa Senhora do Carmo.

No Antigo Testamento temos algumas referências alusivas a Maria, Nossa Senhora do Carmo:



A Mulher que nos trará o Salvador:

Gênesis 3, 14-15:
14. Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida.
15. Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela (Maria e Jesus). Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”

Isaías 7,14:
Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco

Miquéias 5,2:
2. Por isso, (Deus) os deixará, até o tempo em que der à luz aquela que há de dar à luz. Então o resto de seus irmãos voltará para junto dos filhos de Israel.


Alusão a saudação do Anjo Gabriel para com Maria:

Zacarias 2,14:
Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti - oráculo do Senhor.

Sofonias 3,14:
Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija- te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém.



Salmos 44 (45),8-17:
"As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir.
 Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai.
Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o.
E a filha de Tiro estará ali com presentes; os ricos do povo suplicarão o teu favor.
A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro.
Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti.
Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.
Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra.
Farei lembrado o teu nome de geração em geração; por isso os povos te louvarão eternamente."


O título de Nossa Senhora do Carmo deriva do fato de monges, no ano 93 d.C., terem construído no Carmelo uma capela à Virgem, posteriormente chamada de Virgem do Carmo ou do Monte Carmelo. 

Esses monges deram origem a uma Ordem chamada de Carmelita e queriam imitar o estilo de vida do Profeta Elias. 

  A palavra Carmo corresponde ao Monte do Carmo ou Monte Carmelo, que significa Jardim, na Palestina (Terra Santa). Uma montanha com 25 quilômetros de comprimento e 12 de largura.
A Ordem Carmelita espalhou-se pelo mundo divulgando a invocação de Maria sob o título de Nossa Senhora do Carmo. 








Um livro muito antigo da Ordem comenta a visão de Elias mostrando a Virgem dirigindo-se ao Monte Carmelo, em forma de uma nuvem que saía da terra. (I Reis 18,20-45).  

A nuvem portadora da água que traz a vida para a terra, seria vista como uma metáfora da Virgem Maria, a portadora da Vida Verdadeira, que é Jesus:



LEITURA DO I LIVRO DOS REIS ( 18, 1-2; 41-45):

1 Passado muito tempo, foi a palavra de Deus dirigida a Elias no terceiro ano, nestes termos: Vai apresentar-te diante de Acab, eu vou fazer chover sobre a terra.   2 Elias partiu e foi apresentar-se a Acab. A fome devastava violentamente a Samaria.   (...)41 Então Elias disse a Acab: Vai, come e bebe, porque já ouço o ruído de uma grande chuva.
42 Voltou Acab para comer e beber, enquanto Elias subiu ao cimo do monte Carmelo, onde se encurvou por terra, pondo a cabeça entre os joelhos.
43 Disse ao seu servo: Sobe um pouco, e olha para as bandas do mar. Ele subiu, olhou (o horizonte) e disse: Nada.  Por sete vezes, Elias disse-lhe: Volta e (olha).
44 Na sétima vez o servo respondeu: Eis que, sobe do mar uma pequena nuvem, do tamanho da palma da mão.
Elias disse-lhe: Vai dizer a Acab que prepare o seu carro e desça, para que a chuva não o detenha.
45 Num instante, o céu se cobriu de nuvens negras, soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente. Acab subiu ao seu carro e partiu para Jezrael."




Também vemos alusões metafóricas ao papel da Virgem Maria, invocada como Nossa Senhora do Carmo, em Isaías 35. A palavra Carmo significa jardim.

 A Mãe de Jesus floriu como um lírio pela sua pureza, exultou e gritou de alegria diante de Isabel, é cheia de esplendor como nos diz São João no Apocalipse, capítulo 12, revestida de sol, e nela se viu a glória do Senhor e a magnificência do nosso Deus, Jesus Cristo, o Senhor:


1 O deserto e a terra árida regozijar-se-ão.
A estepe vai alegrar-se e florir.
Como o lírio
 2 ela florirá, exultará de júbilo e gritará de alegria.

 A glória do Líbano lhe será dada,
o esplendor do Carmelo e de Saron;
será vista a glória do Senhor
e a magnificência do nosso Deus. 
(Isaías 35, 1-2)
  
No livro do Cântico dos Cânticos, também recordamos de Maria, Senhora do Carmo. 

 A palavra Carmo significa Jardim, como já falamos acima, e aVirgem é o lírio entre os espinhos, a Plena da Graça de Deus entre os pecadores, é o lírio da pureza, uma flor que exala o perfume das boas obras em Cristo.

 Maria é nossa amiga, não teve mancha de pecado para poder gerar Jesus o imaculado, pois do impuro não sai o puro. Maria é uma nascente e jardim fechado, uma fonte selada,símbolo de sua Virgindade Santa.





 1 sou o narciso de Saron, o lírio dos vales.
 2 - Como o lírio entre os espinhos,
assim é minha amiga entre as jovens.
(...)
13 A figueira já começa a dar os seus figos,
 e a vinha em flor exala o seu perfume;
 levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem
(Cant 2, 1-2;13)


 7 És toda bela, ó minha amiga, e não há mancha em ti
(...)  12 És um jardim fechado,
 uma nascente fechada, uma fonte selada
(Cant 4,7.12)


O texto do Cântico dos Cânticos também nos remete ao texto do Apocalipse de São João capítulo 12 que nos lembra da Mãe de Jesus, vestida de sol com a lua aos pés, que luta contra o dragão, que é o demônio:

10 Quem é esta que surge como a aurora,
bela como a lua,
 brilhante como o sol,
temível como um exército em ordem de batalha?
(Cant 6,10)


  



Referências a Maria, Nossa Senhora, no Novo Testamento:



Em Mateus, nos capítulos 1 e 2, Maria aparece na descrição da anunciação do nascimento de Cristo e no seu nascimento em Belém.



Em Lucas, a partir de 1,26, é descrito de forma detalhada a anunciação pelo anjo Gabriel enviado a Maria.



Depois, a partir de 1,39, fala de Maria que vai ao encontro da prima Isabel, que também está grávida, de João Batista.



No capítulo 2 Lucas conta o nascimento de Jesus.



 De 2,41-2,50 conta o fato que o menino Jesus, com 12 anos, se perde dos pais e finalmente é encontrado por eles no Templo, ensinando os doutores.



Lucas conclui o seu "evangelho da infância" dizendo:

Sua mãe, porém, conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração. E jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e diante dos homens (Lucas  2,51-52)



Durante o ministério de Jesus




Também durante a vida pública de Cristo, há algumas passagens onde é descrita a presença da sua mãe.


Bodas de Caná: Maria intercede para que Jesus venha em auxílio dos noivos, que ficaram sem vinho. Jesus então realiza, segundo João, o primeiro milagre, transformando a água em vinho - João 2,1-12;



Marcos 3,31-35: a família, com sua mãe, vai ao encontro de Jesus. Jesus então se pergunta: "quem é minha mãe e meus irmãos?" E responde: "quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe."



OS IRMÃOS DE JESUS (PRIMOS):



Irmão, em linguagem bíblica, designa não só os nascidos de uma mesma mãe, como também os primos.



 Leia mais sobre os primos de Jesus e a Virgindade de Maria em: 



http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/ADEPHOS%20IRMAOS%20DE%20JESUS%3F 



 http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/VIRGEM%20DAS%20VIRGENS 


Na paixão - Diz João: "perto da cruz de jesus, permaneciam de pé sua mãe... Em seguida a confia a João dizendo: "eis tua mãe!" (João 19,25-27).


Na igreja nascenteO livro dos Atos dos Apóstolos mostra como Maria fazia parte da primeira comunidade, depois da ressurreição:



Atos 1,12-14: junto com os apóstolos, após a ascensão de Cristo, se reuniram na "sala superior" algumas mulheres, "entre as quais Maria, a mãe de jesus".




Em Galátas 4, São Paulo também a menciona:

4. Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei,




No Apocalipse 12 a figura da Mulher- povo de Deus também se mistura à figura de Maria, aquela que deu à luz o Menino que regerá o mundo com cetro de ferro:




"1. Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.



2. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz.



5. Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono.



15. A Serpente vomitou contra a Mulher um rio de água, para fazê-la submergir.

16. A terra, porém, acudiu à Mulher, abrindo a boca para engolir o rio que o Dragão vomitara.
17. Este, então, se irritou contra a Mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, aos que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus."



A INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA E DOS SANTOS É BÍBLICA



Os Santos podem ouvir nossas orações pois já estão em Deus (Luc 9,30;20,38;  Heb 11,4; Apo 6,9ss; 7,15) e acompanham o Cristo onde quer que vá Apo 14,4, logo, se Cristo está em nosso meio, todo o céu também está aqui, pois vivos ou mortos pertencemos ao Senhor e nos esforçamos por agradar-lhe II Cor 5,9 e nem a morte pode nos separar de Cristo Rom 8,38ss, que como cabeça de nossa Igreja, vive para interceder.



 E nós, que somos seu corpo, os da terra e os do céu, oramos com Jesus, pois Cabeça e Corpo são um só Heb 2,11; Ef 4,16.



Os Santos nos ajudam pelo laço que nos une que é o amor I Cor 12,25; II Cor 7,3; Gal 6,2; Ef 4,16.




E a Bíblia fala da importância de pedir a intercessão do próximo II Cor 1,11; Jer 18,20; Bar 1,13; Jó 42,8, pois a oração de um justo tem muito poder Tg 5,16.



 E justos só aqueles que já estão dia e noite diante do Trono de Deus  I Cor 4,4; Apo 7,15, são eles nossos vigias Is 62,6-7; Heb 12,1, que não cessam de lembrar a Deus nossas necessidades Apo 5,8; 8,3-4.



Entre todos os Santos, Nossa Senhora tem a intercessão mais poderosa, pois é a Mãe de Nosso Senhor, e isso podemos constatar nas Bodas de Caná, já que bastou um pedido da Mãe e Deus mudou até seus próprios planos (João 2,1-12).





Um comentário:

  1. Desde o tempo perdidos e esquecidos, tradições já falava da montanha do monte Carmelo, aonde uma Mulher era venerada por ser a protetora dos viajantes ... isto vem desde o dia em que Moisés guiou seu Povo pelo deserto na fuga do Egito diante do poder do exército do Faraó Ramés II.

    ResponderExcluir