terça-feira, 9 de outubro de 2012

APENAS LEVE UM TERÇO COM VOCÊ E DEUS LHE PROTEGE









Há muitas histórias de pessoas que carregam o terço consigo para se proteger. Muitos nem o rezam (mas deveriam).

 Porém o simples fato de ter um terço na mão, levando-o com devoção,  já é sinal da garantia da intercessão da Virgem Mãe e da proteção de nosso Deus e Senhor.

O terço é um símbolo de fé. Ele nos convida a rezar, ainda que não façamos, às vezes, como se deve.  

Tê-lo nas mãos significa dizer ao mundo, a si mesmo e ao maligno que voçê é de Deus e Maria, pois "o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus" (Apo 12,17).

Existem os que usam por pura moda, para esses também acredito que Deus tem seus meios de tocar-lhes o coração e fazer com que uma moda possa lhes conduzir à espiritualização.

Coloco aqui algumas histórias que lembro do uso do terço sem nem sequer rezá-lo, mas também aí fica a recomendação da necessidade de recitá-lo para alcançar as graças celestes.








REI SE CONVERTE DEPOIS DE EXPERIÊNCIA PÓS-MORTE

  O Rei Afonso, de Leão e Galícia, desejando que todos os criados louvassem a Ssma. Virgem Maria com esta devoção, usava ostensivamente o Rosário, porém ele mesmo não rezava. No entanto, todos os súditos rezavam. Caindo em grave enfermidade, e quando todos o acreditavam morto, foi transportado em espírito ao terrível tribunal de Cristo. Viu ali todos os demônios, que o acusavam de seus crimes e pecados. 
Quando já pensava estar condenado, apareceu a Ssma. Virgem Maria em seu favor. 

Trouxeram então uma balança, onde de um lado foi colocado todo o peso de seus pecados.

No entanto Nossa Senhora colocou no outro lado o enorme rosário que ele carregava na cintura, e este pesava bem mais do que os pecados.

Nossa Senhora disse-lhe então: “Obtive isto de meu bom Filho. Como recompensa pelo pequeno serviço que fizeste, carregando na cintura o Rosário, a tua vida será por alguns anos prolongada. Emprega-os bem e faze penitências”.

O rei, voltando a si, disse: “Oh! Bendito o Rosário, que me livrou das penas eternas”. Passou o resto da vida com grande devoção ao Rosário, rezando-o todos os dias.





 OS VIDENTES DE FÁTIMA E LOURDES SEMPRE ANDAVAM COM O TERÇO, ANTES DAS APARIÇÕES:


O TERÇO NA APARIÇÃO DE LOURDES:
 
Apareceu uma "luz suave" que iluminou profusamente todo aquele lugar sombrio e no meio dela, surge uma SENHORA maravilhosa, aparentando a  idade de 16 a 18 anos, estava de pé, vestida de branco; o véu que cobria a cabeça descia até os pés; em redor da cintura tinha uma estreita faixa azul; no braço direito levava um terço; mantinha as mãos juntas e, nos pés, via-se duas rosas douradas.
Abre os braços num gesto de acolhimento, como quem convida à aproximar-se. Ela fica espantada. É como se tivesse medo, "não para fugir explica melhor, mas pela emoção do inusitado e adorável encontro". Esfregou os olhos diversas vezes, para inteirar-se que não era um sonho e que realmente estava diante de uma visão encantadora, que lhe sorria afetuosamente.
Então conta, Bernadette: 


 
- "Coloquei a mão no bolso e encontrei o terço. Queria fazer o Sinal da Cruz, mas não pude levar a mão até a cabeça. A mão caiu-me. 0 espanto apossou-se de mim mais fortemente, a minha mão tremia. 
A visão fez o Sinal da Cruz. Então tentei a segunda vez. E então pude. Logo que fiz o Sinal da Cruz, a grande comoção que sentia desapareceu. Pus-me de joelhos e rezei o terço na presença dessa linda Senhora. A Visão fazia passar as contas do Seu Terço com os dedos, mas não mexia os lábios. Quando acabei o terço, ELA fez um sinal para aproximar-me. Mas não ousei. Então desapareceu de repente".



APARIÇÃO DE FÁTIMA




Nas aparições de Fátima, conta-se que os 3 pastorinhos costumavam usar o terço em seus bolsos e o rezavam repidamente brincando.  

Quando viram Nossa Senhora viram que ela mesma usava um terço, como nos diz Lúcia:



"O vestido da Senhora era de uma alvura puríssima de neve, assim como o manto, orlado de ouro que lhe cobria a cabeça e a maior parte do corpo.
O rosto, de uma riqueza de linhas irrepreensíveis e que tinha um não sei que de sobrenatural e divino, apresentava-se sereno e grave e como que toldado de uma leve sombra de tristeza.
Das mãos, juntas à altura do peito, pendia-lhe rematado por uma cruz de ouro, um lindo rosário, cujas contas brancas brancas de arminho, pareciam pérolas."
 


Usar um terço no bolso, na bolsa, no carro, nos traz proteção e paz, pois assim como a serpente de bronze no deserto (Num 21 8-9), nossos símbolos cristãos nos ajudam a elevar a mente a Deus. 
Basta olhar para o terço que levamos ou uma medalha da Virgem Maria e já estamos pensando, pedindo ou invocando a proteção. Não é preciso dizer nada, basta olhar e já sentimos que Deus está conosco, pois diz a escritura:

"tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia." (Num 21,9)






26 comentários:

  1. Por favor qual o significado de se ganhar um terço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O terço é uma oração mariana. Com certeza é um convite de Nossa Senhora para que você aprofunde sua vida de oração e litura da Palavra de Deus.

      Excluir
    2. Sou tc de enfermagem e cuido de um senhor com mal de Alzheimer ele tem 90anos num domingo justamente caiu no meu plantão quando recebru a visita de umas pessoas que faz parte da igreja de nova Almeida Serra ES uma das mulheres me deu um terço de santa Chagas fiquei sem palavras de tão feliz que fiquei que Deus abencoe muito essa pessoa.

      Excluir
    3. Bom saber. Que Deus continue te presenteando com suas graças e bênçãos para que sejas sempre instrumento da paz e da alegria do Senhor. Amém!

      Excluir
  2. Oque significa um amigo pedir de presente um terço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinal de que pode ser um bom amigo, pois tem interesse em buscar a Deus. Com certeza, é um presente que vale a pena dar e que Deus lhe dará muitas bençãos em dobro tanto para você quanto para quem vai receber o presente. É o que chamamos de Comunhão dos Santos, um ajuda o outro no mundo espiritual.

      Excluir
  3. Tinha um pequeno terço no carro, ele arrebentou. Posso concerta-lo ou devo su substituir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode consertar ou substituir, é você quem decide. Caso queira se desfazer dele, o ideal é enterrar ou queimar. Objetos sagrados evitamos jogar no lixo.

      Excluir
  4. Muito obrigada por essa maravilhosa reflexão .

    ResponderExcluir
  5. Boa noite tenho uma história verdadeira a contar ,fui uma vez ao terço dos homens.ganhei um terço do senhor,peguei e usei no pescoço dentro da igreja, depois quando sai fui para casa ,no outro dia sai com meu amigo para caminhar,botei o terco no bolso para sair para caminhar.quando irmos passar no beco eu tinha dois caras em cima de uma moto ai eu isse a meu amigo que aqueles caras estavam roubando dito e feito eles roubaram duas pessoas.Deus livrou eu meu amigo e o terco foi intrumeinsto divino senti a luz divina saindo dele .fiquem em paz e com Deus quem leu essa história verdadeira e real.

    ResponderExcluir
  6. acabei de ganhar um terco de Santiago da Compostela de uma amiga Espanhola e logo agradeci a,Deus e a virgem Maria pela graça de tê-lo me protegendo amem que assim seja.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom ter um terço para rezar em todos os momentos que precisamod

    ResponderExcluir
  8. E recomendado usar o terço na mão esquerda? Porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sim. Não há nenhum mistério ou um modo único e correto de usar o terço.
      Claro que o terço é feito para ser rezado, mas é bom levá-lo como símbolo de fé e proteção de Deus e da Virgem Maria, sua Mãe.
      Você pode levar na mão direita, esquerda, como colar, amarrar na cintura como fazem as freiras e frades, colocar no carro, na porta da casa, sala, quarto, cama,etc. Tudo o que você intenciona proteger sempre rezando, mentalizando e segurando com fé e devoção.
      Lembre de rezar pelo o menos de vez em quando. O terço nos dá muito merecimento e graças. Nossa Senhora , em suas aparições, disse que com o terço podemos parar guerras, alcançar curas, milagres e salvar nossas almas como a dos pecadores. A oração constante e comunitária do terço traz graças únicas e produz na alma uma sensação de serenidade e paz que, dificilmente, encontramos em outras orações. Claro que nem todos têm facilidade em rezar o terço com o coração e a mente. É preciso treino e boa vontade. Santa Terezinha tinha dificuldade em se concentrar, mas dizia que se esforçava para rezá-lo, mesmo que se distraísse , às vezes. O importante , na maioria, é a boa intenção que demonstramos com nossa devoção. Deus vê e nos abençoa.

      Excluir
  9. E recomendado usar o terço na mão esquerda? Porque?

    ResponderExcluir
  10. Devo usar terço na mão esquerda? Porque?

    ResponderExcluir
  11. Por favor devo usar terço na mão esquerda? Porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sim. Não há nenhum mistério ou um modo único e correto de usar o terço.
      Claro que o terço é feito para ser rezado, mas é bom levá-lo como símbolo de fé e proteção de Deus e da Virgem Maria, sua Mãe.
      Você pode levar na mão direita, esquerda, como colar, amarrar na cintura como fazem as freiras e frades, colocar no carro, na porta da casa, sala, quarto, cama,etc. Tudo o que você intenciona proteger sempre rezando, mentalizando e segurando com fé e devoção.
      Lembre de rezar pelo o menos de vez em quando. O terço nos dá muito merecimento e graças, Nossa Senhora , em suas aparições, disse que com o terço podemos parar guerras, alcançar curas, milagres e salvar nossas almas como a dos pecadores. A oração constante e comunitária do terço traz graças únicas e produz na alma uma sensação de serenidade e paz que dificilmente encontramos em outras orações. Claro que nem todos têm facilidade em rezar o terço com o coração e a mente é preciso treino e boa vontade. Santa Terezinha tinha dificuldade em se concentrar, mas dizia que se esforçava para rezá-lo, mesmo que se distraísse , às vezes. O importante , na maioria, é a boa intenção que demonstramos com nossa devoção. Deus vê e nos abençoa.

      Excluir
  12. Se encontrar terço na rua, posso pegar pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Se você não sabe quem é o dono, quem sabe não seja um sinal para você, um convite a oração.
      Se quiser, você pode benzê-lo, já que não sabe se ele foi bento. Pode pedir a um padre para benzer ou você mesmo pode fazer uma oração de bêncção e pedir que Nossa Senhora o abençoe.

      Excluir
  13. Costumo rezar apenas um mistério todas as noites antes de dormir isso é errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Quando puder rezar o terço todo é bom que o faça.
      Uma vez, me confessei e contei para o Padre que costumava rezar o rosário todo e nunca mais tinha rezado e me sentia culpado por isso. Ele me deu a penitência e me disse que no dia que não puder rezar pelo menos o terço, que eu rezasse três Ave Marias em honra de Maria Filha, Mãe e Esposa de Deus.
      Tentemos rezar, no dia que não possamos rezar todo, pelo o menos uma dezena ou, no mínimo, três Ave Marias. O importante é a intenção do coração, demonstrar nosso amor a Deus e nossa devoção por sua Mãe, que lhe agrada muito.

      Excluir
  14. Estava com terço na bolsa ele arrebentou .tenho que desfazer do terço ou não precisa .so consertar continuar usando ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quem decide. Pode consertar e continuar usando ou pode enterrar e comprar um novo. Pode consertar e usar ele numa decoração para trazer proteção e comprar um novo para rezar. Eu costumo guardar para usar em alguma decoração ou enterro num vaso com plantas. Há quem costume deixar nos altares de alguma igreja antiga para que a Igreja dê algum destino. Não existe uma regra obrigatória com relação a isso.

      Excluir
  15. Amanhã começa a quaresma de São Miguel. Preciso benzer o terço antes de começar? Não tenho um ainda. Vou providenciar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom benzer. Mas se não conseguir benzer antes de rezar, o importante é rezar. Apesar de pedirmos que o Padre abençoe, qualquer batizado pode abençoar. Você pode benzer. Benzer é fazer uma oração pedindo que Deus abençoe. Você mesmo pode fazer isso, caso não consiga um padre. Mas claro que é sempre bom a intercessão do próximo também, de um padre.

      Excluir