terça-feira, 22 de maio de 2012

MARIA É A CONSOLADORA DOS AFLITOS - JO 2, 5 - PASSAGENS BÍBLICAS



 

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação.
 (II Coríntios 1,3)




 







 No Evangelho, lemos sobre 
Maria:









"O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. "(São Lucas 1,35)








Maria foi e é plena do poder de Deus, Pai de toda consolação, ela é a Mãe da causa de nossa alegria e consolo, Jesus Cristo, e é a Esposa do Paráclito, o grande defensor e consolador (Lc 1,35).





 
Maria é a Mãe da nossa consolação,que é Jesus.

Ele, que nos disse: 
"No mundo tereis aflições mas tendes coragem! Eu venci o mundo." Jo 16, 33

A Palavra de Deus diz que devemos confortar nossos irmãos:

Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição. (II Coríntios 1,4)





Assim, como nós devemos consolar nossos irmãos com a consolação que recebemos de Deus, Maria, Mãe da Igreja, com sua intercessão,  nos conforta e consola em Cristo, sempre nos lembrando seu mandamento materno:










 "Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!”"  Jo 2,5


E se ela nos consola com a consolação que recebeu de Deus (II Coríntios 1,4), imagine que poderosa não é essa consolação, já que ela foi predestinada desde o começo dos séculos (Gn 3,15), (Is 7,14),  para Mãe de Deus (Lc 1,43), (Jo 1,1) e plena de toda graça (Lc 1,28) que a livrou do pecado, pois uma pecadora não poderia gerar um Deus santo, como nos diz Jó:

"Como, pois, pode o homem ser justo diante de Deus, e como pode ser puro aquele que nasce da mulher? "
(Jó 25,4)



Mas a consolação de que somos salvos e filhos de Deus, se vivemos em Cristo, não nos faz ser acomodados e nos mobiliza a praticar boas obras:

O próprio nosso Senhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, que, na sua graça, nos amou e nos deu uma consolação eterna e uma feliz esperança, confortem vossos corações e vos confirme em tudo o que fazeis ou dizeis de bom.(II Tessalonicenses 2,16)

ou ainda:


O Deus da constância e da consolação, vos dê também perfeito entendimento, uns com os outros, como ensina o Cristo Jesus. (Romanos 15,5)



 Não importa se passamos por doenças , problemas, sofrimentos, depressão, pois quem ama  Cristo enfrenta tudo como São Paulo, sabendo que quanto maior for o sofrimento, tanto maior será a graça de Deus em nos confortar e nossa glória em Cristo, no céu:

Pois, à medida que os sofrimentos de Cristo crescem para nós, cresce também a nossa consolação por Cristo. (II Coríntios 1,5)








Maria , a grande Mãe , é o nosso sinal (Apo,121) de consolação, pois sua intercessão é sempre poderosa.

Se queremos recorrer à intercessão de alguém , nada melhor do que pedir a da Mãe de Nosso Senhor. 


E assim como ela procurou consolar o casal das bodas de Caná (Jo 2,1-12) intercedendo por eles ao seu Filho com uma singela frase "Eles não têm mais vinho" (Jo 2,3),  ela também virá em nosso socorro se a invocarmos.


Sabia a Virgem Mãe do poder de seu Divino Filho e como conhecedora do coração dele, apenas disse aos serventes "Fazei o que ele vos disser" (Jo 2,5), pois acreditava plenamente que o amor de Jesus não negaria um pedido seu, movido pela necessidade do próximo.

Maria e Jesus querem ver um mundo de alegria, por isso, não querem que em nossa vida, nossa festa na terra, falte o vinho, o amor, a justiça, a saúde, etc, mas tudo tem seu tempo, uma lição diferente para cada um, uma vontade de Deus específica, uma missão individual.

Por isso, o milagre feito na vida de um é diferente na vida do outro.

Olhemos nosso coração e meditemos:

Qual milagre eu preciso?
Se eu rezo e rezo e ele não acontece, será que há algum plano divino aí? 
Uma lição que precise aprender?
Uma vontade divina que precise aceitar?
Meditemos e rezemos confiante pelo milagre que precisamos, mas acima de tudo nos lembremos que 

"milagres maiores Deus fez e faz em nossas vidas todos os dias, sejamos , pois, antes de tudo, agradecidos."









  Oração a
Nossa Senhora da Consolação  
Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria da Consolação,
 do poder ilimitado que vos deu vosso divino Filho, 
Jesus, 
sobre o seu Coração adorável. 
Cheio de confiança na onipotência de vossa intercessão, venho implorar o vosso auxílio. 
Tendes em vossas mãos a fonte de todas as graças 
que brotam do Coração amabilíssimo de Jesus Cristo;
 abrí-a em meu favor; 
concedendo-me a graça que ardentemente vos peço.
Não quero ser o único por vós rejeitado; 
sois minha Mãe;
 sois a soberana do Coração de vosso divino Filho.
 Atendei, pois, benignamente a minha súplica; 
volvei sobre mim vossos olhos misericordiosos 
e alcançai-me a graça... (pedido
que agora fevorosamente vos imploro.







  • Consoladora dos aflitos,
    rogai por nós
























    2 comentários:

    1. UM MEDIADOR

      Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens,
      Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos.
      (1 Timóteo 2:5-6a)

      Visto que Deus é Santo e nós pecadores, é impossível nos aproximarmos dEle sozinhos. Precisamos de um mediador para nos limpar do pecado e nos apresentar a Deus. O mediador é Jesus Cristo: "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos" (1 Timóteo 2:5-6a). Só Ele é o mediador porque somente Ele derramou seu sangue para assegurar a libertação do seu povo da escravidão do pecado.

      Infelizmente a tradição tem obscurecido o claro ensino da Bíblia. Recusando crer na Palavra de Deus, as pessoas têm inventado outros "mediadores".

      Maria, a mãe do Senhor

      Maria é muito favorecida entre as mulheres porque foi escolhida para ser a mãe do nosso Senhor na carne e os cristãos com razão a chamam de "bem-aventurada" por causa deste privilégio único. Entretanto, Maria não é o Salvador, nem o Mediador.

      A igreja católica ensina que Maria foi concebida sem pecado, que através do seu sofrimento ela contribuiu para nossa salvação, que ela foi levada ao céu e foi nomeada nossa mediadora. Ela também é chamada de nossa vida e do portão do céu. Nada disto é ensinado na Bíblia. Pelo contrário, a Palavra de Deus ensina que Jesus foi concebido sem pecado, que Ele morreu pelos nossos pecados, subiu ao céu e que Ele é o único mediador. Somente Ele é nossa vida e Ele é o portão do céu. Portanto, deveríamos olhar para Jesus Cristo.

      Maria disse: "A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador" (Lucas 1:46-47). Maria deseja magnificar o Senhor e não tomar sua glória para si mesma. Além disso, ela nos ensina claramente a buscar salvação em Deus e não nela ou em nenhum outro. Ela professa: Deus é "meu salvador". Deveríamos clamar pelo nome de Jesus e não pelo nome de Maria, porque o apóstolo Pedro diz sobre o Senhor Jesus: "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (Atos 4:12).

      O Sacerdote Católico

      Haviam líderes na igreja do Novo Testamento, chamados pastores, presbíteros e bispos. Mas nunca foram chamados de sacerdotes e por uma boa razão. Os sacerdotes do Velho Testamento foram substituídos por Jesus Cristo que é chamado de o "Sumo Sacerdote da nossa confissão" (Hebreus 3:1).

      Os sacerdotes do Velho Testamento eram pecadores, ofereciam somente sangue de animais e entravam somente num templo feito por homens. Jesus é muito superior porque Ele é inocente, ofereceu seu próprio sangue e entrou no céu. "Nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu" (Hebreus 7:26-27).

      Que necessidade há para um sacerdote católico romano oferecer sacrifício pelo pecado, se você tem a Jesus Cristo? "Ele é capaz de salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" (Hebreus 7:25).

      Você quer saber o caminho para o céu? O Senhor Jesus nos dá uma clara resposta: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). Vinde ao Pai, através de Jesus Cristo, o único Mediador.


      ResponderExcluir
      Respostas

      1. Seguindo a Mãe Igreja, Concordo com você de que Jesus é o único Mediador(1 Tim 2,5) , porém da Salvação entre Deus e os homens(Heb 12,24), pois só por Ele vamos ao Pai (Jo 14, 6).


        A Bíblia nos mostra que os justos, os Santos, também são nossos mediadores (Gn 18,32; Ex 32, 11.13-14; Jó42,8) (At 18,11-12) e Deus quer que recorramos à intercessão deles (Jó 42,8) (At 18,11-12)(1Tm 2,1) .


        Jesus não é nosso único mediador no sentido de intercessor.

        O Espírito santo também é nosso mediador (Rom 8,26) e todos podemos ser mediadores ao rezar pelo próximo(I Tim 2,1) (Fil 1,4) (I Tes 1,2) (Ef 6,18) (Tg 5,14-15) (Apo 5,8).

        Para nós, a morte não é o fim (Fl 1,21-24)(Lc 23,43) e continuamos a interceder pelos outros no céu (Heb 11,4), como os Santos e Maria que já estão na glória( II Mac 15, 12-15; Jer 15,1;Lc 16,27; Heb 11,4. 12,1; Apo 5,8. 6,10):

        A Igreja nunca ensinou que os santos ou Maria trazem a salvação, mas sim que eles foram salvos por Jesus e fizeram por onde ser salvos, dando testemunho e vivendo com justiça.

        A Igreja sempre ensinou que Maria é a porta (Gn28,12-17)(Lc 1,35) pela qual a nossa Salvação, que é Jesus veio ao mundo (Jo 1,14).

        Os protestantes é que adoram inventar coisas que não são ensinadas em nossas igrejas.

        Maria é a porta do céu (Gn 28,12-17)(Lc 1,35), pois por ela o céu, Jesus, o filho de Deus que com o pai é um só, tocou a terra, se encarnou.

        Maria é chamada de vida, na Salve Rainha no sentido poético de que através dela, Jesus, a Vida dos homens (Jo 1,4) entrou no mundo (Lc 1,35). Enquanto Eva foi a Mãe dos viventes no pecado e na morte (Gn 3,20), Maria é a Mãe dos redimidos em Cristo, a nova Vida.

        Maria é Imaculada, pois Deus não convive com o pecado ( Ex 33, 20)(Sl 23, 3-5).

        Jesus não foi livre do pecado, Maria foi, pois era humana e Jesus não podia herdar o sangue pecador:

        Que é o homem, para que seja puro? E o que nasce da mulher, para que fique justo?
        Jó 15:14

        "Quem do imundo tirará o puro (Jesus)? ninguém." (Jó 14,4)


        Jesus é sem pecado, pois é Deus (Jo 1,1; 5,18; 10,30).

        Maria foi livre do pecado para gerar seu Filho, por isso foi salva como toda a humanidade por Ele, mas de um modo único, pois Ela foi "predestinada (Gen 3,15) conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade" (Ef 1,10-11).

        Deus exigiu uma Arca incorruptível(Ex 25, 10-11; Deut 10,3), um Templo sagrado(2 Cron 6, 18; 1 Re 6,20-22), quanto mais uma mulher sagrada?

        Se Deus é o Todo Poderoso, o Altíssimo, Ele jamais se encarnaria numa carne pecadora (2 Cron 6, 18;
        Jó 15,14).

        Para nós, Imaculada Conceição de Maria é uma dedução lógica da fé em Cristo, é bíblica, e uma crença antiquíssima dos cristãos.

        O Apocalipse nos chama de sacerdotes (Apo 1,6; 5,10). Todos somos sacerdotes (Apo 5,10), pois como seguidores de Cristo devemos oferecer orações, súplicas (1 Tm 2,1) e sacrifícios (Mt 16,24; Rm 12,1) por todo o mundo.

        Os padres são sacerdotes por excelência, pois receberam o sacramento da Ordem (At 6,6), oferecem o corpo e o sangue de cristo (I Cor 10,16), assim renovam o sacrifício do senhor feito uma só vez, mas sempre atualizado em nossas Missas (Lc 22,19; I Cor 11,26).

        A Missa é o culto dos cristãos e há relatos desse culto desde o séc. I.

        Você quer saber o caminho para o céu? O Senhor Jesus nos dá uma clara resposta: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). Vinde ao Pai, através de Jesus Cristo, o único Mediador, que quis e deixou uma única Igreja (Jo 17, 20-21; ICor 10,17) fundada sobre Pedro, nosso primeiro Papa (Mt 16,18).

        Excluir