quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

ENCARNAÇÃO DE JESUS E ENCARNAÇÃO ESPÍRITA OU REENCARNAÇÃO SÃO CRENÇAS DIFERENTES


ENCARNAÇÃO

A Encarnação é um dogma da Igreja Católica que afirma que Deus se fez carne na pessoa de Jesus, o Cristo. Diz o Catecismo:


"§461 Retomando a expressão de São João ("O Verbo se fez carne" Jo 1,14), a Igreja denomina "Encarnação" o fato de Filho de Deus ter assumido uma natureza humana para realizar nela a nossa salvação. Em um hino atestado por São Paulo, a Igreja canta o mistério da Encarnação:

Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus: Ele tinha a condição divina, e não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a si mesmo, assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E, achado em figura de homem, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz! (Fl 2,5-8)."







DIFERENÇAS ENTRE ESPIRITISMO E CATOLICISMO

Para os espíritas, todos os homens se encarnam, desencarnam e reencarnam.

Diferente das teorias espíritas, para nós, católicos, só Jesus se encarnou, ou seja, se fez carne, pois Ele era Deus, sem corpo, e precisava assumir um corpo humano para se fazer igual aos homens.

Para nós, católicos, os homens não se encarnam, pois nós viemos ao mundo no momento em que somos concebidos por nossos pais terrenos.  Nossa existência só começa a partir do momento em que somos concebidos, e o ser humano é composto necessariamente de corpo e alma. Não existe uma alma antes de um corpo. 



§ 365A unidade da alma e do corpo é tão profunda que se deve considerar a alma como a "forma" do corpo; ou seja, é graças à alma espiritual que o corpo constituído de matéria é um corpo humano e vivo; o espírito e a matéria no homem não são duas naturezas unidas, mas a união deles forma uma única natureza.
Catecismo da Igreja Católica


Toda alma passa a existir a partir do momento em que seu corpo humano passa a existir também, mas essa alma é feita por Deus e não pelos pais biológicos.


§ 382O homem é "corpore et anima unus" (uno de corpo e alma). A doutrina da fé afirma que a alma espiritual e imortal é criada diretamente por Deus.
Catecismo da Igreja Católica









A TEORIA DA PRÉ-EXISTÊNCIA DAS ALMAS

A teoria da pré- existência das almas de Orígenes, um grande escritos cristão do início dos séculos, foi condenada pela Igreja já no ano de 543 num Sínodo de Contantinopla pelo Patriarca Menas e essa condenação foi aprovada pelo Papa Vigílio (537-555) e os demais Patriarcas da época. 

Por isso, os cristãos, católicos, não acreditam em reencarnação, pois só existimos com nosso corpo e alma unidos, daí a necessidade da ressurreição.


§ 362A pessoa humana, criada à imagem de Deus, é um ser ao mesmo tempo corporal e espiritual. O relato bíblico exprime esta realidade com uma linguagem simbólica, ao afirmar que "O Senhor Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente" (Gn 2,7). Portanto, o homem em sua totalidade é querido por Deus.
Catecismo da Igreja Católica

 As almas que estão diante de Deus anseiam pela ressurreição. Diz o Catecismo:

§ 1052"Cremos que as almas de todos os que morrem na graça de Cristo constituem o povo de Deus para além da morte, a qual será definitivamente vencida no dia da ressurreição, quando essas almas serão novamente unidas a seus corpos."












§ 1016
Pela morte, a alma é separada do corpo, mas na ressurreição Deus restituirá a vida incorruptível ao nosso corpo transformado, unindo-o novamente à nossa alma. Assim como Cristo ressuscitou e vive para sempre, todos nós ressuscitaremos no último dia.



A FÉ NA ENCARNAÇÃO


A Fé na Encarnação de Cristo é nosso distintivo  de cristãos:

"§463 A fé na Encarnação verdadeira do Filho de Deus é o sinal distintivo da fé cristã: "Nisto reconheceis o Espírito de Deus. Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio na carne é de Deus" (1Jo 4,2). Esta é a alegre convicção da Igreja desde o seu começo, quando canta "o grande mistério da piedade": "Ele foi manifestado na carne" (1 Tm 3,16)."
Catecismo da Igreja Católica




















Nenhum comentário:

Postar um comentário