quinta-feira, 4 de setembro de 2014

SÃO CLODOALDO - ABADE E CONFESSOR - PADROEIRO DOS FABRICANTES DE PREGOS - 07 DE SETEMBRO



"Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. 
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. "
Mateus 13,43




Clodoaldo nasceu por volta do ano 530. Era neto do primeiro rei da França, Clodoveu, convertido ao Cristianismo por obra de sua santa esposa Clotilde. Da santa avó, Clodoaldo recebeu uma ótima educação cristã.        

Seu pai, Clodomiro, era rei de Orléans. Mas, a infância de Clodoaldo foi tristemente marcada pelo horroroso massacre de seus irmãos por obra de pagãos rebeldes e inimigos políticos do pai. 











Clodoaldo foi conservado oculto por alguns homens fiéis ao rei, e pôde salvar-se da chacina.

Chegando à idade adulta, após ter desempenhado na corte ofícios e cargos de importância, Clodoaldo não pensou em vingança contra os assassinos dos irmãos nem sequer pensou em empunhar a espada, a fim de recuperar os direitos legais e governar em lugar do pai, mas quis consagrar sua vida ao ideal monástico, sacerdotal e missionário.









Cortou os longos cabelos, que eram um sinal de autoridade e virilidade nos povos daqueles tempos, renunciando com este gesto a seus direitos ao trono.

Dedicou-se com amor e sacrifício aos compromissos do estado monástico e sacerdotal, continuando a obra de evangelização entre os redutos pagãos daquela sociedade em formação. 









Pouco se conhece de sua atividade monástica, se abraçou a Regra de São Bento ou de São Columbano, ou se talvez pertenceu a um dos antigos mosteiros fundados por São Martinho de Tours. 

A tradição nos deixou como certo que Clodoaldo viveu com intensidade heróica sua vida religiosa monástica e fecundou seu sacerdócio, conforme o espírito missionário dos monges da Idade Média.

Ele faleceu na região de Nogent, perto de Paris, onde surgiu uma igreja em sua memória. 




Igreja de São Clodoaldo, na França.







Sua veneração foi vivamente cultivada nas antigas povoações cristãs da França. Em Paris, um dos maiores quarteirões conserva ainda hoje o nome de Clodoaldo na forma popular de Saint Cloud.

A Igreja reconheceu a validade deste culto e incluiu seu nome no Martirológio Romano.

 Clodoaldo é o primeiro príncipe francês elevado à honra dos altares e representa de certa maneira para os franceses o duplo ideal do cristão perfeito e do príncipe valoroso: símbolo da primavera da Igreja da França. 

Ele é um dos mais antigos exemplos da infalível retidão da Igreja, em exaltar seus melhores filhos, acima das contingências históricas ou políticas.




File:Saint-Cloud Saint-Clodoald5000.JPG
Relicário de São Clodaldo





ORAÇÃO:

Que a intercessão do bem-aventurado Clodoaldo,
 nos seja uma recomendação,
 Senhor, 
para podermos obter por sua proteção,
 o que não ousamos esperar de nossos méritos.
Por Nosso senhor.





" A luz dos justos alegra, mas a candeia dos ímpios se apagará."
Provérbios 13,8-9






Nenhum comentário:

Postar um comentário