terça-feira, 16 de abril de 2013

SÃO PAULO REZOU POR UM MORTO NA BÍBLIA - ORAÇÃO PELOS MORTOS




O Texto que nos mostra São Paulo rezando por um morto se refere a um amigo seu chamado Onesíforo.

 São Paulo  fala dele  apenas usando verbos no passado e pede pela família dele (a casa de Onesíforo).  

Por fim, suplica a Deus que lhe conceda misericórdia no dia do juízo final. 

Tudo isso indica que Onesíforo já estava morto:


















"16.
 O Senhor conceda sua misericórdia à casa de Onesíforo, que muitas vezes me reconfortou e não se envergonhou das minhas cadeias!

17. Pelo contrário, quando veio a Roma, procurou-me com solicitude e me encontrou.
18. O Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia junto do Senhor naquele dia. 
Sabes melhor que ninguém quantos bons serviços ele prestou em Éfeso."
(2Tim 1,16-18)




No Capítulo 4 dessa mesma Carta, ele não fala do amigo, mas sim da família dele:

 (9. Saúda Prisca e Áquila, e a família de Onesíforo).

Logo, comprova-se, assim, que Onesíforo estava morto, pois do contrário, no final de sua epístola, Paulo teria saudado seu amigo ou o mencionado diretamente.

Eis o trecho:
.
"19. Saúda Prisca e Áquila, e a família de Onesíforo

20. Erasto ficou em Corinto. Deixei Trófimo doente em Mileto.
21. Apressa-te a vir antes do inverno. Saúdam-te Eubulo, Pudente, Lino, Cláudia e todos os irmãos.
22. O Senhor esteja com o teu espírito! A graça esteja convosco!"
(2 Tim 4,19-22)


11 comentários:

  1. Que curioso, você afirma primeiro "Paulo orou por um morto", depois diz "supõe-se que Onesíforo estivesse morto".

    É fato ou se supõe?

    Dá pena ver alguém catar assim uma referência tão obscura para apoiar prática tão anti-bíblica como orar pelos mortos.

    Ora, se a Bíblia não diz diretamente que ele já tinha morrido, não se pode fazer essa afirmação de forma categórica, quanto menos a apoiar doutrina anti-bíblica.

    A especulação que ele já estava morto é tão razoável quanto estas hipóteses abaixo:

    a) Ele estava em outra cidade, por isso que não é saudado no final de uma carta que vai para Timóteo em Éfeso, e portanto, estava longe da sua família.

    b) Misericórdia naquele dia pode significar o julgamento na corte humana que ele iria passar. Tal como Paulo foi absolvido primeiramente, também deseja que Onesíforo o seja.

    c) Ele podia até estar junto de Paulo na prisão, e Paulo o elogia na carta porque ele é de Éfeso. Por isso a saudação no final é para a família dele.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Supõe-se porque obviamente não está escrito " o morto Onesíforo ".
      Mas é a suposição mais óbvia.

      1- Prática anti-bíblica? Anti-biblico é qualquer um interpretar a Bíblia sem o auxílio da Igreja (2 Pedro 1, 20) inventando doutrinas que lhe dá na telha como vocês fazem (2 Pedro 3,16) espalhando divisões e seitas novas em todo lugar (I Coríntios 1, 11-13).

      2- Orar pelos mortos não é só bíblico ( I Cor 15,29; I Jo 5,15; Rom 14,8; I Tes 5,10) como é uma prática anterior ao Cristianismo (II Macabeus 12, 42-46) e que os judeus, ainda hoje, fazem rezando por seus parentes recitano o "Cadish".
      Prática feita pelos cristãos por mais de 1500 anos sem que ninguém dissesse algo contra.
      Prática que só foi criticada com a Reforma protestante depois de 1500 anos de história de Igreja. Há registros históricos dessa prática no Cristianismo desde o ano 200. A Mãe de Santo Agostinho pediu que ele se lembrasse dela diante do altar do Senhor e o prórpio Santo Agostinho escreve que essa prática é antiquissíma na Igreja.

      3- A própria Bíblia diz que os cristãos se batizavam pelos mortos (I Coríntios 15,29). E o que é o Batismo se não uma oração (1Pedro 3, 21) que se faz a Deus pedindo uma boa consciência? Logo, São Paulo mostra que os cristãos rezavam pelos mortos.

      4- Examinemos suas fracas suposições:

      a) Você diz que ele estava em outra cidade e por isso ele não seria saudado no fim da carta. Algo improvável é que alguém escrevesse uma carta mencionasse só a família de seu amigo e não mencionasse seu amigo diretamente, só porque ele achasse que ele estava em outra cidade. E para que pedir misericórdia para a família de um amigo? Se não fosse como votos de condolência por sua morte?

      b) Seu argumento "b" faria sentido se São Paulo não tivesse dito " obter misericórdia junto ao Senhor" - junto ao Senhor e não diante do Imperdor, da corte humana do tribunal,etc.
      "naquele dia" - é uma citação amplamente usada na Bíblia para se referir ao dia do Juízo Final, o Dia do Senhor (I Coríntios 3,13-15).

      c) Se ele estivesse junto de Paulo na prisão não teria mandado notícias para a família?

      Suas suposições são fraquíssimas perto da ideia de que ele de fato está morto já que:
      1- Paulo pede misericórdia para sua família (modo de confortar os parentes em caso de morte)
      2- Paulo fala sobre ele só no passado, se ele estivesse em outra cidade ou com ele na prisão, mencionaria algo no presente.
      3- Paulo pede "misericórdia junto ao Senhor naquele dia" - descartando a ideia de um tribunal humano, julgamento, mostrando claramente o Dia do Juízo Final.

      Excluir
    2. Não amigo! Apóstolos JAMAIS cometeram um ATO de irresponsabilidade como esta ENSINAR uma Doutrina por ENIGMAS?? ..isso é um absurdo...Apóstolos sempre nos ensinaram a Doutrina de CERTEZA de Salvação ( em Vida) de forma muito clara..

      "...nós que desde o começo voltamos nossas esperanças para Cristo.

      13.Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido,((fostes selados) com o Espírito Santo que fora prometido,
      (Efésios 1:12-13) .

      13.Isto vos escrevi para que #saibais que ((tendes a vida eterna)) , vós que credes no nome do Filho de Deus.(I Joõão 5:12-13)

      Excluir
    3. Um grande erro de vocês é lerem um trecho da Bíblia e desconsiderar outro.
      Os textos que você citou devem ser interpretados levando em consideração outros que dizem que não basta levantar a mão e aceitar Jesus, viver dentro da igreja, fazer milagres, etc., é preciso praticar a vontade de Deus, cumprir os mandamentos de amor ao próximo:


      NEM TODOS QUE ME DIZEM:SENHOR, SENHOR! ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS, mas aquele que FAZ A VONTADEde meu Pai, que está nos céus.
      Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
      E então lhes direi abertamente: NUNCA VOS CONHECI; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
      Mateus 7:20-23


      Porque AQUELE QUE QUISER SALVAR A SUA VIDA, PERDÊ-LA-Á, e QUEM PERDER a sua vida por amor de mim, ACHÁ-LA-Á.
      Mateus 16:24-25


      VIGIAI, POIS, PORQUE NÃO SABEIS A QUE HORA HÁ DE VIR O VOSSO SENHOR.
      Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
      Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.
      Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
      Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.
      Mateus 24:42-46


      Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, PARA O FOGO ETERNO, preparado para o diabo e seus anjos;
      Porque tive fome, e NÃO ME DESTES DE COMER; tive sede, e NÃO ME DESTES DE BEBER;
      Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
      Mateus 25:40-43

      e sairão; os que FIZERAM O BEM RESSUSCITARÃO para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.
      João 5,28-29

      Deus "RETRIBUIRÁ A CADA UM CONFORME O SEU PROCEDIMENTO".
      Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.
      Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.
      Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego;
      Romanos 2,5-9



      Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.
      Tiago 2,24-26


      Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.
      Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.
      Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, DEPOIS DE TER PREGADO AOS OUTROS, EU MESMO NÃO VENHA A SER REPROVADO.
      1 Coríntios 9,24-27


      NÃO BASTA CANTAR NA IGREJA, PREGAR E BERRAR O NOME DE JESUS, SE NÃO PRATICAR O BEM, SE NÃO FIZER OBRAS DE JUSTIÇA, NÃO ENTRARÁ NO CÉU.

      Excluir
    4. Raquel, doutrina de enigmas são as que vocês ensinam. Todos os dias vocês, protestantes "eavngélicos", inventam mais uma igreja e mais uma doutrina, arrebatamento não existia até o mai ou menos o século XIX, uns casam gays outros não, uns fazem transfusão de sangue outros não, uns prometem felicidades neste mundo, quando Jesus não prometeu isso, outros dizem um monte de loucuras sobre Jesus ( apenas filho de Deus, não deve ser adorado, é São Miguel, não sentiu dor na cruz, não se fez carne de verdade, assiti um vídeo em que o pastor dizia que o primeiro milagre de Jesus foi uma bobagem...)

      DIFERENTE DE SUA DOUTRINA, A MINHA EXISTE DESDE O INÍCIO DOS SÉCULOS DO CRISTIANISMO, COMPROVADA POR TEXTOS DE BISPOS E PADRES DOS ANOS 100,200,300,400,500.

      SUA DOUTRINA FOI INVENTADA APÓS MAIS DE 1500 ANOS DE IGREJA CRISTÃ, CATÓLICA, ROMANA OU ORTODOXA - SÓ EXISTIA UMA IGREJA.

      Excluir
    5. mano pega leve algumas pessoas acabam criando espantalhos e acusando sem saber a verdadeira essencia da igreja por mais que eu esteja em uma igreja evangelica, mais me considero mais cristão e muito catolico também, as pessoas muitas vezes acusam sem saber a real historia e concordo com você quando no que diz respeito a uma divisão existente do cristianismo pelo fato de não haver mais como antigamente uma doutrina universal nos primeiros seculos da igreja, mais como restaurar que está contra ela mesma ???? foi um dos maiores truques de satanás dividir a igreja e sim reconheço que foi isso a reforma , mais como restaurar isso!!!!!!

      Excluir
    6. A Igreja Católica de tanto pegar leve só vê pessoas deixando o Catolicismo por falta de conhecimento e maturidade espiritual.

      Para restaurar a Igreja só precisamos deixar de fazer acusações falsas, tolerar a fé do outro como está, mas também rezar, orar, trabalhar juntos, buscando um só discurso na luta contra as injustiças.

      A Igreja Católica tem dialogado muito com as Igrejas Protestantes mais tradicionais e sérias e tem tido um bom progresso numa reaproximação.

      Podemos não voltar a ser uma só Igreja quanto doutrina, mas podemos lutar para que o fanatismo daqueles que julgam e condenam os outros acabe.

      E eu vejo mais é protestante xingando e dizendo que vamos pra o inferno, por isso não posso pegar leve.

      Excluir
  2. wandho, sua resposta é medíocre! 1500 anos tem sua igreja? kkkk mais de 3000 mil tem o judaísmo! sem falar que o cristianismo veio do judaísmo....então volte para o judaísmo, pois vcs vieram deles e usam os livros dos judeus como: a torá e o tanakh que equivalem ao antigo testamento. só quem praticava a oração pelos mortos Kadish era os judeus esotéricos. nunca! jamais os judeus ortodoxos praticaram essa heresia ded orar pelos mortos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno Viana, medíocre e fruto de sua ignorância é a sua resposta.
      Sempre existiram grupos dentro Judaísmo, um exemplo eram os fariseus e saduceus que brigavam e discordavam se havia ressurreição dos mortos ou não.
      Se você não sabe, o Cristianismo veio do Judaísmo, mas se desenvolveu como uma religião independente já com São Paulo e São Pedro.
      E esses primeiros cristãos rezavam pelos mortos ( como os judeus também rezavam e rezam). Ao dizer, os judeus rezavam não estou dizendo que essa crença de orar pelos mortos é baseada neles.
      Nós nos baseamos na fé em Cristo. Cristo que nos ensinou que a morte é ir ao encontro do Pai. São Paulo quem deixou claro na Bíblia que os primeiros cristãos já se batizavam na intenção dos mortos.
      Nossa fé é superior e independente.
      É essa fé que nos ensina que os mais de 3.000 anos do judaísmo foram uma preparação para a encarnação do Verbo e a fundação da Igreja, a nova Barca de Noé.
      Deu nó?
      Nunca leu sobre isso?
      Então, vá ler e estudar o Catecismo da Igreja!

      Excluir
  3. Realmente Onesiforo esta morto mesmo, veja em outro lugara ele nao estava, pois no verso 19 e 20, do capítulo 4, diz que Erasto ficou em Corínto, trifimo em mileto, então dizer que Onesiforo estava em outra cidade não se sustenta. Ele realmente já estava morto mesmo sem sombra de dúvida. Paulo ainda deixa claro que todos o abandonaram, então dizer que Onesiforo estava com ele na prisão também não se sustenta.

    ResponderExcluir
  4. Lea con atencion el versículo 18 dice QUE EL SENOR LE CONCEDA MISERICÓRDIA JUNTO A DIOS EN EL ÚLTIMO DIA POR LOS SERVICIOS QUE EL (ONESIFORO) ME PRESTO.
    ENTONCES SI ELEVA UNA PAGARIA POR EL AMIGO NO HAY COMO NEGAR ESO

    ResponderExcluir