sexta-feira, 12 de agosto de 2011

NOSSA SENHORA DA BOA MORTE - ORAÇÃO E CULTO


 

 

 

 

"Quem teme o Senhor sentir-se-á bem no instante derradeiro, no dia de sua morte será abençoado".

 Eclo 1,13

 

Nossa Senhora da Boa Morte

A devoção à Nossa Senhora da Boa Morte chegou aos cristãos do Ocidente, através da tradição cristã do Oriente, sob o título de "Dormição da Assunta".
Talvez, esse seja o culto mariano mais antigo, iniciado logo nos primeiros séculos do cristianismo.
A última metade do século V foi marcada pela propagação de uma literatura apócrifa, isto é, escrita na época dos fatos, mas não incluída na Bíblia, sobre a morte e assunção da Virgem; e a construção de uma Basílica para venerar o túmulo da Mãe de Deus, por ordem da imperatriz Eudóxia.
Nossa Senhora da Boa Morte é um dos títulos  dados a Nossa Senhora.
 A tradição católica evita dizer que Nossa Senhora morreu, substitui morte por "dormitio" (dormição), pois a morte muitas vezes é comparada ao sono na Bíblia:

"Muitos daqueles que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para a ignomínia,a infâmia eterna"
Dn 12,2





História



O culto a Nossa Senhora da Boa Morte é uma tradição da Igreja Católica.

 No ano de 1661, em Lombo do Atouquia, freguesia de Calheta, Portugal, já existia uma capela de Nossa Senhora da Boa Morte, fundada por Francisco Homem de Couto.

O culto chegou ao Brasil por meio dos portugueses.



A imagem de Nossa Senhora da Boa Morte pode ser venerada em Salvador, Bahia, na igreja da Glória e Saúde, mas é na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano é onde são realizadas as maiores celebrações organizadas anualmente pela Irmandade da Boa Morte.

Possui tais características:




Incorpora elementos da cultura afro-brasileira,

Tem mais de duzentos anos,

Só admite mulheres com mais de quarenta anos de idade,

São na maioria adeptas do candomblé.



Existe também na cidade de Santos em São Paulo, uma Confraria de Nossa Senhora da Boa morte, localizada no Convento de Nossa Senhora do Carmo dos carmelitas.



Entretanto, não se deve confundir o título de "Nossa Senhora da Boa Morte",um dos atributos da Virgem, Mãe do Senhor com o culto sincrético da Boa Morte cuja imagem é um esqueleto e que tem suas raízes nas crenças indígenas dos povos nativos do México.



Esse culto da Boa Morte no México  em nenhum momento foi ou é autorizado e aprovado pela Igreja.

Trata-se de Sincretismo Típico do México assim como a Umbanda o é no Brasil.



Em relação a Virgem, o título Senhora da Boa Morte está ligado ao final da oração denominada "Ave maria": "Santa Maria, Mãe de Deus,rogai por nós, pecadores agora e na hora de nossa morte".


A DORMIÇÃO DE MARIA







Senhora da Boa Morte chegou aos cristãos do Ocidente, através da tradição cristã do Oriente, sob o título de "Dormição da Assunta". 

Talvez, esse seja o culto mariano mais antigo, iniciado logo nos primeiros séculos do cristianismo.

A última metade do século V foi marcada pela propagação de uma literatura apócrifa, isto é, escrita na época dos fatos, mas não incluída na Bíblia, sobre a morte e assunção da Virgem; e a construção de uma Basílica para venerar o túmulo da Mãe de Deus, por ordem da imperatriz Eudóxia.

Isso acabou provocando a mudança do conteúdo temático do culto de 15 de agosto, para a "Dormição da Assunta", já no início do século VI.

Os escritos apócrifos revelavam que, a Virgem Maria teria entrado em "Dormição", isto é, entrado no sono da morte rodeada pelos apóstolos.

O seu corpo imaculado foi levado por eles a um sepulcro novo no Getsêmani.

Três dias depois, eles voltaram ao local e o encontraram vazio e com odor de flores.

 A Mãe fôra "Assunta", isto é, subira ao céu em corpo e alma.

A Assunção de Maria , do ponto de vista bíblico , é totalmente possível, já que outros personagens também foram arrebatados por Deus ao céu como  Moisés, depois de morto (Jd 1,9), Henoc que "pela fé, foi levado, a fim de escapar à morte e não foi mais encontrado, porque Deus o levara (...)" (Hebreus, 11,5), Elias  que subiu num carro de fogo, e foi arrebatado por Deus, em corpo e alma. (II Reis, II, 1-11).


Se esses homens mereceram tal graça, porque a Mãe do senhor (Lc1,43)  não, já que deu-lhe a carne e o sangue que nos remiu?

 No século VII, o imperador Maurício prescreveu que essa festa mariana fosse celebrada em todos os seus domínios, como uma das mais importantes.

 E finalmente, o Papa Sérgio I a introduziu na liturgia de Roma.

Desse modo, o culto "Dormição da Assunta" ou "Dormição da Mãe de Deus" alcançou toda a Igreja, do Oriente e do Ocidente.

A Igreja do Oriente, se dedicou ao culto da devoção da Mãe de Deus, até por ser a mais primitiva.


Muitas igrejas cobertas de ícones sagrados foram erguidas em todos as regiões, nesse período bizantino.

Os lugares sagrados, marcados pelos acontecimentos da Revelação do Mistério de Deus, foram guardados dentro de magníficos templos cobertos de ícones.

Os ícones não foram feitos para adornar o templo, são pinturas que representam os símbolos sagrados da Igreja e descrevem o Evangelho.

Assim, uma grande profusão de ícones invadiu a Igreja do Ocidente, especialmente os da Mãe de Deus.

A Virgem Santíssima, além de ser invocada e representada em "Dormição", foi chamada de "Assunta", como seu filho foi elevada ao céu, pelo mérito de Cristo, obtendo a Redenção corpórea.


Venerar a Boa Morte de Nossa Senhora sempre foi uma grande festa, para os cristãos.

Ela é a primissa da glorificação do corpo e da alma, assegurada por Cristo no final dos tempos, pois "Cristo ressucitou dentre os mortos como primícias dos que morreram" ( I Cor 15,20) e  cada um ressurgirá "cada qual porém em sua ordem" (I Cor 15,23).

 Assim, não há porque não crer na Assunção de Maria, visto que nem " todos morreremos, mas todos seremos transformados" ( I Cor 15,51).





Antigamente o culto iniciava na véspera, com a deposição da imagem da Virgem "dormente", num esquife e ficava exposta à visita dos fiéis até a manhã da festa, quando era retirada e colocada a imagem triunfal de Nossa Senhora da Assunção.







 Em algumas localidades essa tradição se manteve, inclusive nas Américas que herdou o culto dos missionários espanhóis e portugueses.



O dogma da Assunção de Maria só foi proclamado pelo Papa Pio XII em 1950, como conseqüência lógica de intensos estudos históricos e teológicos patrocinados pela Igreja ao longo desses séculos.

 Ele só fez coroar uma fé sempre professada universalmente por todo o Povo de Deus.



Oração à Santíssima Virgem para obter uma boa morte

Nossa Senhora da Boa Morte

Ó Maria, concebida sem mácula, orai por nós que a Vós recorremos.

Ò Refúgio dos pecadores, Mãe dos agonizantes, não nos desampareis na hora da nossa morte, mas alcançai-nos uma dor perfeita, uma contrição sincera, a remissão dos nossos pecados, uma digna recepção do Santíssimo Viático, a fortaleza, do Sacramento da Unção dos enfermos, para que possamos seguros apresentar-nos ante o trono do justo mas também misericordioso Juiz, Deus e Redentor nosso.

 Amém














IRMANDADE DA BOA MORTE NA BAHIA













A MORTE DA VIRGEM
DE ANDRE MANTEGNA


SOBRE A MORTE, DORMIÇÃO, ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA,
LEIA MAIS NOS EVANGELHOS APÓCRIFOS DE SÃO JOÃO:


 E DE JOSÉ DE ARIMATÉIA:
http://rezairezairezai.blogspot.com.br/2016/08/evangelho-apocrifo-ii-assuncao-da.html
















13 comentários:

  1. Participei pela primeira vez dos festejos de N. S. Boa Morte; foi a coisa mais linda. Muito bem organizada todos os participantes que tive contato muito bem educados e cordiais. Que no próximo ano esteja com saúde esta em Cachoeira. Que a nova equipe escolhida seja coberta de prosperidade; paz, saúde e bastantes contribuições.

    ResponderExcluir
  2. Participem dessa belíssima festa de Nossa Senhora da Boa Morte. Adorei e no próximo ano com fé em Deus estarei novamente em Cachoeira. Com as pessoas da Irmandade muito acolhedoras. Não percam.

    ResponderExcluir
  3. O sincretismo religioso é um fenômeno social costumeiro, principalmente em grupos humanos menos esclarecidos. Todavia, em se tratando da fé cristã, este fenômeno deve ser evitado a todo custo através de uma catequese sólida.
    Mas o que vemos no Brasil, principalmente na Bahia, é algo lamentável, o clero ou fomenta o sincretismo com o candomblé (religião pagã inconciliável com os dogmas cristãos) ou faz vista grossa.
    Os adeptos do candomblé devem ser respeitados, mas a pureza da fé católica está acima de qualquer respeito humano. A pureza da fé católica é inegociável.

    Pax et bonum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "a pureza da fé católica está acima de qualquer respeito humano."

      É PRECISO TER CUIDADO COM ESSA AFIRMAÇÃO. A PUREZA DA FÉ NÃO ESTÁ ACIMA DO RESPEITO HUMANO, POIS A FÉ É PARA ASSEGURAR ESSE RESPEITO, OU CAIREMOS NUM NEONAZISMO OU NUMA NOVA INQUISIÇÃO, MELHOR DIZENDO.

      O SINCRETISMO NÃO DEVE DE FATO SER ESTIMULADO, MAS TAMBÉM NÃO DEVE SER VISTO COMO ALGO DEMONÍACO.

      O SINCRETISMO FOI A FORMA ENCONTRADA PELOS AFRO-BRASILEIROS PARA MANTEREM SUAS TRADIÇÕES DE FÉ, QUE DEVERIAM TER SIDO RESPEITADAS E ADMINISTRADAS COM UMA CATEQUESE EFICIENTE, O QUE NÃO ACONTECEU NO BRASIL-COLÔNIA E NÃO VEM ACONTECENDO AINDA.

      MAS EM TODO O MAL DEVEMOS TIRAR O BEM.

      OS RITOS E CERIMÔNIAS DESSES CULTOS SÃO RICOS E BELOS. DE ALGUMA FORMA ELES CHEGAM A CONHECER O NOME DE JESUS.

      EXISTE UMA PORTA DE ENTRADA BEM CLARA DESSES FIÉIS PARA A IGREJA.

      O QUE FALTA AGORA É EVANGELIZAR , CATEQUIZAR DE FATO ESSA POPULAÇÃO QUE NÃO TEM UMA CONSCIÊNCIA CLARA DE SUA FÉ CRISTÃ, SEM, CLARO, SER NECESSÁRIO DESPREZAR SUA CULTURA.

      Excluir
    2. Concordo com Você profundamente. Parabéns, continue assim!!!

      Excluir
  4. DEVEMOS PARTICIPAR SIM, DESSA CERIMÔNIA LINDA DA CULTURA E DA FÉ BRASILEIRA, DANDO-LHE, CLARO, O VERDADEIRO VALOR DO CRISTIANISMO CATÓLICO:

    CELEBRANDO A MORTE DE MARIA SANTÍSSIMA E SUA ASSUNÇÃO AO CÉU.

    ISSO É BELO E NÃO PODEMOS DESPREZAR.

    ResponderExcluir
  5. Prezados, como contribuição, informo a existência, na cidade mineira de São João del-Rei, de uma Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, fundada em 1734.

    Ela celebra com muita pompa, no período de 5 a 15 de agosto, as festividades relativas à dormição, trânsito, assunção e coroação no céu de Nossa Senhora, seguindo integralmente o ritual barroco do século XVIII, com a música de compositores setecentistas, oitocentistas e contemporâneos locais.

    No link abaixo, um registro da Festa da Boa Morte de São João del-Rei

    http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2013/08/festa-da-boa-morte-em-sao-joao-del-rei.html

    ResponderExcluir
  6. Lux oculta...eu sou mago negro nao pratico nada de religiao afro,mas sou desvóto e faço oraçoes para a boa morte,para nossa senhora da agunia,desatadora dos nós,fatima,defesa,angustia e algumas outras que para mim era representa algo maior acima do bem e do mal ate mesmo mae dos infermos...lux inferi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Senhora não está acima do bem do mal, ela é a Mãe do Bem Maior que é Jesus, nossa Salvação. Ela não é a mãe dos infernos, nem é uma deusa. Nossa Senhora é uma mulher santificada por Deus, a mais Santa de todas as mulheres, mas não é uma deusa, é uma Santa. a Santa das santas.
      Nossa Senhora da Boa Morte também não é a Boa Morte mítica dos mexicanos, é uma invocação para nos lembrar que a Virgem Maria teve uma morte boa, pois foi se encontrar com seu Filho Divino no céu.
      Nós invocamos a intercessão da Mãe de Jesus, a Vigem Maria, Nossa Senhora da Boa Morte, para que também possamos viver e morrer em santidade.
      Jesus é tudo e ele está acima de todo poder e nenhuma magia pode mais que Jesus e Nossa Senhora.

      Excluir
  7. Em Vitória, E. Santo existe a Venerável Arquiconfraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção fundada em 1707, tornou-se Confraria em 1858 e Arquiconfraria em 1932. Todo ano no mes de agosto sai a procissão (no sábado) de Nossa da Boa Morte (imagem postada acima de Nossa Senhora adormecida com o manto azul pertence a esta Irmandade, Igreja de São Gonçalo) com os irmãos e irmãs da Irmandade vestidos de preto e o andor carregado pelos alunos da Marinha e no domingo sai a procissão de Nossa Senhora da Assunção com os irmãos de preto e as irmãs de branco sendo o andor carregado pelos alunos do Exército. Uma tradição de muitos anos.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Senhora não morreu, ela foi assunta, elevada ao céu, e nós verdadeiros catolicos não celebramos a sua morte, mas sua Assunção

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. A tradição católica evita dizer que Nossa Senhora morreu, substitui morte por "dormitio" (dormição), pois a morte muitas vezes é comparada ao sono na Bíblia:

      "Muitos daqueles que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para a ignomínia,a infâmia eterna"
      Dn 12,2


      A devoção à Nossa Senhora da Boa Morte chegou aos cristãos do Ocidente, através da tradição cristã do Oriente, sob o título de "Dormição da Assunta".


      Em relação a Virgem, o título Senhora da Boa Morte está ligado ao final da oração denominada "Ave maria": "Santa Maria, Mãe de Deus,rogai por nós, pecadores agora e na hora de nossa morte".



      O dogma da Assunção de Maria só foi proclamado pelo Papa Pio XII em 1950, como conseqüência lógica de intensos estudos históricos e teológicos patrocinados pela Igreja ao longo desses séculos.

      Ele só fez coroar uma fé sempre professada universalmente por todo o Povo de Deus.

      LEIA E ENTENDA O TEXTO ANTES DE COMENTAR.

      Excluir