quarta-feira, 28 de março de 2012

SANTO EUSTÁQUIO DE LUXEUIL , MONGE - 29 DE MARÇO


 
Eustáquio de Luxeuil, ou Eustace, Eustache francês (França, 560 ac - Luxeuil-les-Bains, 29 de Março 629), monge, era então abade de Luxeuil da regra colombaniana, é venerado como um santo pela Igreja.











Biografia

Eustáquio se tornou monge em Luxeuil-les-Bains, abadia fundada por São Columbano em torno de 590 tornando-se seu discípulo.  
Ele logo assumiu o mosteiro e tornou-se um professor qualificado e dirigiu as escolas monásticas abertas a todos, ambos os monges e leigos nobres, mas também aos pobres.

Em 611, ele se tornou, abade de Luxeuil, quando São Columbano teve que sair do mosteiro por discussões com os nobres  Merovíngios sendo até mesmo preso.

 
 
Eustaquio também interveio na disputa entre Santa Fara e seu pai Cagnerico, conde de Borgonha, a menina queria se dedicar a Deus contra a vontade do pai, que havia prometido casá-la.  
São Columbano havia batizado ela, e percebeu sua vocação, seu pai prometeu respeitar os desejos dos jovens, mas depois mudou de ideia. 
 De repente, a menina ficou muito doente, totalmente perdeu a visão e ficou em um estado catatônico, quando a mãe aflita se lembrou de sua promessa ao seu marido feita a Columbano e chamou Eustáquio.  
Ele revelou que se o pai Cagnerico, deixasse a menina livre para se dedicar a Deus, ela poderia ser facilmente curada.
 O pai foi novamente forçado a prometer, sob pressão da mãe e de Eustáquio mesmo; Fara miraculosamente despertou depois da bênção de Eustáquio, e recuperou a saúde. 
 Mas, novamente, o pai mudou de idéia. A jovem prontamente deixou a casa da família e se refugiou na igreja local de San Pietro.  
 
 Abadia de Luxeuil
Eustaquio, informado do que estava acontecendo, deixou Luxeuil e se dirigiu à igreja de San Pietro. Ele advertiu severamente Cagnerico, entrou na igreja e impôs o véu sobre a menina. Ela então fugiu para  Luxeuil com seus irmãos, os santos Cagnoaldo e Farone.  
  
Então fundaram a abadia de Faremoutiers e a ordem feminina desse ramo, que segue a regra de São Columbano.

Em 614, Santo Eustáquio visitou São Columbano em Bobbio para convencê-lo a retornar à Luxeuil convidado pelo novo rei Clotário II, mas o santo irlandês escolheu ficar na abadia de Bobbio.

Em 615 , com a morte de Columbano ficou diretamente como 2 º abade de Luxeuil, mas também fazendo um trabalho missionário na Baviera.

Em 627, o Concílio de Macon defendeu e fez aprovar a Regra de São Columbano.
 
 

Eustaquio também curou da cegueira santa Salaberga quando esta ainda era uma criança.

 
Ele morreu em 629, em Luxeuil. Ele foi sucedido por abade SãoValdeberto como 3 º abade.

Ele é lembrado em 29 de março.
 
Referências :

    Jonas de Bobbio, A Vida de São Columbano, Bobbio, século VII.
    Armadura de Deus é forte. Textos do cristianismo céltico (VI-X seg.), Círculo Ed, Rimini, 1998.
    Archivum Bobiense, Annual Review of Bobiensi Arquivo Histórico (1979-2008), Bobbio.












 Santa Salaberga, abadesa, em Laon. 
Sendo cega desde a infância, recobrou milagrosamente a vista pelas orações e bênção de Santo Eustaquio, abadd de Luxeuil.



 Ó DEUS,
 DAI-NOS PELA INTERCESSÃO DE SANTO EUSTÁQUIO, PERSEVERAR NA FÉ E ALCANÇAR A COROA ETERNA QUE PROMETESTES AOS QUE SEGUEM VOSSO FILHO.
PELO MESMO CRISTO, SENHOR NOSSO.
AMÉM

SANTO EUSTÁQUIO DE LUXEUIL, 
ORAI POR NÓS!











FONTES:

 http://it.wikipedia.org/wiki/Abbazia_di_Luxeuil

 http://www.escuelacima.com/santasalabergadelaon.html

http://it.wikipedia.org/wiki/Eustasio_di_Luxeuil

Nenhum comentário:

Postar um comentário