sábado, 21 de junho de 2014

ACENDER VELAS EM CASA NÃO FAZ MAL, FAZ BEM - BÍBLIA E TRADIÇÃO DA IGREJA



As velas sempre foram usadas na Bíblia como símbolos de uma oração contínua diante de Deus e os hebreus deveriam  "manter, continuamente acesas as lâmpadas do candelabro.... para que queimassem continuamente diante do Senhor." (Lev 24, 1-4).

As velas ou candeias podem ser acesas dentro de casa, como elas o eram na época de Jesus, como ele mesmo nos disse:

"Quando acendemos uma candeia, colocamo-la, não debaixo da mesa, mas sobre o castiçal, para que ilumine a todos que estão em casa. Assim, deve brilhar vossa luz diante dos homens, para que eles vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está no céu" (Mateus 5,14 -17).

Devemos acender velas, pois elas simbolizam nossa fé, o próprio Cristo, Luz do mundo (João 1,9), e elas já eram usadas pelos primeiros cristãos como nos mostra a narração do Apocalipse (1,12-13; 2,1).

As velas também são usadas em agradecimento ou em súplica pela intercessão de algum Santo ou Anjo, pois "assim, deve brilhar a luz deles diante dos homens, para que esses vejam as boas obras deles e glorifiquem o Pai que está no céu" (Mateus 5,14 -17).

Também podemos e devemos acender velas para pedir pelas almas do Purgatório, pois isso é um ato de caridade cristã, e extremamente bíblico orar por todos (I Timóteo 2,1), até pelos mortos (II Macabeus 12,42-46; II Coríntios 15,29; II Timóteo 1,16-18; 4,19-22).

Devemos orar pelos mortos para que tenham seus pecados perdoados (I João 5,16) também no outro mundo (Mateus 12,32), onde possam estar sofrendo detrimento passando pelo fogo do Purgatório (I Coríntios 3,15),  pois vivos ou mortos pertencemos ao Senhor (Romanos 14,8)




Essas velas não podem atrair "espíritos desencarnados" (segundo terminologia espírita ou dos supersticiosos), pois as almas não podem vir do mundo delas para o nosso a não ser por permissão divina (Lucas 16, 26-31). 

Além de que as velas que representam nossas orações só estarão fazendo o bem às almas do Purgatório. 

E, dessa forma, ajudando-as a entrar no céu pela oração ( pois por nossos sacrifícios e orações (II Macabeus 12,42-46; 1 Ped 2,5; Heb 13,15-16) ajudamos os irmãos a encontrar o perdão diante de Deus (I João 5,16) no outro mundo (Mateus 12,32)).  

Ajudando as almas, só recebemos novos intercessores diante de Deus por nós (Apocalipse 6,9ss; 7,15) e seremos cumulados de graças e bênçãos (Lucas 16,9).

Devemos ter cuidado sim, em não deixar velas acesas perto de materiais inflamáveis, ver se o castiçal de vela é seguro, se ela não corre risco de cair, se for sair de casa e quiser deixá-la acesa , colocá-la em lugar seguro longe de tudo, etc. 

O cuidado que devemos ter é puramente material.

Na verdade, é até importante que tenhamos o costume de ter um altar para nossas orações onde possamos oferecer a Deus velas e incensos como sinal de nossa oração ao Senhor, pois isso afasta o Demônio e seus seguidores (Tobias 8, 2-3).

As imagens sagradas podem afastar o mal pelo poder que elas têm de nos recordar o sagrado, as obras de Deus (Ex 28,29.30; Num 17,1-5; Deut 6,8-9; Jos 24,27; Jos 24,27)  , elevando nossas mentes àqueles que elas representam, Jesus, Maria ou seus Santos servos e Anjos ( Ex 26,31;  37,7.9; I Re 6,2.23.24-25. 27-29.32.35 ;7,29.36; 8,7;  II Cr 3,7. 10. 14; 5,8;).

As velas acesas têm poder para afastar o mal por nos recordar Cristo, a Luz do mundo (Jo 1,9), seus Santos, Anjos (Mat 5,14-17) e que nós também devemos caminhar na luz (I João 1,6-7).

O incenso tem poder para afastar o mal, pois é uma forma de cultuar agradável ao Senhor e de consagração do altar (Ex 30,7-10) simbolizando nossa oração que se eleva aos céus (Sl 141,2; Apo 8,3-5).

Tenha um altar em sua casa. Consagre-a a Deus e peça a intercessão de seus Santos e Anjos. Ore e você verá a paz reinar em sua vida.


















22 comentários:

  1. Olá essa sua colocação aui é controverso se só pelo nome de Jesus é que o mal é afastado como pode as imagens afastar a própria biblia cató lica proibi a veneraçaõ de imagens confira o livro de baruc


    As imagens sagradas podem afastar o mal pelo poder que elas têm de nos recordar o
    sagrado, as obras de Deus(Ex 28,29.30; Num 17,1-5; Deut 6,8-9; Jos 24,27; Jos 24,27) , elevando nossas mentes àqueles que elas representam, Jesus, Maria ou seus Santos servos e Anjos ( Ex 26,31; 37,7.9; I Re 6,2.23.24-25. 27-29.32.35 ;7,29.36; 8,7; II Cr 3,7. 10. 14; 5,8;).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio Franco Senhorino,
      Em Num 17, 1-5 vemos que existem objetos sagrados por serem sinal para o povo.
      Em Ex 28, 29.30 Vemos que Aarão leva no peito um peitoral feito de pedras preciosas como símbolos diante de Deus
      Em Deut 6,8-9 Deus manda usar uma faixa como símbolo para lembrar de sua palavra.
      Em Jos 24,27 Josué coloca uma pedra como testemunho , símbolo do poder de Deus.
      As imagens dos Santos não foram proibidas por Deus. Isso é erro protestante.
      Deus proibiu ídolos, imagens de deuses e mandou fazer imagens de anjos e figuras para o Templo, assim como temos imagens e figuras nas Igrejas ( Ex 26,31; 37,7.9; I Re 6,2.23.24-25. 27-29.32.35 ;7,29.36; 8,7; II Cr 3,7. 10. 14; 5,8;).
      Deus mandou Moisés usar uma imagem para curar o povo. A imagem não cura, mas ao olhar para a imegm o povo dava testemunho de sua fé e elevava sua mente a Deus em oração. É isso que fazemos com nossas imagens.

      Veja Números 21:

      "6 Então o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram.
      7 O povo foi a Moisés e disse: "Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós". E Moisés orou pelo povo.
      8 O Senhor disse a Moisés: "Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá" (DEUS MANDOU FAZER UMA IMAGEM).
      9 Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo. (IMAGEM USADA PARA ORAÇÃO E TESTEMUNHO)"


      Não se adora Maria e aos Santos. É impossível. Todos sabem a diferença entre Deus e seus Santos. Deus é Deus. Santos são homens e mulheres, porém homens e mulheres especiais por seus testemunhos de vida e amizade com Deus.
      Essa confusão toda e má interpretação é porque alguns protestantes interpretam a Bíblia errado, lendo um pedaço dela e não o todo, sem buscar compreensão. Estude com a Igreja Católica, a única que vem desde os Apóstolos, única fundada por Cristo, única que fez a Bíblia e a interpreta desde o início dos séculos, 100,200,300,etc.

      Excluir
  2. Vdd, Deus disse cuidado com o coração endurecido, conheço pastor q age como se tivesse em terreiro, curando em nome de Jesus, eles falam slto, se tremem todo qdo vão orar em alguém. Etc..., mas cada um q cuide de si, temos q ter respeito, e se somos católicos vamos fazer o q nos diz a bíblia, imagens, doutrina, dons, Jesus nos deu p ajudar a nós e aos outros, e acreditar q MARIA nos foi dada em formas diferentes intercedendo por nós, n importa se outrem, acreditam ou não, cada fé depende de vc, portanto o melhor é ler a bíblia e colocar loca-la em prática. Deixe o julgamento p Jesus, bjs

    ResponderExcluir
  3. As velas e as candeias, eram usadas porque eles não tinha luz elétrica, e Jesus usou uma mesg como parábola. A luz que tem que brinhar e a nossa fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é sua opinião. A Bíblia diz outra.

      As candeias ou lamparinas acesas nos candelabros do Templo de Jerusalém, que equivalem a nossas velas hoje, não eram apenas porque não existia luz elétrica.

      Essas candeias tinham um papel religioso descrito na Bíblia e na postagem acima. Leia, se não conseguiu ler antes:

      O Senhor disse a Moisés:
      "Ordena aos israelitas que te tragam óleo puro de olivas esmagadas para manter, continuamente, acesas as lâmpadas do candelabro.
      Aarão prepará-las-á fora do véu do testemunho, na tenda de reunião, a fim de que elas queimem continuamente, da tarde à manhã, diante do Senhor.
      Disporá as lâmpadas no candelabro de ouro puro, para que queimem continuamente diante do Senhor.
      Levítico 24:1-4

      “Farás um candelabro de ouro puro… Far-lhe-ás também sete lâmpadas. As lâmpadas serão elevadas de tal modo que alumiem defronte dele”
      (Ex 25, 31.37)



      O fogo contínuo lembra a oração perpétua, o culto eterno que devemos prestar a Deus.


      São João, no Apocalipse, descreve que viu Jesus no meio de sete candelabros de ouro, por isso em nossas igrejas temos velas para lembrar Nosso Senhor Ressuscitado, "aquele que anda pelo meio dos sete candelabros de ouro" (Apo 2,1):


      "Voltei-me para saber que voz falava comigo. Tendo-me voltado, vi sete candelabros de ouro
      13. e, no meio dos candelabros, alguém semelhante ao Filho do Homem, vestindo longa túnica até os pés, cingido o peito por um cinto de ouro." (Apo 1,12-13)


      Agora, se você diz que a Bíblia proíbe uso de velas, prove!

      Mostre uma passagem que diga:

      "Não se deve acender velas em casa ou na Igreja!"
      ou " Deus não quer velas acesas"!

      Se você não pode provar, guarde sua opinião para você e respeite a nossa fé. A vela representa Cristo, a luz verdadeira do mundo, que também devemos ser luzes, que os Santos e os Anjos foram e são luzes.

      Então, por que não acender se gostamos? A Oração deve se expressar não só em palavras, mas em gestos, atitudes,figuras, símbolos, na vida, etc, para nos lembrar de Deus sempre.

      Excluir
    2. Concordo plenamente, foi um exemplo de como devemos ser luz ,a muito tempo minha família usava a lamparina, pois não havia energia elétrica, e como foi citado na parábola de Jesus, colocamos no alto para a claridade alcançar maior parte do ambiente.

      Excluir
    3. Amém! Obrigado por partilhar

      Excluir
  4. Graças a Deus existem pessoas como vocês, dispostos a partilharem a palavra de Deus. Sou católica, respeito todas as outras. Nossa igreja católica nunca lê um versículo apenas, mas dentro de um contexto. Muito obrigada Wando Silva, Principe Oriom

    ResponderExcluir
  5. Wando Silva você é uma benção ,adorei ler seus comentários me ajudou muito .

    ResponderExcluir
  6. Eu amei todos os seus esclarecimentos, foi uma catequese. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Nossa maravilhosa explicação, precisamos de servos assim, que expliquem com propriedade e conhecimento e colocar essas pessoas que não sabem interpretar a bíblia e que não respeitam nossa religião no lugar delas.Deus abençoe sempre com muita sabedoria e luz. Parabéns amei

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,mas se vcs entender bem,não era vela eito de cara que iluminava,era oleo que tinha dentro das luminárias. Desculpe minha ignorância se estiver enganada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como existem em algumas Igrejas antigas lamparinas a óleo. Depois, se descobriu a vela. Isso não faz diferença. O importante é acender o elemento fogo, símbolo de Deus, o Espírito Santo. A chama seja da vela, da lamparina ou de uma fogueira ( que acendemos no Sábado de Aleluia) são símbolos da Luz do Mundo: Cristo.
      Só não usa vela o Protestantismo, principalmente o neopentecostal, pois é uma religião mais recente.
      O Cristianismo original católico ou ortodoxo faz uso delas, pois são as Igrejas mais antigas.
      Os judeus também acendem com outras intenções. Nossa fé tem origem judaica.

      https://www.google.com/amp/s/amp.dw.com/pt-br/chanuc%25C3%25A1-a-tradicional-festa-judaica-das-luzes/a-18900712


      Excluir
    2. E, atualmente, na época da tecnologia, já encontramos velas elétricas, a pilha, etc.
      O importante é a nossa intenção de lembrar Deus, a Luz do mundo.

      Excluir
  9. Tenho o costume de acender velas em casa pela alma de minha filha e das almas do purgatório, enquanto rezamos o terço. Wandho isso é correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é. Se você sente que precisa acender, pode acender. As velas são símbolos de nossa oração e orar por nossos parentes, vivos ou falecidos, é algo que devemos fazer sempre e em qualquer lugar.
      Tenha cuidado apenas de deixar a vela num local seguro para não correr riscos de incêndio.
      Talvez, por isso, muitos criaram a superstição de não acender velas em casa.
      Lembre também que não precisamos deixar a vela queimar até o fim em orações diárias, um terço, etc.. Isso é opcional. Você quem decide.
      Veja as velas do altar da Missa... Elas são acesas apenas no momento da Missa ou de alguma oração e depois são apagadas.
      Caso haja alguma intenção especial, como acender pelas almas, você pode deixar queimar até o fim. Mas se você costuma rezar todos os dias, nem sempre você precisa deixar a vela queimar até o fim.

      Sempre que apago minha vela de orações diárias, eu digo:
      "A Luz de Cristo jamais se apaga e brilha para sempre em nossos corações".
      É uma forma de manifestar respeito pelo simbolismo da vela, que representa a Luz de Cristo.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir