quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CUIDADOS COM OS DEFUNTOS, OS FINADOS




1.O RESPEITO AOS CORPOS DOS MORTOS
2. A ORAÇÃO PELOS MORTOS
3.A MISSA PELOS MORTOS
4. ACENDER VELAS PELOS MORTOS








1.O RESPEITO AOS CORPOS DOS MORTOS:
Os corpos dos defuntos devem ser tratados com respeito e caridade, na fé e esperança da ressurreição.









 Enterrar os mortos é uma obra de misericórdia corporal que honra os filhos de Deus, templos do Espírito Santo, como lemos na Bíblia:



30 mas quando eu dormir com os meus pais, levar-me-ás do Egito e enterrar-me-ás junto à sepultura deles. Respondeu José: Farei conforme a tua palavra. (Gn 47,30)




Mas Tobit temia mais a Deus que ao rei, e continuava a levar para a sua casa os corpos daqueles que eram assassinados, onde os escondia e os inumava durante a noite. (Tobias 2,9)



 No dia seguinte, Judas e seus companheiros foram tirar os corpos dos mortos, como era necessário, para depô-los na sepultura ao lado de seus pais. (II Macabeus 12,39)



levantaram-se; todos os homens valentes tomaram o corpo de Saul e os corpos de seus filhos, e os transportaram para Jabes. Enterraram seus ossos debaixo do terebinto de Jabes e jejuaram durante sete dias. (I Crônicas 10,12)



 Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor. (Tobias 12,12)

Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro. (São Marcos 6,29)

40 Tomaram, pois, o corpo de Jesus, e o envolveram em panos de linho com as especiarias, como os judeus costumavam fazer na preparação para a sepultura. (Jo 19,40)
 
  A ausência de sepultura era considerada uma maldição e uma condição vergonhosa (Sl.79,2-3; Jer.16,4-6;25,33) e era a sorte miserável dos ímpios.




O uso de fechar os olhos do morto, referido na Bíblia (Gn.46,4) explica-se pela equiparação  da morte ao sono, sendo prática comum em muitas culturas. 











 A Igreja permite a cremação a não ser que esta ponha em causa a fé na ressurreição dos corpos.








2. A ORAÇÃO PELOS MORTOS

É importante e necessário rezar pelos mortos, pois "quer vivos ou mortos pertencemos ao Senhor" (Rm 14,8), e isso mostra nossa fé na ressurreição e talvez mesmo tendo morrido na graça de Deus os mortos ainda precisem de uma última purificação (Mt 12,32;  I Cor 3, 10-15) antes de entrar na alegria do céu:

  "Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal" (II Cor 5, 10).

Ou seja, se praticamos qualquer mal deveremos pagar por ele também, ainda que não formos condenados ao inferno (I Cor 3, 10-15) e quer vivos ou mortos esforçamo-nos por agradar a Deus (II Cor 5,9).


Uma conversão que procede de uma ardente caridade pode chegar à total purificação do pecador, de tal modo que não haja mais nenhuma pena (Lucas 23,43).

Sobre a oração pelos mortos a Bíblia nos diz:


 
e puseram-se em oração, para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido. O nobre Judas falou à multidão, exortando-a a evitar qualquer transgressão, ao ver diante dos olhos o mal que havia sucedido aos que foram mortos por causa dos pecados. (II Macabeus 12,42)


era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas. (II Macabeus 12,46)

 
 
"De outra maneira, que intentam aqueles que se batizam em favor dos mortos ? Se os mortos realmente não ressuscitam, por que se batizam por eles? "
( I Cor 15,29)


Há vários modos de ajudar os mortos.

Todos os cristãos mortos e vivos permanecem unidos num único corpo (Rm 14,8; Gl3,27-28), que é o corpo de Cristo, a Igreja.


  Assim, todas as nossas boas obras e orações podem beneficiar os mortos, pois o que fazemos de bom redunda em benefício para todo o corpo que é a Igreja (ICor 12,26-27).

Em virtude da comunhão dos santos
(ICor 12,26-27), podemos oferecer a Deus pelos mortos nossas orações,  a visita aos cemitérios, o cuidado com os sepulcros, as Missas, velas, flores, e boas obras ( II Mac 12,46; I Cor 15,29;  I Ped 4,8; Tob 4, 7-12; Eclo 3,33-34 At  10,4; Heb 13,16) como forma de súplica pelo descanso dos que partiram, pois diz a Bíblia:



"Dá de boa vontade a todos os vivos, 
e não recuses este benefício a um morto"
 ( Eclo 7,37 )






AS FLORES

As flores simbolizam nossa saudade, e nosso pedido de oração de que estejam na glória de Deus.  
As flores mostram que respeitamos os sepulcros dos mortos (Gn 47,30; Jo 19,40; Jo 11,38; Mt 23,29; 27,60; Luc11,48) em consideração a nossa fé de que ressucitarão no último dia (Jo 5,28) e de que vivos ou mortos pertencemos ao Senhor (Rm 14,8) somos um só corpo (Gl 3, 27-28) e o que fazemos de bom redunda em benefício para todos (ICor 12,26-27; Apo 14,13) nesta ou na outra vida (Mt 12,32).





A VISITA AOS CEMITÉRIOS






A Igreja, no dia de Finados, nos convida  a visitar os cemitérios para meditar sobre o mistério da morte e ressurreição.

 Foi nos cemitérios que a Igreja se escondia das perseguições em Roma. Lá, a Igreja cresceu e aprendeu a respeitar seus mártires e o valor da oração deles. Ir aos cemitérios é lembrar a palavra do Senhor de que todos somos pó, mas em Cristo voltaremos à vida.


Lemos na Bíblia, que o profeta Ezequiel, em uma visão, visitou um cemitério , recebendo uma revelação divina sobre a ressurreição:





" Veio sobre mim a mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos;
2 e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre a face do vale; e eis que estavam sequíssimos.
3 Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes.
4 Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
5 Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis.(Ez 37, 1-5)

No livro de Daniel, também lemos:



" E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
3 Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. (Dn 12, 2-3)







 


Do mesmo modo, o respeito pelos mortos e seus túmulos é bíblico (Jo 11,38; Mt 27,60; Luc11,48) e os judeus ornamentavam os sepulcros dos justos (Mat 23,29) e se preocupavam com eles:



 E no primeiro dia da semana, foram muito cedo ao sepulcro, mal o sol havia despontado. (São Marcos 16,2)


e o depositou num sepulcro novo, que tinha mandado talhar para si na rocha. Depois rolou uma grande pedra à entrada do sepulcro e foi-se embora. (São Mateus 27,60)

 Para nós, cristãos católicos, o respeito aos cemitérios, sepulcros e tumbas decorre de nossa fé na ressurreição, sabendo que nossos irmãos despertarão ao chamado de Cristo no último dia:







Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz: (São João 5,28)


13 Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham.(Apo 12,13)

Os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos ressuscitaram. (São Mateus 27,52)








3. A MISSA PELOS MORTOS
A Igreja exprime sua comunhão eficaz com o defunto: 

oferecendo ao Pai, no Espírito Santo, o sacrifício da morte e ressurreição de Cristo ( Lc 22,19; I Cor 10,16; 11,26), ela lhe pede que seu filho seja purificado de seus pecados( Mt 12,32; I Cor 3, 10-15) e de suas conseqüências (2Sam 12, 13-14. 17-18; jon 1,12)  e que seja admitido no céu.

Oferecemos a Deus o sacrifício de seu Filho (I Cor 10,16), feito uma só vez e renovado em nossos altares ( Lc 22,19; ICor 11,26), na Missa, para suplicar a Deus pela purficação dos pecados (Lc, 12, 58-59; I Pe 3, 18-19 ; 4, 6) que ainda devem expiar os mortos na fé (2Mc 12,46; I Cor 15,29), que devem ser salvos mas passando de alguma maneira pelo fogo (1 Cor 3,15).








 













4. ACENDER VELAS PELOS MORTOS

A vela acesa  simboliza Cristo “Luz do mundo”, conforme ele próprio se qualificou.


O costume de acender velas tem origem nas prescrições do Antigo Testamento: 

“O Senhor disse a Moisés: “Ordena aos israelitas que te tragam óleo puro de olivas esmagadas para manter, continuamente acesas as lâmpadas do candelabro. Disporás as lâmpadas no candelabro de ouro puro para que queimem continuamente diante do Senhor”. Lev 24, 1-4.

Jesus é a nossa Luz: 

 “O povo que andava nas trevas viu uma Grande Luz; sobre aqueles que habitavam na sombra da morte resplandeceu uma Luz” Is 9,1


  “Eu Sou a LUZ do mundo, aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida” (Jo 8,12).

As velas representam nossa oração constante diante de Deus (Lev 24, 4), mas não adiante acendê-las sem rezar, pois o importante é a intenção de nosso coração e nossa oração.


Que relação pode haver entre um sacrifício e uma vela acesa? 


A vela acesa substitui, perante de Deus, a pessoa que a acende: consome-se, como se fosse um holocausto oferecido a Deus.

 O holocausto era, na Antiguidade e na lei mosaica, o sacrifício mais perfeito, porque por ele a vítima era oferecida a Deus e queimada, por inteiro, em reconhecimento a seu poder e direito absolutos sobre quem a oferecia.

 A vela acesa é um holocausto em miniatura.

A pessoa adquire a vela, que passa a lhe pertencer, a ser sua. 

Acende-a para ser consumida em seu lugar.


Uma vela acesa a Deus simboliza, portanto, a adoração e a entrega total de quem a acende ao Deus Todo Poderoso, Senhor e Criador de todos os seres.  

Eis um trecho da presença de velas na adoração ao Senhor:


 
1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candelabros de ouro:(Apo 2,1)
 3 e no meio dos candelabros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro;
(Ap 1, 13).


A vela também nos lembra da presença de do senhor em nosso meio "em forma de língua de Fogo" (At 2,3) e como "Luz para iluminar as nações" ( Lc 2,32):


21 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvens  para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.
22 Não desaparecia de diante do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite. 
(Ex 13,21-22)


















 Uma vela acesa não substitui a Missa, o sacrifício de Cristo feito só uma vez e sempre atualizado em nossos altares, mas nem por isso deve ser desprezada ou abolida.

  É apenas um gesto simbólico.

Deve-se, sim, evitar a má interpretação e o exagero, isto é, evitar dar-lhe maior valor do que ela tem. 

Vela acesa é, pois, símbolo de consumação e oração contínua.























 


2 comentários:

  1. Olá , sempre venho aqui para ler ...é um dos melhores sites católicos que

    conheço , parabéns pela sua obra , está divulgando conhecimento de Deus

    ,e Ele abençoará vc por isso...

    Estou aqui para lhe pedir uma orientação , se vc puder me ajudar

    É que em minha família eu sou o mais católico por assim dizer , mantenho

    , vou à missa , rezo pelos finados etc , os outros da minha família seguem

    outras religioes , alguns nem são religiosos etc ...em minha casa mesmo só eu que sou católico...

    Exatamente por isso , eu sou o único que sempre vai ao cemitério rezar

    pelo meu pai e os outros finados da nossa familia , e estou fazendo uma

    especie de oratorio no tumulo , até então so havia chao... o cemiterio é bem precario , é dificil até achar os numeros ,

    Então eu vou colocar uma mensagem de respeito aos meus finados , nesse "oratório" e pensei se vc saberia algumas passagens bíblicas bonitas e

    adequadas para eu mandar pintar na lápide

    quando vc puder me responda ,

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li hoje sua mensagem. Vou procurar algumas frases e vou ver se publico numa postagem.

      Algumas usadas, sao as oracoes pelos defuntos:

      "Descanso eterno dai-lhes, Senhor, da luz perpetua, o resplendor."

      Outras frases que achei, por enquanto:
      "Os mortos não estão ausentes. Estão invisíveis. Têm os olhos cheios de luz, fixos nos nossos cheios de lágrimas."Santo Agostinho.

      «Se morremos com Cristo, também viveremos com Ele» (2 Tm 1,11)

      «Não o esqueçais nunca: depois da morte há de receber-vos o Amor.» S. Josemaria

      “Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas (nomes) que partiram desta vida, marcados com o sinal da fé. A eles, e a todos os que adormeceram no Cristo a felicidade, a luz e a paz”.
      Oração Eucarística I

      “Para mim o viver é Cristo e o morrer é um lucro... Tenho o desejo de ser desprender-me para estar com Cristo” (Fl 1, 21.23).

      «Fizestes-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração está inquieto até descansar em ti» Santo Agostinho

      "Senhor, para os que crêem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível."
      Prefácio dos Mortos I

      Obrigado pelo elogio e persevere na fe. No nosso tempo, vemos se cumprir as palavras do Senhor que disse que a familia estaria desunida sobre a fe.

      Ore todos os dias pela conversao deles e atraves de seu testemunho mostre-lhes a fe verdadeira.

      Minha familia tambem 'e desunida na fe. Minha mae passou a ser espirita, minha irma mais velha, e meu irmao, nao tem religiao.

      Meu cunhado 'e de familia evangelica, so sabe criticar os catolicos, mas so vive na bebida.

      Gracas a Deus, depois de orar e insistir que meus sobrinhos fizessem 1 comunhao 'e que, minhas irmas e eles estao indo 'a Missa, as vezes. Mas continuo rezando e tenho visto que os frutos estao aprecendo. Depois de muito tempo, mas estao aparecendo. Persevere sempre tambem.

      Excluir