quarta-feira, 1 de junho de 2011

SANTA JOANA DARC DEVOTA DE NOSSA SENHORA














Joana era uma típica pastora da época, com muita piedade.

Costumava ir a uma pequena capela no meio duma colina, construída no século XII, onde moravam uns eremitas que administravam pequena hospedagem para os viajantes.








Joana d’Arc ia todos os sábados a pé da sua casa até a capela, a uns três quilômetros, para levar velas à imagem da Virgem.

Essa imagem, conhecida como Notre Dame de Bermont, tem um metro de altura e é talhada em madeira.

É uma boa imagem, mas simples, não uma obra de arte. Como nas imagens clássicas da piedade popular da época, Nossa Senhora usa coroa e cetro; num braço sustenta o Menino Jesus, o qual tem uma pomba nas mãos.


Todas as testemunhas dos processos feitos para reabilitar Santa Joana d’Arc são unânimes em afirmar que ela tinha muita devoção a Nossa Senhora representada por essa imagem.

 Não consta que a imagem tenha sido ocasião de algum milagre, nem sequer que alguém tenha recebido alguma graça especial diante dela.

 Mas ficou o elo espiritual entre Santa Joana d’Arc e sua imagem preferida.


Com a decadência religiosa que se acentuou nos anos 60 do século XX, a capela ficou a ser pouco freqüentada, motivo pelo qual foi decidido trasladar a imagem das colinas onde estava para a basílica de Domremy (conhecida como basílica de Bois-Chenu), onde se encontra atualmente.


A imagem é piedosa, bem feita. Ela nos leva a outra época histórica, na qual se encontrava em perigo uma nação especialmente querida pela Divina Providência.

Se a França desaparecesse como nação, o prejuízo atingiria toda a Civilização Cristã.

Deus teve misericórdia dela e outorgou a Joana d’Arc sua bela vocação.


REFERÊNCIAS:
http://oracoesemilagresmedievais.blogspot.com/search/label/Santa%20Joana%20d%27Arc
 
 



 
 
 
 
 
 


















 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário