terça-feira, 17 de julho de 2012

SANTA MARTA E O DRAGÃO DE TARASCON





“O milagre de Santa Marta – Lenda de Tarascon”




 









A lenda conta que após a morte de Jesus, Marta e seus irmãos, Maria e Lázaro, foram banidos de Judeia por ocasião da primeira perseguição.

 

 Não podiam os judeus sofrer a presença de Lázaro, porque era um testemunho vivo da divindade daquele a quem tinham dado a morte; não ousando todavia tirar-lhe a vida com receio de que lhe fosse restituído uma segunda vez para vergonha sua, lembraram-se de meter toda aquela família numa barca sem mastros, sem leme e sem velas.

É de antiga e respeitável tradição, que parece estar autorizada pela igreja, que Santa Marta anunciara a fé de Jesus Cristo em Marselha, Aix, Avinhão e em toda a Provença; e que por toda a parte efetuara muitas conversões.

Conta-se, explicando aos povos de Avinhão as verdades da nossa religião Cristã, um mancebo que estava da banda de além do Ródano, desejava com paixão ouvir Marta; tentou pois atravessar o rio a nado, mas tendo sido arrastado pela rapidez das águas, fora submergido. Deram notícia à santa desta desgraça, e esta dizendo a uns pescadores que tirassem para fora o cadáver, depois de uma breve oração restituiu-o à vida.






 






Fez grande ruído este milagre. Os habitantes de Tarascon e as povoações vizinhas vieram então pedir o socorro da santa contra um dragão que fazia enormes estragos.

 Como Marta não tinha outro fim do que a glória de Jesus Cristo e a salvação das almas, reconheceu que um milagre causaria a satisfação sobre aqueles pagãos.






 





 Embrenhou-se por um bosque vizinho e achou o dragão que estava a devorar um homem. 

Fez o sinal da cruz, aspergiu-o com algumas gotas de água benta, atou-o com o seu próprio cinto e trouxe-o à cidade, como se fora um manso cordeiro. 



Atônito o povo acudia a presenciar esta maravilha, e, depois de terem morto o dragão a pau e à pedrada, lançaram-se todos aos pés da santa, pedindo-lhe que os não abandonasse.

  Santa Marta permaneceu nesse lugar, tendo criado uma comunidade de donzelas convertidas e que quiseram acompanhá-la. 

Refere-se que edificaram nesse sítio um mosteiro, onde como esposas de Jesus Cristo viviam à maneira de anjos debaixo da direcção daquela que fora hospedeira e discípula do Senhor.




 








Todos os anos os habitantes de Tarascon organizam uma grande festa em honra de Santa Marta, protectora da sua cidade, no dia 29 de Julho.

Uma das grandes tradições e devoções, por ocasião da festa da  Padroeira, é ver perto de mil pessoas vestidas de preto, descalças e com velas de promessa não mãos a acompanhar a procissão.




 





 Todos os anos este número vem a aumentar, tendo em 2006 ultrapassado as oito centenas de devotos.  No ano de 2007,foram adquiridas mais 150 velas que foram benzidas na manhã do dia 29 de Julho.





 





Pelo que entendi a festa da cidade de Tarascon e a lenda de Santa Marta entrando na cidade com o Dragão, tornou-se uma comemoração realizada não só em Tarascon, França,  como em outras cidades da Espanha como Granada, Andalucía e Barcelona, entre outras, pois encontrei fotos diversas dessas festas chamadas de "la tarasca". 


Algumas fotos de la Tarasca de cidades diversas:










Santa Marta captura o dragão













SARCÓFAGO DE SANTA MARTA, EM TARASCON, FRANÇA.


RELICÁRIO DE SANTA MARTA, EM TARASCON, FRANÇA.







FONTES:






5 comentários:

  1. Obrigada pelos esclarecimentos, amigo Cristão. Me chamo Marta e tenho uma imagem de 8cm dela, presente da mina mãe. E no pátio do Colégio onde minha filha estuda tem uma imagem dela, tamanho natural, idêntica à minha miniatura. Quis saber que animal era este aos pés da Santa e por isso fiz uma pesquisa no Google onde cheguei até aqui.
    Deus te abençoe e guarde. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Deus também te abençoe e que Santa Marta não cesse de interceder por você e sua família.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada. Também foi muito útil sua explicação. Esclarecedora! Grata!

    ResponderExcluir
  4. Finalmente entendi o significado da criatura na imagem de Santa Marta. Obrigada! Paz e bem!

    ResponderExcluir
  5. Finalmente entendi o significado da criatura na imagem de Santa Marta. Obrigada! Paz e bem!

    ResponderExcluir