sexta-feira, 17 de maio de 2013

VENERAÇÃO NA BÍBLIA - VENERAR - PASSAGENS BÍBLICAS - venerar não é adorar




O CULTO DE VENERAÇÃO NA BÍBLIA:

1- VENERAÇÃO A IMAGENS, OBJETOS E LUGARES

2- VENERAÇÃO A PESSOAS VIVAS - SANTOS, PROFETAS, REIS -  AJOELHAR-SE, HONRAR, PRESTAR HOMENAGENS

3- VENERAÇÃO AOS ANTEPASSADOS E PROFETAS MORTOS

4- VENERAÇÃO AOS ANJOS


Nas passagens abaixo, veremos que venerar e respeitar, honrar, fazer a memoria de alguem ilustre, imitar suas virtudes tendo-o como exemplo, ter em alta consideração. 

Muitas passagens mostram que podemos invocar o nome dos servos de Deus em orações lembrando ao Senhor os feitos da sua graça operadas na vida deles  e como Ele pode operar o mesmo ou muito mais nas nossas.

Os atos de veneração, como ajoelhar-se, prestar homenagens e ter em respeito, sao os mesmos relizados em atos de adoração a diferença esta na intencao de quem o faz: ajoelhar-se pode ser só sinal de respeito, mas ajolhar-se pode ser sinal de adoração, depende da intenção do coração de quem o faz.

1- VENERAÇÃO A IMAGENS, OBJETOS E LUGARES:


Numeros (21, 7-9):

7. O povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.” Moisés intercedeu pelo povo,
8. e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente (IMAGEM)  e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.”
9. Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze (VENERACAO DE IMAGEM), conservava a vida.





 Números 7, 89:


Quando Moisés entrava na tenda de reunião para falar com o Senhor, ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório colocado sobre a arca do testemunho, entre os dois querubins (ORAÇÃO DIANTE DE IMAGENS). E falava com o Senhor.





















Partiram da montanha do Senhor e caminharam três dias. Durante esses três dias de marcha, a arca da aliança do Senhor os precedia, para lhes escolher um lugar de repouso (PROCISSÃO E VENERAÇÃO) . (Números 10, 33)




Quando a arca se levantava, Moisés dizia: “Levantai-vos, Senhor, e sejam dispersos os vossos inimigos! Fujam de vossa face os que vos aborrecem!” (PROCISSÃO E VENERAÇÃO) (Números 10, 35)







Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da arca do Senhor (VENERAÇÃO DE OBJETO,IMAGEM), tanto ele como os anciãos de Israel, e cobriram de pó as suas cabeças. (Josué 7, 6)





Quando a arca do Senhor entrou no acampamento, todo o Israel rompeu num grande clamor, que fez tremer a terra (CULTO DE VENERAÇÃO A UM OBJETO). (I Samuel 4, 5






O rei e todos os israelitas conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de alegria e tocando a trombeta ( CULTO DE VENERAÇÃO VENERAÇÃO A UM OBJETO). (II Samuel 6, 15)





 Ante vosso santo templo prostrar-me-ei (VENERAÇÃO AO TEMPLO), e louvarei o vosso nome, pela vossa bondade e fidelidade, porque acima de todas as coisas, exaltastes o vosso nome e a vossa promessa. Sl 137 (138),2



Disse, então, Davi: A arca de Deus só pode ser carregada por levitas (VENERAÇÃO A UM OBJETO), pois são eles que o Senhor escolheu para carregá-la e para servi-la perpetuamente. (I Crônicas 15, 2)



Todo o Israel, ao fazer subir a arca da aliança do Senhor, soltava brados de júbilo, ressoando trombetas, trompas e címbalos, retinindo cítaras e harpas (CULTO DE VENERAÇÃO). (I Crônicas 15, 28)


Davi colocou, diante da arca do Senhor, levitas encarregados do serviço, que invocavam, celebravam e louvavam o Senhor, Deus de Israel (ORAÇÃO DIANTE DE IMAGENS). (I Crônicas 16, 4)




Os sacerdotes Banaias e Jaziel tocavam continuamente a trombeta diante da arca da aliança do Senhor (CULTO DE VENERAÇÃO). (I Crônicas 16, 6)


Davi deixou ali, diante da arca da aliança do Senhor, Asaf e seus irmãos para fazerem continuamente o serviço diante da arca (CULTO DE VENERAÇÃO), segundo o seu dever de cada dia; (I Crônicas 16, 37)







2- VENERAÇÃO A PESSOAS VIVAS - SANTOS PROFETAS, REIS-  AJOELHAR-SE, HONRAR, PRESTAR HOMENAGENS



Venerar e ter em alta consideracao:

6 Mas ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e ele é muito considerado; tudo quanto diz, sucede infalivelmente. Vamos, pois, até lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir. 
(1 Sm 9,6)

Ajoelhar-se tambem pode ser ato de veneracao:

Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, inclinando-se à terra,
(1 Samuel 25:23)



Então Joabe se prostrou com o rosto em terra e, fazendo uma reverência, abençoou o rei; e disse Joabe: Hoje conhece o teu servo que achei graça aos teus olhos, ó rei meu senhor, porque o rei fez segundo a palavra do teu servo.
(2 Samuel 14:22)



 Foi, pois, Joabe à presença do rei, e lho disse. Então o rei chamou Absalão, e ele entrou à presença do rei, e se prostrou com o rosto em terra diante do rei; e o rei beijou Absalão.
(2 Samuel 14:33)

Bate-Seba inclinou a cabeça, e se prostrou perante o rei. Então o rei lhe perguntou: Que queres? (1 Reis 1:16)  


 ao terceiro dia veio um homem do arraial de Saul, com as vestes rasgadas e a cabeça coberta de terra; e, chegando ele a Davi,prostrou-se em terra e lhe fez reverência. 
(2 Samuel 1:2)


 Quando, pois, Obadias já estava em caminho, eis que Elias se encontrou com ele; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se com o rosto em terra e disse: És tu, meu senhor Elias? 
(1 Reis 18:7)



Prestar homenagem pode ser ato de veneracao:

 7 Depois veio Eliseu a Damasco. E estando Bene-Hadade, rei da Síria, doente, lho anunciaram, dizendo: O homem de Deus chegou aqui.
8 Então o rei disse a Hazael: Toma um presente na tua mão, vai encontrar-te com o homem de Deus e por meio dele consulta ao Senhor, dizendo: Sararei eu desta doença? 
(2 Re 8, 7-8)


 Quando Davi se vinha chegando a Ornã, este olhou e o viu e, saindo da terra, prostrou-se diante dele com o rosto em terra. 
(1 Crônicas 21:21)




Os cristãos veneravam os Apóstolos e tudo o que era tocado por eles ( as reliquias):


"11 E Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários,
12 de sorte que lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as doenças os deixavam e saíam deles os espíritos malignos. "
(At 18,11-12)







 



3- VENERAÇÃO AOS ANTEPASSADOS E PROFETAS MORTOS


Os judeus veneravam seus antepassados, os tinham em consideração, honra e respeito:

Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
(Êxodo 3:6)
 


E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração.
(Êxodo 3:15)
 


Usavam o nome de seus antepassados em orações, para convencer e aplacar a Deus:

Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, e lhes disseste: Multiplicarei os vossos descendentes como as estrelas do céu, e lhes darei toda esta terra de que tenho falado, e eles a possuirão por herança para sempre.
(Êxodo 32:13)
 


Lembra-te dos teus servos, Abraão, Isaque e Jacó; não atentes para a dureza deste povo, nem para a sua iniqüidade, nem para o seu pecado;
(Deuteronômio 9:27)
 



Deus também leva em consideração a veneração de seus servos:

  O Senhor, porém, teve misericórdia deles, e se compadeceu deles, e se tornou para eles, por amor do seu pacto com Abraão, Isaque e Jacó; e não os quis destruir nem lançá-los da sua presença 
(2 Reis 13:23) 





Os santos venerados têm poder:


10 Mas Elias respondeu ao chefe de cinqüenta, dizendo-lhe: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então desceu fogo do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta. 
(2 Re 1,10)



Eliseu invocou o nome de Elias em oração. Elias não estava mais no mundo dos homens. Assim, podemos invocar o nome dos Servos de Deus:

 14 Então, pegando da capa de Elias, que dele caíra, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Quando feriu as águas, estas se dividiram de uma à outra banda, e Eliseu passou. 
(2 Re 2,14)



Ajoelhar-se diante dos Santos:


14 Perguntou-lhe ele: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e lhe fez reverência. 
(1 Sm 28,14)

(Obs: apesar de Saul ter cometido um pecado, consultando uma medium, algo proibido pela Bíblia. Saul demonstra respeito ao ver a alma de Samuel, ajoelhando-se. Samuel não o critica, pois reconhece o respeito de Saul).


Jesus nos diz que venerar não é  só fazer memoria e prestar respeito, mas também seguir os exemplos de nossos antepassados:

 " Vós vos tornareis filhas de Sara, se praticardes o bem, sem vos deixardes intimidar por ninguém."
(I Pe 3,6)

 Responderam-lhe: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão.
(João 8:39)






Jesus nos mostra que os Santos estão vivos em Deus:

Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos. 
(Mateus 22:32)





4- VENERAÇÃO AOS ANJOS

Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele. Quando os viu, correu da porta da tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra, 
(Gênesis 18:2)

 tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló estava sentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber; prostrou-se com o rosto em terra, 
(Gênesis 19:1)


Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor parado no caminho, e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se com o rosto em terra. 
(Números 22:31)


Nenhum comentário:

Postar um comentário