quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

SÃO SABAS, EREMITA - 05 DE DEZEMBRO






Ícone medieval de São Sabas, o Santificado.







Sabas, o Santificado (Mazaca, 439 - Laura Mar Sabe, 5 de dezembro de 532) foi um eremita dos séculos V-VI. 

Oponente assumido dos monofisistas e dos origenistas, Sabas tentou dissuadir os imperadores bizantinos (Anastácio I Dicoro em 511 e Justiniano I em 531) contra eles. 

A ele é atribuído a autoria de Typicon S. Sabae, um regulamento para o Culto Divino, embora ainda haja controvérsias.

Filho do militar João e de sua esposa Sofia, aos oito anos ingressou no mosteiro de Flaviano II de Antioquia. Aos 17 anos recebeu a tonsura monástica, e adquiriu tamanha perfeição na vida monástica que a ele foi concedido o dom da taumaturgia. 

Após 10 anos no mosteiro de Flaviano, foi para Jerusalém (456) onde de lá partiu para o mosteiro de São Eutímio, o Grande. 

Santo Eutímio o enviou a Teoctisto, o chefe do mosteiro vizinho com uma regra cenobita, onde permaneceu até completar 30 anos.

Com a morte de Teoctito seu sucessor ordenou que Sabas se isolasse em uma caverna onde seguiu a vida de eremita por alguns anos. 

Com a morte de São Eutímio em 473, Sabas mudou-se para o mosteiro de São Gerásimo do Jordão. Após anos no mosteiro, diversos discípulos reuniram-se em torno de Sabas que, em 483, fundou Laura Mar Sabe, ao sudeste de Jerusalém. 

Devido a oposição interna de alguns de seus monges, o patriarca Salústio de Jerusalém ordenou-o em 491 que nomeasse um arquimandrita de todos os mosteiros da Palestina em 494. Devido a nova oposição, Sabas mudou para outro Laura que havia fundado.

Nos anos seguintes, Sabas fundou diversos mosteiros. 

Além disso, neste período,  foram registrados muitos milagres ocorridos, segundo as crenças, devido as orações de Sabas.





Relíquias de São Sabas na Catholicon do mosteiro de Mar Sabas, Cisjordânia.


Foi monge na solidão e experimentou também a vida comunitária. Dividiu tudo o que herdou entre os cristãos pobres e doentes. Trabalhou na conversão de seus conterrâneos e ajudando os cristãos perseguidos em sua pátria. Era caridoso e valente. 

Fundou uma comunidade monástica na Palestina, onde anos mais tarde seria erguido o Mosteiro de São Sabas. A fama dos prodígios e também a grande sabedoria sobre a doutrina de Cristo, fizeram essa comunidade crescer muito. A eloqüência da sua pregação do Evangelho atraia cada vez mais os pagãos à conversão. 








Oração: 
Deus de Amor, cuja Providência conduz a história humana, 
daí-nos receber de Santo Sabas 
a coragem e a caridade necessárias 
para levar as pessoas a Boa Nova do Vosso Filho Jesus.
 Criai em nós um coração puro e um espírito missionário, 
que responda com fidelidade ao seu chamado de amor. 
Por Cristo Senhor Nosso.
Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário