quinta-feira, 14 de julho de 2011

QUEM USA O ESCAPULÁRIO DO CARMO NÃO VAI PARA O INFERNO

USAR O ESCAPULÁRIO SIGNICA ENTREGAR-SE AOS CUIDADOS DE MARIA.

E SEGUNDO A TRADIÇÃO CARMELITA, ELA NÃO DEIXA MORRER EM PECADO AQUELE QUE A INVOCA, USANDO O ESCAPULÁRIO DO CARMO.

EIS SUA PROMESSA:


No dia 16 de julho de 1251, quando rezava em seu convento de Cambridge, Inglaterra, Nossa Senhora apareceu-lhe com o menino Jesus nos braços e rodeada de anjos. Apresentou-lhe, então, um escapulário, dizendo:






 “Recebe, filho muito amado, este escapulário da tua ordem, sinal de minha confraternidade.

Será um privilégio para ti e para todos os Carmelitas.

Todo o que com ele morrer não padecerá do fogo eterno.

 Ele é, pois um sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e de pacto sempiterno”.




Promessas da Virgem do Carmo





Primeira promessa

É a grande promessa, o privilégio de preservação ou isenção do inferno para os que morrem revestidos com o Escapulário Carmelita. As palavras da Virgem a São Simão Stock foram estas: “Aquele que morrer com o Escapulário não padecerá o fogo do inferno”.



Segunda promessa

Estava orando o Papa João XXIII, quando a Virgem lhe apareceu, vestida de hábito carmelita, e prometeu tirar do purgatório, no sábado depois da morte, todos aqueles que morrerem usando o Escapulário. Maria disse ao Papa:







 “Eu, Mãe de misericórdia, livrarei do purgatório e levarei ao céu, no sábado depois da morte, aos que estiverem usando meu Escapulário”.
 





 
Tal é o Privilégio Sabatino, outorgado pela Rainha do Purgatório, a favor de seus confrades carmelitas. O Papa João XXII o promulgado na Bula Sabatina (3 de Março de 1322), que foi aprovada depois por mais de vinte Sumos Pontífices.





Condições para receber a graça é também viver nela



Para a 1ª graça (ser livre do fogo do Inferno): Ter recebido este Escapulário imposto pelo Sacerdote e trazê-lo, ou a medalha que o substitui.

Morrer com ele ou com a medalha, o que significa que se saiu deste mundo em estado de graça santificante.

Segundo a crença quem usar o escapulário mesmo na hora da morte receberá a graça de poder se arrepender de seus pecados antes de deixar esse mundo.
Vejamos um testemunho:

Um acidente de comboio



Mas um dos mais extraordinários acontecimentos devidos ao Escapulário aconteceu precisamente aqui, nos Estados Unidos.

Nos princípios do século XX, na cidade de Ashtabula, Ohio, um homem foi trucidado por um comboio que o cortou em duas partes. Ora esse homem usava o Escapulário.







Pois em vez de morrer de imediato, como seria de esperar, ainda ficou vivo e CONSCIENTE por mais 45 minutos – o tempo necessário para que um sacerdote pudesse chegar e ministrar-lhe os Últimos Sacramentos.







 Estes e outros casos semelhantes mostram bem como a nossa Mãe Santíssima nos toma ao Seu cuidado pessoal na hora da nossa morte.

Tão alta e poderosa Mãe – Santa Maria – nunca nos faltará com a promessa do Escapulário: cuidar de nós para que morramos na Graça de Deus e tenhamos a vida eterna.




Se a pessoa que o usa não teme a Deus e se arrepende com ele não morre. Eis um exemplo:

A necessidade de usar o Escapulário



Durante a Guerra Civil de Espanha, na segunda metade dos anos 30, sete comunistas foram condenados à morte devido aos sues crimes.

Um Padre carmelita prontificou-se a prepará-los para a morte – mas eles recusaram.

Como um último recurso de aproximação, o Sacerdote trouxe-lhes cigarros, alguma comida e vinho, e garantiu-lhes que não lhes iria falar de religião.

Não demorou muito para que todos se tornassem simpáticos, de modo que o Padre perguntou, então, se podia pedir-lhes um pequeno favor: "-Dão-me licença de lhes colocar, a cada um, um Escapulário?"

Seis concordaram, mas o outro recusou.

Dali a pouco, os que tinham consentido em usar o Escapulário confessaram-se.

O sétimo continuou a recusar; no entanto, para lhes ser agradável pôs um Escapulário, mas logo disse que não faria mais nada.

Ao amanhecer, quando se aproximou o momento da execução, o sétimo condenado reafirmou não querer pedir a presença de um Padre: apesar de trazer o Escapulário, continuava decidido a morrer como inimigo de Deus.

 Chegara o fim: dada a ordem de comando, o pelotão de fuzilamento executou o seu mortífero dever, e sete cadáveres tombaram, jazendo no pó.

Misteriosamente, apareceu um Escapulário afastado dos cadáveres cerca de uns 50 passos: daqueles homens, seis morreram COM o Escapulário de Nossa Senhora; e o sétimo SEM o Escapulário.





Para a 2ª graça (Privilégio Sabatino):




Além das condições para a primeira graça, que é a mais importante, guardar ainda a castidade própria de cada estado, que aliás, já é obrigatória para todos por mandamento divino; rezar, sabendo ler, todos os dias, o pequeno Ofício de Nossa Senhora, ou não sabendo, abster-se de comida de carne nas quartas-feiras e sábados.

Estas obrigações podem ser comutadas (a reza do Ofício e da abstinência de carne) por um Sacerdote, o que impõs o Escapulário ou o Confessor, por outra obra pia, por exemplo:

a reza de 7 (sete) Pai-Nossos, 7 Ave-Marias e 7 Glórias, ou pela reza do Terço ou por outra mais fácil.

Quem reza o Terço todos os dias, esse vale sem ser preciso mais nada, podendo aplicá-lo por todas as intenções de costume. O Sacerdote que reza o Ofício divino, também já cumpre, sem ser preciso outra comutação.

 Aos homens e às crianças, que normalmente rezam menos que as mulheres, podem-se comutar por 3 Ave-Marias, rezadas diariamente.

 Assim aconselha o Santo Padre Cruz, que foi um grande Apóstolo do Escapulário.









Nenhum comentário:

Postar um comentário