quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

SÃO FÉLIX I -PAPA 30 DE DEZEMBRO


 



Papa São Félix I foi Papa de 05 de janeiro 269-30 de dezembro de 274.




1 Vida e obra

2 Morte e veneração

 






Vida e obra

Um romano de nascimento, Felix foi escolhido como papa em 5 de Janeiro 269, em sucessão ao Papa Dionísio , que morreu em 26 de Dezembro 268 .



Felix foi o autor de uma dogmática carta importante na unidade da pessoa de Cristo.

Ele recebeu do imperador Aureliano ajuda  na resolução de uma disputa teológica entre o anti- trinitário Paulo de Samósata , que tinham sido privado do bispado de Antioquia por um conselho de bispos por heresia, é o sucessor de Paulo.

Paulo se recusou a desistir do bispado e assim, em 272 o imperador Aureliano foi convidado para decidir entre os dois rivais.

 Ele ordenou a construção da igreja para ser entregue ao bispo, que foi "reconhecido pelos bispos da Itália e da cidade de Roma" (Felix). Veja Eusébio Hist. Eclesiastes. vii. 30.


O texto desta carta foi posteriormente interpolado por um seguidor de Apolinário, no interesse de sua seita.






O aviso sobre Felix na Liber Pontificalis atribui a ele um decreto que missas devem ser celebradas sobre os túmulos dos mártires ("constituit Hic supra memorias martyrum celebrare missas").

O autor deste post foi, evidentemente, aludindo ao costume de celebrar a Missa privada na altares perto ou sobre os túmulos dos mártires nas criptas das catacumbas (missa ad corpus), enquanto a solene celebração sempre teve lugar nas basílicas construídas ao longo catacumbas.

Esta prática, ainda em vigor no final do século IV, as datas, aparentemente, a partir do período em que as grandes basílicas cemiteriais foram construídos em Roma, e deve sua origem à comemoração solene dos mártires, que teve lugar em seus túmulos no aniversário de seu sepultamento, logo no terceiro século.

Felix provavelmente não emitiu tal decreto , mas o compilador do Liber Pontificalis atribuiu a ele porque ele não fez nenhuma oposição ao costume em vigor no seu tempo.



Morte e veneração






Os atos do Concílio de Éfeso mostarm o Papa  Felix como um mártir, mas esse detalhe, que ocorre de novo na biografia do papa na Liber Pontificalis , não confirmada por qualquer evidência anterior  e é devido a uma confusão de nomes.

De acordo com o aviso no Liber Pontificalis , Félix ergueu uma basílica na Via Aurelia ; a mesma fonte acrescenta também que ele foi enterrado lá. 

 O último detalhe é evidentemente um erro, para o quarto do calendário romano do século das festas diz que Papa Félix foi enterrado na Catacumba de Calisto na Via Appia . 

 A declaração do Liber Pontificalis sobre o martírio do papa  resulta obviamente de uma confusão com um mártir romano de mesmo nome enterrado na Via Aurelia, e sobre cujo túmulo uma igreja foi construída.

No "Feriale" romano ou calendário de festas, acima referidos, o nome de Felix ocorre na lista dos bispos romanos ( Depositio episcoporum ), e não no dos mártires.



De acordo com o mencionado acima, detalhe da episcoporum Depositio , Felix foi sepultado na catacumba de São Calisto, em 30 de Dezembro,  "III Kal. Jan." (Terceiro dia para as calendas de Janeiro) na datação sistema romano.




 São Félix I é mencionado como papa e mártir, com uma festa simples, em 30 de Maio.

 Esta data, indicada no Liber Pontificalis como a de sua morte (III Kal. junho), é provavelmente um erro que pode ocorrer com facilidade através de um  escrito transcrito "junho" para "janeiro" .

Esse erro persistiu no Calendário Geral Romano até 1969 (ver Calendário Geral Romano de 1962 ), altura em que a menção de São Félix eu estava reduzido a uma comemoração na Missa ferial por decisão do Papa Pio XII (ver Calendário Geral Romano do Papa Pio XII .

Posteriormente, a festa de São Félix I, não mencionada no Calendário Geral Romano, é comemorado no dia de sua verdadeira morte, 30 de Dezembro, e sem a qualificação de "mártir".



De acordo com estudos mais recentes, os antigos livros litúrgicos indicam que o santo homenageado em 30 de Maio foi um conhecido pequena mártir enterrado na Via Aurelia , que foi erroneamente identificado com o Papa Félix I,  um erro semelhante, mas menos curioso que a identificação nos livros litúrgicos, até meados da década de 1950, do santo mártir comemorado em 30 de Julho com o Antipapa Félix II .










EM MINHA PESQUISA,
ENCONTREI ESTA FOTO COMO SENDO DA TUMBA DE SÃO FÉLIX I,
MAS DESCONFIO QUE TALVEZ SEJA DE SÃO FÉLIX MÁRTIR.








RELÍQUIA DE SÃO FÉLIX I























Papa (269-274) e santo da Igreja Cristã de Roma nascido nesta cidade, que foi escolhido para suceder São Dionísio (260-268), sendo as informações sobre sua vida poucas e confusas.



Interveio na questão da deposição de Paulo de Samósata, bispo de Antioquia no século III, que foi condenado por suas doutrinas trinitárias e cristológicas no sínodo de Antioquia (268).

Esse bispo pregava que o Cristo-Logos e o Espírito Santo significavam apenas qualidades de único Deus: o Jesus homem obtinha inspiração do Alto e, quanto mais homem se tornava, tanto mais recebia o Espírito acabando por identificar-se com o Pai quando da ressurreição.

O Liber pontificalis atribui a este papa, um decreto com que se autorizava a celebração da missa sobre os túmulos dos mártires. Durante o Concílio de Éfeso (431), teria pronunciado que Jesus Cristo, filho de Deus, nascido da Virgem Maria, é homem e Deus em uma única pessoa, afirmando a divindade e a humanidade de Cristo e as duas naturezas distintas em uma só pessoa.


Juntou-se aos fiéis nas catacumbas, para escapar à perseguição do Imperador Aureliano. Iniciou o sepultamento dos mártires sob o altar e a celebração da missa sobre seu túmulos.

Segundo a tradição, o papa de número 26 teria morrido martirizado em 30 de dezembro (274), sepultado na Catacumba de São Calisto, na Via Ápia, e foi sucedido por São Eutiquiano (275-283).




Nenhum comentário:

Postar um comentário