quarta-feira, 18 de maio de 2011

SANTA RITA E O MILAGRE DA CHAGA DO ESPINHO DA COROA DE CRISTO - O ESTIGMA









Em 1443, veio a Cássia para pregar a Quaresma, São Tiago de La Marca.

O sermão da paixão de Nosso Senhor sensibilizou profundamente Rita, que compareceram com as outras religiosas para ouvir a pregação.

Voltando ao convento, profundamente emocionada com o que ouvira, prostrou-se diante da imagem do crucifixo que se achava em uma capela interior, e suplicou ardentemente a Jesus que lhe concedesse participar de suas dores.

 E eis que um espinho se destacou da coroa do crucifixo, veio a ela e entrou tão profundamente em sua testa que a fez cair desmaiada e quase agonizante.








Quando voltou a si, a ferida lá estava, atestando o doloroso prodígio.

Enquanto as chagas de São Francisco e de outros santos tinham a cor do sangue puro e não eram repugnantes, a de Rita se converteu numa ferida purulenta e fétida, de maneira que a pobre vítima, para não empestear a casa, teve de ser recolhida a uma cela distante, onde uma religiosa lhe levava o necessário para viver.

Ela suportou a ferida durante 15 anos.

 

Em 1450 foi celebrado o jubileu em toda a Cristandade e como algumas irmãs estavam se preparando para ir a Roma, Rita manifestou um ardente desejo de as acompanhar, mas seu estado de saúde estava se agravando devido a ferida que o espinho havia deixado em sua testa.

 

Sendo assim as irmãs acharam que Rita não deveria ir, então ela pedindo a Deus para a ferida desaparecer foi mais uma vez atendida e conseguiu acompanhar as irmãs agostinianas a Roma, com grande proveito para sua alma.

Mas logo que voltou da viagem a ferida reapareceu e também uma enfermidade incurável que lhe causava um grande sofrimento.





Aquela ferida era, na verdade, fonte de celestiais doçuras para a santa, mas, ao mesmo tempo, de desgosto para as religiosas, que não podiam suportar a vista daquela repugnante ferida, vendo-se, por esse motivo, obrigada a viver isolada de suas amadas irmãs.

 A santa aceitou isso como um novo favor do céu, ficando, assim, livre para tratar mais intimamente com Deus.









Ali redobrou as suas penitências, os seus jejuns e as suas orações, esforçando-se em unir-se mais estreitamente com Jesus, seu celestial esposo.

A maioria dos santos que têm recebido esse dom exalam uma fragrância celestial.









As chagas de Santa Rita, sem dúvida, exalavam um odor pútrido, pelo que devia afastar-se das pessoas.

Por quinze anos viveu sozinha, longe de suas irmãs monjas.




Cruz diante da qual Santa Rita recebeu o estigma









SEXTO DIA DA NOVENA

Tema: Santa Rita, amante do Crucificado.



Ó admirável Santa Rita de Cássia, descobriste no amor de Jesus crucificado um caminho para amar também o sofrimento. Ensina-nos a carregar nossas cruzes quando elas surgirem, sem desanimar ou desesperar.






Mostra-nos também o calor redentor de todos sofrimento aceito por amor a Jesus que nada mais tendo a oferecer, deu-nos Sua própria vida.

 

Oração final




Deus Pai de bondade, vós nos dais o exemplo dos santos para que imitando-os na terra, possamos chegar um dia às alegrias do céu. Dai-me, vos peço, por intercessão de Santa Rita de Cássia, padroeira dos casos desesperados e impossíveis, que tanto vos amou nesta vida, as graças que tão ardentemente vos suplico...


SANTA RITA, OLHAI POR NÓS!
SANTA RITA, CONVERTEI-NOS!
SANTA RITA, ROGAI POR NÓS!






















    Recentes exames médicos, no corpo mumificado de Santa Rita, informaram que sobre a testa, à esquerda, existem traços de uma ferida óssea (osteomielite).






























5 comentários:

  1. Meu nome é Gustavo Miranda. Moro em Natal,RN. Em meu estado fica a maior imagem de Santa Rita, na cidade de Santa Cruz. É com muito amor que estou me preparando para cumprir uma promessa feita por ter alcançado uma graça maravilhosa. Será duro minha promessa... Más será nada diante das provas de amor que santa Rita deu a Jesus por amor. SALVE SANTA RITA DE CÁSSIA, TAMBÉM PROTETORA DA FAMÍLIA E DOS CASAIS.

    ResponderExcluir
  2. AO DIVULGAR A GRAÇA QUE VOCÊ RECEBEU , VOCÊ A TORNA UMA GRAÇA PARA TODOS QUE VEEM SUA FÉ.OBRIGADO POR DIVULGAR A FÉ EM SANTA RITA.

    ResponderExcluir
  3. Hoje, dia 22/05/2019 tive a oportunidade de ler seu comentário. Deus abençoe, abraços.

    ResponderExcluir
  4. olá, gostaria de saber o nome da primeira pintura, e se possível, um link de acesso a ela
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Google é fácil encontrar. O nome não sei, mas no link abaixo tem o nome que creio ser do autor da pintura: A.M. Nardi
      http://www.tuttocollezioni.it/it/santini-santa-rita-da-cascia2.php

      Excluir