sexta-feira, 16 de maio de 2014

FRASES DE SANTOS E SANTAS SOBRE O ESPÍRITO SANTO




"Para ele [Espírito Santo] voltam-se todos os que anseiam pela santificação, para ele se dirigem os anelos dos que vivem segundo a virtude, quantos recebem o refrigério de seu sopro, e são amparados para alcançar o fim adequado a sua natureza.

 Aperfeiçoa os outros, enquanto Ele mesmo de nada carece.

 Não é um ser vivo que precise se refazer; ao contrário é provedor de vida. Não aumenta progressivamente, mas logo possui a plenitude; é consistente por si mesmo, está em toda parte. 

Origem da santificação, luz inteligível, concede por si mesmo certa iluminação a toda faculdade racional, a fim de que descubra a verdade. Inacessível por sua natureza, faz-se, contudo, inteligível, por bondade.”

São Basílio





"Assim como há um só Pai e um só Filho, também há um só Espírito Santo."

São Basílio Magno













"E assim como o sol ilumina os corpos e estes participam dele de modo diverso, sem que com isto fique diminuído, assim também o Espírito, ao repartir entre todos sua graça, permanece inteiro e indiviso."

São Basílio Magno









"A todos dá luz para alcançarem o conhecimento de Deus, inspira os profetas, ensina a sabedoria aos legisladores, dá o caráter sagrado os sacerdotes, o poder aos reis, a perfeição aos justos, aos sábios a autoridade, realiza os dons de curas, dá vida aos mortos, solta os grilhões dos presos, adota os estranhos por filhos. Faz isto por operação sobrenatural." 

São Basílio Magno





"Impera o Espírito no céu e enche a terra; está presente em todo lugar e nada o impede de estar em qualquer parte. Está todo em cada um e todo com Deus."

São Basílio Magno






"Quem está cheio do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos sobre Cristo, como a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência; falamo-las, quando mostramos aos outros estas virtudes na nossa vida."

Santo Antônio de Pádua ou Lisboa








"Assim como o Filho procede do Pai, igualmente o Espírito 

Santo é Espírito do Pai e do Filho. 

Não como as criaturas, que são também do Pai e do Filho, 

mas como alguém que, como ambos, vive, é poderoso e 

existe eternamente, desde que existem o Pai e o Filho."


São Leão Magno








"O Pai, portanto não tem algo que não o tenham o Filho ou 

Espírito Santo. Tudo o que tem o Pai, tem o Filho e tem o 

Espírito Santo. "


São Leão Magno




























"Ora, é do Espírito Santo que 

procede em nós a invocação 

do Pai, dele são as lágrimas 

dos penitentes, dele os 

gemidos dos que suplicam, "... 

e ninguém pode dizer Senhor 

Jesus senão no Espírito 

Santo".

São Leão Magno










"Ele (o Espírito Santo) é o inspirador da fé, o Mestre da 

ciência, a fonte do amor, o selo da castidade, o artífice de 

toda virtude."


São Leão Magno









"O Espírito Santo é Deus?
Sim, é.
Então, será consubstancial?
É claro, já que é Deus".

São Gregório Nazianzo







 "É preciso que o Espírito Santo seja a vida de teu coração".

Santa Teresinha do Menino Jesus





“Ó Espírito Divino, Espírito de paz e alegria,

Que fortificais meu coração sedento

E derramas nele a fonte de vida  do amor divino,

E o tornas intrépido para a luta.”

Santa Faustina












"Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no 

Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal 

modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e 

em nada se alegre fora de Deus".


Santa Maria Madalena de Pazzi











"Vem, Espírito Santo. Venha a unidade do Pai e do bem-

querer do Verbo. 


Tu, Espírito da Verdade, és o prêmio dos  santos, o 

refrigério dos corações, a luz das trevas, a riqueza 

dos pobres, o tesouro dos que amam, a saciedade dos 

famintos, o alívio dos peregrinos; tu és, enfim, Aquele que 

contém em si todos os tesouros.


 Vem, tu que, descendo em Maria, realizaste a encarnação 

do Verbo, e realiza em nós, pela graça, o que nela realizaste 

pela graça e pela natureza".



Santa Maria Madalena de Pazzi








"O Espírito Santo vem à alma, marcando-a com o precioso 

selo do sangue do Verbo, ou seja, do Cordeiro imolado. 

Mais ainda, é esse mesmo sangue que O incita a vir, 

embora o próprio Espírito já por Si tenha esse desejo".


Santa Maria Madalena de Pazzi








"Com efeito é à própria Igreja que foi confiado o dom de 

Deus. É nela que foi depositada a comunhão com Cristo, 

isto é, o Espírito Santo, penhor da incorruptibilidade, 

confirmação da nossa fé e medida da nossa ascensão 

para Deus. Pois lá onde está a Igreja, ali está também o 

Espírito de Deus; e lá onde está o Espírito de Deus, ali 

está a Igreja e toda a graça.”


Santo Irineu (140-202)
















“Que estupendo mistério! Há um único Pai do universo, 

um único Logos do universo e também um único Espírito 

Santo, idêntico em todo lugar; há também uma única 

virgem que se tornou mãe, e me agrada chamá-la de 

Igreja.”.


São Clemente de Alexandria (215)










“Onde está a Igreja, aí está o Espírito de Deus. Na medida 

que alguém ama a Igreja é que possui o Espírito Santo. 

Fazei-vos Corpo de Cristo se quereis viver do Espírito de 

Cristo. Somente o Corpo de Cristo vive do seu Espírito.”


Santo Agostinho









“A Igreja é esse navio que navega bem neste mundo ao sopro do Espírito Santo com as velas da cruz do Senhor plenamente desfraldadas.”


Santo Ambrósio







"A minha alma arde e queima com a tua chama incandescente e pura; ó Espírito Santo, consome-a no teu divino amor."


Beata Elizabete da Trindade







"Ó fogo devorador, Espírito de amor, “vinde a mim” para que se opere em minha alma como que uma encarnação do verbo: que eu seja para ele uma humanidade de acréscimo na qual ele renove todo o seu mistério. E Vós, ó Pai, inclinai-vos sobre vossa pequena e pobre criatura, “cobri-a com vossa sombra”, vendo nela só o Bem-Amado no qual puseste toda a vossa complacência."

Beata Elizabete da Trindade








"A criatura atormenta, e o Espírito de Deus gera alegria."

São João da Cruz






"Enquanto a pessoa não se despojar de tudo, não terá capacidade para receber o Espírito de Deus em pura transformação."

São João da Cruz





"O Verbo Filho de Deus, juntamente com o Pai e o Espírito Santo, está essencialmente e realmente escondido no íntimo de cada ser."

São João da Cruz









 "Somos esposos, quando por virtude do Espírito Santo, a alma fiel se une a Nosso Senhor Jesus Cristo"

São Francisco de Assis




"...mas lembrem que, acima de tudo, devem desejar ter o espírito do Senhor e sua santa operação,  orar sempre a ele com coração puro e ter humildade, paciência na tribulação e na doença, e amar os que nos perseguem, repreendem e acusam"

Santa Clara de Assis







"Não confie em ninguém, não consinta com nada que queira afastá-la desse propósito, que seja tropeço no caminho, para não cumprir seus votos ao Altíssimo na perfeição em que o Espírito do Senhor a chamou."

Santa Clara de Assis




“Como na Missa o Espírito Santo é o autor da transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Cristo, "

Papa São João Paulo II






"Ó Espírito Santo, Divino Espírito de luz e de amor, 
eu Vos consagro a minha inteligência, 
o meu coração e a minha vontade, 
todo o meu ser, no tempo e na eternidade. 
Que a minha inteligência seja sempre dócil, 
às Vossas celestes inspirações e à doutrina da Santa Igreja Católica, de quem sois guia inefável. 
Que o meu coração esteja sempre inflamado 
de amor a Deus e ao próximo. 
Que a minha vontade seja sempre conforme 
à vontade divina, e que toda a minha vida 
seja uma imitação fiel da vida e das virtudes 
de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, 
a quem com o Pai e convosco, sejam dadas honra e glória para sempre. Amém. "

São Pio X 






"Respirai em mim, ó Espírito Santo, 
para que seja santo o meu pensar. 
Impeli-me, ó Espírito Santo, 
para que seja santo o meu agir. 
Atraí-me, ó Espírito Santo, 
para que eu ame o que é santo. 
Fortalecei-me, ó Espírito Santo, 
para que eu proteja o que é santo. 
Protegei-me, ó Espírito Santo, 
para que jamais eu perca o que é santo. Amém. "

Santo Agostinho 


"Espírito Santo, Deus de amor, concede-me: a inteligência que Te conheça; a angústia que Te procure; a sabedoria que Te encontre; a vida que Te agrade; a perseverança que enfim Te possua. Amém."

São Tomás de Aquino














Nenhum comentário:

Postar um comentário