domingo, 28 de outubro de 2012

Ó CLEMENTE, Ó PIEDOSA, Ó DOCE E SEMPRE VIRGEM MARIA - ANÁLISE BÍBLICA CATÓLICA DA SALVE RAINHA













 





Finalizamos a Salve Rainha, louvando a Mãe do Senhor, sempre na intenção de suplicar sua intercessão.








Ao afirmar " Ó Clemente, Ó Piedosa, Ó Doce e Sempre Virgem Maria!", louvamos Maria, como outrora Ela mesma profetizou e Isabel também a louvou:

e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!
(Luc 1,42)


É justo louvar Maria, pois ao louvá-la rendemos graças a Deus de quem proveio toda a graça de sua Serva (Lc 1,28), pois vendo as boas obras da Mãe do Senhor glorificamos ao próprio Deus (Mt 5,16) e Ela é digna de louvor já que "a mulher que teme o Senhor será louvada "(Prov 31, 30-31)

Seguindo o exemplo do Cântico dos cânticos 6,9, no qual a noiva é louvada, podemos lembrar a esposa do Espírito Santo  (Mt 1,18.20; Lc 1,35), Maria, a Imaculada, única de sua Mãe, chamada de Bem-aventurada por todas as gerações (Lc 1, 48):
 
"Mas uma só é a minha pomba, a minha imaculada; ela e a única de sua mãe, a escolhida da que a deu à luz. As filhas viram-na e lhe chamaram bem-aventurada; viram-na as rainhas e as concubinas, e louvaram-na. "
(Cant 6,9)




CLEMENTE

Clemência é a virtude que consiste em perdoar ou atenuar os castigos; bondade, indulgência: agir com clemência.

Maria é clemente, pois agiu com bondade nas bodas de Caná (Jo 2, 1-12) procurando evitar que a festa acabasse e que os noivos ficassem tristes. 

Como nossa intercessora e Mãe, também usa de sua clemência pedindo ao seu Filho por nós, pois os santos intercedem por nós no céu ( Lc 16,24; Heb 11,4; 12,1;  Apo 5,8; 6, 10-11).



PIEDOSA

 Piedosa é a pessoa que sente por seus semelhantes um amor respeitoso, e pratica atos inspirados por esse sentimento.

Maria é piedosa, pois ao ouvir da boca do anjo que Isabel estava grávida partiu para visitá-la, ficando com ela trê meses auxiliando-a no necessário (Lc 1,36. 39-40.56).

 Assim, continua nos auxiliando com suas orações, a cumprir com seu mandamento de fazer o que seu filho disser(Jo 2,5).






 







 DOCE 




Louvamos Maria mencionando sua docilidade, pois "seu espírito é mais doce do que o mel" (Eclo 24,27) e com doçura Ela recebeu a mensagem do Anjo(Lc 1,38), pediu a intervenção de seu filho nas bodas de Caná(Jo 2, 3) e ouviu a Palavra do senhor meditando-a em seu coração(Lc 2,19.51).


 



SEMPRE VIRGEM

Maria foi virgem antes do parto (Is 7,14; Lc 1,26; Lc 3,23; Mat 1,18), no parto, permanceu Virgem, pois a profecia diz que "conceberia e daria à luz", um único milagre (Is 7,14).

E  subtende-se no Evangelho de São Lucas que o parto de Jesus não foi como os demais, já que Maria sozinha pôde prestar os primeiros cuidados ao seu Filho (Lc 2,7).

  Após o parto continuou virgem como demonstrou em sua fala ao anjo de não ter a intenção de conhecer homem, apesar de noiva (Lc 1,34). Também podemos constatar  esse fato quando jesus tinha doze anos e Lucas não menciona outras filhos (Lc 2, 41-52).

 Também vemos que Ela permaneceu virgem ao lermos em Jo 19, 25-27 sobre a preocupação de seu Filho crucificado, sabendo que ela não tinha mas ninguém além dele, deixando-a com o seu discípulo João.

Os irmãos de Jesus mencionados nos evangelhos são primos, parentes (Gn 13,8; 14,14; I Cron 23,21-22; II Sam 19,12; IIRe 10, 13-14) . 

Maria é mencionada apenas como a Mãe de Jesus (Mc 6,3; Jo 19,26s; At 1,14).

A crença na virgindade de Maria está trelada à divindade de seu filho, pois aquilo que é tocado por Deus é só dele:


 1 Então me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, a qual olha para o oriente; e ela estava fechada.

2 E disse-me o Senhor: Esta porta ficará fechada, não se abrirá, nem entrará por ela homem algum; porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso ficará fechada. 
(Ez 44, 1-2) 
Maria é a porta por onde Deus Filho, Jesus, veio ao mundo, assim ela é sagrada e intocada em vista da grandiosidade da divindade que a consagrou como Mãe. 
 Se Deus quis uma Arca incorruptível (Ex 25, 10-11; Deut 10,3), um Templo Santo e digno de sua divindade (2 Cron 6, 18; 1 Re 6,20-22), quanto mais não deveria ser sagrada e preciosa a Mãe de seu Filho?
 






 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário