sábado, 27 de abril de 2013

PARA QUE REZAR E LEMBRAR DE SÃO JORGE? - BÍBLIA




Jesus nos disse que "não se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa (Mt 5,15).

Assim é São Jorge, uma luz colocada sobre o candeeiro para que brilhe a todos que estão na Casa de Deus, a Igreja, "ao vermos sua luz, suas boas obras, glorificamos ao Pai que esta nos céus":

















" Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus." (Mt 5,16)






Ao lembrar São Jorge, fazendo sua memória,  procuramos atentar para o exemplo de sofrimento e paciência de um Servo de Deus, tendo-o como modelo de cristão de oração e de vida.

Como outrora, Abraão era modelo de vida para os judeus, conforme vemos nas palavras do Senhor:

"Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. "(São João 8,39)


São Paulo nos disse:

"atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós;"  (Filipenses 3,17).

"Irmãos, tomai como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. "
(Tiago 5,10)








Do mesmo modo, como devotos de São Jorge, somos convidados pela Igreja para fazer as obras que esse Grande Santo fez em vida, "pois as obras dos Santos os seguem" (Apo 14,13).



São Jorge é modelo de coragem , pois "não temeu os que matam o corpo, mas aquele que antes pode precipitar a alma e o corpo no inferno" (Mt 10,28).



São Jorge não teve medo do Imperador Romano e "o que ouviu na escuridão das catacumbas cristãs, disse-o às claras, publicou-o em cima dos telhados" (Mt 10,27).
 
E por ter dado sua vida pela fé em Cristo, tornou-se exemplo para todos que se dizem cristãos, para que sejam corajosos em tudo renunciar por amor a Jesus, que nos disse:


"Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus.
33. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus."
(Mt 10,32-33)


Do mesmo modo que Jesus proclamou que a pecadora arrependida seria lembrada pela Igreja, por seu testemunho de amor,  São Jorge é lembrado:


" Em verdade eu vos digo: em toda parte onde for pregado este Evangelho pelo mundo inteiro, será contado em sua memória o que ela fez." (Mt 26,13)

São Jorge não temeu defender os cristãos que estavam para ser mortos num plano traçado pelo Imperador de Roma e se tornou " odiado de todos por causa do nome de Jesus, perseverando até o fim e, por isso,  foi salvo" (Mc 13,13), sendo exemplo de coragem e solidariedade na luta contra o Dragão do mal:











 "E sereis odiados de todos por causa de meu nome. Mas o que perseverar até o fim será salvo"








Quadro: o martírio de São Jorge.








São Jorge é, como diz a Bíblia, um dos "sobreviventes da grande tribulação; lavou as suas vestes e as alvejou no sangue do Cordeiro. Por isso, está diante do trono de Deus e o serve, dia e noite, no seu templo. Aquele que está sentado no trono o abriga em sua tenda. Já não tem fome, nem sede, nem o sol ou calor algum o abrasa" (Apo 7,14-15)


São Jorge é um dos que "acompanham o Cordeiro por onde quer que vá; pois foi resgatado dentre os homens" (Apo 14,4).


 Por isso, junto com os outros Santos no céu "prostra-se diante do Cordeiro, tendo  taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos fieis)" (Apo 5,8), apresentando ao Senhor nossos pedidos, como o Anjo com o turíbulo de ouro nas mãos (Apo 8,4).

Apesar de aguardar a ressurreição do último dia, já ressuscitou pelo Batismo (Col 2,12), e é como os Anjos do céu (Mt 22,30), velando e intercedendo por nós, e por todo o mundo, para que se complete o número dos irmãos de serviço, que devem ser salvos:

"9. Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários.
10. E clamavam em alta voz, dizendo: Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra?
11. Foi então dada a cada um deles uma veste branca, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que estavam com eles para ser mortos."
(Apo 6,9-11)






São Jorge, Mártir, é uma das  "almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários" (Apo 6,9).

E "desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, (entre elas São Jorge) desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus" (Heb 12,1).













São Jorge ora por nós, como outrora, na Bíblia, os judeus viram a alma de Onias e Jeremias em oração por seu povo:









 Onias (…) estava com as mãos estendidas, INTERCEDENDO por toda a comunidade dos judeus. 
Apareceu a seguir um homem notável (…) Esse é aquele que MUITO ORA pelo povo e por toda cidade santa, é Jeremias, o Profeta de Deus.” 
(2Mac 15,12-14)  



São Jorge intercede por nós por meio do único Mediador da Salvação, Jesus,“Porque só há um MEDIADOR” entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” - (I Timóteo 2:5), mas ao orarmos pelo próximo, também somos mediadores secundários (Dt 5,5), pois oramos, como Corpo de Cristo que se une a sua Cabeça (Col 1,18), Jesus, que vive para interceder por nosso favor (Heb 7,25).

 Por isso, há uma só Igreja, a do céu, a da terra e a dos que se Purificam aguardando o céu, todos somos um só corpo ( Hebreus 12,22-23).


PARA QUE PEDIR A INTERCESSÃO DE SÃO JORGE SE POSSO FALAR DIRETAMENTE COM DEUS?
 



Deus quer ouvir nossa oração, apesar de já conhecer nossas necessidades. Deus quer dar-nos suas graças, mas é preciso que a peçamos. Deus quer que rezemos.


 Jesus nos falou da importância da oração e da perseverança nela, de pedir insistentemente sem nunca cansar.


Ora, ao pedir a intercessão de São Jorge ou outro servo de Deus, pedimos que esses servos de Deus, quais anjos, não cessem de orar por nos "nem de dia nem de noite, mantendo desperta a memória do Senhor, até que tenha nos concedido sua graça" (Is 62, 6-7).


A São Jorge, como aos demais Santos, nos dirigimos, como outrora Deus ordenou aos amigos de Jó:

"Ide ao meu servo Jó e (...) ele orará por vós, por causa dele vos aceitarei" (Jo 42,8)


Como diz São Paulo, Deus nos livra de todo mal, mas a oração do próximo pode nos ajudar nessa intenção:



" Ele nos livrou e nos livrará de tamanhos perigos de morte. Sim, esperamos que ainda nos livrará


11. se nos ajudardes também vós com orações em nossa intenção. Assim esta graça, obtida por intervenção de muitas pessoas, lhes será ocasião de agradecer a Deus a nosso respeito." (2Cor 1,10-11)

Se a oração do próximo pode nos ajudar, quanto mais a oração de um servo de Deus que está diante de seu trono dia e noite (Apo 7,15), uma alma justa, pois:

"O Senhor está longe dos maus , mas atende a oração dos justos" (Pr 15,29)

"...a oração do justo, sendo fervorosa, pode muito"  (Tg 5,16

Dessa forma, pedir a ajuda dos Santos é algo bom, uma ajuda a mais, para que "a graça obtida pela intervenção deles seja ocasião para eles e para nos de agradecermos a Deus" por esse vínculo de amor fraternal entre os santos. 


Como diz a Bíblia, podemos orar a Deus invocando o nome de seus Santos e seus méritos, como vemos no salmo:




"Pelo nome de Davi, vosso servo, não rejeiteis a face daquele que vos é consagrado" (Sl 131,10)


  Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste... (Êx 32,13)


... teve misericórdia deles, e se compadeceu deles, e se tornou para eles, por amor do seu pacto com Abraão, Isaque e Jacó; e não os quis destruir nem lançá-los da sua presença 

(2 Re 13,23) 


 Porque se lembrou da sua santa palavra, e de Abraão, seu servo.
(Salmos 105:42)




A São Jorge pedimos como São Paulo pediu aos Tessalonicenses e aos Filipenses : 

"orai por nós (...) para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque nem todos possuem a fé" (Tes 3,1-2) e "para que alcancemos a salvação do Senhor" (Fil 1,19)











 

Um comentário:

  1. Jesus, abre-me uma porta !
    Senhor, atende este clamor que brota do mais íntimo do meu coração: abre-me uma porta !
    Só Tu sabes e conheces, Jesus, o momento de dificuldade pelo qual eu (diga aqui seu nome) e toda a minha família estamos passando por causa do desemprego.
    Tu sabes também, Senhor, com quanta esperança eu me aproximo de Ti para pedir que vás à minha frente, abrindo uma porta e preparando um emprego, para que eu possa, através de um trabalho digno, dar à minha família “o pão de cada dia”.
    Por que tu és, ó meu Deus, minha esperança !
    Peço ainda que me concedas todo ânimo, confiança, destemor e fortaleza para sair de minha casa em busca desse trabalho, na certeza de que Tuas mãos, estendidas em meu favor, baterão nas portas antes de mim, preparando a minha entrada num emprego segundo a Tua vontade.
    Confiando inteiramente na Tua Palavra que diz “Batei e abrir-se-á (…), ao que bater se lhe abrirá”, já agradeço, de todo o meu coração, porque acredito que “a Deus nenhuma coisa é impossível.”

    Reze várias vezes por dia e, principalmente antes de sair para procurar um emprego:

    “Jesus Misericordioso, abre-me uma porta e concede-me esta graça!”

    coloque sua mao direta na sua boca faca um pedido em sua mao coloque no seu coracao por 5 seg coloque esse comentario em 3 espasos virtuais amanha vc terao melhor dia da sua vida

    ResponderExcluir