quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SÃO JUDAS TADEU E A LENDA DA FACE DE CRISTO









O Mandylion de Edessa ( imagem da face de Cristo)  é uma imagem venerada no Oriente e pouco conhecida no Ocidente, exceto nas vezes em que é incorporado em imagens de São Judas Tadeu Apóstolo.







São Judas é muitas vezes descrito como tendo uma versão do Mandylion em volta do pescoço - como você pode ver na pintura para a esquerda.







Infelizmente, mais tarde pinturas fazem parecer que São Judas está vestindo uma medalha que junta-se ao redor de seu pescoço.

 Deve ser o Mandylion Santo.





Segundo a tradição, o rei Abgar de Edessa escreveu uma carta ao nosso Senhor Jesus Cristo, pedindo a Cristo para curá-lo.

Rei Abgar recebeu uma carta de resposta de Jesus recusando o convite, mas prometendo uma visita futura por um de seus Apóstolos (que acaba por ser São Judas Tadeu).





Eusébio de Cesareia, escrevendo no ano 300, reconta a história para nós.

Ele afirma que as cartas originais ainda estão preservados na cidade de Edessa.








Nesta versão, Cristo envia São Judas Tadeu para curar o rei.













 


No entanto, uma versão posterior da lenda no século 6 ( Atos de Tadeu ) relata que a imagem era o sidon (grego para shround enterro) e que foi dobrado tetradiplon (do grego "tetra" = quatro e "diplon" = duplo) .

 Então, foi uma mortalha dobrada duas vezes e quatro vezes. Curiosamente, o Santo Sudário de Turim tem o mesmo padrão exatos quatro vezes.

 






 

Esta milagrosa Sidon foi dada ao rei de Edessa, juntamente com a carta de Cristo. O rei foi então curado.








As cartas e o  Santo Mandylion / Sudário foram mantidos como tesouros.





São João Damasceno também descreveu a Santa Imagem de Edessa como uma roupa larga e não como um guardanapo de pequeno porte.


Algumas versões alegam que houve uma confunsão. Tadeu de Edessa é um discípulo que foi confundido com São Judas o apóstolo.









Um comentário:

  1. Jesus Precioso Sangue que brota de tuas chagas em mistério de amor tem misericórdia de nós . que nunca nos falte a coragem de seguir jesus onde ele for que estejamos unidos a ele sobre a proteção de seu sagrado manto.

    ResponderExcluir