sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PEDIR AOS SANTOS CATÓLICOS É BÍBLICO - PASSAGENS DA BÍBLIA - 1 Sam 12,6-7.17-19



 Em todo o Antigo Testamento, encontramos passagens que mostram que o povo da Bíblia sempre pediu a intercessão dos seus Santos Profetas e justos diante de Deus.


Há passagens, onde o próprio Deus ordena que se peça à intercessão dos seus Santos:


" Deus disse-lhe em sonhos: ...Devolve agora a mulher deste homem, que é profeta, e ele rogará por ti para que conserves a vida. Mas, se não a devolveres, sabes que morrerás seguramente, tu e todos os teus."
Gênesis 20,7


"Ide ao meu servo Jó...  e meu servo Jó intercedera por vos. E em consideracao a ele que não vos infligirei ignominias...."
Jó 42,8



















Passagens bíblicas mostram que Deus cura e faz milagres através de seus Santos:


"Abraão intercedeu junto de Deus, que curou Abimelec, sua mulher e suas servas, e deram novamente à luz."

Gênesis 20,17 


"Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo..."
 Atos 19,11







Passagens bíblicas mostram que Deus nos abençoa pela intercessão de seus Santos:


"Labão respondeu-lhe: “Se achei graça aos teus olho... reconheço que o Senhor me abençoou por causa de ti."

Gênesis 30,27




















Passagens bíblicas mostram que podemos invocar os Anjos e os Santos. No céu, os Santos possuem a mesma função dos Anjos, pois  participaram da primeira ressurreição:

"o anjo que me guardou de todo o mal, abençoe estes meninos! Seja perpetuado neles o meu nome e o de meus pais Abraão e Isaac, e multipliquem-se abundantemente nesta terra!”

Gênesis 48,16




Pela intercessão dos Santos recebemos vitória:



Josué obedeceu Moisés e foi combater Amalec, enquanto Moisés, Aarão e Hur subiam ao alto da colina.
11. E, quando Moisés tinha a mão levantada, Israel vencia, mas logo que a abaixava, Amalec triunfava.
12. Mas como se fatigassem os braços de Moisés, puseram-lhe uma pedra por baixo e ele assentou-se nela, enquanto Aarão e Hur lhe sustentavam as mãos de cada lado: suas mãos puderam assim conservar-se levantadas até o pôr-do-sol,
13. e Josué derrotou Amalec e seu povo ao fio da espada."
Êxodo 17,10-13























O povo da Bíblia pedia que os Santos profetas não cessassem de orar por eles e intercedessem para que tivessem o perdão de Deus:



"Convocai todo o Israel em Masfa, disse Samuel, e orarei por vós ao Senhor.
Disseram a Samuel: Não cesses de clamar por nós ao Senhor, nosso Deus, para que ele nos salve das mãos dos filisteus.
9. Samuel tomou um cordeiro de leite e ofereceu-o inteiro em holocausto ao Senhor; depois clamou ao Senhor por Israel, e o Senhor o ouviu."
1 Samuel 7,5,8-9



A este relato, o rei Ezequias rasgou suas vestes e, envolvendo-se num saco, dirigiu-se ao templo do Senhor.
2. Depois enviou Eliacim, prefeito do palácio, o escriba Sobna e os decanos dos sacerdotes, cobertos de sacos, ao profeta Isaías, filho de Amós,
3. para dizer-lhe: Eis o que diz Ezequias: este dia é um dia de tribulação, de castigo ... Intercede, pois, em favor do resto que subsiste ainda!
5. E os servos do rei Ezequias foram ter com Isaías,
(Isaías 37,1-5)











Balaão venerou o Anjo, ajoelhando-se diante dele.







Os Santos eram venerados (respeitados e honrados) como vemos na Bíblia ao falar que o povo temia grandemente ao Senhor e a Samuel:




"Samuel disse ao povo: É, pois, testemunha o Senhor que estabeleceu Moisés e Aarão, e tirou os vossos pais do Egito.
7. Agora, apresentai-vos. Vou pleitear convosco diante do Senhor a respeito de todos os benefícios que ele vos concedeu a vós e a vossos pais.
Não é porventura agora a sega do trigo? Vou invocar o Senhor e ele fará trovejar e chover. Compreendereis então que fizestes mal aos seus olhos pedindo um rei.

18. Samuel pôs-se em oração e o Senhor mandou no mesmo instante trovões e chuva; todo o povo temeu grandemente ao Senhor e a Samuel.
19. E disseram todos a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor, teu Deus, para que não morramos, porque a todos nossos pecados ajuntamos o mal de pedirmos um rei.

Longe de mim também esse pecado contra o Senhor de cessar de orar por vós! Eu vos mostrarei o caminho bom e reto."



1 Sam 12,6-7.17-19




Os Santos nos envolvem como uma nuvem  de testemunhas, descrita por São Paulo. Eles são nossos protetores intercedendo continuamente, vigiando (Isaías 62,6-7):




"Sobre tuas muralhas, Jerusalém, coloquei vigias; nem de dia nem de noite devem calar-se. Vós, que deveis manter desperta a memória do Senhor, não vos concedais descanso algum
7. e não o deixeis em paz, até que tenha restabelecido Jerusalém para dela fazer a glória da terra. "






















Os Santos intercedem aplacando o furor de Deus, os castigos devidos aos nossos pecados:


"Estou, porém, possuído do furor do Senhor, cansado de contê-lo. Difunde-o à criança que vagueia pelas ruas e à assembléia dos jovens, porque todos serão presos, o marido e a mulher, o ancião e aquela que é cumulada de dias."

(Jeremias 6,11)


"Quanto a ti, não intercedas por esse povo. Não ergas em favor dele queixas ou súplicas e não insistas junto de mim, porque não te escutarei.
17. Não vês o que faz ele nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?"
Jeremias 7,16-17


"Quanto a ti, não intercedas por esse povo, nem ores por ele, nem supliques, porque ao tempo de sua desgraça, quando clamarem por mim, não os escutarei.
15. Por que cometeu minha bem-amada tanta maldade em minha casa? Porventura teus votos e as carnes imoladas apartarão de ti teus males, para que possas exultar?"
Jeremias 11,14-15


"Disse-me o Senhor em seguida: Não intercedas em favor desse povo.
12. Se jejuar, não escutarei seus lamentos, e se oferecer holocaustos e oblações não os aceitarei. Quero destruí-los pela espada, pela fome e pela peste."
Jeremias 14,11-12


"... Lembrai-vos de que ante vós me apresentei a fim de por eles interceder e deles afastar a vossa cólera."

Jeremias 18,20








Depois da morte, os Santos ainda intercedem

Apesar a ideia de vida após a morte e de alma imortal ser algo presente mais no Novo Testamento,, o Antigo Testamento já sinalizava em alguns trechos esse conceito, como lemos em Gênesis 4,10:


"O Senhor disse-lhe: “Que fizeste! Eis que a voz do sangue do teu irmão clama por mim desde a terra."

A ideia de que Abel continua orando por justiça pode ser encontrada na Carta aos Hebreus 11, 4:

"Pela fé  Abel ofereceu a Deus um sacrifício bem superior ao de Caim, e mereceu ser chamado justo,porque Deus aceitou as suas ofertas. Gracas a ela e que , apesar de sua morte ele ainda fala."


Essa mesma ideia aparece claramente, na visão dos Santos do céu, do livro do Apocalipse 6,9ss. 

O Apocaipse mostra a alma dos mártires pedindo por justiça, pois eles estão vivos em Deus e podem interceder:

....vi debaixo do altar as almas dos homens imolados... E clamavam em alta voz....
(Apocalipse 6,9-10)

Ao descrever em sua visão a corte celeste, São João deixa claro que os Santos estão diante de Deus em muitas passagens.

 Numa delas, ele relata como os Santos Anciãos participam da corte celeste e apresentam as preces dos santos da terra, mostrando assim a intercessão dos Santos no céu em favor dos que estão vivos na carne:

...os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma citara e tacas de ouro cheias de perfume (que são as oraçoes dos santos).

Apocalipse 5,8



Outro trecho que sinaliza a crença de que os Santos continuam intercedendo é o de Jeremias ao falar de Moisés e Samuel, que já eram mortos nessa época.

O texto nos deixa entender que Moisés e Samuel, como ensinado por Cristo, estão de alguma maneira vivos em Deus, pois de outra forma não haveria possibilidade de que eles se apresentassem diante de Deus:

"Disse-me, então, o Senhor: Mesmo que Moisés e Samuel se apresentassem diante de mim, meu coração não se voltaria para esse povo. Expulsai-o para longe de minha presença! Que se afaste de mim!"

Jeremias 15,1




Enguerrand Quarton:Madonna della Misericordia
Nossa Senhora da Misericordia de Stefan Lochner





















9 comentários:

  1. acredito que não precisamos pedir aos santos,Jesus Cristo é nosso intercessor e salvador,Ele disse"Eu sou o caminho e a verdade ninguém vem ao Pai se não por Mim"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se São Paulo pensasse como você não teria dito:

      "E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus"
      Romanos 15:30


      " Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,"

      Filipenses 1:18-19

      Jesus é o único Mediador da Salvação entre Deus e os homens (I Timóteo 2,5; Hebreus 8,6), mas não é o único intercessor.

      O Espírito Santo também intercede (Romanos 8,26).

      E nós também podemos e devemos interceder por todos (I Timóteo 2,1).

      Para nós, católicos, a morte não nos separa de Cristo (Romanos 8,38-39).
      E, em Cristo, os Santos estão vivos ( Lucas 20,38; Filipenses 1,23; Apocalipse 14,4)e podem continuar intercedendo por nós ( Lucas 16,22ss; Hebreus 11,4; Apocalipse 5,8; 6,9ss).

      São Paulo diz que é motivo de agradecer muito a Deus uma graça alcançada pela intervenção dos Santos :

      Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito.

      2 Coríntios 1:10-11

      Lembre-se que posso pedir ajuda aos Santos da terra, mas Deus ouve os justos (João 9,31) e ,enquanto estamos vivos, todos pecamos (I João 1,8), e não podemos nos julgar salvos e justos antes da morte (I Coríntios 4,4-5; Filipenses 3,12-16).

      Mas aqueles que estão dia e noite diante do trono do Altíssimo (Apocalipse 7,15), as almas dos que chegaram à perfeição (Hebreus 12,23) que já foram justificados plenamente pelo Cordeiro (Apocalipse 7,14;) , não têm mais nada a temer (Filipenses 2,12) por isso posso confiar com mais certeza na intercessão deles.

      Santos vistos pelo próprio Apóstolo João em várias passagens do Apocalipse onde ele narra suas visões. O Apóstolo mesmo descreve que viu os Santos Anciãos apresentando a Deus taças cheias das orações dos Santos da terra ( Apocalipse 5,8).

      Excluir
    2. Obrigado por responder a minha duvida,li na biblia as passagens que vc citou.São Paulo rogou pelos irmaõs,eu entendi que em vida podemos interceder pelas pessoas.Acredito em vida após a morte, acredito que São Paulo,São João,Nossa Senhora e outros,como vc disse em Cristo estão vivos.São João em apocalipse viu os Santos Anciãos,entendo que Eles estão no céu olhando por nós.Mas quem morreu na cruz pelos nossos pecados,foi Jesus Cristo.A biblia diz que só Ele é digno de louvor e adoração,só em Jesus à salvação. Sera que não seria correto rezar,pedir,agradecer,louvar a Deus só em nome de Jesus Cristo!Abraços!

      Excluir
    3. Pedir oração ao Santo, conversando com ele em oração, não é adoração, pois nós pedimos que ele interceda por nós a Deus, logo reconhecemos que Deus é maior que o Santo (Luc 6,40) e demonstramos humildade por reconhecer que aquela pessoa é um exemplo de vida para nós, modelos de amor a Deus.
      Por isso, recordamos suas vidas para lembrar de imitar suas atitudes, como nos ordena a Bíblia (Hebreus 6,12; 13,7; João 8,39; Lucas 6,40; Tiago 5,10-11).

      Os Judeus recordavam seus santos Profetas (Lucas 11,47), Patriarcas, (Jo 8,39; 53; Mateus 8,11; Lucas 13,28;20 37-38), se colocavam como filhos de Abraão, venerando sua memória, (Jo 8,53;56; Romanos 4,16), colocavam suas esperanças em Moisés (Jo 5,45) , esperavam Elias... e isso não era motivo de acusação de idolatria, pois sabemos que existe o culto de veneração (I Sam 25,23; I Re 18,7; Num 22,31) e o de adoração, dado somente a Deus (João 4,24; 9,38).

      Os próprios judeus quando ouviram Jesus clamar na cruz, pensavam que Jesus clamava por Elias (Marcos 15,35).

      E o próprio Evangelho mostra que os Santos acompanhavam a vida de Jesus, de alguma forma, no outro mundo (Marcos 9,4; Luc 9,30; Jo 8,56) e São Paulo nos diz que essa nuvem de Santos nos rodeia para alcançarmos Jesus (Hebreus 12,1).

      Ao pedir a intercessão de um Santo não o coloco acima de Jesus (Luc 6,40), pelo contrário, só mostro que Jesus está acima dele, pois peço-lhe "roga, ora, intercede por nós" (Efésios 6,18-19).

      O profeta Elias, antes de ser arrebatado, manda Eliseu pedir algo a ele e isso não foi idolatria (2 Re 2,9).

      E Eliseu, depois que Elias é arrebatado, ora a Deus, invocando o nome de Elias (2 Re 2,14)

      Leia a 1ª carta de São Paulo a Timóteo, capítulo 2, versículos 1 ao 6, e veja que no mesmo capítulo que ele recomenda que façamos oração por todos os homens, ele afirma que há um só mediador, Jesus, ou seja, a mediação da salvação operada por Jesus não exclui que também sejamos mediadores entre Deus e os homens.

      A diferença é que nossa mediação só é possível graças a Jesus, pois, como dizemos na Missa, é por Cristo, com Cristo e em Cristo que prestamos nosso louvor e oração ao Pai.

      O louvor dado a um Santo se direciona a Deus que o fez, pois glorificamos a Deus pelas boas obras manifestadas na vida daquele servo (São Mateus 5, 16).
      O louvor aos Santos não significa adoração, mas um elogio a sua vida exemplar. Muitas passagens da Bíblia mostram que os Santos são dignos de louvor (1 Coríntios 11,2; 1 Coríntios 11,17; Cântico dos Cânticos 6, 9;Provérbios 31, 31; Eclesiástico 44, 15; I São Pedro 2, 14; Eclesiástico 39, 9-11 ):

      "Exultem em Javé, ó justos! Aos retos convém o louvor." (Salmos 33, 1)

      Muitas passagens da Bíblia mostram que posso orar a Deus invocando o nome e os méritos dos Santos (Sl 131,10; 2 Re 2,14; Ex 32,13; 2 Re 13,23 , pois suas obras os seguem (Apocalipse 14,13):

      "Pelo nome de Davi, vosso servo, não rejeiteis a face daquele que vos é consagrado" (Sl 131,10)



      São João, no apocalipse, conversou com um Santo Ancião (Apocalipse 7,13-14).

      Rezar é falar. Para nós, católicos, não existem barreiras entre nós, a Igreja da terra, e os Santos, a Igreja do céu.

      Do mesmo modo que peço oração a um irmão na terra, posso pedir oração a um Santo, que está no céu, (e que admiro por seu exemplo de vida e sacrifício e tenho por exemplo de vida) (II Coríntios 5,9). Isso é o que chamamos de comunhão dos santos (Gálatas 6,2; Efésios 2,19; 4,16).

      A vantagem em pedir oração aos do céu, é que eles não pecam mais e são totalmente justos diante de Deus (Apocalipse 7,14-15), e a Bíblia diz que:

      "...a oração do justo, sendo fervorosa, pode muito" (Tgo 5, 16)

      "O Senhor está longe dos maus, mas atende a oração dos justos" (Pr 15,29)

      Lembre-se que somos uma família, também posso falar com um irmão meu do céu. Minha oração apenas se enriquece mais, quando falo com Nossa Senhora ou os Santos. Eles não substituem Deus, eles me falam de Deus e me ajudam.



      Excluir
  2. Responda por favor:
    QUEM NOS DÁ O CRESCIMENTO, É QUEM PLANTA, QUEM REGA OU É DEUS, ATRAVÉS DAS ESCRITURAS? Se a resposta foi DEUS, então não queira entender a escritura por aquilo que a igreja diz, mergulhe na palavra de Deus, a qual é a única verdadeira, e que é capaz de LIBERTAR de erros contidos nas RELIGIÕES. Lembre-se que a PORTA É ESTREITA e o CAMINHO APERTADO.Não podemos deixar a GRAÇA PASSAR! Que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está mil vezes ERRADO:

      1- Deus dá o crescimento, através de seus Santos que plantam e regam, sejam os da terra ou os do céu.

      Os Santos não são mais do que Deus I Cor 3,7, mas são mais do que eu e você, são exemplos de vida e amor a Jesus que devemos imitar I Cor 11,1 e devemos louvar suas boas obras feitas em nome de Deus I Cor 11,17;22. Louvamos a Deus e fazemos memória da vida santa de seus servos, pois se um membro da igreja é glorificado, todos são glorificados juntos com ele I Cor 12, 25, e por sermos um só corpo devemos nos ajudar pelo poder da intercessão I Cor 12,24.

      É através da intercessão dos servos de Deus, seja através de seus exemplos ou de suas orações que Deus nos dá a salvação e o livramento do mal em Jesus Cristo:

      Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,"
      Filipenses 1,15-19



      "No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós;
      E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos."
      2 Tessalonicenses 3,1-2

      Deus faz isso para que sejamos humildes, coisa que vocês não são ao dizer que não precisam das orações dos outros se até São Paulo pedia a intercesão do próximo.Hebreus 13,17-18;

      Nos confiamos de modo particular às orações daqueles que já estão diante do trono de Deus ( Luc 23,42; Fil 1,23; II Cor 5,1.6-7; Apo 5,8; 6,9-11; 7,15; Heb 11,4; 12,23) pois a oração de um justo pode mais:

      " Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
      Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
      E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto."
      Tiago 5,15-18

      2- Sobre a IGREJA VOCÊ ESTÁ ERRADO:

      A BÍBLIA SÓ É NADA, pois a própria Bíblia diz que precisamos da ajuda da Igreja para entendê-la e que devemos ouvir a e ser-lhe obediente Igreja (Mat 18,17):

      Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías, e perguntou-lhe: Porventura entendes o que estás lendo?
      Respondeu-lhe: Como é que posso, se não há alguém que mo explique? E rogou a Filipe que subisse e se sentasse junto dele.
      Atos 8,29-31

      Quem deve interpretar a Bíblia é a Igreja Católica, pois a lista da Bíblia foi feita por ela do Novo e do Antigo Testamento, ela foi fundada por Cristo (Mat 16,18-19), é guiada pelo Espírito Santo (Jo 16, 12-13) e Jesus disse que o inferno nunca a venceria (Mat 16,18).
      Além disso a Bíblia diz que não devemos fazer interpretações pessoais:

      Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.
      2 Pedro 1,20

      São Pedro nos preveniu de que pessoas como vocês interpretariam tudo errado, gerando divisões na Igreja, que foi uma única fé por mais de 1500 anos:

      É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras.
      2 Pedro 3,15-16


      A BÍBLIA NÃO LIBERTA DE ERROS CONTIDOS NAS RELIGIÕES, se assim fosse vocês não teriam mais de 30 mil seitas cristãs, divisões proibidas pela Bíblia (I Cor 1,11-13) cada uma dizendo coisas diferentes, unas que aprovam casamento gay, outras que deixam usar qualquer roupa, outras que proibem tudo, uns que são poligâmicos, outros que santificam o sábado, outros o domingo, uns que dizem que Jesus não é Deus, outros que ele era, e assim por diante.
      São tantas as doutrinas fruto de seu erro de ler a Bíblia e cada um inventar sua interpretação.

      A IGREJA LIBERTA DE ERROS DOUTRINAIS, POIS ELA É "COLUNA E SUSTENTÁCULO DA VERDADE" (I Tim 3,15)

      Jesus deu à Igreja, fundada sobre Pedro, o poder de ligar e desligar (Mat 17,18-19; 18,18)

      Excluir
    2. Parabéns PRÍNCIPE ORION,o site e esplêndido!

      Excluir
    3. Obrigado, Leonardo de Melo. É bom saber sua opinião.

      Excluir
  3. PARABÉNS MESMO PRINCIPE ORION...
    DE FATO NÃO HÁ SANTO SEM SACRAMENTOS! AQUELES QUE SE AFASTAM DOS SACRAMENTOS, AFASTAM-SE DO PROPRIO CRISTO!

    ResponderExcluir