segunda-feira, 14 de novembro de 2011

GRAÇAS ALCANÇADAS POR SANTA LUZIA - DEPOIMENTOS, TESTEMUNHOS - AGRADEÇA
















LENDO SOBRE A VIDA DA MÁRTIR LUZIA, RESOLVI COLETAR ALGUMAS GRAÇAS RELATADAS EM SITES DIVERSOS.



















COM CERTEZA, HÁ MUITAS GRAÇAS, PORÉM OS CATÓLICOS TÊM A PÉSSIMA MANIA DE NÃO FALAR MUITO A RESPEITO DAS SUAS GRAÇAS ALCANÇADAS. ALGO QUE TEMOS DE MUDAR.

DEVEMOS ABRIR A BOCA E DIVULGAR AS MARAVILHAS QUE DEUS REALIZA EM NOSSAS VIDAS ATRAVÉS DE SEU ÚNICO FILHO, JESUS, E DA INTERCESSÃO DE SEUS SANTOS, NOSSOS IRMÃOS.
















CURA DOS OLHOS
Nome: Diva Cunha

Intenção



Em agradecimento a Santa Luzia por todas as graças alcançadas por mim e por minha fam´lia. Agradeço pela cura dos meus olhos e continuo pedindo sua proteção e sua benção para meus olhos. Obrigado Santa Luzia por nos ajuda a ter fé e esperança. Amém

Bocaina - SP

data: 2011-08-06












DEPOIMENTOS DA FESTA DE SANTA LUZIA EM MOSSORÓ:

A dona de casa Elivanda da Silva, moradora do Auto da Conceição, em Mossoró, trazia no braço uma criança de três anos, vestida com um hábito verde, um manto vermelho sobre os ombros e um lenço branco cobrindo a cabeça – características das vestes de Santa Luzia. “Foi uma graça alcançada. A menina teve um problema na vista e eu me apeguei logo com Santa Luzia”, afirmou Elivanda.
















O padre José Américo disse que a fé do povo em Santa Luzia é muito forte e se renova a cada ano. As atitudes do povo, demonstrando devoção à Santa são comuns durante o último dia da novena. “A santa é milagrosa, por isso temos essa multidão de fiéis acompanhando a procissão”, disse o padre depois da celebração de uma missa, em frente a Catedral de Santa Luzia.



















Festa de santa luzia

De Wiki Alagoas

Ir para: navegação, pesquisa

No dia 22 de janeiro, no Largo da igreja de Taperaguá, localizada em Marechal Deodoro acontece um leilão conhecido como “Leilão do dia de Santa Luzia”. Aves são doadas por fiéis em retribuição às graças alcançadas na recuperação de problemas de visão. Nessa ocasião, leiloam-se, sobretudo, aves e patos. O festejo acontece entre o cruzeiro e os degraus do templo.













Conhecida como a Princesinha da Zona da Mata, Carangola tem Santa Luzia como padroeira em virtude de uma graça alcançada.
   
Em 1856, pelo Cel. Antônio Carlos de Souza, que, quando estava cortando uma pedra de moinho, teve seu olho atingido e lesionado por um estilhaço.

Devoto de Santa Luzia, o Coronel prometeu que, se alcançasse a cura, proporia ser a santa a padroeira de Carangola.

A graça foi alcançada e esta pedra de moinho encontra-se exposta no Museu Histórico e Geográfico da cidade, que possui um expressivo acervo, especialmente no que se refere a utensílios, restos de cerâmica e tecidos moles de povos indígenas encontrados em sítios arqueológicos no município













1.jarleide disse:

August 1st, 2010 at 8:37 pm

eu tive uma doença em 1994 passei 10 meses no hospital fis uma cirugia e nada de melhoras ate k minha vo feis uma promesa com santa luzia e graças a deus e a santa luzia hoje nao sinto nada nos meus olhos minha graça alcançada foi e essa graças a deus.

Ernani disse:

January 3rd, 2011 at 3:33 pm

“Eu Ernani agradeço a Santa Luzia pelas c..irurgias bem sucedidas de catarata em ambos os olhos e da cirurgia de glaucoma no olho direito que também foi bem sucedida e agradeço também pela graças atendidas (referente ao olho e outras necessidades).












Nome: denise regina

Intenção

Pela familia para termos saude, uniao, paz, conpreensao e amor ao proximo. Em açao de graças a Santa Luzia pelo seu dia. Obrigada Santa Luzia pelas graças alcançadas, por ser nossa Intercessora.

Brasilia - DF

data: 2010-12-13




















 
 
Depoimento do aposentado Antonio Coringa, 75 anos de idade, acompanhava o cortejo da festa de Santa Luzia em Mossoró:

  Com os pés descalços e disse que sua atitude era fruto de uma promessa feita à Santa Luzia por ter se livrado de uma trombose que o castigou por 3 anos. “Meu olho esquerdo ficou paralisado e fiz uma promessa para Santa Luzia. Hoje, estou bom da doença e vou pagar a promessa até morrer”, disse.

A Catedral,  em Mossoró,de Santa Luzia localiza na avenida dix-sept rosado que foi fundada no ano de 1772 pelo sargento-mor Antônio de Souza machado, como forma de agradecer à Santa Luzia uma graça alcançada por sua esposa. Inicialmente ela era apenas uma capelinha.























 


OUTROS EX-VOTOS DE PESSOAS QUE AGRADECERAM UMA GRAÇA:











EX-VOTOS SÃO AMARRADOS
NESTA IMAGEM DE SANTA LUZIA
EM AGRADECIMENTO















Conta a história, que um pescador chamado Leôncio, que tinha problemas na visão, observou um objeto brilhando no rio, enterrado na areia.


Quando pegou era a imagem de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos, e assim se deu o primeiro milagre da santa, já que na mesma hora ele voltou a enxergar bem.


A imagem foi levada para a primeira capela do arraial, tornando-se a padroeira do município.


Chegando a Portugal a noticia dos milagres que estavam sendo operadas padroeira do Bom Retiro de Santa Luzia, o Sargento-Mór Joaquim Pacheco Ribeiro, que estava desenganado pela ciência medica da sua Pátria, volta sua ultima esperança para o poder divino.


Faz um voto à Santa milagrosa do sertão mineiro, pedindo-lhe a visão perdida. Como recebeu o milagre, o nobre filho da terra lusitana não duvidou em dar cumprimento ao voto que fizera e vem com suas filhas Ana Senhorinha, Angélica e Adriana, começando a construção do templo, onde hoje está a Matriz de Santa Luzia, localizada na Rua Direita, no Centro Histórico, em 13 de dezembro de 1758.


O ouro empregado em toda construção de decoração interna foi doado por Antônio Martins Gil e extraído no Rio das Velhas. O serviço de moldura de talha foi feito por Felipe Vieira e Francisco de Lima Cerqueira, que encheram de gloria a arte decorativa das Minas Gerais.
























ALTAR DE SANTA LUZIA EM SIRACUSA






























PROTEGE CIDADES
Dentre os milagres atribuídos a Santa Luzia está a salvação, por várias vezes, da cidade de Siracusa nos seus momentos mais dramáticos como escassez de víveres, terremotos, guerras.








A Santa interveio junto ao Criador também por outras cidades como Brescia que, graças a sua intercessão, foi liberada da uma grave carestia.






A devoção à Santa Luzia se difundiu amplamente logo depois da sua morte e continua a ser transmitida até os dias de hoje.




O testemunho mais antigo é uma epigrafe marmórea em grego do século IV, descoberta no ano 1894, nas catacumbas de Siracusa.






O papa Gregorio Magno, que viveu entre os anos 590 e 604, inseriu Santa Luzia no cânone da missa romana.






Algumas citações se encontram na Suma Teológica de São Tomás de Aquino.






Entre os seus devotos encontramos Santa Catarina de Siena, São Leão Magno.






Dante a faz o símbolo da Graça iluminadora e se define seu fiel.











LEIA SOBRE SUA VIDA E MARTÍRIO:
http://santossanctorum.blogspot.com/search/label/SANTA%20LUZIA



SE VOCÊ RECEBEU UMA GRAÇA OU CONHECE ALGUM FATO DEIXE COMENTÁRIO.




EX-VOTOS DE SANTA LUZIA:




"Milage que fez...", era assim que os devotos da região de Angra dos Reis escreviam em pequenas tábuas pintadas, dando créditos ao Santo de sua devoção.








De estilo barroco típico do século XVIII, assim são os ex-votos de Angra dos Reis.


Caprichosos detalhes e recortes nas tábuas, cores primárias fortes, azul presente quase sempre no pano de fundo das cenas, amarelo, vermelho e laranja dão contorno nas curvas e contracurvas, dando impressão de pequenos oratórios, rústicos e simples, os pedidos "agradecimentos" eram escritos em papel e depois colados nas pequenas tábuas, era dessa forma que fiéis agradeciam por suas graças.


Muitos dos ex-votos foram oferecidos a Santa Luzia protetora da visão.


A exemplo das imagens abaixo.


"Olhos recortados na altura das sobrancelhas, como se estivessem atrás de máscaras, azuis ou brancas, algumas mostram também, entre os olhos, elemento decorativo em forma de gotas estilizadas. Possível alegoria barroca à doença curada." In: PESSOA, José. (Casa da Palavra, 2001).











FONTES:


http://www.santuariosantaluzia.org.br/ver-velas.php?cod_vela=2353
http://www.natalpress.com/index.php?Fa=aut.inf_mat&MAT_ID=1315&AUT_ID=32

http://www.wikialagoas.al.org.br/index.php/Festa_de_santa_luzia

http://www.ferias.tur.br/informacoes/2884/carangola-mg.html
http://flickrhivemind.net/Tags/trecchina/Interesting
http://gastronomichael.blogspot.com/2010/12/italian-christmas-season-and-saint.html














6 comentários:

  1. Agradeço a Santa Luzia, a Nossa Senhora Aparecida, pela Graça Alcançada para meu filho Lucas, os olhos dele estão curados para sempre. Obrigada Santa Luzia, obrigada Nossa Senhora Aparecida. Amén.

    ResponderExcluir
  2. Meu filho com 21 anos ,o nome dele é jones Ribeiro purificacao, tem um problema no olho esquerdo ,eu tenho fé que Santa Luzia vai curar em nome de Jesus amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Senhor, escutai nossa prece. Assim seja.

      Excluir
  3. Em 1985 eu queimei minhas vistas com pólvora de foguete, minha mãe que já está junto do pai e sempre foi muito devota de Santa Luzia me levou para o hospital e foi informada pelo médico que eu corria o risco de Perder a visão, mas gracas a fé de minha mãe a intercessão de Santa Luzia, de Deus e de Nossa Senhora após 30 anos estou completamente curado, por isso todos os anos nesta data eu tento humildemente agradecer a bênção alcançada. Erlando Araújo da Silva. Belo Oriente-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém
      Deus seja louvado por meio de sua serva, Santa Luzia!

      Excluir
  4. Agradeço a santa Luzia pela graça alcançada para meu filho Jonathan Moraes. Pois estava perdendo a audiçao e os medicos não sabiam o pq. Eles falaram q meu filho poderia perder toda a audiçao. Esse mes refiz o exame e não evoluiu e o outro o vido,o direito, não foi afetado e houve uma pqna melhora na audição. E Santa Luzia vai cura lo! Eu creio.
    Att
    Karla

    ResponderExcluir