quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO NÃO SÃO ORIXÁS, IBEJIS, ERÊS, NEM DEMÔNIOS - SINCRETISMO RELIGIOSO












Devemos ter orgulho de nossos Santos, pelo exemplo de vida e de amor a Cristo que foram e são para nós (Hb 6,12), (ICor 13,1), (João 8:39);

e por continuarem a interceder por nós no céu (Apo 5,8; 8,4), (Ap 6,9-10), (Apo 7,9-10.13-15), (Hb 12,1),

 unindo suas orações ao Único Mediador de nossa Salvação, Jesus, Nosso Senhor (I Tim 2,5).







São Cosme e São Damião foram cristãos mártires pela fé Cristã e foram cultuados bem no início da Igreja (300 ou 400 d.c.) e , ainda hoje, seus nomes são lembrados na Liturgia da Missa.



Refletirei aqui, sobre o sincretismo religioso, as lendas e as mitologias que cercam o culto desses Mártires.




CULTO DE COSME E DAMIÃO NO BRASIL 


 








Infelizmente, o culto desses Santos benfeitores foi misturado ao sincretismo religioso dos cultos afros e outros, causando confusão no povo católico brasileiro. 

No dia de sua celebração, algumas entidades religiosas não católicas costumam distribuir doces para as crianças. 





É CERTO, PARA O CATÓLICO, DISTRIBUIR DOCES EM HONRA DE COSME E DAMIÃO?
Evidentemente, os católicos não devem participar desse sincretismo, pois é um desvirtuamento do culto desses santos.  Mas é difícil saber quem faz isso por devoção aos santos ou aos orixás.


 

 Essa prática só será válida para os cristãos, se for feita por pura caridade, sem qualquer ligação com a religiosidade de tradição afro.


São Cosme e Damião devem ser cultuados na fé da Igreja, nas Missas, novenas e orações particulares.

Podemos distribuir doces ou alimentos, mas é preciso enfatizar que isso é em honra dos Santos Cosme e Damião e não dos orixás.
 
Não devemos ter preconceito. 

É preciso respeitar a religião do próximo e não devemos agir como fanáticos dizendo que os orixás são demônios, isso seria falta de caridade e respeito para com os outros.

Jesus nunca agiu assim, chamando as pessoas de outra religião de idólatras ou adoradores de demônios, antes curou o servo de um centurião romano (pagão) e elogiou sua fé, do mesmo modo, curou a filha de uma samaritana (que não partilhava da mesma tradição de fé judáica).

Isso vai contra os ensinamentos de caridade e verdade de Cristo.

Mas não podemos deixar de afirmar nossa Fé Católica e Apostólica e devemos deixar claro que Cosme e Damião são irmãos na fé, que oram por nós no céu.


COMO SURGIU O SINCRETISMO RELIGIOSO NO BRASIL?

Na época da escravatura, os escravos africanos criaram uma maneira engenhosa de enganar o Senhor do Engenho. 

Invocavam os seus deuses os Orixás, Oxalá, Ogum, Iemanjá, etc, fingindo que rezavam para Jesus, Maria ou os Santos Sebastião, Jorge, Bárbara, Cosme e Damião etc.

 Isso é chamado de sincretismo.



 


 
Erê e Curumim eram ,e ainda são, invocados como Cosme e Damião e sua festa é celebrada pelos de religião afro no dia 27 de setembro, dia de São Cosme e Damião no antigo calendário litúrgico da Igreja.






Atualmente, na Igreja Católica,  o dia de Cosme e Damião é 26 de setembro, por conta do dia de São Vicente de Paulo, que morreu no dia 27, e passou a ser festejado nessa data, pois a morte do Santo é o dia em que ele nasce no céu e para a Igreja.

 Como não se sabe o dia certo da morte de Cosme e Damião, a festa deles foi transferida para o dia 26, mas ainda são festejados por alguns no dia 27.


Parece que o costume de distribuir doces as crianças, no dia 27, tambem foi um costume introduzido pelo Candomblé.




 



Na UBAMDA, eles são venerados como IBEJIS protetores das crianças.









SINCRETISMO NA BAHIA E SUA FORMAS DE CULTO A COSME E DAMIÃO
 
Na Bahia, principal região onde a cultura africana está mais presente, católicos e tantas outras vertentes religiosas comemoram o dia de Cosme e Damião com uma comida típica originária da África e das religiões que cultuam os orixás, o carurú. 

Quando se faz o “carurú de santo”, é de costume convidar “sete meninos” – sete crianças normalmente desconhecidas e convidadas na rua mesmo, de última hora – que são servidos antes de todo mundo.

No sincretismo religioso Cosme e Damião são os orixás Ibeji, filhos gêmeos de Xangô e Iansã, divindades protetoras do parto duplo, amigos das crianças e responsáveis por agilizar qualquer pedido em troca de doces – daí um outro costume que é o de distribuir doces para crianças no dia 27 de setembro. 

Os sete meninos representam os gêmeos e seus 5 irmãos: Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi







 O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. 



Segundo alguns, o nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".

 Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças (que lotam as ruas em busca dos agrados) doces e brinquedos.




LENDA DOS IBEJIS


Para entender melhor o sincretismo entre esses santos e os orixás é importante conhecer a história dessas "entidades" para poder ter uma noção das características em comum:






 




Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. 


Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles, em troca, pediam doces, balas e brinquedos. 




Esses meninos faziam muitas travessuras, e um dia, brincando próximo a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. 

Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a Orumilá que o levasse para perto do irmão. 



 





Sensibilizado pelo pedido, Orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. 






Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.

















 As imagens que colocam três santos, não são de versão católica, pois esse terceiro é chamado de Doum, uma entidade africana.

São Cosme e Damião são apenas dois








SEMELHANÇAS COM A MITOLOGIA GREGA

Na mitologia grega, há muito se cultuava esses santos, havendo registros, desde o século V, quando esse culto já estava estabilizado no Mediterrâneo, de cultos que relatam a existência, em seus cultos, de um óleo santo, atribuído a Cosme e Damião, e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis. 

 







Alguns grupos concentram seus esforços para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos de Zeus, Castor e Pólux. 



Esta versão é combatida por aqueles que acreditam na real existência dos irmãos, embora a superstição que o povo tem muitas vezes faça supor que haja uma adaptação do costume pagão.




PAGANISMO OU CRISTIANISMO?

Diante de cultos sincréticos como o de Cosme e Damião ou da relação deles com as mitologias gregas, muitos gostam de argumentar que a Igreja Católica é pagã e não cristã ou fruto do paganismo.

É bom lembrar que religião pura, sem influência de outras culturas, religiões, filosofias ou do meio social e econômico não existe.

Todas as religiões possuem algo em comum e têm aspectos parecidos.

A própria Bíblia foi escrita a partir de influências várias ou possui muito em comum com outras doutrinas pagãs, entre essas influências temos o paganismo egípcio, com a doutrina da ressurreição, algumas festas bíblicas, o dia do sábado, o calendário judáico, a crença em mitos pagãos, como Sátiros, Leviatãs, Dragões, etc.

Sem falar nos mitos quase que idênticos com os pagãos, como o dilúvio, a criação do mundo, a concepção virginal do Salvador, a ressurreição de Cristo, sua entrega no pão transformado em carne e no vinho em sangue, etc.

Buda também nasceu de uma virgem, o deus Dionísio também transformou água em vinho, Osíris também foi assassinado e ressucitou, etc.






ACUSAR A IGREJA CATÓLICA DE PAGÃ É PURA IGNORÂNCIA:


Acusar, pois a Igreja Católica de pagã, siginifica acusar toda uma história bíblica, e isso é típico de quem tem pouco conhecimento de Religião, Psicologia, Sociologia, História, entre outras disciplinas humanas.








Além do mais, o culto aos Santos Cosme e Damião é muito antigo e conhecido não só na Igreja católica Romana, como também na Igreja Ortodoxa, em que são festejados em novembro, e seus restos mortais (relíquias) estão em Roma e em alguns Igrejas e Mosteiros da Alemanha e Ortodoxos.














FONTES:


7 comentários:

  1. Mais jesus ele n reconhece nem um alem dele digno de ser adorado se fosse pra ser adorado ele falaria adorem a davi, adorem a paulo, adorem
    elias, adorem maria etc mais ele n falou mas esses santos ai foram totalmente sincretizados eles na biblia são conhecidos como mouloque q vem do grego e quem era mouloque era o Deus q recebia oferenda e sacrificios de crianças são cosme e são Damião q de santo só o nome...jesus n tinha o nome de santo mais ele todo é adorado no céu e na terra eu sou quem sou....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus reconhece que os Santos são venerados (repeitados, honrados).
      Jesus, assim como todo judeu de sua época, venerava a memória dos Santos Profetas e Patriarcas: Lucas 13,28; 19,9
      O povo venerava Samuel - 1 Sam 12,6-7.17-19
      Jesus diz que os judeus veneravam Moisés - João 5,45
      Os judeus veneravam a memória do Pai Abraão - Mateus 3,9; João 8,53-58
      Os judeus veneravam os profetas - Lucas 6, 24; 7,16; 11,47.49
      Jesus disse que os discípulos perfeitos (os santos) são como o Mestre, por isso devemos venerar-lhes a memória - Lucas 6,40
      Veneração a São João Batista - Lucas 7,28
      São Paulo venera a memória dos Santos em todo o Capítulo 11 da Carta aos Hebreus.
      A Igreja deve fazer a memória dos Santos - Marcos 14,9; Mateus 26,12-13; Filipenses 3,17; Tiago 5,10; Hebreus 13,7

      São Cosme e São Damião não são mouloques porque eles nasceram depois que a Bíblia já tinha sido escrita. Eles foram médicos que faziam caridade e morreram por não negar a fé a Cristo.
      Ninguém adora eles, pois todo católico, diferente de você, sabe que Deus é maior que todos e que só adoramos a Deus, nosso Criador e Salvador, e que os Santos apenas rogam por nós.
      Estude a fé católica antes de falar o que não sabe.

      Excluir
  2. Fe em sao cosme e sao damiao eu sei que eu vou engravidar de uma menininha ja tenho 2 meninos um de 12 anos e outro de 8 anos agora pesso a cosme e a sao damiao me ajudar a realizar mei sonho em ser mae novamnete e de uma menininha amem salve sao cosme e sao damiao

    ResponderExcluir
  3. certamente se não fosse a ação de cristão contra a fé dos escavos o sincretismo com as religiões afro não existiria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A noção de tolerância religiosa não existia. Se o Reino de Portugal era católico, todo seu povo tinha de ser, pois o que não fosse cristão era visto como um possível traidor ou inimigo da coroa portuguesa. Logo, não podemos ser tão simplistas e culpar só os representantes da Igreja da época, pois, hoje, é fácil julgarmos, mas na época não existiam pensamentos alternativos, tolerância, filosofias, como temos hoje. A política andava de mãos dadas com a fé. E esse perigo vemos ressurgir com o avanço dos protestantes, que ao chegarem ao poder político tentam manipular as leis e as tradições de nosso povo atingindo as religiões afro, ateus, espíritas, católicos, etc.

      Excluir
  4. Boa noite!
    Eu consultei os búzios com uma mãe de santo 2 vezes para saber quem são meus guias e ela jogou os búzios 9 vezes e 9 vezes minha cabeça caiu como Ibeji. Ela disse que Ibeji não assume cabeças e então é dado para xangô. Fiquei confusa, qual a relação de Xangô com Ibeji?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane,
      é melhor você perguntar a ela. Este site é católico .
      Se sua dúvida for sobre São Cosme e São Damião, nossos santos cristãos católicos que morreram em nome de Jesus, podemos responder. Mas se você é de religião africana, busque alguém de sua religião para tirar essas dúvidas específicas. Aqui, buscamos, como católicos, responder dúvidas sobre a fé cristã católica.

      Excluir