domingo, 21 de outubro de 2012

ANÁLISE BÍBLICA CATÓLICA DA "SALVE RAINHA": SALVE!




 



Salve, Rainha, mãe de misericórdia,
vida, doçura, esperança nossa, salve.

A vós bradamos os degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando
neste vale de lágrimas.

Eia, pois, advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre,
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria
V.: Rogai por nós Santa Mãe de Deus
R.: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


PRIMEIRA PARTE: 


SALVE



1. SALVE É A SAUDAÇÃO DO ANJO GABRIEL:



Salve é uma expressão interjetiva  designativa de saudação, de cumprimento (Equivale a Deus te salve ou Deus vos salve, sempre em sentido de saudação).


 


Dependendo da tradução, há Bíblias que usam saudações diversas no texto do Evangelho de São Lucas (Alegra-te, Salve, Deus te salve, Ave ). 

 




São Jerônimo, que traduziu a Bíblia para o latim, usou a expressão romana de saudação  "Ave", em latim, e, assim , passou para nós esta forma de saudação.
 
Independente da forma traduzida, o importante aqui é o fato de um  Anjo saudar um ser humano (Maria), algo incomum na Bíblia, mostrando a reverência desse ser celestial para com a Virgem:


 




28 E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo.
(Bíblia Ferreira de Almeida)




 




28 E, ao se lhe apresentar, disse: “Bom dia, altamente favorecida, Jeová está contigo.”
(Bíblia Tradução do Novo Mundo)

28.Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.

(Bíblia Ave Maria)

28.Entrando onde ela estava, disse-lhe: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"

(Bíblia de Jerusalém)

28.O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”.

 (Bíblia CNBB)




Na Hierarquia do criador, os anjos são superiores aos Humanos e é inadmissível e impossível um anjo fazer reverências a um ser Humano.


Maria é especial, ela foi escolhida por Deus para ser o templo vivo de Jesus, ela não era qualquer uma , pois Ele quis a genética dela,  o sangue e a carne dela para nos remir.


 Deus ,para entrar no mundo, se revestiu da carne humana, por isso essa carne tinha de ser sem pecado. 


Maria era um ser puramente humano, por isso ela foi livre do pecado original de Adão em virtude dos méritos antecipados de seu Filho. 


Maria também foi salva e redimida pelo sangue de seu Filho, mas de um modo totalmente diferente e único, para que Jesus recebesse uma carne e sangue puro, pois Deus não poderia conviver nove meses em uma carne pecadora e não é necessário que isso venha claramente expresso na Bíblia já que é uma dedução lógica.


Na Sagrada Escritura, os anjos sempre são saudados pelos homens, (Gen 18,2. 19,1; Ex 23,21; Mt 18,10) visto que eles são seres superiores.

Com Maria, pela primeira e única vez, um Anjo saúda a um ser humano (Lc 1,28).


E ele saúda Maria reconhecendo que ela lhe é superior por ter todas as graças de Deus (agraciada, grandemente favorecida, cheia de graça) , por estar plena da Graça de Deus, já antes da Encarnação do Verbo nela (Lc 1, 28).


 O arcanjo Gabriel a saudou reverentemente (Lc 1,28), e não foi saudado por Ela, porque cabe ao súdito cumprimentar quem lhe é superior, e não o contrário. 


Maria de fato era superior aos anjos, pois teve uma graça única na terra e no céu, foi predestinada desde a criação do mundo (Gn 3,15) e pelos Profetas (Is 7,14; Mq 5,2) para fazer parte do mistério e colaborar com o Projeto de Salvação da humanidade:

 
15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gn 3,15)

14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. (Is 7,14)


3 Portanto os entregará até o tempo em que a que está de parto tiver dado à luz; então o resto de seus irmãos voltará aos filhos de Israel.(Mq 5,2)




Nenhum comentário:

Postar um comentário